Nem acredito no que aconteceu...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quarta dez 10, 2003 6:52 pm

Olá a todos.
Hoje aconteceu uma coisa horrivel: a minha Alaskan Malamute mordeu a minha sobrinha de 12 anos!!!
Vou explicar: juntamente com a Dalilah e a Laika, embora numa parte separada do quintal, está uma cadelinha que a minha irmã trouxe da rua (estava abandonada) chamada Mamuska.
A minha sobrinha adora a Laika e é provelmente a melhor amiga dela.
Ora, hoje, a Bia (minha sobrinha) foi buscar a Mamuska e esteve a brincar com ela; quando voltava para trás, para voltar a po-la na sua parte do quintal... a Laika mordeu-lhe os pulsos e uma perna!...
Gostava de esclarecer várias coisas: a Laika tem 5 anos e nunca, NUNCA deu o mais pequeno sinal de agrassividade. Foi criada e educada com todo o amor e atenção que dedico a todos os meus animais. Li e estudei tudo sobre Alaskans, sobre psicologia canina, treino canino, tudo o que me ocrorreu, como fiz para as minha outras meninas, antes de comprar a Laika.
Por outro lado, a minha sobrinha é uma criança que eu considero 100% responsável, chega a fazer os tratamentos às cadeals quando elas estão doentes... quando a Dalilah à cerca de 8 meses esteve gravemente doente, a Bia levantava-se todos os dias às 6:30, 7:00 para dar os remédios à cadela. Dito de outra maneira, tenho a certeza que a Bia nunca faria, consicentemente nada de errado que provocasse a Laika.

Dito isto tudo :oops: , gostava que me dessem algumas opiniões/sugestões/impressões... fiquei chocadissima e estou arrasada. Adoro os meus cães, mas acho que morder a Bia foi uma maldade horrível da Laika... :(
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta dez 10, 2003 7:17 pm

Será que a sua sobrinha sem querer fez algo que a Laika não gostou e a Laika p/se vingar mordeu-a?

Foi grave ou foi só um raspãozito?

Eu na minha opinião, digo novamente minha opinião, ralhava c/a Laika de modo a fazê-la perceber que o que fez foi muito grave, mas a Dalilah é que sabe.
Pode ser que outro forista lhe dê uma sugestão melhor, ou lhe diga como deverá agir correctamente perante uma situação destas.

Não desespere, de certeza que foi uma vez sem exemplo.
Boa sorte
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta dez 10, 2003 8:48 pm

Eu sou a pessoa menos indicada para aconselhar qualquer coisa num caso assim, não faço a mínima ideia do que eu faria, mas queria só dizer-lhe que fiquei chocadíssima com isto, e imagino a dor que será para você. Será que a cadela ficou ciumenta por a sua sobrinha ter brincado com a outra cadelinha? e porque é que a cadelinha aquela está numa parte separada do quintal?
Espero que a sua sobrinha não estei muito ferida, não foi nada de grave, pois não?

Alicia
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta dez 10, 2003 9:41 pm

Dalilah,

Só queria dizer que fiquei igualmente preocupada e triste com o que lhe aconteceu. :|
Espero que tudo se resolva pelo melhor e que o amor das duas meninas (da Laika e da Bia) seja mais forte que este arrufo de ciúmes. :(
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta dez 10, 2003 10:24 pm

Pode ter acontecido por muitas razões.
A sua descrição é muito vaga...onde estava a Laika? Apareceu de repente? Qual a relação entre a Laika e a Mamuska?

Estar a dizer que o ataque foi uma maldade horrivel não faz muito sentido. Estamos a falar de cães, não de pessoas. Uma razão lógica houve de certeza...
Dalilah
Membro Veterano
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quarta dez 10, 2003 11:31 pm

Será que a cadela ficou ciumenta por a sua sobrinha ter brincado com a outra cadelinha?
De facto, é o que eu penso que aconteceu. A Laika é um cão que não aceita lá muito bem outros cães (só aceita a Dalilah pq já lá estão as 2 desde pequeninas), e por isso é que a Mamuska tem de estar separada.
A sua descrição é muito vaga...onde estava a Laika? Apareceu de repente? Qual a relação entre a Laika e a Mamuska?
A Laika estava na "parte de baixo" do quintal, e apareceu a subir, quando a Bia vinha a descer, para levar a Mamuska para a "sua" parte do quintal.

Obrigada pelas ajudas e atenções. Eu penso que a amizade delas prevalecerá, até porque eu vou fazer tudo o possível por isso. :)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 11, 2003 9:51 am

Realmente eu também sou de opinião que a sua Laika mordeu a sua sobrinha por meros ciúmes, tendo em conta que a Mamuska é um motivo bem forte para ela ter ciúmes da menina, ela só teve o azar de passar por perto num momento de "crise de ciúmes" da Laika... :(

Quanto ao repreendê-la, só no momento em que tudoi aconteceu, agora, dizem os entendidos, não vale a pena, acho que só vai fazer com que a Laika fique com mais ciúmes da menina, vai achar que o motivo de lhe estar a bater é a menina e isso pode ser mau. (Na minha modesta opinião :oops: )

As melhoras da sua sobrinha e vá observando a Laika para ver se nota algo de diferente nela.

Texuga

P.S.- Sugira à sua sobrinha que passeie também a Laika e evite passar por ela quando levar a Mamuska a passear, se possível que o faça sem que a Laika veja!
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 11, 2003 4:09 pm

Eu aqui estou em desacordo.

É claro que pouco sei acerca de lidar com cães dominantes, mas, para mim a cadela devia ter sido imediatamente punida (com uns tabefes e ignorar durante algum tempo).

Isto porque ela tem de saber - não se morde na menina porque a dona não quer !
Ela tem de saber que 1- quem manda é a dona ! 2- os amigos da dona não se tocam !

Não tem direito a ciúmes.

Penso que é muito perigoso deixar a cadela safar-se com este tipo de comportamento.
Hoje a menina, amanhã quem será ?

Penso, também, que é mau evitar que ela veja a miúda com a outra cadela.
Tem de aceitar que a menina é um superior a ela e que não pode puni-la.
Desculpem o discurso de quem pouco sabe deste assunto mas, comigo, era assim.

Espeor que outros foristas mais experientes com cães deste tipo a aconselhem.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta dez 11, 2003 4:14 pm

aisd Escreveu: Eu aqui estou em desacordo.

É claro que pouco sei acerca de lidar com cães dominantes, mas, para mim a cadela devia ter sido imediatamente punida (com uns tabefes e ignorar durante algum tempo).

Ela tem de saber que 1- quem manda é a dona ! 2- os amigos da dona não se tocam !

Penso que é muito perigoso deixar a cadela safar-se com este tipo de comportamento.
Hoje a menina, amanhã quem será ?

Penso, também, que é mau evitar que ela veja a miúda com a outra cadela.
Tem de aceitar que a menina é um superior a ela e que não pode puni-la.
Desculpem o discurso de quem pouco sabe deste assunto mas, comigo, era assim.

Espeor que outros foristas mais experientes com cães deste tipo a aconselhem.
Vou por aqui...já tive más experiências com cães dominantes..e o resultado não foi muito agradável..
O quanto antes, mostrar à cadela quem manda.. ;)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 11, 2003 4:28 pm

aisd Escreveu: Eu aqui estou em desacordo.

....a cadela devia ter sido imediatamente punida (com uns tabefes e ignorar durante algum tempo).

Claro que eu também acho que ela deve ser punida, mas não este tempo todo depois de ter feito a maldade... A punição tem de ser na altura em que ela faz a asneira, aí sim... ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Dalilah
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 11, 2003 6:05 pm

Pois, até aqui concordo, deve-se punir na altura da asneira. O mal é que eu não estava lá, quando isso aconteceu... :(
Cool_Dave
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta dez 11, 2003 8:29 pm

Pois é, realmente é uma situação dificil. Como já aqui foi dito, não castigue agora a Laika, pois ela não vai perceber o porque do castigo, e apenas poderá aumentar os "ciumes".

Como sabe os Alaskan são cães muito dominantes em comparação com a maioria das espécies, e têm ainda muitos instintos primitivos e um forte sentido territorial. São também cães muito apegados aos donos. Essa situação foi uma tipica reacção do que para nós humanos se chama ciúme. A Laika, visto estar em casa dela, gostar muito da Bia, e naturalmente não simpatizar nada com a nova cadela teve um "ataque de ciumes". Agora a reacção realmente não pode ser tolerada, para bem do cão e das outras pessoas.

Aconselho-a a tomar uma primeira medida que é: sem a cadela nova a vista, moniturizar de perto uma brincadeira entre a Bia e a Laika, e depois, tendo a Laika à trela, fazer a mesma experiencia mas com a nova cadela por perto. Caso a situação se repita, ou algo semelhante, era bom a Laika ter algumas aulas de obdiência (principalmente aulas de convio com outros cães) numa escola canina(eu sei que a laika tem 5 anos já... mas já vi cães mais velhos a aprenderem). Em todo o caso, e isso de certesa já você fez, nunca mais deixaria ninguem mexer/brincar na cadela nova, se a Laika estive-se por perto, ou podesse aparecer. A não ser que com paciencia, tenta-se adaptar a nova cadela lá a casa, e tenta-se com que a Laika passa-se a gostar dela! É dificil se calhar, mas é algo sempre a experimentar!

Espero que tenha ficado tudo bom com a Bia (fisica e psicologicamente) e embora realmente o acto da Laika seja recriminavel, não fique chocada com ela, ou pelo menos não transpareça, pois ela não tem verdadeiramente culpa:)
Dalilah
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 11, 2003 9:23 pm

Olá cool_Dave e obrigada pelas sugestões. Vou segu-las, principalmente a de vigiar a Bia e a Laika a brincar e também a de "apresentar" melhor a Laika à Mamuska!
Quanto à escola de treino, eu gostava mas é impossível, uma vez que as minha queridas cadelinhas estão na minha casa nos Açores, na ilha Terceira... e iss de escolas de treino para cães não é coisa que haja por lá!... :? ;)

Jocas e obrigada!
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta dez 11, 2003 11:48 pm

Tenho seguido este tópico com muito interesse, e achei óptima a intervenção do David, realmente faz sentido o que ele diz! O melhor do forum, para mim, é a partilha de conhecimentos e de informação de que os donos menos experientes (como eu) podemos usufruir.
Ó, Dalilah, faça o favor de continuar a dar noticias sobre este tema, que eu fico á espera ;)

Alicia
Dalilah
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 12, 2003 10:39 am

Olá aligra!
Só para dizer que a Bia está melhor, e já voltou a ir fazer umas festinhas à Laika... as feridas estão a sarar, mas ela vai perder uma unha da mão. :?
Acho que vai tudo resolver-se.

Jocas.
Responder

Voltar para “Cães”