Castrar?!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
não quero contradizer, mas julgo que não há idade limite para castração. Tenho desde há pouco tempo um gato com 10 anos, inteiro, e será castrado logo que engorde e se apresente saudável. Quando são séniores, convém é fazer análises (hemograma e bioquímicas) para verificar o seu estado... se estiver bem, avança-se! Ainda que muitos hábitos não mudem, o cheiro da marcação será bastante atenuado, e o gato fica menos agressivo.. 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro
- Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

Consideram-se seniores a partir de que idade? Pensei que fosse a partir dos sete!

Cumprimentos,
Sofia Marques
"If people are trying to bring you down, it only means that you are above them"
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Sim, são considerados seniores a partir dos sete anos, mas, tal como acontece com as pessoas, a "maturidade" chega em alturas diferentes, consoante o seu organismo, os cuidados que têm e a vida que levaram. Um gato de rua, por exemplo, até aos dois anos mantém-se em paralelo com os gatos de casa; mas depois, envelhece ao dobro da velocidade! Ou seja, com 7 anos, pode já apresentar as maleitas de um gato de interior com 14 anos. A minha Biryani, dificilmente a considero "velhota", tem 10 anos mas ainda é muito activa e, antes de a esterilizar, fiz-lhe análises, que mostraram que o seu corpo faz inveja a muita gata nova, ehehehe. É a Madonna cá do sítio.
O James, com 10 anos também, está muito magrinho e de luto pela irmã, e parecia mais novo quando chegou, ter sido empandeirado e a morte da Nina entristeceram-no muito, o sistema imunitário foi-se abaixo (de tal forma que o testei para FIV e FELV, eu, que costumo ser contra testes!), arranjou uma estomatite brutal e deixou de comer, depois já se sabe, não comer leva à anorexia... tem estado em tratamento e a estomatite já passou, mas continua tristíssimo e envelheceu. 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
Tem toda a razao Chamarrita, nao ha idade limite para castracao, o vet devera ver se o gato esta em boa saude e se estiver nao ha razao para nao poder se castrado.Chamarrita Escreveu:não quero contradizer, mas julgo que não há idade limite para castração. Tenho desde há pouco tempo um gato com 10 anos, inteiro, e será castrado logo que engorde e se apresente saudável. Quando são séniores, convém é fazer análises (hemograma e bioquímicas) para verificar o seu estado... se estiver bem, avança-se! Ainda que muitos hábitos não mudem, o cheiro da marcação será bastante atenuado, e o gato fica menos agressivo..
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
Consigo arranjar preços acessíveis se estiver interessado.
Tudo na zona de Lisboa.
[email protected]
Tudo na zona de Lisboa.
[email protected]

<p>http://www.esteriliza-me.org/ http://www.animaisderua.org/</p>
<p>Saving Just One Animal Won't Change The World...But Surely The World Will Change For That One Animal.</p>
<p>Saving Just One Animal Won't Change The World...But Surely The World Will Change For That One Animal.</p>
O meu bichinho tem 8 meses. Sinceramente, não o estou a pensar castrar (pois estou a pensar em fazer criação), embora viva num apartamento.
Mas ainda não demonstrou nenhum comportamento típico como o marcar território ou aqueles miados mais agressivos.
Aliás, não tenho nada em casa que esteja estragado por causa dele
Pelo que já foi lendo aqui no fórum, todos os nossos animais apresentam comportamentos diferentes, e há alguns gatos que mesmo em apartamento e que não estejam castrados, não marcam território.
A minha prima tem um gato que 'adoptou à rua' e antes de o castrar, o gato era super meigo e atencioso, e depois do procedimento ficou muiittoo agressivo!
O Óscar, um dos gatos da minha tia, apesar de ser castrado, não é nada caseiro [a não ser durante o Inverno, que fica em casa o tempo todo à lareira
]! Adora andar a passear e ir ter com os amigos 
Mas ainda não demonstrou nenhum comportamento típico como o marcar território ou aqueles miados mais agressivos.

Pelo que já foi lendo aqui no fórum, todos os nossos animais apresentam comportamentos diferentes, e há alguns gatos que mesmo em apartamento e que não estejam castrados, não marcam território.
A minha prima tem um gato que 'adoptou à rua' e antes de o castrar, o gato era super meigo e atencioso, e depois do procedimento ficou muiittoo agressivo!
O Óscar, um dos gatos da minha tia, apesar de ser castrado, não é nada caseiro [a não ser durante o Inverno, que fica em casa o tempo todo à lareira

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
Atencao que ha gatos que levam mais tempo a chegar a maturidade do que outros e nos machos ha gatos que so sao sexualmente activos depois dos 8 meses. tambem ha gatos que apesar de nao serem castrados nascem estereis e por essa razao nao marcam territorio, mas qualquer gato que seja sexualmente activo marca territorio e se nao tiver um local para o por se o vai usar para criacao, pode crer que daqui a pouco tempo tera o apartamento todo a cheirar a xixi. Se tiver uma marquize podera o ter la senao daqui a pouco tempo vira se queixar que nao supporta o cheiro na sua casa. A agressividade nos gatos inteiros so acontesse quando as femeas estao em cio e eles medem forcas.Lirium Escreveu:O meu bichinho tem 8 meses. Sinceramente, não o estou a pensar castrar (pois estou a pensar em fazer criação), embora viva num apartamento.
O Óscar, um dos gatos da minha tia, apesar de ser castrado, não é nada caseiro [a não ser durante o Inverno, que fica em casa o tempo todo à lareira]! Adora andar a passear e ir ter com os amigos
Em todos estes anos nunca conheci um gato que seja sexualmente activo que nao marque territorio, mesmo que seja o unico gato e tenha varias femeas ao seu dispor. E olhe que conheco bastantes criadores e todos se queixam do mesmo problema, por essa razao e que a maioria dos cradores tem os seus machos em gatis proprios, eu tenho os meus na marquize quando estao nessa faze.
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
Se calhar seria melhor não gastar esterilizações de animais abandonados com animais com dono...digo eu..elecktra Escreveu:Consigo arranjar preços acessíveis se estiver interessado.
Tudo na zona de Lisboa.
[email protected]

<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
chillisauce Escreveu: Atencao que ha gatos que levam mais tempo a chegar a maturidade do que outros e nos machos ha gatos que so sao sexualmente activos depois dos 8 meses. tambem ha gatos que apesar de nao serem castrados nascem estereis e por essa razao nao marcam territorio, mas qualquer gato que seja sexualmente activo marca territorio e se nao tiver um local para o por se o vai usar para criacao, pode crer que daqui a pouco tempo tera o apartamento todo a cheirar a xixi. Se tiver uma marquize podera o ter la senao daqui a pouco tempo vira se queixar que nao supporta o cheiro na sua casa. A agressividade nos gatos inteiros so acontesse quando as femeas estao em cio e eles medem forcas.
Em todos estes anos nunca conheci um gato que seja sexualmente activo que nao marque territorio, mesmo que seja o unico gato e tenha varias femeas ao seu dispor. E olhe que conheco bastantes criadores e todos se queixam do mesmo problema, por essa razao e que a maioria dos cradores tem os seus machos em gatis proprios, eu tenho os meus na marquize quando estao nessa faze.
Sim, percebo perfeitamente que ainda não tenha atingido a maturidade sexual. E que é provável que ele comece a marcar território (mas para já ainda não o fez). Mas também já li histórias de pessoas com gatos machos adultos que dizem que os seus animais nunca marcaram território (talvez tenham nascidos estéreis, como disse).
Mas tenho local para por o bichano

Mas tenho um outro exemplo, não sei se será muito válido no sentido de que o gato também passeia pelo jardim e vizinhança: um é castrado e adora passear pela vizinhança e o outro, que ainda não é castrado é mais caseiro, embora também ande por aí, mas sem nunca se afastar muito de casa, e ainda não marcou território dentro casa...
Ninguém disse que era isso que estava a ser feito, creio eu.VascoV2 Escreveu:Se calhar seria melhor n�o gastar esteriliza��es de animais abandonados com animais com dono...digo eu..elecktra Escreveu:Consigo arranjar pre�os acess�veis se estiver interessado.
Tudo na zona de Lisboa.
[email protected]
<p>http://www.esteriliza-me.org/ http://www.animaisderua.org/</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am
Eu tb não pensava em castrar os meus, mas a verdade é que me cansei de limpar as marcações de território por todo o lado. Paredes, portas, sofás, armários.
No dia em que levei uma mijadela em cima às 3h da manhã enquanto dormia, tomei a decisão.
Isto no fim de mudar a cama toda e me enfiar na banheira.
No dia em que levei uma mijadela em cima às 3h da manhã enquanto dormia, tomei a decisão.

Se está a pensar em fazer criação porque razao não adquiriu uma fêmea? Criador é o dono da fêmea grávida, não quem cede o macho para cobrição.Lirium Escreveu:O meu bichinho tem 8 meses. Sinceramente, não o estou a pensar castrar (pois estou a pensar em fazer criação), embora viva num apartamento.
O Óscar, um dos gatos da minha tia, apesar de ser castrado, não é nada caseiro [a não ser durante o Inverno, que fica em casa o tempo todo à lareira]! Adora andar a passear e ir ter com os amigos
Quando isso acontecer... se ele não marcava garantidamente vai começar a fazê-lo.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Ainda não passa de uma ideia, por isso nada está em concreto ou definitivo. Apenas é uma ideia que nos passou pela cabeça. Até porque, é preciso ponderar muito bem a escolha de uma parceira (desde a sua saúde à confiança dos donos).dinodane Escreveu:Se está a pensar em fazer criação porque razao não adquiriu uma fêmea? Criador é o dono da fêmea grávida, não quem cede o macho para cobrição.Lirium Escreveu:O meu bichinho tem 8 meses. Sinceramente, não o estou a pensar castrar (pois estou a pensar em fazer criação), embora viva num apartamento.
Quando isso acontecer... se ele não marcava garantidamente vai começar a fazê-lo.
O gato foi oferecido (e não havia preferência por macho ou fêmea, apenas um gato bonito e saudável) e dentro daqueles que fomos visitar, era de todos o mais bonito e melhor tratado! E foi paixão à primeira vista

Para já, ainda não apresentou nenhum comportamento

-
- Membro
- Registado: quarta nov 17, 2010 10:44 pm
Cães: Jardel, Jomi
Hamster: Íris
SofiaSapien Escreveu:Blackheart9 Escreveu:Tenho uma dúvida.. tenho 1 gato com 1 ano, se o mandar castrar agora, não vai haver problemas? Agradeço resposta
Um gato com 1 ano, é um gato novo. Não há qualquer problemaA partir dos 7 anos é que já não é aconselhável (não querendo induzir em erro acerca do limite de idade para castração). Mas com um ano...fique à vontade.
Um gato inteiro de apartamento fica mais sujeito ao stress por não poder "ir às meninas"(isto para além de tudo o que já foi enumerado como benefício da castração)
Cumprimentos,
Sofia Marques
Obrigada pela resposta

Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
Também acreditava nisso mas o gatito k acasalou com a minha teve uns diasinhos a miar e depois voltou ao normal. Ele de qq das formas nunca marcou território.dinodane Escreveu: se ele não marcava garantidamente vai começar a fazê-lo.
Sei de alguns gatos sem acesso à rua k n marcam mas também já vi gatos castrados k continuam a marcar. A veterinária disse-me que era normal e um pouco imprevisível e por isso o melhor mm é castrar antes dos comportamentos começarem. O meu Yoshi foi castrado aos 6 meses e não teve qq problema nem mudança comportamental e continua activo e não ficou com obesidade. Se o gato tem acesso à rua é k os perigos de não castrar são maiores por causa das lutas/fugas/doenças.