Gostava de saber se me podem ajudar?
Como só tenho um casal Red Rumped em casa e não percebo nada de peixes ,acho que vim ao sitio certo falar com as pessoas certas.
Ora bem eu estava a pensar adquirir um aquario com 80 cm de comprimento +- 40 altura e 40 largura.
A minha duvida é a seguinte que peixes aconselham para um aquario destas dimensoes?
Só para frisar que gostava de um aquario com plantas e peixes muito coloridos .
Devo comprar em acrilico ou vidro?
Já agora não querendo chatear muito agua doce, salgada, fria, ou quente?
Existe o perigo de fuga de agua?( digo isto pk tenho o chão em madeira e tenho algum receio).
A Manutenção é semanal a limpeza do filtro certo?
Obrigado pela V. atenção
Que Aquario/Peixes comprar?
fica qqui este site que ja esta publicado noutro post que e bastante util para os que agora começam ou vão começar :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=60248
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=60248
-
- Membro
- Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm
Olá!Com este tamanho de aquário já pode ter uns peixinhos muito coloridos de água doce:dâneos, guppies, platti, mollys, néons, rásboras, nariz de bêbado...Enfim, tem muito por onde escolher( mas convém ver características de cada um: tamanho, ph, temperatura da água...). Tb não se esqueça de colocar limpa fundos ( coridoras) e limpa vidros( octocinclus ou quem sabe ampulária bridgesi).O aquário marinho ainda é mais difícil de manter, portanto acho melhor começares no de água doce.Relativamente a acrílico ou vidro...não sei dizer. Os meus são de vidro.
Mas antes de comprar os peixinhos, faça primeiro a ciclagem do aquário. Há vários artigos sobre isso, é essencial para começar.
Há plantas naturais muito fáceis de cuidar e bonitas: elódea, anúbia, feto de java...
Em relação ao filtro, este deve ser lavado na própria água suja do aquário ( qdo se faz a troca de água) e com muito cuidado para não destruir a colônia de bactérias. ( retirar a esponja e passar ao de leve a mão para tirar a sujeira maior)
Relativamente a tpas há quem faça semanalmente ou quinzenalmente. Retirando mais ou menos água ( 10% a 30%). Neste aspecto espere que algum membro mais experiente dê uma opinião mais certa.
Mas antes de comprar os peixinhos, faça primeiro a ciclagem do aquário. Há vários artigos sobre isso, é essencial para começar.
Há plantas naturais muito fáceis de cuidar e bonitas: elódea, anúbia, feto de java...
Em relação ao filtro, este deve ser lavado na própria água suja do aquário ( qdo se faz a troca de água) e com muito cuidado para não destruir a colônia de bactérias. ( retirar a esponja e passar ao de leve a mão para tirar a sujeira maior)
Relativamente a tpas há quem faça semanalmente ou quinzenalmente. Retirando mais ou menos água ( 10% a 30%). Neste aspecto espere que algum membro mais experiente dê uma opinião mais certa.
Olá e bem vindo.
Por partes:
- Os vivíparos: molly, pláty, espada e guppy
- Os tetras: cardinal, néon, olho de fogo, pristela, tetra limão, néon negro, buenos aires, etc
- Outros pequenos peixes de cardume: viúvas, dãnio zebra, rasbora arlequim
- Os gouramis: colisa, gourami-anão
- As coridoras
Para além das trocas de água, deve podar as plantas e retirar as folhas mortas sempre que necessário. Deve também limpar as algas que se formam no vidro do aqua (existem uns limpadores magnéticos muito úteis). Deve retirar o excesso de comida que os peixes não consumirem.
De resto, antes de se iniciar no hobby deve prestar atenção a:
- escolha do equipamento, especialmente do filtro. Escolher sempre um filtro de capacidade superior ao do seu aquário, sendo que os melhores serão os filtros de decantação tipo biobox ou um filtro externo tipo canister.
- o ciclo do azoto: todo o aquário tem de fazer este ciclo antes de ter peixes. Muita gente fracassa no hobby morrendo-lhes os peixes todos por não terem feito o ciclo. Está um tópico muito completo aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
- deve escolher um local para o aquário onde não incida a luz directa do sol.
- deve adquirir noções sobre a química da água, nomeadamente o pH.
Disponha e bem vindo ao hobby.
Por partes:

é um excelente tamanho para começar. Pode fazer muita coisa, desde um aquário de biótopo (um aquário que simula determinado habitat com espécies de fauna e flora exclusivas dessa região, por exemplo Amazónia ou Sudeste Asiático) ou um belo comunitário (espécies de peixes de origens diferentes mas que podem viver em comunidade e partilhar as mesmas condições, i.e, pH, temperatura, dureza água, etc).um aquario com 80 cm de comprimento +- 40 altura e 40 largura.

A maior parte da malta já fica satisfeita por ter um bom comunitário. As espécies mais vulgares e adequadas a quem se inicia no hobby:peixes aconselham para um aquario destas dimensoes
- Os vivíparos: molly, pláty, espada e guppy
- Os tetras: cardinal, néon, olho de fogo, pristela, tetra limão, néon negro, buenos aires, etc
- Outros pequenos peixes de cardume: viúvas, dãnio zebra, rasbora arlequim
- Os gouramis: colisa, gourami-anão
- As coridoras

Existem plantas fáceis de manter que fazem um conjunto paisagistico muito bonito. Procure valisnérias, anúbias, feto e musgo de Java, elódeas, cabombas, criptocoryne, são plantas fáceis de arranjar no cmércio e de manutenção descomplicada.um aquario com plantas

Em vidro claro. O acrílico risca com facilidade e torna-se opaco com o tempo. Os bons aquários são todos em vidro.Devo comprar em acrilico ou vidro?

água doce quente. Os peixes de água fria exigem grandes volumes de água e os salgados exigem muito mais equipamento e expertise que o aqua´rio de água doce tropical.agua doce, salgada, fria, ou quente?

Se comprar um bom aquário, não. Terá de ter cuidado aquando das trocas de águas.Existe o perigo de fuga de agua?

Um filtro não precisa de ser limpo semanalmente e a sua limpeza exige algum cuidado. Nunca deve usar água corrente da torneira para lavar o filtro pois está a retirar junto com a sujidade a colónia de bactérias essencial ao funcionamento do ecossistema. Deve fazer uma troca de água parcial de um terço do volume total do aquário quinzenalmente e aproveitar essa água ea a ocasião para limpar o filtro (a esponja e as matéria filtrantes que tyem no interior).A manutenção é semanal a limpeza do filtro certo?
Para além das trocas de água, deve podar as plantas e retirar as folhas mortas sempre que necessário. Deve também limpar as algas que se formam no vidro do aqua (existem uns limpadores magnéticos muito úteis). Deve retirar o excesso de comida que os peixes não consumirem.
De resto, antes de se iniciar no hobby deve prestar atenção a:
- escolha do equipamento, especialmente do filtro. Escolher sempre um filtro de capacidade superior ao do seu aquário, sendo que os melhores serão os filtros de decantação tipo biobox ou um filtro externo tipo canister.
- o ciclo do azoto: todo o aquário tem de fazer este ciclo antes de ter peixes. Muita gente fracassa no hobby morrendo-lhes os peixes todos por não terem feito o ciclo. Está um tópico muito completo aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
- deve escolher um local para o aquário onde não incida a luz directa do sol.
- deve adquirir noções sobre a química da água, nomeadamente o pH.
Disponha e bem vindo ao hobby.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo