Cosanguinidade

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quinta fev 10, 2011 2:04 am

ptuga Escreveu: Vejo que já esta mais moderado na sua tese. Um conselho a filosofia não e nenhum ramo da biologia sabia .
Já viu as indeterminações que você usa para explicar algo que e cientifico

Repare nesta sua frase e apenas o inicio do seu discurso

Eu não presumo saber calcular com exactidão o grau de consanguinidade entre dois indivíduos. E duvido que alguém seja capaz de dar um valor exacto

Quer que eu lhe diga o que significa o grau de consanguinidade entre dois indivíduos?
O grau de consanguinidade esta directamente proporcional ao grau de parentesco ente ambos

Acha que ja chega? Vale a pena continuar?? Se sim diga

cumprimentos
Poderá não ter lido mas eu já tinha dado uma definição de consaguinidade, bem visível e a negrito. Ainda assim aqui fica outra vez:

A consaguinidade é o grau de semelhança genética por ascendência comum.

Não me parece que a sua definição tenha acrescentado em nada o que eu já tinha dito. Mas obrigado pela tentativa.

Não pretendo fazer aqui discursos filosóficos. Apenas me baseio no conhecimento existente. Mesmo em ciência, e sobretudo em ciência, não se pode fazer afirmações quando não conhecemos todos os factos. E porque não conhecemos todas as variáveis envolvidas no cálculo do grau de consanguinidade apenas podemos fazer um cálculo aproximado mas nunca exacto. Por isso repito:

Eu não presumo saber calcular com exactidão o grau de consanguinidade entre dois indivíduos. E duvido que alguém seja capaz de dar um valor exacto.

Se acha que o meu discurso variou de uma certeza absoluta no início para uma certeza aproximada, sugiro que leia com mais atenção os meus "posts". No início falava-se do grau de consanguinidade entre a descendência de pais-filhos e descendência de irmão-irmã. Nesta altura, antes de introduzir mais variáveis, as minhas respostas são correctas e de acordo com os dados que estavam a ser discutidos. À medida que foram sendo introduzidas mais variáveis na discussão, aumentou o grau de incerteza no cálculo do grau da consanguinidade. De forma correspondente, as minhas respostas foram introduzindo esse grau de incerteza, justamente porque é impossível calcular com exactidão o efeito das variáveis.

Mas como se esqueceu de referir em que pontos é que eu errei no meu discurso, e como também não facultou teorias alternativas, respondo directamente à questão que me coloca:

Sim, por favor continue. Explique-me onde é que eu estou errado.
ptuga
Membro Veterano
Registado: terça dez 01, 2009 11:31 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo, british shorthair, scottish fold,
Ciclideos,
Amazonas aestiva , cinzentos,
R

quinta fev 10, 2011 2:11 am

se voce soubesse o significado dessa frase « A consaguinidade é o grau de semelhança genética por ascendência comum».

nunca teria escrito

Eu não presumo saber calcular com exactidão o grau de consanguinidade entre dois indivíduos. E duvido que alguém seja capaz de dar um valor exacto

valor exacto??dou uma ajuda ja ouviu falar de primos de 1ºgrau,2ºgrau,3ªgrau???

valor exacto....essa ta boa
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 2:16 am

ptuga Escreveu:
CH2O2 Escreveu:Não referi o crossing-over para não introduzir mais um elemento numa discussão já complexa. Mas agora sinto que devo fazê-lo. Este fenómeno é raro mas quando se fala em milhares de genes estamos quase certos em afirmar que vai acontecer algumas vezes[
meu deus voce não e de cá. isto pareçe uma comedia crossing-over fenomeno raro lolololololol

a ser verdade os pais do messi ja teriam sido raptados a bue,ou os do bill gate

a nao ser que ache que eles sejam mutantes.

lolol[/quote]

Não faço ideia o que é que quer dizer com este conjunto de frases avulsas. Muito menos entendo em que medida é que os pais do Messi ou do Bill Gates contribuem para a sua sonora gargalhada (traduzindo liberalmente o acrónimo que empregou). Por outro lado, suspeito que a qualidade das suas opiniões seja proporcional à qualidade da sua ortografia, gramática e pontuação.
Última edição por CH2O2 em quinta fev 10, 2011 2:54 am, editado 1 vez no total.
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quinta fev 10, 2011 2:22 am

peco desculpa pelos acentos estou com um teclado de outro mundo .

repare a não haver crossing over (ou havendo muito raramente) os pais do messi teriam grandes probabilidades de ao terem mais filhos saírem como ele(messi).
Ajudou??
Última edição por ptuga em quinta fev 10, 2011 2:25 am, editado 1 vez no total.
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 2:23 am

ptuga Escreveu:crossing-over

Recombinação é a troca aleatória de material genético durante a meiose.

Na primeira divisão meiótica (prófase I, mais precisamente no paquíteno) ocorre o crossing-over, que é o sobrecruzamento das cromátides homólogas, não-irmãs que se encontram lado a lado.

A relação existente entre meiose e variabilidade genética é principalmente devida à ocorrência de crossing-over.

Para além da separação aleatória dos cromossomas homólogos, um outro fenómeno genético, designado por crossing-over, leva à formaçao de células-filhas com constituiçao genética diferente da célula-mãe.

Quando os cromossomas homólogos se cruzam podem unir-se em certos pontos ou quiasma, podendo ocorrer intercâmbio de segmentos cromossómicos com certos blocos de genes, entre os membros homólogos dos pares
Eu também sei fazer copy paste da Wikipédia. No entanto, quando o faço costumo referir a origem dos textos que copio. Ainda assim, não consigo encontrar a parte do texto que copiou onde diz que o crossing-over não é um fenómeno raro. Pode, por favor, explicar onde é que está essa informação?
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quinta fev 10, 2011 2:27 am

crossing-over

desculpe mas esta na cara que voce nao percebe «nepia disto »palavras
de moura dos santos

sabe o que isto significa??
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

quinta fev 10, 2011 2:32 am

voce deve estar muito confuso ,
não postarei mais neste tópico

cumprimentos
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 2:36 am

ptuga Escreveu:peco desculpa pelos acentos estou com um teclado de outro mundo .

repare a não haver crossing over (ou havendo muito raramente) os pais do messi tinha grandes probabilidades de ao terem mais filhos saírem como ele(messi).
Ajudou??
Agora sou eu que me sinto tentado a escrever aqui em letras bem gordas o acrónimo utilizado por si anteriormente. Está a esquecer-se da recombinação aleatória dos genes na Metafase I da meiose. Esta etapa da formação dos gâmetas assegura que as células reprodutoras tenham uma enorme variedade de combinações genéticas possíveis. A seguir vem a fecundação em que dois gametas aleatórios (1 masculino e outro feminino) se juntam para formar um indivíduo único. Esses mecanismos de recombinação genética é que são os principais na produção de organismos com combinações genéticas distintas. O crossing-over também contribui, claro que sim. Mas o efeito do crossing-over nem se compara ao efeito dos mecanismos anteriores. As porções de genes que sofrem crossing-over, por comparação com o tamanho do nosso ADN, são gotas no oceano.
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 2:42 am

ptuga Escreveu:se voce soubesse o significado dessa frase « A consaguinidade é o grau de semelhança genética por ascendência comum».

nunca teria escrito

valor exacto??dou uma ajuda ja ouviu falar de primos de 1ºgrau,2ºgrau,3ªgrau???

valor exacto....essa ta boa
Ainda falta explicar o grau de consanguinidade de um primo em 1º, 2º, 3º grau. Refiro-me à percentagem de genes que esses indivíduos partilham, e não à explicação popular. E então o grau entre dois irmãos, ou mais ainda, o grau entre os descendentes de de irmão com irmã? Já viu como nem sequer existe explicação popular para esses casos? Por isso é que temos que recorrer a medidas mais precisas.
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 2:47 am

crossing-over
Sim, é verdade. eu nunca disse o contrário. Mas mesmo assim, não deixa de ser um fenómeno raro.
desculpe mas esta na cara que voce nao percebe «nepia disto »palavras
de moura dos santos

LOOOOOOOOOOOOL Perdoem-me. Não resisti.
sabe o que isto significa??
Sim, eu sei o que significa. E você sabe?
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 2:49 am

ptuga Escreveu: não postarei mais neste tópico
Obrigado
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 10, 2011 2:40 pm

ptuga Escreveu:voce deve estar muito confuso ,
não postarei mais neste tópico

cumprimentos
:lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quinta fev 10, 2011 3:42 pm

o ptuga é um ás da genetica?

quando queria criar scottish fold não parecia nada :o :o :o
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta fev 10, 2011 7:24 pm

Boas

Tenho pena que a discussão tenha descambado um pouco, mas para mim valeu a pena e foi muito interessante debater algumas ideias com o CH2O2, que me pareceu ser alguém bastante interessado por esta área e capaz de ter uma discussão séria, num tema que me pareceu dominar bem.

Por isso, o meu obrigado por este momento, que vai sendo raro, de debate de ideias na arca... foi produtivo e valeu a pena

Apenas um nota final, caro CH2O2

Isto sim
CH2O2 Escreveu:Paulo Santos

Isto não ;) Mas agradeço a atitude de respeito
CH2O2 Escreveu:Sr.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
CH2O2
Membro Veterano

quinta fev 10, 2011 8:59 pm

Budgerigar Escreveu:Apenas um nota final, caro CH2O2

Isto sim