Limpeza dos dentes: anestesia geral/sedação/sangue frio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

domingo fev 13, 2011 1:39 pm

drilldown1 Escreveu:Um osso do fémur da vaca, ajuda a manter os dentes limpos.

O meu mais velho, como teve que ser submetido a uma cirurgia, aproveitaram a anestesia e limparam-lhe os dentes.
Não o consigo encontrar nem no mercado :evil: Por alguma razão todos os ossos são devolvidos ao fornecedor (talvez depois sigam para as fábricas de ração) e não se vendem. Onde é que arranja?
sobaka
Membro Veterano

domingo fev 13, 2011 1:44 pm

cockinhas Escreveu:
sobaka Escreveu:Entretanto, passou-me pela cabeça perguntar aqui como é que os foristas limpam dentes aos seus cães. Dão ossos? Usam truques caseiros como pasta de tomate? Manuseiam o gancho e tiram tártaro pessoalmente sem ajuda? Levam os cães à clínica? Não ligam?
Olá Sobaka, não fique ansiosa por causa disto.

Os meus cães comem ração e, apesar de ocasionalmente lhes lavar os dentes com pasta enzimática e terem ossos de couro à disposição (que eles roem todos os dias), forma-se sempre tártaro. Sempre que vou ao Vet com eles (vacinas por exemplo), peço para ele retirar a pedra que se formou desde a consulta anterior. O processo é absolutamente simples: sem qualquer tipo de calmante o Vet levanta o lábio expondo os dentes e retira a pedra com uma "faca" (desconheço o nome do instrumento).

Um deles, na primeira vez que foi submetido a este tratamento, até permaneceu sentado. Agora já não fica quieto mas continua a ser fácil: deita-se e segura-se o cão de lado e num instante está com os dentes limpos.

Sempre pensei que a necessidade de sedar os cães dependesse apenas do stress ou incapacidade de os manter quietos por serem muito fortes.

O meu primeiro cocker não "deixava" que o vet lhe mexesse nos dentes como estes deixam mas nem por isso era sedado. O vet fazia tudo como descrevi atrás só que "açaimava" o cão com uma tira de gaze.

Boa sorte!
Obrigada Cockinhas!

O instrumento chama-se Tooth Scaler, parece um gancho de metal. Eu também estava habituada a este procedimento, nem era preciso de deitar o cão, ele permaneceu de pé a fazer caretas :)
peterpap1
Registado: domingo fev 13, 2011 12:21 pm

domingo fev 13, 2011 1:44 pm

sobaka Escreveu:
LuMaria Escreveu:Vão sedar o seu cão por causa de 3 dentes com tártaro?
Mas o tártaro está assim tão mau nesses 3 dentes que não possa resolver-se com ele acordado?
Não, não, nem levantou a gengiva. Mas entendi que era o procedimento habitual nesta clínica.
Como é que alguém no seu perfeito juizo leva um cachorro pra ser anestesiado por causa de tártaro em 3 dentinho...EU tou que na posso? Você tem esse cuidado com você própria??? DUvideooooooo E anestesia geral... Isto é de loucos..

No meio disto tudo eu só consgigo ver o vet a rir :)
sobaka
Membro Veterano

domingo fev 13, 2011 1:46 pm

catrules Escreveu:Será que ele se porta bem no vet? Se sim e se o tártaro está concentrado em apenas 3 dentes também não vejo o motivo da anestesia geral.
Sim, ele é muito quieto. Está habituado a longas horas de stripping manual, passa 3 horas a ser manuseado sem se queixar.
sobaka
Membro Veterano

domingo fev 13, 2011 1:51 pm

ziggy Escreveu:
sobaka Escreveu: A veterinária ofereceu-se limpar os dentes ao bicho mas avisou que ele teria que ficar sob efeito da anestesia geral.
Para ser franca, fiquei chocada. Até hoje a limpeza dos dentes do meu cão sempre foi feita em "sangue frio". O barbudo franzia nariz e tentava virar a cabeça e mais nada. E a ideia fazer anestesia geral com entubação para limpar três dentinhos não me caiu bem.
Intubação para limpar os dentes? Para limpar os dentes não é necessário usar um anestésico iniba o reflexo respiratório e implique ventilação mêcanica. Os cães são sedados para fazerem radiografias à anca e não são intubados. Tem a certeza que não é um destes que o veterinário pleneia usar?

Absoluta. Alias, perguntei, incrédula, várias vezes e sempre obtive a mesma resposta.
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo fev 13, 2011 1:52 pm

mas sabem o que é limpar o tártaro a um cão?
manter a boca aberta tempo o suficiente para que o procedimento seja feito correctamente?
o meu cão teve que ser sedado apenas para tirar os pontos e mudar o penso e não podiamos fazer qualquer barulho que seria o suficiente para o despertar.
acredito que o barulho mecânico da máquina seja o suficiente para ter que o anestesiar.
um vet responsável jamais aconselharia a intervenção à toa.
:?
Última edição por chowista em domingo fev 13, 2011 1:53 pm, editado 1 vez no total.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo fev 13, 2011 1:53 pm

sobaka Escreveu:
catrules Escreveu:Será que ele se porta bem no vet? Se sim e se o tártaro está concentrado em apenas 3 dentes também não vejo o motivo da anestesia geral.
Sim, ele é muito quieto. Está habituado a longas horas de stripping manual, passa 3 horas a ser manuseado sem se queixar.
Que maravilha de canito :D
Então se calhar o vet conseguia remover o tártaro sem necessidade de anestesia, ainda para mais não é nos dentes todos.
Sónia
sobaka
Membro Veterano

domingo fev 13, 2011 1:54 pm

peterpap1 Escreveu:
sobaka Escreveu:
LuMaria Escreveu:Vão sedar o seu cão por causa de 3 dentes com tártaro?
Mas o tártaro está assim tão mau nesses 3 dentes que não possa resolver-se com ele acordado?
Não, não, nem levantou a gengiva. Mas entendi que era o procedimento habitual nesta clínica.
Como é que alguém no seu perfeito juizo leva um cachorro pra ser anestesiado por causa de tártaro em 3 dentinho...EU tou que na posso? Você tem esse cuidado com você própria??? DUvideooooooo E anestesia geral... Isto é de loucos..

No meio disto tudo eu só consgigo ver o vet a rir :)
*com a maior das paciências* eu não levo ninguém a nada. Eu estou a ouvir as respostas e o tártaro está a espera de um osso de vaca que procuro arranjar. Quanto ao seu hipotético Alguem, não lhe sei dizer, procure-o e pergunte.
sobaka
Membro Veterano

domingo fev 13, 2011 1:56 pm

chowista Escreveu:mas sabem o que é limpar o tártaro a um cão?
manter a boca aberta tempo o suficiente para que o procedimento seja feito correctamente?
o meu cão teve que ser sedado apenas para tirar os pontos e mudar o penso e não podiamos fazer qualquer barulho que seria o suficiente para o despertar.
acredito que o barulho mecânico da máquina seja o suficiente para ter que o anestesiar.
um vet responsável jamais aconselharia a intervenção à toa.
:?
Até hoje removíamos o tártaro com tooth scaler, é um gancho metálico, não fazbarulho nenhum.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo fev 13, 2011 1:58 pm

sobaka Escreveu:
drilldown1 Escreveu:Um osso do fémur da vaca, ajuda a manter os dentes limpos.

O meu mais velho, como teve que ser submetido a uma cirurgia, aproveitaram a anestesia e limparam-lhe os dentes.
Não o consigo encontrar nem no mercado :evil: Por alguma razão todos os ossos são devolvidos ao fornecedor (talvez depois sigam para as fábricas de ração) e não se vendem. Onde é que arranja?
Não compro, o talho dá. Já cheguei a trazer 5 ossos (pesado) do fémur da vaca para os amigos do meu cão.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

Sobaka essa paciência toda é para mim? Fiz uma pergunta. Se o tártaro nesses 3 dentes está assim tão mau.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sobaka
Membro Veterano

catrules Escreveu:
sobaka Escreveu:
Que maravilha de canito :D
Então se calhar o vet conseguia remover o tártaro sem necessidade de anestesia, ainda para mais não é nos dentes todos.
Ele tem os seus "se" :lol: Se lhe aparecer outro macho de tamanho considerável pela frente nem a anestesia geral proibe-o de se meter em luta.
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo fev 13, 2011 1:59 pm

sobaka, será que o tártaro está tão instalado que já não chegue o procedimento manual?
sobaka
Membro Veterano

domingo fev 13, 2011 2:00 pm

LuMaria Escreveu:Sobaka essa paciência toda é para mim? Fiz uma pergunta. Se o tártaro nesses 3 dentes está assim tão mau.

não, LuMaria :o! É para o troll do peterpap1
sobaka
Membro Veterano

domingo fev 13, 2011 2:04 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Pelo que sei, é um procedimento normal. Não sei em que dentes são, mas se são nos molares é a forma que os Vets têm de trabalhar mais à vontade.
Normalmente são instrumentos electricos, e causam algum desconforto ao cão, pelo que se ele não estiver quieto, pode magoar-se.

Leah, vou enviar-lhe uma pm a explicar uma alternativa, futura. :wink:
Isabel, muito obrigada! Já vou ler :)
Até hoje foi usado o istrumento mecánico, deve ser por isso que nunca antes ouvi da anestesia para este procedimento.
Responder

Voltar para “Cães”