Alerta Biocontrole

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quarta dez 10, 2003 11:25 am

Bom dia a todos os Foristas
Há tempos que andava curioso com o tão falado programa de Biocontrole de Roedores da C.M. Oeiras, patrocinada pela tão conhecida Whiskas, Vide

http//arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=7188

Na 5ª feira passada (04/12/2003) da parte da manhã percorri o Parque/Jardim de Oeiras até encontrar os gatos falados e sinceramente fiquei deliciado pela aparência dos bichanos.. gordos e aparentemente bem tratados
Quando me acerquei de uma casa a meio do jardim vi um grupo super ternurento de gatos, um dos quais não me largou o tempo todo que estive ali. Supostamente porque me ouviu a falar com eles, sim a falar com eles, saiu da pequena casa uma senhora muito simpática (salvo erro de nome Rosa) que me explicou diversas coisas inclusivamente o nome de alguns. Pois à minha pergunta de ser a Whiskas a patrocinar aquele “programa” ela respondeu simplesmente que a famosa marca ...“já não dá nada”...“Então como é que os gatos comem?”... “com aquilo que eu trago e outras pessoas vão trazendo”...
Foi-me explicada a agressividade ao ponto de agressão da dona/donos da esplanada ali presente aos pobres dos gatos. Mas que mal fazem eles? Fiquei a saber também que um casal de idosos agrediu a pontapé um gato e só porque o gato (de tão meigos que são todos) se acercou e roçou neles. A tal ponto foi a agressão que o gato é surdo e sofre de equilíbrio. Eu próprio confirmei o estado do bichano que estava super asseado a fazer as suas necessidades fisiológicas e quando acabou tapou e foi à sua vida a cambalear como um tontinho, como se bêbado estivesse. Sinceramente quase chorei, mas fiquei com o coração tão pequenino... tão apertado...
Não sei o que hei-de dizer mais. Posso sim dizer que sendo assim o programa não é ou não está a ser como eu pensava. Estou com a sensação que o programa está meio abandonado, não sei. Quem mais souber que diga.
Aqui fica o meu alerta.

P.S. – Não sei se a colocação das fotos aqui na mensagem vai resultar. Caso não sejam visíveis consultem por favor http//groups.msn.com/GatosGatos/shoebox.msnw

[img]http//groups.msn.com/_Secure/0SwDPApgUO9YpsPcs3EchuznyUcr3J3cgGz9ASSGVeYWrSdhm2BygoplHnn4y*e2TdM9EjnLFXVr3jajnu2cxq71OOOsZ0N*LpZe59oYZ0!lKvNvDBnrYvQ/04122003%20002.jpg?dc=4675450046150241481[/img]

http//groups.msn.com/_Secure/0SwDeApkUd9YpsPcs3Echu28cFEsZVQiSxPrCL2OErLpgBgnuijJctwOOs8FqkyUvqor1z0pgfhW3is6ERk3h*bREUoHnBZ7xavf9loum71R4CUIJQwfypQ/04122003%20003.jpg?dc=4675450046157946970[/img]

http//groups.msn.com/_Secure/0SwDcApwUK9cpsPcs3Echu89mufJHDB6fRHI7tnNiWy4D9Ypc60TWgGkN78iSaotRNEKK5tyob9TxVYwZTGlqkr!tX!5y6s9xLl5G53STuGaj2mf3YzYZvg/04122003%20006.jpg?dc=4675450046188170814[/img]

http//groups.msn.com/_Secure/0SwDOApgUPNYpsPcs3Echu9JA!meaii2EuZqgZ3OnbMSzsJ8CvI9IIsDezZmRTCxnTqpNiWZj1jZZ9P2RQhCZBUKLMRDlrBoM5PEfCMPTMZtNOkz5dd0HGA/04122003%20011.jpg?dc=4675450046242058337[/img]

http//groups.msn.com/_Secure/0SwDYApkUeNYpsPcs3Echu*pUFtrQaKvqxyZDIfw6LA*TLttFPfb!mbM6qPlrq4llWYObSryLJGMK5z7qmJvlyajs6dycGHLVf!RNWkZsLBJeJMpKP8drkA/04122003%20012.jpg?dc=4675450046253713606[/img]

http//groups.msn.com/_Secure/0SwD1ApsU8NYpsPcs3Echu7O3jN8XKOkRVIRCxzNGSb*RZRv96KGcvkNrSUq7lBKSq8UdTs0!Nlf88ABgmnfLc6cFLJAEdvgES0!MRjdNzKb0ZIgT0aDC*g/04122003%20014.jpg?dc=4675450046277156173[/img]

http//groups.msn.com/_Secure/0SwDWApwULtcpsPcs3Echu2qiAJlgNnxYpvyvCSWoV3ZWOf49T8yep4JhuT7!sjlyXpi6T2wYzeELpG82VAXsEyzV8Gpn3vBtcWQFtqAYOk163qygk9cIGA/04122003%20033.jpg?dc=4675450046389800440[/img]

http//groups.msn.com/_Secure/0SwCRCZ0UZ9cpsPcs3Echu*zACrdajUlets*luyPTfHXdwpAbAkfOuofz6acz1jQp*0Tih*AwCXnMcEOvx45gM7bxXc9o32zcQj1qfAUbAVRwZ1Y82QM0LA/04122003%20007.jpg?dc=4675450046197540206[/img]
Última edição por jcnogueira em sexta dez 12, 2003 3:30 pm, editado 4 vezes no total.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta dez 10, 2003 11:43 am

Ois...

Os gatos são lindos, não são????

A D. Rosa é a pessoa responsavel pelos gatos. É ela que lhes dá de comer e que supostamente os trata! Em relação à Whiskas não dar nada, alguma coisa se deve ter passado e nada como perguntar, não seia quem... :roll: ...

Sabem, houve uma altura em que se falava que ... vendia a comida que a whiskas dava aos gatos e as vacinas e antipulgas tambem são iam ser usados naqueles. Será que isto chegou aos ouvidos dos responsáveis pela marca?

Do quiosque tambem sei que não gostam dos gatos, porque sujam a esplanada e mais não sei o quê :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: . Eu é que lhes mostrava o que é sujar :evil:

Continuo a dizer que por este projecto não funcionar a 100% no parque de oeiras, não significa que não possa funcionar noutros municipios. Mais, este é um bom exemplo para que não se repitam erros!

O gatinho com problemas de desenquilibrio é um amarelinho????? Muito meigo????? Tão querido que quase o trazia comigo...

O projecto naquele parque vai de mal a pior, mas a culpa é dos responsáveis pelo departamento ambiental da Câmara Municipal...

Miau
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

quarta dez 10, 2003 11:43 am

Isso é verdade! Tenho a confirmação pessoal da D. Carolina. O programa está praticamente abandonado e muitas vezes outros gatos de amigos da dita D. Rosa (também não tenho a certeza do nome) levam os cuidados dos vet em lugar dos gatos do Jardim.

De qualquer modo penso que se deve continuar com a tentativa de implementação noutros municípios. Não funciona neste, mas poderá funcionar noutros.

Beijinhos

Rita
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta dez 10, 2003 11:44 am

Olá

Se a Wiskas deixou de patrocinar é uma pena. mas a Câmara deve contribuir para alimentação não é? Será que nenhuma outra marca se interessa em dar patrocinio?

Os gatinhos têm ar de bem tratados sim...

Beijokas
kathleen
jcnogueira
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 12:22 pm

Agradeço com desde já os esclarecimentos, são sempre mais uma achega ao meu alerta.

Miau
Sim os gatos são mesmo lindos.
O gatinho com desequilíbrio é o amarelinho, mas a mim pareceu-me creme lol
Não sei se era meiguinho porque eu chamei-o e na verdade ele não veio ter comigo, pudera... é surdo.
Quanto à esplanada eu também insinaria o que era realmente sujar eh eh eh. Quando tiver tempo irei lá novamente sentar-me na esplanada a apanhar um pouco de sol...

rita_x
Quem é a D. Carolina?

Neste momento penso que o que estiver mal deve ser corrigido e se eu puder tudo farei para que melhore.
Penso ainda que por este não estar a funcionar a 100% não deva ser implementado noutros Municípios, aliás é um programa bastante útil para todos...
Mas deixem que quanto ao Biocontrole de Oeiras irei averiguar e, caso consiga, tratar do problema pessoalmente. Claro se precisar pedirei colaboração a todos vocês. Tudo farei o que estiver ao meu alcance embora o meu tempo é escasso em termos de visitas ao Jardim, trabalho em Lisboa e vivo na Margem Sul e ainda por cima não tenho carro próprio, mas isso não é impedimento. Visitei o Parque porque estive de gozo dos últimos dias de férias e andava morto de curiosidade do tão falado jardim.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta dez 10, 2003 12:30 pm

Poderiamos combinar um encontro na esplanada do Parque de Oeiras... e como amantes de felinos, mostrar o que é sujar se alguma coisa acontecer aos nossos amigos... LOLOL :lol: Bricadeirinha, mas era bonito!!!!!!

Pois, o gato é creme... muito meigo. Andei com ele ao colo ele ficou colado ao meu peito!!!!! ;) . A mim, o problema desse gato pareceu-me auditivo... qualquer problema no timpano, o que é grave, mas se foi por agressão, mais grave ainda! :EVIL:

Vou ver se consigo contactar a Câmara Municipal de Oeiras e saber algo!

O meu tempo tambem é escasso, tambem trabalho em Lisboa e moro na Margem Sul, mas gostava de poder aprofundar este assunto!

Miau
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

quarta dez 10, 2003 12:32 pm

Olá jnogueira! A Carolina é (se não estou em erro a Vice-Presidente da CATUS)

Beijinhos

Rita
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quarta dez 10, 2003 1:03 pm

Mas eles continuam a ter comida?
jcnogueira
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 2:44 pm

Miau
Sim, havia de ser lindo um encontro e exemplificar o que é realmente sujar, mas isso além de não ser muito correcto (só em casos extremos), será com bons exemplos que devemos demonstrar como realmente nos preocupamos com os animais mais ou menos sortudos.
Hoje mesmo vou tratar do assunto e alertar os responsáveis máximos. Logo ao final da tarde ou à noite direi alguma coisa.

nana12
Quanto à comida Vidé a minha primeira msg quanto a este assunto, sobre a realidade n tenho certeza
JCNogueira
jcnogueira
Membro Veterano

sexta dez 12, 2003 10:32 am

Bom dia a todos,
Lamento ainda não ter dito nada, mas só hoje me vai ser possível contactar os responsáveis máximos da C.M. Oeiras que poderão saber algo mais sobre o Biocontrole, que são nada mais nada menos que a Presidente da Câmara bem como a Directora do Departamento de Ambiente e Equipamento. Não o faria pessoalmente porque não tenho tempo, mas vou questionar via e-mail que certamente será respondido. A mensagem já está praticamente escrita, só faltando mesmo acertar umas linhas lol, pois não quero melindrar ninguém, apenas alertar e questionar sobre o assunto. Certamente serão pessoas acessíveis e prontamente, as próprias ou outrém (por elas), darão resposta à minha e de outros, preocupação.
jcnogueira
Membro Veterano

sábado dez 13, 2003 3:21 pm

Boa tarde a tod@s,
acabei de enviar um e-mail sobre a situação já do conhecimento de todos. Foi a missiva dirigida a Teresa Pais Zambujo e Zalinda Boura, respectivamente Presidente da C.M. Oeiras e Directora do Departamento de Ambiente e Equipamento. Dei igualmente conhecimento do teor da mensagem à Catus através do e-mail [email protected]. Resta agora esperar por uma eventual resposta daquelas Responsáveis da C.M. Oeiras.

"Muito boa tarde,

Venho desta forma questionar o seguinte:

Desde há algum tempo, por indicação de terceiros fiquei curioso com o Programa Biocontrole de Roedores gerido pela Câmara Municipal de Oeiras e patrocinado pela Whiskas.

Na quinta-feira passada (04/12/2003) desloquei-me propositadamente a Oeiras para visitar o jardim e ver como está a ser executado o já mencionado programa.

Vim a saber por uma senhora que julgo ser quem trata dos gatos (Dona Rosa salvo erro):

1 - Da agressividade frequente dos donos da esplanada adjacente (Por do Sol) tendo já inclusivamente havido agressões aos pobres dos bichanos. Por terceiros vim a saber que os indivíduos não gostam mesmo de gatos além de acharem que lhes sujam a esplanada, o que eu acho pouco provável pois cheguei a ver um dos bichanos a fazer a sua higiene e tapar o seu "WC". Pareceram-me todos animais asseados, tal como se de gatos "caseiros" se tratassem. Vim a saber igualmente da agressividade para com os felinos de alguns utentes do Jardim Municipal.

2 - À minha pergunta se era a Whiskas quem patrocinava o programa, resposta: - " a Whiskas já não dá nada".
A Dona Rosa disse-me inclusivamente que os gatos são alimentados com o que ela lhes leva ou que algumas pessoas lá deixam para lhes ser dado.

3 - Vim a saber por terceiros que o programa estará eventualmente praticamente abandonado entre outras situações que não pretendo de momento questionar.

Pergunto eu, se for vosso desejo responder:
* neste momento qual é o papel da Câmara no programa de Biocontrole de Roedores e a situação do mesmo.
* A Whiskas já deixou realmente de patrocinar o programa e porque razão?

Gostaria com esta minha missiva tentar saber da veracidade e realidade para que com a minha contribuição as coisas possam melhorar. No pior dos casos, se o programa estiver desactivado, se desenvolva e não se deixe morrer algo que é tão útil para todos incluindo claro está a saúde pública.

Desde já aqui fica a minha preocupação e disponibilidade para ajudar no que estiver ao meu alcance.

Atenciosamente,

José Carlos da Silva Nogueira"
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado dez 13, 2003 5:03 pm

Em relação à Whiskas não dar nada, alguma coisa se deve ter passado e nada como perguntar, não seia quem... ...

Sabem, houve uma altura em que se falava que ... vendia a comida que a whiskas dava aos gatos e as vacinas e antipulgas tambem são iam ser usados naqueles
se a whiskas patrocionava e deixou de patricionar, problema dela. a iniciativa do projecto pertence à câmara de oeiras. portanto, cabe-lhes a responsabilidade de averiguarem a situação. até nem fica tão longe como isso. podem crer, que o principal problema de agressão, nem passa pelo café. parece ser bem mais grave. quanto ao resto, absteno-me de comentários. mais uma vez, quem se lixa é o mexilhão. neste caso, os gatos. mas como estes não ajudam a ganhar votos :roll:
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

segunda dez 15, 2003 8:18 pm

Vamos lá ver o que é que eles vão responder, se responderem alguma coisa.... esperemos que sim...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda dez 15, 2003 10:11 pm

jcnogueira Escreveu: .

2 - À minha pergunta se era a Whiskas quem patrocinava o programa, resposta: - " a Whiskas já não dá nada".
A Dona Rosa disse-me inclusivamente que os gatos são alimentados com o que ela lhes leva ou que algumas pessoas lá deixam para lhes ser dado.
Caro José Carlos Nogueira. Eu acho que as pessoas têm de ter ideia do que escrevem e que como escrevem, o que não parece de todo ser o seu caso... mandou uma carta com este parágrafo para a Câmara ?

Não gosta desta senhora e que que ela vá para a rua ? Porque razão é que fala no nome da senhora se podia tê-lo evitado de todo e fazer exactamente as mesmas questões ?

:o :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

segunda dez 15, 2003 11:24 pm

Olá,
Sou de Oeiras e acompanho o funcionamento do programa desde à 2 anos...realmente a Dona Rosa já fala dos maus tratos aos felinos desde essa altura, mas eu nunca vi agressividade por parte dos donos dos bichanos e digo mais, quando lá vou eles passeiam por entre as mesas a mendigar festinhas...se fossem mal tratados não iriam para lá..acho eu
Não sabia que o programa estava quase a terminar, sei que Cascais tem um programa semelhante que começou agora.
O gatinho amarelo já lá está desde o ano passado é um querido, espero que nunca adoeça pois a dita senhora diz que dá medicamentos aos gatos só que todos os anos desaparecem e adoecem gatos ao ponto de morrerem
Para terminar, está lá um siamês novo, gato que ainda tem a marca de coleira no pescoço que deve ter sido abandonado na zona do estacionamento...se alguém o puder ter...

Guida
Responder

Voltar para “Gatos”