Prolápso do hemipenis Gecko Leopardo - Relato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

segunda fev 14, 2011 11:07 pm

Boas,

Venho partilhar com os restantes users do fórum o acidente que aconteceu no passado na semana passada deste mesmo mês:
Tudo começou na passada segunda feira 7/02/2011, o meu gecko leopardo macho blizzard sofreu um prolapso do hemipenis após cópula.

Após a observação do mau aspecto apresentado pelo hemipenis foi contactado um veterinário que recomendou o seguinte tratamento até ser possível levar o animal até ao consultório veterinário:

Banhos diários com água tépida com açúcar dissolvido em tentativa de fazer o hemipenis desinchar para então o gecko o conseguir recolocar.

O animal foi apresentado melhorias e quando houve possibilidade de me deslocar ao veterinário de exóticos mais perto (e com melhores referências) assim foi feito. Sexta feira dia 11/02/2011 o gecko ficou internado na clínica veterinária para então no dia seguinte ser observado pelo médico veterinário (nome por pm) para então ser feito o diagnóstico. No dia 12/02/2011 foi-me comunicado que a colocação do hemipenis foi impossível então deve de ter amputado, nesse mesmo dia passei para ver como ele estava, tinha reagido bem à anestesia e estava naquele momento a descansar.

Hoje, dia 14/02/2011, passei novamente na clínica veterinária para buscar o animal. Estava óptimo, segundo o Dr. ele tinha-se portado bem e tinha comido bastante bem. Neste momento encontra-se em recuperação e descanso.

Deixo fotos da evolução:

Primero dia
Imagem

Terceiro dia
Imagem

Após a operação
Imagem

Possíveis causas: Desidratação, cópula com macho demasiado jovem ou demasiado magro, parasitas internos...

Formas de prevenir: Dar sempre uma alimentação variada com suplementos de cálcio e D3 quando devido, ter sempre uma taça com água disponível, ir controlado o peso do gecko. NUNCA juntar um casal de geckos leopardo antes de ambos terem 10 meses/um ano (mais ou menos), a cópula prematura pode originar problemas como este ou problemas ainda piores.

Agradeço imenso à clínica veterinária e pelo excelente trabalho e por ter facilitado o pagamento. Agradeço também a ajuda a todas as pessoas que me ajudaram e apoiaram, ninguém é esquecido :wink:

Cumps
<p><strong>
</strong></p>
uFoker
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:16 pm

segunda fev 14, 2011 11:22 pm

Obrigado pela partilha.
Felizmente nunca tive problemas desses.

Diz-me só uma coisa, para que é o açúcar na água? qual o seu efeito? ajuda a diminuir o inchaço?
joaoplscosta
Membro Veterano

segunda fev 14, 2011 11:24 pm

uFoker Escreveu:Obrigado pela partilha.
Felizmente nunca tive problemas desses.

Diz-me só uma coisa, para que é o açúcar na água? qual o seu efeito? ajuda a diminuir o inchaço?
Exacto, o açúcar na água ajuda a diminuir o inchaço. Não te sei dizer detalhadamente porquê.
<p><strong>
</strong></p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça fev 15, 2011 1:26 am

boa joao ainda bem que ficou tudo pelo melhor.
a agua com açucar ja tinha ouvido falar para prolapsos em cobras agora nao sei pq faz desinchar
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

terça fev 15, 2011 10:49 am

E bom teres partilhado isso aqui no forum!... Sempre se aprende alguma coisa!

Ainda bem que o Gecko esta melhor, isso e o mais importante

Cumprimentos!
<strong>Blizzard </strong>
geckolol
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 3:00 pm

terça fev 15, 2011 4:16 pm

O açúcar é usado nestes casos devido ajudar a conter o crescimento de bactérias,"menos bactérias, menos inchaço e dor".
O açúcar utilizado para fazer o conhecido álcool de açúcar e por isso álcool= desinfectante.
O açúcar também é viscoso o que ajuda aos tecidos não secar e neste caso era muito importante visto que é um órgão húmido.

João o importante é o animal recuperar e vais ver que tudo vai correr bem.
<strong>&nbsp;R.I.P</strong> geckomorphs nunca ser&aacute;s esquecido............

&nbsp;.....................................................
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

terça fev 15, 2011 4:31 pm

ouch, tinha um aspecto horrivel no primeiro dia!! ainda bem que foi visto por um bom veterinário. está a recuperar bem agora?
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

terça fev 15, 2011 5:00 pm

Quando a questão do açúcar só tenho mais uma coisa a dizer para completar ao que o Sandro disse e bem, o açúcar também ajudar a retirar impurezas e mucos.

João, tu sendo menor, como conseguis-te pagar?
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

terça fev 15, 2011 7:54 pm

Para além das propriedades já referidas, a água com açúcar é uma solução hiperosmótica (ou seja, mais concentrada) em relação ao edema (inchaço), por isso o líquido tem tendência a sair. O mel tem o mesmo efeito e é muito usado no tratamento de prolapsos uterinos em vacas, por exemplo, onde se tem que "desinchar" aquilo tudo para voltar a meter para dentro 8) Quando temos duas soluções com concentrações diferentes, separadas por uma membrana semipermeável, a tendência é que o líquido da menos concentrada passe para o da mais concentrada, com o fim de obter concentrações semelhantes (isotónicas). É a mesma lógica que explica a poliúria de pessoas com diabetes ou as barrigas imensas das crianças que passam fome em África. Espero que não tenha ficado muito confuso! :oops:
joaoplscosta
Membro Veterano

terça fev 15, 2011 9:49 pm

cantitb Escreveu:Para além das propriedades já referidas, a água com açúcar é uma solução hiperosmótica (ou seja, mais concentrada) em relação ao edema (inchaço), por isso o líquido tem tendência a sair. O mel tem o mesmo efeito e é muito usado no tratamento de prolapsos uterinos em vacas, por exemplo, onde se tem que "desinchar" aquilo tudo para voltar a meter para dentro 8) Quando temos duas soluções com concentrações diferentes, separadas por uma membrana semipermeável, a tendência é que o líquido da menos concentrada passe para o da mais concentrada, com o fim de obter concentrações semelhantes (isotónicas). É a mesma lógica que explica a poliúria de pessoas com diabetes ou as barrigas imensas das crianças que passam fome em África. Espero que não tenha ficado muito confuso! :oops:
Nunca tinha pensado que tudo funcionasse por causa da Osmose. Obrigado pela explicação.
omegaaa Escreveu:ouch, tinha um aspecto horrivel no primeiro dia!! ainda bem que foi visto por um bom veterinário. está a recuperar bem agora?
Tem recuperado relativamente bem, tem melhorado o apetite gradualmente e não tem mostrado sinais de stress excessivo, embora isso não queira dizer grande coisa. Mal sinta confiança para o manuseio vou pesa-lo para ter noção da evolução. Ele infelizmente com este problema perdeu umas gramas.
gekkos Escreveu:Quando a questão do açúcar só tenho mais uma coisa a dizer para completar ao que o Sandro disse e bem, o açúcar também ajudar a retirar impurezas e mucos.

João, tu sendo menor, como conseguis-te pagar?
Desde que comprei os meus primeiros leos (novembro 2009) separei logo um dinheirinho para o caso de algum dia ser necessário um dia algum deles ir ao vet. Como é óbvio esse dinheiro chegou para pouco, transportes (o vet fica a alguns km e tive de ir de comboio) e consulta. Tive apoio dos meus pais e de um grupo fantástico de pessoas que se dispuseram a ajudar e inclusive foram comigo ao vet, ficar-lhes-ei não só a eles eternamente grato mas também às outras pessoas que foram dando conselhos e perguntando como estava o rapaz. Todo o apoio foi fundamental. :wink:
<p><strong>
</strong></p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça fev 15, 2011 10:00 pm

cantitb Escreveu:Para além das propriedades já referidas, a água com açúcar é uma solução hiperosmótica (ou seja, mais concentrada) em relação ao edema (inchaço), por isso o líquido tem tendência a sair. O mel tem o mesmo efeito e é muito usado no tratamento de prolapsos uterinos em vacas, por exemplo, onde se tem que "desinchar" aquilo tudo para voltar a meter para dentro 8) Quando temos duas soluções com concentrações diferentes, separadas por uma membrana semipermeável, a tendência é que o líquido da menos concentrada passe para o da mais concentrada, com o fim de obter concentrações semelhantes (isotónicas). É a mesma lógica que explica a poliúria de pessoas com diabetes ou as barrigas imensas das crianças que passam fome em África. Espero que não tenha ficado muito confuso! :oops:
Exacto, mas atenção ao nivel de desidratação de um animal, para um animal desidratado fará mais mal que bem!
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quarta fev 16, 2011 11:49 pm

joaoplscosta Escreveu:
gekkos Escreveu:João, tu sendo menor, como conseguis-te pagar?
Desde que comprei os meus primeiros leos (novembro 2009) separei logo um dinheirinho para o caso de algum dia ser necessário um dia algum deles ir ao vet. Como é óbvio esse dinheiro chegou para pouco, transportes (o vet fica a alguns km e tive de ir de comboio) e consulta. Tive apoio dos meus pais e de um grupo fantástico de pessoas que se dispuseram a ajudar e inclusive foram comigo ao vet, ficar-lhes-ei não só a eles eternamente grato mas também às outras pessoas que foram dando conselhos e perguntando como estava o rapaz. Todo o apoio foi fundamental. :wink:
LOL 8)
Tens jeito rapaz!
joaoplscosta
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 5:16 pm

É com muita mágoa e tristeza que vos venho dar notícias do gecko. Ontem à noite fui alimentar o gecko e reparei que ele estava-se a preparar para uma muda de pele. Hoje dei com ele morto, na toca húmida, a meio da muda de pêle e quase "roxo". Não faço ideia do que poderá ter ocorrido :(

Ainda está a ser pensado se se vai fazer necropsia ou não.

RIP Bliss. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
<p><strong>
</strong></p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado mar 26, 2011 5:30 pm

nem vejo o que ha a pensar, manda fazer necropsia e pronto.
uFoker
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:16 pm

sábado mar 26, 2011 5:50 pm

poderá ter sido asfixia? estava a meio da muda como? com metade da pele na boca?

eu mandava fazer também, se visivelmente não consegues ver uma razão para tal, ao menos despistavas
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”