Olá,
Acabei de perder mais um gatinho pela Felv
De quatro persinhas lindos só me restam dois e, neste momento, vontade para me agarrar ao pescoço da criadora não me falta. Não me vale de nada...
Parece que os meus bebes já vieram do berço contagiados...
A minha questão é a seguinte..
Gostava que alguem com gatos de Felv/Pif me contassem um pouco da esperança que devo ter em relação à Hayra e ao Junior. O resultado das analises sai amanha, Aparentemente ela só tem uma gengivite...pode ser do dentE. O junior, esse tem uma manchinha na gengiva e a veterinária n fez boa cara..
Não desejo este tpo de sofrimento a ninguém.
Obrigada
Gatos com Felv/Pif
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Olá Hyrinha,
o FELV / FIV e PIF são coisas muito distintas. Não estará a fazer confusão entre FIV e PIF?
O cenário não é muito animador mas sem mais detalhes será difícil perceber a que se refere.
o FELV / FIV e PIF são coisas muito distintas. Não estará a fazer confusão entre FIV e PIF?
O cenário não é muito animador mas sem mais detalhes será difícil perceber a que se refere.
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
Ó Nita, desculpe, mas foi pior a emenda que o sonetoNita77 Escreveu:Olá Hyrinha,

Onde poderá haver alguma confusão é entre FIV (Feline Imunodeficiency Virus) e Felv (Feline Leukemia Virus), embora ainda sejam bastantes distintas.
PIF (Peritonite Infecciosa Felina) é algo completamente diferente.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Outra possibilidade é o veterinário também ter falado na hipótese de PIF...
Hayrinha, lamento muito a perda dos seus dois gatiinhos, e oxalá não se passe nada demais com os outros.
Felizmente, nunca tive nenhum problema com FeLV cá em casa, mas tenho sempre o cuidado de testar os gatos que entram antes de os juntar aos outros. E, felizmente também, todos eram negativos a FeLV e FIV.
Já em relação à PIF não poso dizer o mesmo. Em Novembro passado, a minha Mimi morreu com essa doença, mas na forma fulminante.
Mas já tive um caso de um diagnóstico errado de possível PIF, em que um dos «sintomas» era uma pequena lesão na boca.
Hayrinha, lamento muito a perda dos seus dois gatiinhos, e oxalá não se passe nada demais com os outros.
Felizmente, nunca tive nenhum problema com FeLV cá em casa, mas tenho sempre o cuidado de testar os gatos que entram antes de os juntar aos outros. E, felizmente também, todos eram negativos a FeLV e FIV.
Já em relação à PIF não poso dizer o mesmo. Em Novembro passado, a minha Mimi morreu com essa doença, mas na forma fulminante.
Mas já tive um caso de um diagnóstico errado de possível PIF, em que um dos «sintomas» era uma pequena lesão na boca.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Bom dia a todos...
Obrigada pelas vossas palavras.
Realmente não tenho grande conhecimento de causa destas doenças.
O meu Hippy faleceu da Felv. Já andava há um ano no veterinário por causa das gengivas... Até lhe queriam arrancar os dentes todos.
A veterinária falou em Felv e em Pif... não sei qual é a diferença entre as duas.. nem aquela cujos prognosticos são melhores!
Eles continuam a comer, bebem agua normalmente!
Logo saberei o resultado das analises ..
Estou deveras preocupada!
O meu Hippy faleceu da Felv. Já andava há um ano no veterinário por causa das gengivas... Até lhe queriam arrancar os dentes todos.
A veterinária falou em Felv e em Pif... não sei qual é a diferença entre as duas.. nem aquela cujos prognosticos são melhores!
-
- Membro Veterano
Talvez me tenha explicado mal... Sei as diferenças mas dado que a Hayrinha escreveu "FELV / PIF", calculo que que ela tivésse feito confusão com FELV / FIV. Daí eu perguntar se ela não estaria a fazer confusão entre as siglas FIV e PIF. Pensei ainda, tal como disse a Tassebem, que o vet possa ter também falado em PIF.Bingley Escreveu:Ó Nita, desculpe, mas foi pior a emenda que o sonetoNita77 Escreveu:Olá Hyrinha,
O cenário não é muito animador mas sem mais detalhes será difícil perceber a que se refere.![]()
Onde poderá haver alguma confusão é entre FIV (Feline Imunodeficiency Virus) e Felv (Feline Leukemia Virus), embora ainda sejam bastantes distintas.
PIF (Peritonite Infecciosa Felina) é algo completamente diferente.
Ou seja, sem mais detalhes será difícil perceber a que se refere...
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
Falando em FELV irá depender do estado da imunodeficiência... Um gato com FELV (ou com FIV ou ainda com a combinação FELV+FIV) pode ter uma vida longa e feliz, desde que os donos tenham alguns cuidados especiais.Hayrinha Escreveu:Bom dia a todos...
Já a PIF é diferente. Há 2 tipos, seca e húmida. Na seca as probabilidades de sobrevivência e recuperação existem. Na húmida, infelizmente não, é uma questão de tempo. Não há cura, a vacina creio ainda não ser comercializada em Portugal e levanta bastantes dúvidas acerca da sua eficácia.
Seja qual fôr o caso, fale com o veterinário. Coloque-lhe todas as dúvidas, não deixe nada por dizer.
Depois dê notícias sobre os resultados.
Boa sorte e as melhoras!
Tenho 4 gatos com estomatite crónica, e nenhum deles é FIV ou FELV.
O facto de terem estomatite não leva a que sejam FIV ou FELV, embora os Fiv/Felv normalmente padecam desta doença.
E quando têm estomatite crónica, uma das primeiras medidas é a remoção dos molares para permitir o recuo da infecção.
O tratamento com cortisona é usado habitualmente, só que é um medicamento imunodepressor, por isso tem que ser usado com conta, peso e medida.
Isto para gatos não Fiv/Felv
Por isso o que se passa com as gengives dos seus outros bichanos, não é por si só indicativo de Fiv ou Felv. Têm que ser feitos testes especificos para se saber.
O facto de terem estomatite não leva a que sejam FIV ou FELV, embora os Fiv/Felv normalmente padecam desta doença.
E quando têm estomatite crónica, uma das primeiras medidas é a remoção dos molares para permitir o recuo da infecção.
O tratamento com cortisona é usado habitualmente, só que é um medicamento imunodepressor, por isso tem que ser usado com conta, peso e medida.
Isto para gatos não Fiv/Felv
Por isso o que se passa com as gengives dos seus outros bichanos, não é por si só indicativo de Fiv ou Felv. Têm que ser feitos testes especificos para se saber.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Citação: "Viver é a arte de sorrir quando a vida diz que não"</p>
<p>Teresa</p>
<p>Citação: "Viver é a arte de sorrir quando a vida diz que não"</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
TSaphira, disse a autora do tópico que já foram feitos testes e os resultados deviam sair hoje. Agora é aguardar que ela dê notícias... e torcer para que sejam boas. 

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke