ajuda pf morte de guppy
olá
de manhã 1 dos meus guppies estava parado e sem apetite.pus de imediato anti-parasitario na água, e passado 1 pouco ele foi parao fundo do aquario "deitar-se".
eu usei este medicamento porque, há tempos tive um peixe macho com os mesmos sintomas - não comia, ficava parado e tinha fezes brancas, e este pareceu-me ter o mesmo, daí não hesitei e tentei usar o medicamento para o tratar.
usei no aquario todo pois da outra vez fiz o mesmo, como me disseram na loja - desligar o filtro e a luz por quatro horas e por o produto.
li que devia tambem aumenar a temperatura e por sal e pus, reparei agora que ele morreu
não entendo o que se passou,...
posteriormente reparei ele tem no peito como que uma ferida parece que o corpo abriu ali , e está vermelho, creio que é sangue,parece hemorragia. aalguém faz ideia????valores:
sempre na mesma (desde março 2010)
nitrato 0
total hardness hard cc 300 gh
total alkalinity moderate cc90 ppm
ph 7,6 +-
nitritos, nunca consegui ler bem com este teste ou seja:
ele tem desde o branco a várias tonalidades de rosa - claro,escuro,... e o meu fica no beje, creio que é o mais proximo do branco.
o produto é o sterazin da waterlife e foi indicado daquela vez, o peixe ficou bom http://www.waterlife...fe/sterazin.htm
os valores da minha água, sempre que os leio estão basicamente na mesma, pouco oscilam, antes de depois de tpa's
100lts, tem algumas plantas, horas de luz 9h/dia e o filtro é eheim 2010 pickup, só guppies
pus 3 colheres de sobremesa de sal, não queria abusar, pois vi que havia diferentes opiniões sobre a colocação de sal,...
não tirei foto, é 1 peixinho com sangue (?) no peito, mas internamente, pareceu-me,...
Aprecio muito a vossa ajuda neste assunto e lamento muito a perda do guppy,..
até hoje morreu-me uma guppy fêmea jovem, há uns meses, sem qualuqer sinal aparente de doença antes e após, simplesmente morreu e os outros peixes continuram bem,...não sei o que origina isto, se pode ser congénito, visto que os meus peixes (30 jovens a adultos e 7 bebes) são todos originários de 5.O que me custa é pensar que talvez pudesse ter feito alguma coisa, mas não sei se poderia
obrigada
de manhã 1 dos meus guppies estava parado e sem apetite.pus de imediato anti-parasitario na água, e passado 1 pouco ele foi parao fundo do aquario "deitar-se".
eu usei este medicamento porque, há tempos tive um peixe macho com os mesmos sintomas - não comia, ficava parado e tinha fezes brancas, e este pareceu-me ter o mesmo, daí não hesitei e tentei usar o medicamento para o tratar.
usei no aquario todo pois da outra vez fiz o mesmo, como me disseram na loja - desligar o filtro e a luz por quatro horas e por o produto.
li que devia tambem aumenar a temperatura e por sal e pus, reparei agora que ele morreu
não entendo o que se passou,...
posteriormente reparei ele tem no peito como que uma ferida parece que o corpo abriu ali , e está vermelho, creio que é sangue,parece hemorragia. aalguém faz ideia????valores:
sempre na mesma (desde março 2010)
nitrato 0
total hardness hard cc 300 gh
total alkalinity moderate cc90 ppm
ph 7,6 +-
nitritos, nunca consegui ler bem com este teste ou seja:
ele tem desde o branco a várias tonalidades de rosa - claro,escuro,... e o meu fica no beje, creio que é o mais proximo do branco.
o produto é o sterazin da waterlife e foi indicado daquela vez, o peixe ficou bom http://www.waterlife...fe/sterazin.htm
os valores da minha água, sempre que os leio estão basicamente na mesma, pouco oscilam, antes de depois de tpa's
100lts, tem algumas plantas, horas de luz 9h/dia e o filtro é eheim 2010 pickup, só guppies
pus 3 colheres de sobremesa de sal, não queria abusar, pois vi que havia diferentes opiniões sobre a colocação de sal,...
não tirei foto, é 1 peixinho com sangue (?) no peito, mas internamente, pareceu-me,...
Aprecio muito a vossa ajuda neste assunto e lamento muito a perda do guppy,..
até hoje morreu-me uma guppy fêmea jovem, há uns meses, sem qualuqer sinal aparente de doença antes e após, simplesmente morreu e os outros peixes continuram bem,...não sei o que origina isto, se pode ser congénito, visto que os meus peixes (30 jovens a adultos e 7 bebes) são todos originários de 5.O que me custa é pensar que talvez pudesse ter feito alguma coisa, mas não sei se poderia
obrigada
espero q n tenha sido o sal,aliás tendo em conta o sangue na zona do peito nao sei se poderia ter feito alguma coisa.pedro1996 Escreveu:O sal leva ao ph subir ficando mais alcalino e isso poderá ter levado à morte do peixe. O guppie necessita de um Ph de 7.2 a 7.6 e ao se acrescentar sal à água que já possui o Ph necessário levará a um Ph de 8 senão a 9.
com o sal o ph não subiu, eu pus apenas 3 colheres sobremesa par 100lts.
eu sei q é controverso, mas váriso foruns na net aconselham ao uso de sal em guppies para tratamento de bactérias, daí eu ter experimentado,...
gostava de saber é se deveria/poderia ter feito alguma coisa para o tratar,..
-
- Membro
- Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm
Boa tarde!
Não acredito que tenha sido o sal. Já li em sites que os guppy, platys e molly precisam que a água tenha sal. Eu coloco sempre na água dos meus aquas, mas coloco muito pouco( somente na água nova que vou colocar e para cada 10 litros 1/2 de uma colher de sobremesa rasa). Posso dizer que desde que tenho os aquários (cerca de 3 meses) ainda não perdi nenhum destes peixes acima referidos.
Ao contrário, os limpa-vidros não vivem( quase certeza que é do sal). Por isso optei por ao invés de ter limpa vidros, tenho ampulárias bridgesi.
O Ph dos meus áquarios nunca subiram por causa do sal. Sempre se mantiveram quase neutros (7.2).
Espero que encontres o porque o guppy morreu.
Até logo!
Não acredito que tenha sido o sal. Já li em sites que os guppy, platys e molly precisam que a água tenha sal. Eu coloco sempre na água dos meus aquas, mas coloco muito pouco( somente na água nova que vou colocar e para cada 10 litros 1/2 de uma colher de sobremesa rasa). Posso dizer que desde que tenho os aquários (cerca de 3 meses) ainda não perdi nenhum destes peixes acima referidos.
Ao contrário, os limpa-vidros não vivem( quase certeza que é do sal). Por isso optei por ao invés de ter limpa vidros, tenho ampulárias bridgesi.
O Ph dos meus áquarios nunca subiram por causa do sal. Sempre se mantiveram quase neutros (7.2).
Espero que encontres o porque o guppy morreu.
Até logo!
-
- Membro
Só lembrei agora!
Agora a pouco vim de uma loja de animais com uma amiga e ela tem muitas mortes de peixes (diariamente). Já medicou, já devolveu peixes( territorialistas) comprou aquário menor para colocar um barbo ( supostamente matava os pequenos), já fiz testes para ela (PH, Amônia, NO3- valores normais), agora ela vai trocar matéria filtrante ou o filtro que já tem uns 10 anos...enfim...já não sei mais que dicas ei de dar para ajudá-la. Na loja o senhor aconselhou-a agora a colocar 2 colheres cheias de sal de cozinha( o aquário dela tem uns 80 litros)!!!!!!!!!!!. Que fazer? Continuar a morrer ou usar o sal?
No meus aquas uso sal próprio da Nutrafin.
Até logo!
Agora a pouco vim de uma loja de animais com uma amiga e ela tem muitas mortes de peixes (diariamente). Já medicou, já devolveu peixes( territorialistas) comprou aquário menor para colocar um barbo ( supostamente matava os pequenos), já fiz testes para ela (PH, Amônia, NO3- valores normais), agora ela vai trocar matéria filtrante ou o filtro que já tem uns 10 anos...enfim...já não sei mais que dicas ei de dar para ajudá-la. Na loja o senhor aconselhou-a agora a colocar 2 colheres cheias de sal de cozinha( o aquário dela tem uns 80 litros)!!!!!!!!!!!. Que fazer? Continuar a morrer ou usar o sal?
No meus aquas uso sal próprio da Nutrafin.
Até logo!
acho q se eles morrem sem o sal, mais vale colocar sal e dar uma oportunidade.mas eles morrem do q?têm sintomas?se calhar ela deve apostar numa so especie e controlá-la bem.
quantos peixes tem o aquario em quantos litros?
o filtro tem 10 anos, a água q ele trata fica cristalina?
tem esponjas novas?
a temperatura é adequada para as especies?
boa sorte
no meu aquario orreram 2 em 1 ano, com estas mortes q ninguem sabe dizer porque,...
quantos peixes tem o aquario em quantos litros?
o filtro tem 10 anos, a água q ele trata fica cristalina?
tem esponjas novas?
a temperatura é adequada para as especies?
boa sorte
no meu aquario orreram 2 em 1 ano, com estas mortes q ninguem sabe dizer porque,...
-
- Membro
Olá!
A história da minha amiga é bem longa...Teria que explicar desde o início. Mas hoje já ligou-me e tem 2 bótias palhaço com íctio. Pelo menos estes dá para ver que tem doença.
Vamos lá ver os próximos dias.
Mas , voltanto ao meu aqua, hoje postei novas imagens no meu petsite (aqua isauralxsp) pois coloquei mais uma plantinha ( feto de java) e parece-me que finalizei a minha decoração.
Espero que daqui para a frente tudo corra bem.
Até mais!
A história da minha amiga é bem longa...Teria que explicar desde o início. Mas hoje já ligou-me e tem 2 bótias palhaço com íctio. Pelo menos estes dá para ver que tem doença.
Vamos lá ver os próximos dias.
Mas , voltanto ao meu aqua, hoje postei novas imagens no meu petsite (aqua isauralxsp) pois coloquei mais uma plantinha ( feto de java) e parece-me que finalizei a minha decoração.
Espero que daqui para a frente tudo corra bem.
Até mais!
Acho que isto é errado.pedro1996 Escreveu:O sal leva ao ph subir ficando mais alcalino e isso poderá ter levado à morte do peixe. O guppie necessita de um Ph de 7.2 a 7.6 e ao se acrescentar sal à água que já possui o Ph necessário levará a um Ph de 8 senão a 9.
O sal torna a água mais ácida. Logo o pH tende a baixar (valores inferiores ao 7.2-7.6 que disse), e nunca subir para 8, 9.
Espero que não seja da área de ciências, para dizer uma coisa destas. Olhe que no exame de FQ dá para chumbar com estas conclusões.
Última edição por XkO20 em domingo fev 13, 2011 5:05 pm, editado 1 vez no total.
Pois eu já tinha feito essa mesma questão... mas depois da tirada dos "peixes alcalinos" não estava à espera de grande explicação.dinodane Escreveu:Ai é?![]()
Já agora explique-me a relação entre o sal e o pH alcalino.
Só espero é que nenhum iluminado que leia estes dislates desate a meter colheradas de sal de cozinha nos aquas para subir ou descer o pH...
Lembrem-se que em peixes sem escamas é a morte do artista.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
como rerefi, o sal n mudou p ph.meti bastante pouco. meti sal, pois após várias pesquisas em foruns e blogs, pareceu-me serem mais pessoas a recomendar do q contra, no entanto n ajudou,... n sei se o peixinho estaria ja condenado tendo em conta os sintomas,...