Gatos com Felv/Pif

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Hayrinha
Membro
Registado: terça mar 31, 2009 12:10 pm

terça fev 08, 2011 4:29 pm

Olá,
Acabei de perder mais um gatinho pela Felv
De quatro persinhas lindos só me restam dois e, neste momento, vontade para me agarrar ao pescoço da criadora não me falta. Não me vale de nada...
Parece que os meus bebes já vieram do berço contagiados...

A minha questão é a seguinte..
Gostava que alguem com gatos de Felv/Pif me contassem um pouco da esperança que devo ter em relação à Hayra e ao Junior. O resultado das analises sai amanha, Aparentemente ela só tem uma gengivite...pode ser do dentE. O junior, esse tem uma manchinha na gengiva e a veterinária n fez boa cara..

Não desejo este tpo de sofrimento a ninguém.

Obrigada
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

terça fev 08, 2011 5:22 pm

Olá Hyrinha,

o FELV / FIV e PIF são coisas muito distintas. Não estará a fazer confusão entre FIV e PIF?

O cenário não é muito animador mas sem mais detalhes será difícil perceber a que se refere.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça fev 08, 2011 6:15 pm

Nita77 Escreveu:Olá Hyrinha,

o FELV / FIV e PIF são coisas muito distintas. Não estará a fazer confusão entre FIV e PIF?

O cenário não é muito animador mas sem mais detalhes será difícil perceber a que se refere.
Ó Nita, desculpe, mas foi pior a emenda que o soneto :lol:
Onde poderá haver alguma confusão é entre FIV (Feline Imunodeficiency Virus) e Felv (Feline Leukemia Virus), embora ainda sejam bastantes distintas.
PIF (Peritonite Infecciosa Felina) é algo completamente diferente.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça fev 08, 2011 6:46 pm

Outra possibilidade é o veterinário também ter falado na hipótese de PIF...

Hayrinha, lamento muito a perda dos seus dois gatiinhos, e oxalá não se passe nada demais com os outros.

Felizmente, nunca tive nenhum problema com FeLV cá em casa, mas tenho sempre o cuidado de testar os gatos que entram antes de os juntar aos outros. E, felizmente também, todos eram negativos a FeLV e FIV.

Já em relação à PIF não poso dizer o mesmo. Em Novembro passado, a minha Mimi morreu com essa doença, mas na forma fulminante.

Mas já tive um caso de um diagnóstico errado de possível PIF, em que um dos «sintomas» era uma pequena lesão na boca.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Hayrinha
Membro
Registado: terça mar 31, 2009 12:10 pm

quarta fev 09, 2011 9:25 am

Bom dia a todos...

Obrigada pelas vossas palavras.

Realmente não tenho grande conhecimento de causa destas doenças.

O meu Hippy faleceu da Felv. Já andava há um ano no veterinário por causa das gengivas... Até lhe queriam arrancar os dentes todos.

A veterinária falou em Felv e em Pif... não sei qual é a diferença entre as duas.. nem aquela cujos prognosticos são melhores!

Eles continuam a comer, bebem agua normalmente!

Logo saberei o resultado das analises ..

Estou deveras preocupada!
Nita77
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 9:46 am

Bingley Escreveu:
Nita77 Escreveu:Olá Hyrinha,

Ó Nita, desculpe, mas foi pior a emenda que o soneto :lol:
Onde poderá haver alguma confusão é entre FIV (Feline Imunodeficiency Virus) e Felv (Feline Leukemia Virus), embora ainda sejam bastantes distintas.
PIF (Peritonite Infecciosa Felina) é algo completamente diferente.
Talvez me tenha explicado mal... Sei as diferenças mas dado que a Hayrinha escreveu "FELV / PIF", calculo que que ela tivésse feito confusão com FELV / FIV. Daí eu perguntar se ela não estaria a fazer confusão entre as siglas FIV e PIF. Pensei ainda, tal como disse a Tassebem, que o vet possa ter também falado em PIF.

Ou seja, sem mais detalhes será difícil perceber a que se refere...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Nita77
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 9:54 am

Hayrinha Escreveu:Bom dia a todos...

Obrigada pelas vossas palavras.

Realmente não tenho grande conhecimento de causa destas doenças.

O meu Hippy faleceu da Felv. Já andava há um ano no veterinário por causa das gengivas... Até lhe queriam arrancar os dentes todos.

A veterinária falou em Felv e em Pif... não sei qual é a diferença entre as duas.. nem aquela cujos prognosticos são melhores!

Eles continuam a comer, bebem agua normalmente!

Logo saberei o resultado das analises ..

Estou deveras preocupada!
Falando em FELV irá depender do estado da imunodeficiência... Um gato com FELV (ou com FIV ou ainda com a combinação FELV+FIV) pode ter uma vida longa e feliz, desde que os donos tenham alguns cuidados especiais.

Já a PIF é diferente. Há 2 tipos, seca e húmida. Na seca as probabilidades de sobrevivência e recuperação existem. Na húmida, infelizmente não, é uma questão de tempo. Não há cura, a vacina creio ainda não ser comercializada em Portugal e levanta bastantes dúvidas acerca da sua eficácia.

Seja qual fôr o caso, fale com o veterinário. Coloque-lhe todas as dúvidas, não deixe nada por dizer.

Depois dê notícias sobre os resultados.
Boa sorte e as melhoras!
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

quarta fev 09, 2011 5:18 pm

Tenho 4 gatos com estomatite crónica, e nenhum deles é FIV ou FELV.
O facto de terem estomatite não leva a que sejam FIV ou FELV, embora os Fiv/Felv normalmente padecam desta doença.

E quando têm estomatite crónica, uma das primeiras medidas é a remoção dos molares para permitir o recuo da infecção.

O tratamento com cortisona é usado habitualmente, só que é um medicamento imunodepressor, por isso tem que ser usado com conta, peso e medida.

Isto para gatos não Fiv/Felv

Por isso o que se passa com as gengives dos seus outros bichanos, não é por si só indicativo de Fiv ou Felv. Têm que ser feitos testes especificos para se saber.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 09, 2011 5:29 pm

TSaphira, disse a autora do tópico que já foram feitos testes e os resultados deviam sair hoje. Agora é aguardar que ela dê notícias... e torcer para que sejam boas. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

quinta fev 10, 2011 7:18 pm

Ops... :oops: acho que não li que os testes já tinham sido feitos
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Nita77
Membro Veterano

sexta fev 11, 2011 4:38 pm

Novidades/resultados?
Responder

Voltar para “Gatos”