Cosanguinidade

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ptuga
Membro Veterano
Registado: terça dez 01, 2009 11:31 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo, british shorthair, scottish fold,
Ciclideos,
Amazonas aestiva , cinzentos,
R

sábado fev 19, 2011 2:59 pm

CH2O2 Escreveu:
O seu problema é que não entende como se processa a disjunção aleatória dos cromossomas homólogos durante a meiose para formar os gâmetas (sugestão: leia sobre esse assunto).
aqui vai um post editado por mim na 2 pagina a falar do que você diz que ignoro

ptuga Escreveu:crossing-over

Recombinação é a troca aleatória de material genético durante a meiose.

Na primeira divisão meiótica (prófase I, mais precisamente no paquíteno) ocorre o crossing-over, que é o sobrecruzamento das cromátides homólogas, não-irmãs que se encontram lado a lado.

A relação existente entre meiose e variabilidade genética é principalmente devida à ocorrência de crossing-over.

Para além da separação aleatória dos cromossomas homólogos, um outro fenómeno genético, designado por crossing-over, leva à formaçao de células-filhas com constituiçao genética diferente da célula-mãe.

Quando os cromossomas homólogos se cruzam podem unir-se em certos pontos ou quiasma, podendo ocorrer intercâmbio de segmentos cromossómicos com certos blocos de genes, entre os membros homólogos dos pares

e tem mais ..veja isto tambem da 2 pagina editado por si
CH2O2 Escreveu:Não referi o crossing-over para não introduzir mais um elemento numa discussão já complexa. Mas agora sinto que devo fazê-lo. Este fenómeno é raro mas quando se fala em milhares de genes estamos quase certos em afirmar que vai acontecer algumas vezes[
.

.[/quote]

meu deus voce não e de cá. isto pareçe uma comedia crossing-over fenomeno raro lolololololol

a ser verdade os pais do messi ja teriam sido raptados a bue,ou os do bill gate

a nao ser que ache que eles sejam mutantes.

lolol

aqui tem uma ajuda veja o que voce escreveu no inicio do topico

pois pois ainda bem que leu o topico
Última edição por ptuga em sábado fev 19, 2011 3:18 pm, editado 3 vezes no total.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado fev 19, 2011 3:15 pm

ptuga Escreveu:
CH2O2 Escreveu:
O seu problema é que não entende como se processa a disjunção aleatória dos cromossomas homólogos durante a meiose para formar os gâmetas (sugestão: leia sobre esse assunto).
aqui vai um post da 2 pagina a falar do que você diz que ignoro

ptuga Escreveu:crossing-over

Recombinação é a troca aleatória de material genético durante a meiose.

Na primeira divisão meiótica (prófase I, mais precisamente no paquíteno) ocorre o crossing-over, que é o sobrecruzamento das cromátides homólogas, não-irmãs que se encontram lado a lado.

A relação existente entre meiose e variabilidade genética é principalmente devida à ocorrência de crossing-over.

Para além da separação aleatória dos cromossomas homólogos, um outro fenómeno genético, designado por crossing-over, leva à formaçao de células-filhas com constituiçao genética diferente da célula-mãe.

Quando os cromossomas homólogos se cruzam podem unir-se em certos pontos ou quiasma, podendo ocorrer intercâmbio de segmentos cromossómicos com certos blocos de genes, entre os membros homólogos dos pares

e tem mais ..veja isto tambem da 2 pagina
CH2O2 Escreveu:Não referi o crossing-over para não introduzir mais um elemento numa discussão já complexa. Mas agora sinto que devo fazê-lo. Este fenómeno é raro mas quando se fala em milhares de genes estamos quase certos em afirmar que vai acontecer algumas vezes[
.

.[/quote

meu deus voce não e de cá. isto pareçe uma comedia crossing-over fenomeno raro lolololololol

a ser verdade os pais do messi ja teriam sido raptados a bue,ou os do bill gate

a nao ser que ache que eles sejam mutantes.

lolol

aqui tem uma ajuda veja o que voce escreveu no inicio do topico

pois pois ainda bem que leu o topico
Haja paciência :roll:

...mas no geral o tópico está interessante :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 19, 2011 3:45 pm

Mais uma prova de que o ptuga não entende os textos que vai copiar
à net e que dá voltas e contravoltas porque simplesmente não tem argumentação capaz para contrapor. Ainda questiona a compreensão do inglês por parte do CH202 quando é claramente você que não consegue ler nada que não esteja em português...
E que tal ser honesto intelectualmente, meter uma abaixo e perceber que está a discutir um assunto com pessoas que percebem infinitamente mais do assunto que você?
Eu quando não tenho competência para discutir um assunto simplesmente não intervenho, leio e aprendo com quem sabe mais do que eu. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sábado fev 19, 2011 4:17 pm

dinodane Escreveu:Eu quando não tenho competência para discutir um assunto simplesmente não intervenho, leio e aprendo com quem sabe mais do que eu. :|
não pareçe ,todos os seus posts careçem que conteudo,este é mais um

Acontece que para si e para alguns aqui da arca não estão minimamente preocupados em transmitir a verdade ,preferem manter as guerrinhas pessoas da vossa opinião mesmo que errada ,nem que para isso tenham que desinformar os foristas que lêem os tópicos
Depois quando por A+B vos é mostrada a verdade vem com este tipo de comentário
Fruto da vossa incapacidade de contraporem com argumentos validos.

pense ...voce tem mais de 13000 :o :o mensagens escritas ,algumas
neste topico ,diga-me qual o teor e conteudo de todas elas,deste topico??

zero,ja pensou porque anda por cá ...quando não consegue transmitir nada de conteudo válido??
Última edição por ptuga em sábado fev 19, 2011 4:29 pm, editado 2 vezes no total.
dinodane
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 4:19 pm

É pá, desculpe lá mas você é uma anedota, eu não sei como é que o CH202 e o Budgerigar ainda se dão ao trabalho de lhe fazer desenhos... :lol:

ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sábado fev 19, 2011 4:43 pm

dinodane Escreveu:É pá, desculpe lá mas você é uma anedota, eu não sei como é que o CH202 e o Budgerigar ainda se dão ao trabalho de lhe fazer desenhos... :lol:
Acha que uma pessoa que escreve isto que está acima esta em condiçoes de desenhar algo que seja??

tome nota ,e consulte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Recombina% ... %C3%A9tica
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado fev 19, 2011 5:10 pm

ptuga, não sei se o que está na wikipedia está correcto ou não porque não é a minha área de saber e conhecimentos, mas a wikipedia (especialmente a pt) deve ser dos últimos locais a considerar para ser usado como fonte.

Só este reparo. Não me leve a mal. :)
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sábado fev 19, 2011 5:18 pm

Zahn Escreveu:ptuga, não sei se o que está na wikipedia está correcto ou não porque não é a minha área de saber e conhecimentos, mas a wikipedia (especialmente a pt) deve ser dos últimos locais a considerar para ser usado como fonte.

Só este reparo. Não me leve a mal. :)
eu estudei 8 anos biologia,fiz ate ao 12º ano ,no 12ºano devoramos 3 livros,de biologia ,nessa altura ainda nem havia net muito menos wikipedia
isto vem nos livros de biologia de 8º,9º,10º e mais aprofundado no livro do 12º,ano ou pelo menos vinha.

tambem pode ver aqui neste topico,nao tem haver com crossing over mas sim com consaguinidade
http://www.brasilescola.com/biologia/ca ... guineo.htm

para si dinodane:
Eu não ando aqui postando para alimentar o meu ego ,escrevo apenas quando acho que é meu dever faze-lo

esta questão de consanguinidade não é uma matéria de opinião .
É uma matéria muito seria que exige consciencialização e informação o mais possível para que seja evitada a todo custo ,pois os descendentes desses cruzamentos tem mais probabilidades de vir a sofrer de doenças congénitas do que os cruzamentos feitos sem consanguinidade.
se gostam dos animais estimem-nos
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado fev 19, 2011 6:04 pm

ptuga, não tem de me dar lições pois o meu comentário não foi nesse âmbito. Não tenho interesse em fazer criação de animais deste modo. ;)

Mas já agora, no campo a consanguinidade de animais é bastante comum e não há grande cuidado em relação a isso. Cães, gatos, galinhas, pombos, patos, porcos, ovelhas, vacas... Os donos não se preocupam muito com isso.
Arrisco-me a dizer que boa parte da carne que comemos provém de cruzamentos entre parentes.
:?
dinodane
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 7:11 pm

Ó ptuga, desculpe lá, não faça dos outros parvos porque aqui ninguém está a fazer a apologia da consanguinidade, seja em canários seja noutro animal qualquer.
O que se está a falar é que a consanguinidade é uma ferramenta da criação que permite a quem sabe o que está a fazer apurar certas características físicas numa família de animais.

Tendo você tão boas fontes e o conhecimento que exibe, certamente saberá que sem consanguinidade não havia apuramento de raças e muitas raças de animais já não existiam. Dou-lhe como exemplo a maioria das raças de cães europeias que, no fim da 2ª guerra mundial tinham os efectivos reduzidos a meia dúzia de exemplares vivos. Hoje em dia pode traçar-se a ascendência de uma série a esses poucos exemplares.

Dou-lhe como exemplo também a raça de gatos que tanto admira e quer cruzar : os Scottish Fold. Saberá com toda a certeza como foi criada a raça. O scottish fold original foi uma gata que nasceu com essa mutação em 1961. Quando teve gatinhos mais dois nasceram com essa característica particular e foram cruzados entre si. Todos os gatos scottish fold podem traçar a sua linhagem a essa mesma gata e assim se passa em todas as raças modernas.

Agora, deve ser feita indiscriminadamente por curiosos? Claro que não, ninguém disse isso. A consanguinidade tanto fixa características desejáveis como indesejáveis, e a prova disso é a maior incidência de doenças genéticas entre animais purebred em oposição a cruzamentos aleatórios entre animais não aparentados ou sequer da mesma raça.

Voltando ao debate e deixando de constatar o óbvio sobre o assunto, o que eu gostava era que respondesse ás questões que estão fartos de lhe colocar e que tem vindo a fazer jogo de cintura para não responder:

qual é o grau de consanguinidade de a) primos em primeiro grau, b) primos em segundo grau, c) primos em terceiro grau, d) descendentes de irmão com irmã. Se possível responda-me em percentagem mas se tiver outra unidade de medida por favor diga-me qual.
Qual é o erro na definição: consanguinidade é o grau de semelhança genética por ascendência comum.
Em que é que se baseia para dizer que o crossing-over não é um fenómeno raro?
Em que é que se baseia para dizer que o crossing-over é o fenómeno principal na produção de variabilidade genética?
O que é que o crossing over tem mesmo a ver com a consanguinidade ?

É uma barreira para quê ?
E por favor veja como se contradiz... vem aqui afirmar que é contra a consanguinidade tour court e falar de filosofias e moralidades e depois aplaude um post de um criador que afirma que sem consanguinidade não teria aves aptas a ir a concursos...

ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sábado fev 19, 2011 7:22 pm

consulte a partir da pagina 2 do topico iisso ja foi mais que debatido

dinodane Escreveu:
O que se está a falar é que a consanguinidade é uma ferramenta da criação que permite a quem sabe o que está a fazer apurar certas características físicas numa família de animais.
Tendo você tão boas fontes e o conhecimento que exibe, certamente saberá que sem consanguinidade não havia apuramento de raças e muitas raças de animais já não existiam. Dou-lhe como exemplo a maioria das raças de cães europeias que, no fim da 2ª guerra mundial tinham os efectivos reduzidos a meia dúzia de exemplares vivos. Hoje em dia pode traçar-se a ascendência de uma série a esses poucos exemplares.
Esta e uma questão interessante pois sinceramente não acredito que algum criador venha aqui a arca postar para ser esclarecido, se acha que este tópico foi aberto no sentido de informar algum criador esta certamente enganada.
Quem aqui vem são os utilizadores em geral dai que as respostas tem que ser direccionadas nesse sentido não acha
as tantas ainda arriscam o cruzamento na tentativa vã de nascer algum exemplar de top, através da consanguinidade .
Última edição por ptuga em sábado fev 19, 2011 8:25 pm, editado 2 vezes no total.
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sábado fev 19, 2011 7:48 pm

CH2O2 Escreveu:Existem alguns mitos no que diz respeito à consanguinidade. Não há uma regra para este tipo de cruzamentos.. Não há qualquer lógica nessa afirmação, o grau de consanguinidade que se obtém em cruzar pais com filhos é exactamente o mesmo que se obtém cruzando irmão com irmã. Há quem imponha um número limite de gerações para fazer cruzamentos consanguineos, no entanto o grau de consanguinidade que se obtém cruzando 1 geração de irmão com irmã é sensivelmente o mesmo que 2 gerações de meios irmãos (filhos do mesmo pai ou mesma mãe). O que interessa entender são dois fenómenos distintos. O primeiro é o enfraquecimento dos animais devido à perda de variabilidade genética. Este efeito não acontece sempre, no caso dos elefantes indianos a consaguinidade não trouxe quaiquer problemas. Sabe-se que a população de elefantes que colonizou ou sub-continente indiano tinha um número reduzido de indivíduos e consequentemente há um alto grau de consaguinidade entre os descendentes actuais. Também nos humanos, pensa-se que o número de indivíduos que migraram de áfrica para o resto do mundo não ultrapassava as dezenas de milhar e hoje em dia temos uma população superior a 6 biliões sem problemas de consanguinidade.

esta questao e que falta responder

na natureza sempre ouve consaguinidade e continua a haver esquece se que na natureza atraves da selecao natural so os mais fortes sobrevivem e se reproduzem ou seja quando corre mal essas proles consaguineas não terao chanses de se reproduzirem dai certas especies terem evoluido atraves da consaguinidade

o mesmo não acontece na consaguinidade praticada pelos criadores,ai não existe selecao natural,antes pelo contrario temos o dono para alimentar as proles com deficiencias e o veterinario para tratar das doencas,esses animais irao se reproduzir originado linhagens com defeitos congenitos que entopem os veterinarios como voce sabe.
ptuga
Membro Veterano
Ciclideos,
R

sábado fev 19, 2011 8:40 pm

e outa que falta responder
CH2O2 Escreveu:

, não concordo com a ideia que cruzar irmão com irmã seja pior, do ponto de vista da consanguinidade, do que cruzar pai com filha. O grau de parentesco ou "quantidade de sangue" partilhado entre irmão e irmã é, em média, o mesmo que pai com filha. Há outros factores, do quais já falei neste tópico, que podem fazer variar o grau de parentesco mas à partida irmão com irmã ou pai com filha partilham 50% do sangue.

Talvez o maior mito de todos, no que diz respeito à consanguinidade, é pensar que irmão com irmã têm 100% de "sangue igual". Isso não é verdade.
Não considero que seja resposta á citação acima mas…

Só a titulo de curiosidade
Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador de medula óssea compatível entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%.
Mesma mãe 5% e mesmo pai 5%
pauloarrulo
Membro Júnior
Registado: terça nov 23, 2010 11:38 pm

sábado fev 19, 2011 9:19 pm

NAO E POR NADA mas estamos a perder tempo aqui a ver quem tem razam , para aqueles que realmente querem saber o como se faz, para q ,e o porque ja q nao acreditao no q um forista q ate pratica o q se fala e diz como o faz com os seus proprios animais sabendo de antemao pelo campeao do mundo de canarios vermelho mosaico portugues amigos portugues da castanheira do ribatejo (ja sabem quem e) q faz o mesmo q eu sem problemas e nao acreditam lancando ate duvidas sobre o post do mesmo sugiro q deixem de ca vir e apenas respondam as vossas questoes pesquisando na net o q la esta para vosso proveito e so vosso

PS.tentem canarios faisca 1 exemplo pode ser q ele esplique melhor

JA AGORA UMA SUGESTAO PARA UM NOVO TOPICO QUAL A DOSE DE COLORANTE PARA CAN FAT VERMELHO ERA GIRO DE SE VER

PESSOAL FUI
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sábado fev 19, 2011 9:20 pm

É lamentavel quando ignorancia e desonestidade se aliam desta forma.
Responder

Voltar para “Aves”