Gatos soltos - lei?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Zezation
Membro
Registado: quarta jun 30, 2010 2:53 pm

quarta fev 09, 2011 12:26 am

Boa noite caros amigos,
estou a escrever aqui porque precisava de um esclarecimento.

Alguém me sabe dizer se há alguma lei relativa a ter os gatos soltos?

Passo a explicar: Aqui na minha rua há gente que solta os gatos durante o dia e quando chegam a casa abrem-lhes a porta.
Eu tenho um cão que odeia gatos e mal vê um vai a correr atrás para os apanhar (Felizmente nunca apanhou nenhum).
Esses tais gatos por vezes andam pelo meu jardim e, nos últimos tempos, tem vindo um gato ao meu jardim defecar. Ainda hoje pisei uma bosta que ele lá deixou e o pior é que aquilo tem um cheiro pestilento. O meu cão nos últimos 2 dias ficou completamente doido porque o gato ainda estava no jardim quando nós saímos. O gato só conseguiu escapar porque eu estava presente e levei o cão rapidamente para casa para não lhe fazer mal.
Estes gatos nem sempre passam a noite em casa e, quando há gatas com o cio, fazem uma barulheira durante toda a noite por baixo da minha janela do quarto. Para além disso, o facto de andarem a povoar toda a zona é péssimo porque vão aparecendo mais e mais gatos vadios.
Já uma vez me queixei a um dos donos e pedi para não os soltarem, mas o resultado está à vista!
Tenho um bocado de receio que o meu cão apanhe um deles ou que um deles ataque o meu cão e, por exemplo, lhe arranque um olho.

Alguém sabe então se há alguma lei que os impeça de os soltar?
Se calhar muita gente aqui faz o mesmo, mas deixo aqui a minha história para verem o incómodo que alguns deles causam.

Cumprimentos
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

quarta fev 09, 2011 12:37 am

Não sei se há mas gostava muito que houvesse por todos os pontos que referiu. E eu adoro animais sejam eles quais forem.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta fev 09, 2011 11:31 am

Olá!

Penso que não haverá lei para animais (gatos) soltos... mas há lei para cães!
Os cães não podem andar soltos na rua, devem andar de trela e açaime... por isso talvez, tenha que ter mais cuidado, quando diz que o seu cão corre atrás dos gatos na rua... :wink:
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

quarta fev 09, 2011 11:45 am

Txii, percebo-a bem. Na casa dos meus pais, temos 3 gatos e um cão que aceita os nossos gatos mas que não pode com nenhum de fora. Ele faz o seu trabalhinho de os afastar mas de vez em quando lá vem o cheirinho de alguma urinadela cheia de ferormonas de um gato não castrado.

Sabe que controlar gatos não é tão fácil como controlar os cães. Os meus 3 meninos andam à vontade, entram e saem por gretas de janelas e vão até ao quintal dos vizinhos quando querem. Felizmente eles não se queixam e dão-lhes mimos :D

Em relação à urina e fezes existe uns sprays educativos que inibem esses comportamentos nos gatos. Não sei se são eficientes, mas pulveriza-se a zona onde o gato/cão faz as necessidades indesejáveis e supostamente ele não voltará a fazer. É estranho os gatos deixarem as fezes a descoberto, pq os meus tapam tudo e fazem sempre em canteiros quando estão no quintal.

Quanto a gatos agredirem o seu cão... Não acho provável. Os gatos morrem de medo dos cães e quando são ameaçados por eles o instinto é fugirem e não lutarem!

Os miados dos gatos devem estar mm a acabar pq o cio das gatas costuma ser sazonal e agora acalma. Voltará no Verão e aí penso que não haverá muito a fazer. Em Portugal temos inúmeras colónias de gatos vadios, sem dono que circulam livremente.

Espero ter ajudado ;)
Zezation
Membro

quarta fev 09, 2011 2:15 pm

pathelen Escreveu:Olá!

Penso que não haverá lei para animais (gatos) soltos... mas há lei para cães!
Os cães não podem andar soltos na rua, devem andar de trela e açaime... por isso talvez, tenha que ter mais cuidado, quando diz que o seu cão corre atrás dos gatos na rua... :wink:
Obrigado pela sugestão mas acho que leu coisas que não estavam no texto.
O meu cão anda atrás de gatos mas é em minha casa, não é na rua! Sendo uma rua com algum movimento, se eu o deixasse ir a correr atrás de gatos provavelmente só parava debaixo de um carro.
Cumprimentos :wink:
Zezation
Membro

quarta fev 09, 2011 2:36 pm

Obrigado pelo post Luís.
Txii, percebo-a bem
Sou um homem :P
Em relação à urina e fezes existe uns sprays educativos que inibem esses comportamentos nos gatos. Não sei se são eficientes, mas pulveriza-se a zona onde o gato/cão faz as necessidades indesejáveis e supostamente ele não voltará a fazer. É estranho os gatos deixarem as fezes a descoberto, pq os meus tapam tudo e fazem sempre em canteiros quando estão no quintal.
Isso funciona só para gatos ou para cães também? É que eu quero que o meu cão faça lá, o gato é que não! Quanto a isso de tapar não sabia, mas isso explica as peladas de relva que tenho no meu jardim exactamente onde o gato fez as fezes. :lol:
Quanto a gatos agredirem o seu cão... Não acho provável. Os gatos morrem de medo dos cães e quando são ameaçados por eles o instinto é fugirem e não lutarem!
Isso depende do gato. Uma vez o meu cão esteve frente a frente com um que lhe mostrou os dentes todo assanhado e só não o atacou porque eu o trouxe rapidamente para casa. Os gatos quando se sentem ameaçados fogem, mas quando não têm saida aguentam um bocado e atacam descontroladamente. O facto dos cães terem o arco orbitário incompleto (osso que circunda o olho não é totalemte fechado) faz com que uma patada naquela zona lhe possa arrancar o olho. De qualquer maneira uma arranhadela no olho, mesmo que não o arranque, também não há de ser coisa boa!

Cumprimentos
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta fev 09, 2011 3:16 pm

Zezation Escreveu:Boa noite caros amigos,
estou a escrever aqui porque precisava de um esclarecimento.

Alguém me sabe dizer se há alguma lei relativa a ter os gatos soltos?

Passo a explicar: Aqui na minha rua há gente que solta os gatos durante o dia e quando chegam a casa abrem-lhes a porta.
Eu tenho um cão que odeia gatos e mal vê um vai a correr atrás para os apanhar (Felizmente nunca apanhou nenhum).

Esses tais gatos por vezes andam pelo meu jardim e, nos últimos tempos, tem vindo um gato ao meu jardim defecar. Ainda hoje pisei uma bosta que ele lá deixou e o pior é que aquilo tem um cheiro pestilento. O meu cão nos últimos 2 dias ficou completamente doido porque o gato ainda estava no jardim quando nós saímos. O gato só conseguiu escapar porque eu estava presente e levei o cão rapidamente para casa para não lhe fazer mal.
Estes gatos nem sempre passam a noite em casa e, quando há gatas com o cio, fazem uma barulheira durante toda a noite por baixo da minha janela do quarto. Para além disso, o facto de andarem a povoar toda a zona é péssimo porque vão aparecendo mais e mais gatos vadios.
Já uma vez me queixei a um dos donos e pedi para não os soltarem, mas o resultado está à vista!
Tenho um bocado de receio que o meu cão apanhe um deles ou que um deles ataque o meu cão e, por exemplo, lhe arranque um olho.

Alguém sabe então se há alguma lei que os impeça de os soltar?
Se calhar muita gente aqui faz o mesmo, mas deixo aqui a minha história para verem o incómodo que alguns deles causam.

Cumprimentos
:lol:

Pois... se calhar até percebi mal, mas foi o que entendi, daquela parte que pus a negrito... :wink:
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta fev 09, 2011 3:45 pm

Zezation, conforme já acima indicado, realmente para cães existe leis, para gatos também não sei, mas uma vez que têm donos talvez possam ser responsabilizados.

Eu sugeria a ligar a associação de protecção dos animais e pedir essa informação.

Uma amiga minha uma vez fez queixa a eles de um vizinho que fazia o mesmo mas com um cão, qd saiam deixavam-o na rua sozinho e qd voltavam é que ele regressava a casa.

Eles interviram na situação e o cão passou a ficar no quintal da casa sem o perigo de ser atropelado.

pergunte se com os gatos, os donos tb podem ser responsabilizados por os deixarem a solta na rua.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta fev 09, 2011 4:24 pm

É uma grande treta sim senhor. No ano passado a minha cadela mais velha foi literalmente atacada por uma gata em furia. Tão em furia que me atacou a mim ao tentar tirá-la de cima da cadela. A cadela ía devidamente atrelada o que ainda complicou mais as coisas.
O motivo da furia foi defender a prole que estava debaixo de um carro.
Resultado, um sobrolho e uma orelha rasgados. Veterinário, remédios. Quem paga? A je :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quarta fev 09, 2011 4:37 pm

não sei se existe lei, mas os ataques dos gatos aos cães acontecem frequentemente.

mas isto foi em " familia" o meu gato Flecha aka o mauzão da zona!! aqui há uns tempos atacou o cão da minha tia e infelizmente cegou o pobre cão!! O cão pq a minha mãe deixou o portão aberto, entrou pro quintal e o flecha que estava apanhar os seus banhos de sol passou se e pimba atirou-se ao Cão! não foi pior porque o meu cão foi em auxilio, só não sem de quem, porque ele mal ladrou o gato escondeu-se debaixo dele, e o cão da minha tia foi embora!! ainda fui eu que o levei ao Vet, porque ele não tinha ninguém em casa e estava fechado cá fora. de quem foi a culpa não sei, sei que paguei os primeiros tratamentos e a minha tia os restantes!
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

quarta fev 09, 2011 7:08 pm

Zezation Escreveu: Isso funciona só para gatos ou para cães também? É que eu quero que o meu cão faça lá, o gato é que não! Quanto a isso de tapar não sabia, mas isso explica as peladas de relva que tenho no meu jardim exactamente onde o gato fez as fezes. :lol:
[
Ups desculpe o erro :D, penso que é para gatos e cães. Não tenho a certeza se existirá algum só para gatos. Veja no veterinário ;)
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta fev 09, 2011 10:48 pm

eh que exagero, contra gatos nao ha lei nenhuma, e alem disso se nao quer os gatos na sua propriedade, trate de a vedar contra intrusos felinos!
se forem gatos com dono pode tentar o dialogo, mas se for habito neles, duvido que o civismo fale mais alto que o habito.

se forem gatos de rua, olhe paciencia, vede a sua propriedade de modo a evitar essa situacao que o irrita tanto!
ou isso ou arranje uma pressao de ar... :lol:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 10, 2011 8:30 am

Debora20 Escreveu:eh que exagero, contra gatos nao ha lei nenhuma, e alem disso se nao quer os gatos na sua propriedade, trate de a vedar contra intrusos felinos!
se forem gatos com dono pode tentar o dialogo, mas se for habito neles, duvido que o civismo fale mais alto que o habito.

se forem gatos de rua, olhe paciencia, vede a sua propriedade de modo a evitar essa situacao que o irrita tanto!
Não, não é exagero. Eu gosto muito de animais, adoro gatos, mas sei como podem ser incomodativos e até perigosos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zezation
Membro

quinta fev 10, 2011 8:51 am

Debora20 Escreveu:eh que exagero, contra gatos nao ha lei nenhuma, e alem disso se nao quer os gatos na sua propriedade, trate de a vedar contra intrusos felinos!

Ó Débora, desculpe lá mas esse post só pode ser a brincar... Exagero? Vedar a casa?

A minha casa é vedada com grades, trepadeira e rede, acho que seria mais que suficiente nas os gatos passam na mesma... A não ser que meta uma vedação de chapa de 5 metros, coisa que nem é permitida na minha zona.

Não é exagero nenhum. Eu não tenho de estar a aturar com fezes de gato no meu jardim. Vá lá que o meu cão já perdeu o habito de comer e de se esfregar em cocó de gato. Também não tenho de correr o risco de ter o cão cegado e de ter de pagar tratamentos no vet como aconteceu à lumaria.

Os gatos q falo não são vadios. Têm donos e já falei com um deles que foi o mesmo que se não tivesse falado.

Pressão de ar até tenho 3 mas não as vou use contra os gatos. Na pior das hipóteses atiro é nos donos :P

Off-topic: já agora, estive a ver o jardim zoológico que tem aí em casa e tenho de lhe dar os parabéns por todos os cães e especialmente pelo Marley que é lindo. O porco aqui que comia e se esfregava em cocó também é um setter irlandês ;)
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quinta fev 10, 2011 9:01 am

Só por curiosidade como é que se veda uma propriedade à prova de gatos???
Eu na aldeia até arame farpado pus e mesmo assim eles passam!!! :roll:
Também já tive um gato (selvagem) que passava no arame farpado como se não fosse nada com ele, até se coçava nele :o
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Responder

Voltar para “Gatos”