Comportamento obsessivo - comer tudo do chão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sábado fev 12, 2011 6:16 pm

Olá a todos. Criei este tópico, porque estou mesmo à beira do desespero com a minha cadela.
Passa-se o seguinte, ela basicamente come TUDO o que encontra no chão que lhe seja apelativo. Come mesmo tudo! Isto começou a piorar por volta dos 10/11 meses, ela agora está com 14 meses. Tornou-se um comportamento obsessivo, em que ela passou a querer ir à rua apenas para conseguir comer o máximo de coisas possíveis. Prefere farejar em vez de brincar com outros cães ou mesmo com os donos. Se eu previr que ela vai comer alguma coisa (ou seja, se eu vir primeiro a tal coisa antes dela) e disser Não, ela não come, mas se não disser nada, ela nem hesita! Isto quer dizer que tenho que estar sempre a olhar para o chão para evitar, e não a posso soltar, porque se eu não estiver por perto ela come tudo o que encontra.
Estou mesmo triste com este comportamento, porque já não a posso soltar no jardim ou praia para poder brincar com outros cães, porque ela brinca 20 segundos e rapidamente começa a busca por comida ou que quer que seja.

Alguém que me possa ajudar pelo menos a atenuar este comportamento. Já pensei em medidas extremas, como colocar-lhe um açaime, mas fica a parecer um cão agressivo, que sem qualquer dúvida não o é! Assim as pessoas não se aproximarão para lhe fazer festas de que ela tanto gosta.. :(

Abraço
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado fev 12, 2011 6:55 pm

acho que o melhor é mesmo açaimá-la. Quem quer fazer festas, até se sente mais à vontade assim, acho eu, e quem tem medo de um cão açaimado não merece o privilégio de o acariciar... :) Sempre é melhor ter menos festas do que comer algo que não deve!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dianne
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 7:25 pm

Sinceramente não queria aplicar essa medida.
Queria experimentar outras primeiro. Mas não sei como ou por onde começar. Não tenho experiência com cães, é o meu primeiro.
Mas se tiver mesmo que recorrer ao açaime, será que teria que ser para o resto da vida da cadela? Ou será que essa medida a longo prazo atenuava ou mesmo erradicava esse comportamento?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado fev 12, 2011 7:27 pm

Fale com um treinador.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado fev 12, 2011 7:40 pm

TheOne Escreveu:Fale com um treinador.
Exactamente... é um comportamento potencialmente perigoso para o seu cão... ele pode morrer por causa disso. Não me parece boa ideia procurar curas fantásticas na arca, é algo que tem de ser resolvido como deve de ser e rapidamente.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
backie
Membro
Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm

sábado fev 12, 2011 7:44 pm

Minha querida. Antes de mais nada quero dizer que tem uma cadela LINDA! Adoro os bassets :3

A minha kurika quando era pequena também comia tudo do chão, e o meu pai comprou na altura, uma espécie de focinheira, mas não cobria o focinho todo, apenas apertava quando ela puxava e não conseguia abrir a boca. Se ela puxava para ir apanhar alguma coisa, depois não abria a boca hehe, desabituou-se logo.
<p><strong>''A indiferen&ccedil;a de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
dianne
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 8:25 pm

TheOne Escreveu:Fale com um treinador.
Se pudesse era o que teria feito à muito tempo. Desde cachorra que gostava que ela tivesse andado numa escola. Mas é uma opção economicamente cara, e a opção não é só minha. Temos-lhe proporcionado tudo, mas isso é uma coisa que foi deixada para segundo plano, pois tentamos à nossa maneira educa-la como pudemos. Não espero nenhuma cura fantástica aqui no fórum, mas apenas umas luzes de como proceder, como posso ensina-la.

Obrigada a todos
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

sábado fev 12, 2011 9:15 pm

doglover80
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 9:45 pm

Trata-se de um treino de dificil execução e que tem de ser bem feito desde o começo, considerando todos os pormenores envolvidos, por isso acho que a dica da arca não é suficiente para resolver o problema apresentado e o dono normal não dá relevância a determinados pormenores o suficiente para conseguir executar o treino de forma eficaz e definitiva... dai existirem treinadores de cães.

Prever que pode ser necessário contratar um treinador é uma das coisas que se tem de fazer quando se adquire um cão, tal como ir ao veterinário. Faz parte, se o cão tiver problemas de comportamento.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
dianne
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 9:56 pm

Vou contactar algumas escolas e ver o que podemos fazer. Vamos tentar organizar as nossas poupanças. Entretanto vou por em pratica algumas dicas que vi em alguns sites.

Obrigada a todos pela ajuda
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado fev 12, 2011 10:12 pm

Nem todas as escolas têm bons profissionais e o seu caso é bem complicado de resolver, se é que vai ser algum dia erradicado de forma permanente.
Tenha bem atenção para não estar a deitar dinheiro ao lixo.
E não mostre grande stress quando ela faz isso. Retire a comida da boca e siga em frente. Quanto mais irritados e desesperados ficamos mais porcaria apanham no chão.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
doglover80
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 10:29 pm

dianne Escreveu:Vou contactar algumas escolas e ver o que podemos fazer. Vamos tentar organizar as nossas poupanças. Entretanto vou por em pratica algumas dicas que vi em alguns sites.

Obrigada a todos pela ajuda
Vive onde Lisboa? (fui ver o perfil)

Vou-lhe envia mp com o meu conselho.
dianne
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 10:31 pm

Nós antes ainda lhe dava-mos umas palmadas no focinho e ralhava-mos, mas ela não queria saber. E engolia o que estava a mastigar o mais rápido possível para não lhe tirar-mos da boca. Agora só lhe tiro da boca e sigo, mas deixa-me triste..
Já agora LuMaria, se me pudesse indicar algumas escolas por pm, ou aqui, como achar mais conveniente. Andei a pesquisar algumas, mas como não tenho qualquer referência não sei como escolher.

Abraço
dianne
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 10:33 pm

Sim, vivo em Lisboa.
doglover80
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 10:37 pm

dianne Escreveu:Nós antes ainda lhe dava-mos umas palmadas no focinho e ralhava-mos, mas ela não queria saber. E engolia o que estava a mastigar o mais rápido possível para não lhe tirar-mos da boca. Agora só lhe tiro da boca e sigo, mas deixa-me triste..
Já agora LuMaria, se me pudesse indicar algumas escolas por pm, ou aqui, como achar mais conveniente. Andei a pesquisar algumas, mas como não tenho qualquer referência não sei como escolher.

Abraço
Pois esse é o problema do ralhar... deixa de mastigar e engole logo, os esticões podem ser feitos mas não resolvem o problema porque tem de andar atenta na mesma para dar o esticão quando o cão vai comer alguma coisa... vai dar ao mesmo... o cão é que tem de deixar de querer comer o que tá no chão... e você já pode realxar.
Responder

Voltar para “Cães”