Cosanguinidade

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ptuga
Membro Veterano
Registado: terça dez 01, 2009 11:31 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo, british shorthair, scottish fold,
Ciclideos,
Amazonas aestiva , cinzentos,
R

domingo fev 13, 2011 5:12 pm

Budgerigar Escreveu:
PedroVDias Escreveu:Bem!!!
Que grande debate!
Estou a conseguir entender um bocadinho!!!
Para quem é um bocado leigo nesta questão, o melhor é não arriscar cruzamentos entre irmão e pais com filhos!!!
Se a coisa correr bem até é bom...
Se a coisa corre mal os bichos é que sofrem!!!
Olhando para o assunto de forma simples, é exactamente isso.

Como foi dito mais atrás, os cruzamentos consanguíneos podem fazer sentido, mas apenas em situações especificas, nomeadamente com aves de qualidade e das quais queremos fixar e preservar determinadas características.

Para quem se dedica ou quer dedicar à criação de aves, existem uma série de etapas a percorrer, sendo que as condições de manutenção, são (devem ser) a primeira e principal preocupação.

exactamente ,sem nada a acrescentar essa podia ser perfeitamente a resposta ao forista que iniciou o tópico.
PedroVDias
Membro Veterano
Registado: quarta mai 30, 2007 8:38 pm

domingo fev 13, 2011 11:18 pm

Por vezes respostas simples é o ideal...
Contudo não podemos deixar em claro as respostas mais complexas, só assim é que pudemos aprofundar mais a questão!!!
pauloarrulo
Membro Júnior
Registado: terça nov 23, 2010 11:38 pm

segunda fev 14, 2011 4:34 pm

ola a todos para q se saiba ja se disse muita coisa q nao vou repetir apenas dou a minha opiniao ja q para ir a concursos tenho q crusar entre parentes diretos---
1-PAI+FILHA ---pai puro intenso -filha nevada -evita assim perto de 90% de hipoteses de morte dos filhotes
2-MAE+FILHO---mae nevada -filho intenso------igual ao de cima
3-FILHO INTENSO 1a postura + FILHA NEVADA (mesmo casal) da 2a postura ----tem cerca de 75 a 80% de hipoteses de criaçao normalmente o primeiro ovo nao e fecundado variando sempre a qualidade do canario sem qualquer tipo de problemas
PARA QUEM CRIA POR PRAZER E NAO PARA COMPETIR NAO FAZ SEQUER SENTIDO FAZER ESSES CRUZAMENTOS existe sempre a possibilidade de trocalos com o vizinho ou com a loja + proxima
4(para saber q destes 3 crusamentos obtem-se passaros 100% saudaveis podendo seguir fazer +uns quantos casais

paulo arrulo criador canarios vermelho mosaico vermelhos intenso e isabeis vemelho mosaico cy18
ptuga
Membro Veterano
Registado: terça dez 01, 2009 11:31 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo, british shorthair, scottish fold,
Ciclideos,
Amazonas aestiva , cinzentos,
R

segunda fev 14, 2011 5:31 pm

muito bem ,excelente mesmo,o seu testemunho,os foristas agradecem.

http://www.amigosdospapagaios.com/
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda fev 14, 2011 7:30 pm

pauloarrulo Escreveu:ola a todos para q se saiba ja se disse muita coisa q nao vou repetir apenas dou a minha opiniao ja q para ir a concursos tenho q crusar entre parentes diretos---
Tem ? Porquê ?
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
PedroVDias
Membro Veterano

segunda fev 14, 2011 10:15 pm

:o :o
pauloarrulo
Membro Júnior

terça fev 15, 2011 10:55 pm

Como foi dito mais atrás, os cruzamentos consanguíneos podem fazer sentido, mas apenas em situações especificas, nomeadamente com aves de qualidade e das quais queremos fixar e preservar determinadas características.

DEJA VU amigo conhece a sensaçao ?
se antes de perguntar lesse o q foi escrito era + facil
pesso desculpa a todos os foristas mas comecei a epoca de criaçao e vou ter menos tempo para ca vir
obrigado/a
paulo arrulo
Budgerigar
Membro Veterano

terça fev 15, 2011 11:18 pm

pauloarrulo Escreveu:Como foi dito mais atrás, os cruzamentos consanguíneos podem fazer sentido, mas apenas em situações especificas, nomeadamente com aves de qualidade e das quais queremos fixar e preservar determinadas características.

se antes de perguntar lesse o q foi escrito era + facil
pesso desculpa a todos os foristas mas comecei a epoca de criaçao e vou ter menos tempo para ca vir
obrigado/a
paulo arrulo

DÉJÀ VU ? Sim claro, foi a sensação que tive assim que li a sua intervenção anterior.
pauloarrulo
Membro Júnior

terça fev 15, 2011 11:31 pm

como esta e diz bem a aprender e pelos vistos e + 1 critico deveria dedicar-se + a politica esta no sitio errado
volto a esplicar -sera nesseçario -vai ler as respostas todas ou tem + alguma questao? desde q relacionada com canarios terei gosto em responder algo + q isso simplesmente ignoro , nao tenho tempo
Budgerigar
Membro Veterano

terça fev 15, 2011 11:35 pm

pauloarrulo Escreveu:como esta e diz bem a aprender e pelos vistos e + 1 critico deveria dedicar-se + a politica esta no sitio errado
volto a esplicar -sera nesseçario -vai ler as respostas todas ou tem + alguma questao? desde q relacionada com canarios terei gosto em responder algo + q isso simplesmente ignoro , nao tenho tempo

Tenho alguma dificuldade em ler tudo aquilo que não esteja escrito em Português, sabe como é, limitações e também eu tenho as minhas.

Assim sendo, nem vou gastar o meu latim, nem o meu tempo a decifrar aquilo que acabou de (tentar) escrever.

É como disse.... DÉJÀ VU.... ou como eu costumo dizer, mais do mesmo ;)
pauloarrulo
Membro Júnior

terça fev 15, 2011 11:55 pm

humildade e o q se pede a quem nao sabe + por vezes e bom aprender com alguem q sabe do q esta a falar e pratica o q diz sem qualquer tipo de problemas geneticos tendo como base ja 88 pontos de uma avaliacao de juizes nacionais e internacionais cujo maximo se cifra em 94 pontos tendo como custo de cada ave em esposiçao o valor de 60E q corre o (risco) de fragilizar um plantel de perto de 60 a 100!.....aves perdendo uma modica quantia de ......para mim nao e o valor mas sim aquilo q sei -q aprendi -q aprendo- para beneficio dos meus animais e se possivel ajudar quem precisa nao e o seu caso
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta fev 16, 2011 10:35 am

Esta receita da ‘humildade’ vale para todos.
Para todos os efeitos, temos de assumir que neste fórum não há nada que distinga “trolhas” de “Doutores” (sem ofensa para nenhum destes profissionais). Por outras palavras, ninguém sabe com quem está a trocar ideias, e por isso devemos ter sempre em conta que tanto existe a hipótese de estarmos a trocar ideias com um criador experiente, como com um miúdo de 10 anos a dizer que tem um Doutoramento em Ornitologia. ;) Se não conhecemos as pessoas pessoalmente, bem pode alguém para se fazer valer dizer que ganhou 10 “Oscares” das aves e 20 “prémios Nobel “da Ornitologia, que essa conversa só por si não vale absolutamente nada num forum.
O que vale aqui é a qualidade e a validade do que se escreve, e a forma como se faz chegar a nossa mensagem e as nossas ideias aos outros. Tendo isto em mente, a única coisa que podemos fazer para valorizar a intervenção de fulano ou cicrano, é com base na nossa muita ou pouca experiência tentar filtrar o trigo do joio avaliando a qualidade do que é escrito.
A Avaliação das nossas aves e do trabalho que fazemos com elas, faz-se vendo as aves e esse trabalho pessoalmente em exposições, e é lá que devem ficar. Se alguém procura esse reconhecimento AQUI, está no sitio errado!
Aqui o que se avalia num forum é a qualidade do que escrevemos. Em última instância podemos ser grandes criadores na prática, mas não conseguir transmitir nada aos outros e nem partilhar conhecimentos, e isso num fórum vale de pouco. Por outro lado podemos ser apenas teóricos, cheios de conhecimentos adquirido ao longo de muita pesquisa, e sermos capazes de transmitir facilmente esses conhecimento aos outros , o que num fórum de discussão e troca de informação vale muito.
Isto não é um ataque dirigido a ninguém, mas é efectivamente uma chamada de atenção de que aquilo que se escreve e a qualidade do que se escreve é que atesta a nossa validade enquanto membros que contribuímos para a riqueza do fórum, não é o facto de dizermos que já ganhámos 300 prémios, mesmo que isso seja a mais pura das verdades.
PedroVDias
Membro Veterano

quarta fev 16, 2011 11:09 am

Concordo plenamente!!!
:wink:
Budgerigar
Membro Veterano

quarta fev 16, 2011 1:12 pm

pauloarrulo Escreveu:humildade e o q se pede a quem nao sabe + por vezes e bom aprender com alguem q sabe do q esta a falar e pratica o q diz sem qualquer tipo de problemas geneticos tendo como base ja 88 pontos de uma avaliacao de juizes nacionais e internacionais cujo maximo se cifra em 94 pontos tendo como custo de cada ave em esposiçao o valor de 60E q corre o (risco) de fragilizar um plantel de perto de 60 a 100!.....aves perdendo uma modica quantia de ......para mim nao e o valor mas sim aquilo q sei -q aprendi -q aprendo- para beneficio dos meus animais e se possivel ajudar quem precisa nao e o seu caso

Estes ataques de moralismo bacôco, são algo já demasiadamente visto aqui na Arca.

Antes de me falar de humildade, tente primeiro perceber o que é exactamente o conceito de humilde.

Tentou puxar dos galões e afinal de contas, a montanha pariu um rato... um canário com 88 pontos é tão somente um canário mediano.

Nas expos, atribuiem-se pontos às aves, não se atribuiem valores monetários, daí que, dizer que a ave vale X ou Y é a evidência de uma necessidade de afirmação que vem somente reforçar a ideia que eu já tinha.... é o tal DÈJÁ VU.

Quem estabelece o valor da ave, é o criador e esse valor pode nem sequer depender da prestação da ave numa expo.

Existem por aí imensos criadores (criadores a sério) de canários que vendem aves bem mais caras e que nunca estiveram sequer numa expo.

Independentemente disto, é-me completamente indiferente se você cruza Pais com Filhos, Irmãos com Irmãos ou se até cruza a Canária com o Gato, o que não posso concordar, é que venha dizer que, para ir a expos necessita de efectuar este tipo de cruzamento, pois aí, deixa claro o seu desconhecimento sobre a matéria, mas sobretudo, pode estar a induzir em erro, aqueles que o lêem.

Para finalizar...

Para a próxima que me mandar ler o que foi escrito, tente pelo menos não me mandar ler o que eu próprio escrevi, pois isso só vem demonstrar que afinal de contas, quem não leu nada do que aqui foi debatido, foi você.

pauloarrulo Escreveu:
[size=150]Budgerigar[/size] Escreveu:Como foi dito mais atrás, os cruzamentos consanguíneos podem fazer sentido, mas apenas em situações especificas, nomeadamente com aves de qualidade e das quais queremos fixar e preservar determinadas características.

se antes de perguntar lesse o q foi escrito era + facil pesso desculpa a todos os foristas mas comecei a epoca de criaçao e vou ter menos tempo para ca vir
obrigado/a
paulo arrulo
PedroVDias
Membro Veterano

quarta fev 16, 2011 2:27 pm

HUMILDADE:
"Refere-se à qualidade daqueles que não se tentam projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade."
Responder

Voltar para “Aves”