Pediram-me o cão para criação... O que devo fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

acrtcc
Membro
Registado: sexta fev 18, 2005 9:58 pm
Localização: Pipoca , um Golden, um Barnabé rafeiro e um Miau...

sexta fev 18, 2011 10:42 pm

Olá,

Em conversa com uma amiga, chegámos à conclusão que uma amiga comum tem uma cadela golden retriever. Eu tenho um golden retriever. Soube ainda que ela pretende um cão com LOP para cruzar com a sua cadela tb com LOP.

Ligou-me a perguntar se lhe "emprestava" o cão quando a cadela estiver com o cio. O que devo fazer? Digo que sim, que não... Ponho condições? O que se costuma fazer nestes casos? Nunca me tinha ocorrido esta possibilidade!

O que acham?

Um abraço

antónio
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta fev 18, 2011 10:48 pm

São ambos bons exemplares que tenham sido avaliados e que mereçam ser cruzados, ou são apenas dois animais com LOP mas apenas com caracteristicas de pet e que em nada a cruza vai melhorar a raça?
acrtcc
Membro

sexta fev 18, 2011 10:58 pm

São dois animais com LOP que a dona da cadela pretende cruzar.
Julgo que a situação é esta... pelo menos o meu cão, que adoro, não foi analisado por ninguém! é um veradeiro cão de família...

abraços

antónio
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta fev 18, 2011 11:06 pm

acrtcc Escreveu:São dois animais com LOP que a dona da cadela pretende cruzar.
Julgo que a situação é esta... pelo menos o meu cão, que adoro, não foi analisado por ninguém! é um veradeiro cão de família...

abraços

antónio
ainda bem que é um verdadeiro cão de familia...mas eticamente só se deveriam cruzar animais com caracteristicas de bons exemplares para criar... nem toda a ninhada deve ser seleccionada para criar embora todos sejam puros/com LOP ;)
GEOGOLA
Membro
Registado: sábado mar 06, 2010 7:13 pm

sexta fev 18, 2011 11:51 pm

Para além da escolha dos cães a cruzar, deve ter em conta, até que ponto a sua conhecida está preparada para lidar com uma ninhada de cachorros.

Esse poderá tornar-se o maior de todos os problemas.
acrtcc
Membro

sexta fev 18, 2011 11:53 pm

Já pensei nisso! Eu nem sequer quero qualquer cão, mas preocupa-me o destino dos cachorros...
GEOGOLA
Membro
Registado: sábado mar 06, 2010 7:13 pm

sexta fev 18, 2011 11:57 pm

acrtcc Escreveu:Já pensei nisso! Eu nem sequer quero qualquer cão, mas preocupa-me o destino dos cachorros...
Com tantas duvidas, o melhor será pensar e repensar o benefício que essa cruza irá trazer.

Sem querer ser inconveniente, parece-me que a sua conhecida simplesmente quer ganhar uns cobres, sem estar minimamente preparada!
acrtcc
Membro

sábado fev 19, 2011 12:00 am

Outra coisa em que pensei...
En não quero ganhar nada com isto.
Por outro lado, tenho receio que as intenções sejam apenas aliviar a crise, percebem? Não sei...
Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

sábado fev 19, 2011 1:47 am

não aceite porque certamente esta a lidar com amadores.
se fosse uma criação para os donos dos dois cães oferecerem por exemplo a amigos e familiares os filhotes tudo bem, ainda compreendia afinal não era para vender, agora se mal conheçe a pessoa, e voçe não tem interesse em dinheiro nem em nenhum cão da ninhada diga que não, porque se calhar ela ainda vai ganhar dinheiro a custa do esperma do seu cão.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 19, 2011 2:01 am

acrtcc Escreveu:Outra coisa em que pensei...
En não quero ganhar nada com isto.
Por outro lado, tenho receio que as intenções sejam apenas aliviar a crise, percebem? Não sei...
Curiosos... em vez de aliviarem o orçamento ainda se vão meter é numa carga de trabalhos e numa boa despesa.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

acrtcc
Membro

sábado fev 19, 2011 11:50 am

Vamos lá a fazr o ponto da situação:
- neste momentos, eu não quero ter mais cães para além do golden que tenho;
- não tenho a quem dar cachorros, embora não seja difícil enquanto são pequenos, mas temos que pensar como eles ficam depois de adultos... e está fora de questão eu dar cães para serem abandonados;
- as verdadeiras intenções da dona da cadela, sinceramente, não as conheço... Se calhar é mesmo para vender sem ter a noção de por quanto fica tratar dos cachorros enquanto são pequenos... Muito menos sem ter a noção do trabalho que dá...

Enfim.

antónio
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sábado fev 19, 2011 12:08 pm

O sr é que sabe.
Nós não podemos ajudar.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
acrtcc
Membro

sábado fev 19, 2011 12:12 pm

Eu sei.
mas apesar de tudo as opiniões que me deram ajudaram-me a entender certas coisas.

obrigado.,
antónio
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 19, 2011 2:31 pm

acrtcc Escreveu:Eu sei.
mas apesar de tudo as opiniões que me deram ajudaram-me a entender certas coisas.

obrigado.,
antónio
Isso já é muito bom. :)
Em tempos escrevi este artigo a pensar em dogues alemães mas que se adapta a qualquer raça de porte grande e ninhadas numerosas.
Talvez se a sua amiga o lesse pudesse decidir com mais informação:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50864

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sábado fev 19, 2011 4:19 pm

Em relação a criação a minha Vicky teve um "acidente", estavamos a combinar para ela cruzar no cio seguinte e ela e o cão "decidiram" antecipar-se, conclusão: apesar de estarmos a planear os cachorros vieram mais cedo e não estava-mos totalmente preparados!

A gravidez da Vicky apesar de ser antes do previsto/desejado por nós, foi desejada e posteriormente planeada, ela engravidou porque sabia-mos que teria poucas crias(mais ou menos 3), porque tanto nós como o dono do cão queria-mos ficar com mais um cão e porque se nascessem mais do que 2 teríamos vários candidatos sérios a bons donos.

O primeiro mês de gestação foi normal, o segundo foi um "inferno" na primeira ecografia que fez notava-se um sombra, isso significava que devia ter feito um aborto (o que nesta data seria normal) apesar de ainda ter 2 cachorros, o problema é que não se conseguiam detectar sinais vitais de um dos cachorros, isso levou a que ela fosse rigorosamente seguida até ao fim da gravidez... o vet disse-nos posteriormente que duvidava que a gravidez fosse até ao fim, acontece que foi até ao fim ia-mos lá todas as semanas por vezes mais do que uma vez fazer ecografias, isto tudo durante 1mês, perdemos a conta ao dinheiro que gasta-mos... dia 21 de Maio contra todas as expectativas a Vicky entrou em trabalho de parto em casa teve o primeiro filhote (o Simba) mais ou menos bem, o segundo filhote teve mais dificuldades e nasceu já morto (facto para o qual o vet já nos tinha avisado), tudo isto seguido pelo vet ao telefone que veio no fim para ver a mãe o filho sobrevivente... a primeira semana passou normalmente ela levou uma injecção para expulsar melhor a placenta...

Agora o que correu mal... a Vicky tinha um tumor no útero que estava dissimulado e parecia sempre restos de placenta anda-mos 1mês a caminho do vet a fazer tratamentos sem sabermos o que ela tinha até que decidimos operar e foi aí que se descobriu o tumor.

Se hoje fazia a mesma coisa? Acho que não (apesar de adorar o Simba) todo o sofrimento pelo qual a cadela passou, toda a despesa (da qual só contabilizamos a operação e a análise do tumor (150+50€) ), todo o trabalho que tivemos com o Simba... sinceramente nem toda a gente está disposta a tudo isto!

Quando pensamos em fazer criação não podemos pensar que vai correr tudo bem e vamos ter um grande lucro, temos de pensar se temos condições se alguma coisa correr mal... no meu caso a Vicky é Pinscher e sabia que nunca teria muitos cachorros e que tinha donos para todos, só consegui suportar toda a despesa porque na maioria das vezes o vet não cobrava nada e porque na operação me levou o preço de gata, de outro modo não poderia ter ficado com o Simba (que só em vacinas iniciais e chip ficou em 200€)

Fazer criação dá MUITO trabalho (andar 3 meses de esfregona na mão é obra!) ainda mais com cães grandes, que são mais numerosos e consequentemente trabalhosos e dispendiosos...

A minha história não é exemplo para ninguém, mas quando penso em tudo o que aconteceu acho que é meu dever alertar para o facto de as coisas poderem correr menos bem...
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Responder

Voltar para “Cães”