Pontos Pretos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Iris10
Membro Júnior
Registado: quarta dez 22, 2010 7:22 pm

quarta fev 16, 2011 12:12 pm

Olá a todos!

Debaixo do queixo da minha Iris, apareceram uns pontos pretos (não sei do que se trata).

Quando fui à veterinária, para o reforço da vacina, questionei e ela disse-me que por vezes encravam alguns pêlos e fica assim. Disse para eu passar uma gase embebida em soro de vez em quando.

Tenho feito o que ela mandou, e realmente eles vão saíndo, mas continua com muitos pontinhos. Nem sei explicar bem o que aquilo me parece.

Alguém me pode esclarecer do que se trata? Já pus a hipotese do acne, mas ela nao tem comedouro, bebdouro em plástico.

Obrigada desde já.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quarta fev 16, 2011 1:12 pm

Os meus já tiveram isso e o vet disse que é acne e que os gatos tem frequentemente.

Como o meu Felini é de "bom feitio" eu consigo tira-los logo que aparecem um a um como fazemos com os nossos. Mas nem todos deixam. O Meu Putchy, que já faleceu há um ano, apareceu uma vez, de repente, com o queixo todo preto tal era a quantidade que tinha, e nessa altura lembro-me que tomou antibiótico. Era dos que não deixam... Se o seu não deixar siga os conselhos e talvez consiga resolver o assunto.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta fev 16, 2011 2:42 pm

Olá,

já vi isso nos gatos de rua que apanhamos...e eram..ovinhos de pulga.
Já em tempos um vet me explicou que como é uma das zonas que eles têm dificuldade em lavar-se...é normal que as pulguitas concentrem mais aí os ovinhos..
Iris10
Membro Júnior

quarta fev 16, 2011 5:12 pm

Obrigada desde já pelas respostas.

Ovinhos de pulga não me parece que seja.

A Iris é branquinha, anda sempre dentro de casa e já andei a verificar o pelinho todo e nada... E só mesmo naquela zona.
exasimoes
Membro Júnior
Registado: sexta out 15, 2010 11:17 am

quarta fev 16, 2011 5:21 pm

O mais certo é ser acne, se usa comedores de plástico, passe para os de inox.
"O senso comum não é tão comum assim"
adrribeiro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

quarta fev 16, 2011 7:13 pm

o Mimo tb tem, a minha vet não valorizou mto, disse que era pouquinho... Outra coisa que ele tem é uma espécie de sinais pretos nos lábios e nariz, parecem sardas! Todos os meus gatos amarelos têm aquilo... Perguntei tb à vet e ela riu-se a dizer que ele parece a pipi das meias altas... LOL
Andreia & Mimo
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

quinta fev 17, 2011 1:33 am

adrribeiro Escreveu:o Mimo tb tem, a minha vet não valorizou mto, disse que era pouquinho... Outra coisa que ele tem é uma espécie de sinais pretos nos lábios e nariz, parecem sardas! Todos os meus gatos amarelos têm aquilo... Perguntei tb à vet e ela riu-se a dizer que ele parece a pipi das meias altas... LOL
A minha gatita também tinha pintinhas no nariz e quando adoptei o Zeca fiquei meia coisita a pensar "Oh um gatito tão bonito e tem aquela mancha na fuça! Se não fosse aquilo bem que era perfeito!" mas afinal era sujo e o Zeca é mesmo perfeito, o típico loiraço de olhos azuis (felinamente falando)!

Gostava que desenvolvessem mais o assunto do acne porque não sabia que os gatos desenvolviam isso e tenho comedouros de plástico. Então tenho estas perguntas:

1. Julgo que um dos sinais do acne sejam os pontos pretos que os foristas associaram ao post mas há mais algum sintoma/sinal?

2. Também aparece em cães?

3. De que forma contribuem os comedouros de plástico na coisa? É por ser mais fácil - em relação aos de inox (ou coisa parecida) - de acumular sujidade?

De qualquer forma, vou já pesquisar mas gostava que me explicassem vocês também :wink:
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am

quinta fev 17, 2011 12:25 pm

O meu Simba também, há uns tempos atrás, começou a ter esses pontinhos pretos no queixo e eu notava que ele coçava essa zona.
A Vet viu e disse-me que seria o começo de acne, derivado dos recipientes de plástico (não me explicou o porquê, mas julgo que seja da irritação do contacto com o plástico que retém mais impurezas). Mudei logo para taças de inox e os tais pontos pretos e a comichão não voltaram a aparecer..
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais."  (Victor Hugo) "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
Iris10
Membro Júnior

quinta fev 17, 2011 2:25 pm

Mas a Iris só usou comedouro de plástico enquanto esteve em casa da minha mãe. E nunca notei que tivesse os tais pontos pretos.

Desde que veio para minha casa, em Novembro, nunca mais teve comedouro de plástico.

Isto deixa-me intrigada...
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta fev 17, 2011 2:41 pm

Lá em casa só uso comedouros/bebedouros de inox e mesmo assim, a Teca e o Ziggy costumam ter acne. Aliás, a Teca chegou mesmo a fazer uma grande infecção.

Eu uso clorohexidina para limpeza local e tenho bons resultados!
adrribeiro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

quinta fev 17, 2011 8:07 pm

SofiaSapien Escreveu:
adrribeiro Escreveu:o Mimo tb tem, a minha vet não valorizou mto, disse que era pouquinho... Outra coisa que ele tem é uma espécie de sinais pretos nos lábios e nariz, parecem sardas! Todos os meus gatos amarelos têm aquilo... Perguntei tb à vet e ela riu-se a dizer que ele parece a pipi das meias altas... LOL
A minha gatita também tinha pintinhas no nariz e quando adoptei o Zeca fiquei meia coisita a pensar "Oh um gatito tão bonito e tem aquela mancha na fuça! Se não fosse aquilo bem que era perfeito!" mas afinal era sujo e o Zeca é mesmo perfeito, o típico loiraço de olhos azuis (felinamente falando)!

Gostava que desenvolvessem mais o assunto do acne porque não sabia que os gatos desenvolviam isso e tenho comedouros de plástico. Então tenho estas perguntas:

1. Julgo que um dos sinais do acne sejam os pontos pretos que os foristas associaram ao post mas há mais algum sintoma/sinal?

2. Também aparece em cães?

3. De que forma contribuem os comedouros de plástico na coisa? É por ser mais fácil - em relação aos de inox (ou coisa parecida) - de acumular sujidade?

De qualquer forma, vou já pesquisar mas gostava que me explicassem vocês também :wink:

Sofia,

O meu não é sujo, é mesmo sardento :p
Andreia & Mimo
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

sexta fev 18, 2011 4:45 am

Bom, então lá fui eu pesquisar e, no site, encontrei um texto informativo sobre os "Florais de Bach". Deixo aqui o link...

http://www.greepet.vet.br/acnefelina.php

...e gostava que dessem uma olhadela e de saber se já tinham ouvido falar.
Até citava mas alongava um pouco o post.

Outra coisa: o facto de darmos banho aos gatos não evitará a formação da acne felina?
Cumprimentos,
Sofia Marques

Voltar para “Gatos”