Venho partilhar com os restantes users do fórum o acidente que aconteceu no passado na semana passada deste mesmo mês:
Tudo começou na passada segunda feira 7/02/2011, o meu gecko leopardo macho blizzard sofreu um prolapso do hemipenis após cópula.
Após a observação do mau aspecto apresentado pelo hemipenis foi contactado um veterinário que recomendou o seguinte tratamento até ser possível levar o animal até ao consultório veterinário:
Banhos diários com água tépida com açúcar dissolvido em tentativa de fazer o hemipenis desinchar para então o gecko o conseguir recolocar.
O animal foi apresentado melhorias e quando houve possibilidade de me deslocar ao veterinário de exóticos mais perto (e com melhores referências) assim foi feito. Sexta feira dia 11/02/2011 o gecko ficou internado na clínica veterinária para então no dia seguinte ser observado pelo médico veterinário (nome por pm) para então ser feito o diagnóstico. No dia 12/02/2011 foi-me comunicado que a colocação do hemipenis foi impossível então deve de ter amputado, nesse mesmo dia passei para ver como ele estava, tinha reagido bem à anestesia e estava naquele momento a descansar.
Hoje, dia 14/02/2011, passei novamente na clínica veterinária para buscar o animal. Estava óptimo, segundo o Dr. ele tinha-se portado bem e tinha comido bastante bem. Neste momento encontra-se em recuperação e descanso.
Deixo fotos da evolução:
Primero dia

Terceiro dia

Após a operação

Possíveis causas: Desidratação, cópula com macho demasiado jovem ou demasiado magro, parasitas internos...
Formas de prevenir: Dar sempre uma alimentação variada com suplementos de cálcio e D3 quando devido, ter sempre uma taça com água disponível, ir controlado o peso do gecko. NUNCA juntar um casal de geckos leopardo antes de ambos terem 10 meses/um ano (mais ou menos), a cópula prematura pode originar problemas como este ou problemas ainda piores.
Agradeço imenso à clínica veterinária e pelo excelente trabalho e por ter facilitado o pagamento. Agradeço também a ajuda a todas as pessoas que me ajudaram e apoiaram, ninguém é esquecido

Cumps