Peixes de agua fria morrem apos 2/4 semanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
suran
Membro
Registado: sexta fev 18, 2011 6:57 pm

sexta fev 18, 2011 7:04 pm

Boas
Sou novo no forum como ja deu para reparar.
Há anos que possuo um aquario com uns 60cm de largura e com bomba de ar.
A agua é da minha quinta, da nascente. É agua pura sem nada adicionado.
Como vivo um pouco longe da quinta tenho que trazer em garrafoes de 5L a agua para o aquario.

Compro peixes de agua fria e +/- 2 a 4 semanas depois de estarem no aquario começam a morrer.
Tive á 2 anos uns que começaram a ficar com as escapas castanhas, tipo uma doença.
A agua é muito fria, aliás era. Agora deito da agua da rede publica e adiciono um anti colo, uma tampinha de anti cloro para cada 15L.
O aquario leva no maximo 8 garrafoes de 5L, embora so lhe meta 30L (6 garrafoes de 5L).

Será que preciso de um aquecedor para a agua??
Tambem gostava de saber se as plantas naturais se dao para agua fria e como se poe.

Amanha meto fotos do aquario.
Eristof
Membro Veterano
Registado: sexta fev 04, 2011 10:39 pm

sexta fev 18, 2011 8:10 pm

Bem nao te sei responder a tudo mas quanto ao termostato se souberes dizer a que temperatura esta a agua do aqua eu sei te dizer se precisas de termostato ou nao!!! Mesmo sendo peixes de agua fria se a agua for muito fria mesmo precisas mesmo de termostato...
By: Eristoff
suran
Membro

sexta fev 18, 2011 8:18 pm

Eristof Escreveu:Bem nao te sei responder a tudo mas quanto ao termostato se souberes dizer a que temperatura esta a agua do aqua eu sei te dizer se precisas de termostato ou nao!!! Mesmo sendo peixes de agua fria se a agua for muito fria mesmo precisas mesmo de termostato...
A água deve rondar abaixo dos 15º, mesmo da torneira é muito fria.
Como sempre tive peixes de agua fria e alguns duraram 3 anos nunca precisei de termometro nem nada, esses morreram porque meti peixes pretos e ele comeu-lhes o rabo a todos.

Desde ai nao consigo manter vivos os peixes por mais que 4 semanas.
Comida em abundancia nao é, deito-lhes pequenas dozes uma vez de manha e outra por volta das 20h, pode ser é a temperatura da agua.
Já para nao falar que estao todo o dia escondidos num barco que aqui tenho :oops:

Mais uns meses e compro filtro daqueles exteriores com bomba, é quadrado grande e radiador para agua e termometros.
Eristof
Membro Veterano

sexta fev 18, 2011 8:47 pm

Bem se a agua esta a baixo dos 15º graus é bem possivel que eles morram por isso mesmo....
Sabes que termostato tens de comprar???
E que filtro precisas???
suran
Membro

sexta fev 18, 2011 9:02 pm

Eristof Escreveu:Bem se a agua esta a baixo dos 15º graus é bem possivel que eles morram por isso mesmo....
Sabes que termostato tens de comprar???
E que filtro precisas???
Pois é bem capaz, dai ter criado este topic para ouvir opinioes de quem percebe realmente do assunto.
Eu nao percebo muito.

Sim sim, o filtro será um igual a este.
Imagem
Tambem so custa 69€ e é de aproveitar
E o termostato salvo erro é de 100w, o de 50 achava-o muito fraquinho
Eristof
Membro Veterano

sexta fev 18, 2011 9:37 pm

Bem se me disseres a litragem do aqua é mais façil.
E tambem a litragem hora que o filtro faz!!!
Assim eu consigo te dizer qual a potencia do termostato ao certo!!! E tambem se esse filtro externo serve...
suran
Membro

sexta fev 18, 2011 9:44 pm

Eristof Escreveu:Bem se me disseres a litragem do aqua é mais façil.
E tambem a litragem hora que o filtro faz!!!
Assim eu consigo te dizer qual a potencia do termostato ao certo!!! E tambem se esse filtro externo serve...
Infelizmente so sei o nome - Canister Eheim Classic
Está á venda no bricomarche, dai nao saber dados tecnicos.
O aquario neste momento está a levar 30L, mas pode ainda levar mais 15L se for preciso.
Quanto ao termostato nao pretendia gastar acima dos 30€ :?
Um que fosse razoávelmente bom. A considerar preço/qualidade.
Eristof
Membro Veterano

sexta fev 18, 2011 9:58 pm

Se o aqua é de 45L
Um termostato de 50w chega perfeitamente e visto que é para peixes um de 15 euros é bastante bom!!!
E visto que o aqua é de 45L o filtro externo serve perfeitamnete!!!
suran
Membro

sexta fev 18, 2011 10:04 pm

Como nao tou dentro do assunto vale mais ouvir opinioes que gastar dinheiro sem preciso.
Andei a ver e achei um mais barato.
http://www.zooplus.es/shop/tienda_peces ... etra/54545
É o de 57€ e que dá perfeitamente.
O termostato é que ainda terei que ver melhor, porque tenho 2 barrinhas para fazer bolhas de oxigenio e nao tenho muito onde esconder. Ainda nao tem plantas verdadeiras.

Obrigada pela ajuda, quero mesmo ver se eles sobrevivem
Zoomer34
Membro
Registado: segunda fev 23, 2009 7:02 pm

sexta fev 18, 2011 10:20 pm

Na minha opinião não tem nada a ver com a temperatura da água...
QUALQUER aquário precisa de um filtro, nem que seja só de esponja, para que possa fazer o ciclo de azoto e garantir uma boa filtração senão os níveis de amónia vão subir ao ponto de matar todos os peixes, as mudanças de água ajudam mas estas causam stress nos peixes e nem sempre chegam para resolver o problema.

Deixo este link para se informar sobre o ciclo de azoto: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
Eristof
Membro Veterano

sexta fev 18, 2011 10:26 pm

Sim isso é verdade mas visto que a agua esta a baixo de 15º graus é sempre bom colocar um termostato para poder regular a temperatura pelo menos ate ao 18º graus...
E esse filtro da tetratec sem duvida é muito bom eu tambem queria um desses mas nao encontro esse modelo em lado nenhum!!!
suran
Membro

sexta fev 18, 2011 10:35 pm

Eu nao sei mesmo qual o problema, o aquário é todo limpo de mes a mes +/-, depende da sujidade da agua obviamente.
Podia ter sido contaminaçao da agua, algo como por exemplo relacionado com o sub solo da nasçente como o caso de raizes de figueira.
Nao sei mesmo.

Espero que a agua da torneira com anti cloro ajude.

Quando ao filtro, amigo tens no bricomarche na secçao animal :D
Mesmo assim vou apostar em termostato, filtro, subsolo para meter plantas aquáticas :D
Mais uns belos euros a serem bem empregues embora nao perceba muito.
Mas se watercooling nos pcs é canja para mim, entao aquarios tambem irá ser, espero eu.
Eristof
Membro Veterano

sexta fev 18, 2011 10:52 pm

Oh meu amigo estou a ver que és maluco pelas mesmas coisas que eu xD
hehe
Bem tenho de ir ao bicromache ou la o que é xD
Tambem tenho que la gastar uns bons euros xD
E acho que vais fazer muito bem em apostar no termostato e no filtro da tetratec externo sao duas compras muito boas...
Zoomer34
Membro
Registado: segunda fev 23, 2009 7:02 pm

sábado fev 19, 2011 12:05 am

Já disse que provavelmente os peixes morriam devido aos níveis de amónia, mas isto é só a minha opinião, se continua a achar que o problema é da qualidade da água para a próxima utilize água da torneira, com produto para remover o cloro.
Esristof, peixe de água fria é peixe de água fria, se o usar vai investir em termostato mais vale por peixes de água quente, que na minha opinião são muito mais bonitos e sujam muito menos.
Eristof
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 12:30 am

Mas por mais que seixa peixe de agua fria uma temperatura a baixo dos 15º graus mata os peixes... Mesmo sendo de agua fria e digo isto por experiencia propria...
Mas concordo contigo ja que vais comprar uma termostato e vai ter agua quente poderia tambem colocar peixes de agua quente que realmente sao peixes mais bonitos e SIM sujam bastante menos que os de agua fria...
Responder

Voltar para “Peixes”