Pediram-me o cão para criação... O que devo fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sábado fev 19, 2011 4:22 pm

Peço desculpa pelo testamento :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 19, 2011 4:31 pm

Não peça, é um alerta ligado a uma experiência na primeira pessoa.

A maioria das pessoas não tem noção da despesa que uma ninhada involve e isto quando as coisas correm bem. Não se pode fazer um bom trabalho de criação quando se espera que a venda dos cachorros compense a despesa havida porque isso na maior parte dos casos não vai acontecer e só vai fazer com que se venda os cachorros ao desbarato por já não haver condições logísticas ou monetárias para os manter.
Uma cesariana numa cadela de porte grande como um GR é muito dispendiosa. Vacinar, desparasitar e alimentar com uma ração de qualidade até ás 8 semanas 10, 12 ou mais cachorros é muito caro. O acompanhamento veterinário da gestação custa dinheiro. A cadela precisa de ecos, de desparasitação e de uma ração de muito boa qualidade, especialmente durante o aleitamento. Pode não ser uma boa mãe e rejeitar as crias o que vai obrigar o criadopr a alimentar as crias á mão. Pode inclusivamente matá-las por esmagamento se for inexperiente.
Convém alertar para tudo isto porque nos cães de raça a natureza por vezes falha e não faz tudo sózinha...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sábado fev 19, 2011 5:01 pm

Muito bem dito..
MaguiC Escreveu:Em relação a criação a minha Vicky teve um "acidente", estavamos a combinar para ela cruzar no cio seguinte e ela e o cão "decidiram" antecipar-se, conclusão: apesar de estarmos a planear os cachorros vieram mais cedo e não estava-mos totalmente preparados!

A gravidez da Vicky apesar de ser antes do previsto/desejado por nós, foi desejada e posteriormente planeada, ela engravidou porque sabia-mos que teria poucas crias(mais ou menos 3), porque tanto nós como o dono do cão queria-mos ficar com mais um cão e porque se nascessem mais do que 2 teríamos vários candidatos sérios a bons donos.

O primeiro mês de gestação foi normal, o segundo foi um "inferno" na primeira ecografia que fez notava-se um sombra, isso significava que devia ter feito um aborto (o que nesta data seria normal) apesar de ainda ter 2 cachorros, o problema é que não se conseguiam detectar sinais vitais de um dos cachorros, isso levou a que ela fosse rigorosamente seguida até ao fim da gravidez... o vet disse-nos posteriormente que duvidava que a gravidez fosse até ao fim, acontece que foi até ao fim ia-mos lá todas as semanas por vezes mais do que uma vez fazer ecografias, isto tudo durante 1mês, perdemos a conta ao dinheiro que gasta-mos... dia 21 de Maio contra todas as expectativas a Vicky entrou em trabalho de parto em casa teve o primeiro filhote (o Simba) mais ou menos bem, o segundo filhote teve mais dificuldades e nasceu já morto (facto para o qual o vet já nos tinha avisado), tudo isto seguido pelo vet ao telefone que veio no fim para ver a mãe o filho sobrevivente... a primeira semana passou normalmente ela levou uma injecção para expulsar melhor a placenta...

Agora o que correu mal... a Vicky tinha um tumor no útero que estava dissimulado e parecia sempre restos de placenta anda-mos 1mês a caminho do vet a fazer tratamentos sem sabermos o que ela tinha até que decidimos operar e foi aí que se descobriu o tumor.

Se hoje fazia a mesma coisa? Acho que não (apesar de adorar o Simba) todo o sofrimento pelo qual a cadela passou, toda a despesa (da qual só contabilizamos a operação e a análise do tumor (150+50€) ), todo o trabalho que tivemos com o Simba... sinceramente nem toda a gente está disposta a tudo isto!

Quando pensamos em fazer criação não podemos pensar que vai correr tudo bem e vamos ter um grande lucro, temos de pensar se temos condições se alguma coisa correr mal... no meu caso a Vicky é Pinscher e sabia que nunca teria muitos cachorros e que tinha donos para todos, só consegui suportar toda a despesa porque na maioria das vezes o vet não cobrava nada e porque na operação me levou o preço de gata, de outro modo não poderia ter ficado com o Simba (que só em vacinas iniciais e chip ficou em 200€)

Fazer criação dá MUITO trabalho (andar 3 meses de esfregona na mão é obra!) ainda mais com cães grandes, que são mais numerosos e consequentemente trabalhosos e dispendiosos...

A minha história não é exemplo para ninguém, mas quando penso em tudo o que aconteceu acho que é meu dever alertar para o facto de as coisas poderem correr menos bem...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado fev 19, 2011 5:39 pm

Foi um excelente testamento, que vale a pena ler e reler, quem tiver dúvidas. :wink:

Acho que deve ponderar bem esse "jeito" que quer fazer à sua conhecida...há muitos (demasiados) animais abandonados e a tendência e aumentar, infelizmente...
acrtcc
Membro
Registado: sexta fev 18, 2005 9:58 pm
Localização: Pipoca , um Golden, um Barnabé rafeiro e um Miau...

sábado fev 19, 2011 11:48 pm

Depois de todos os vossos contributos, decidi NÃO fazer o dito jeito...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo fev 20, 2011 12:16 am

Tomou uma boa decisão. :wink:

Os meus parabéns, e que corra tudo bem convosco.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Katra
Membro
Registado: quinta set 16, 2010 2:48 pm

domingo fev 20, 2011 12:45 am

Falando da minha experiência pessoal, das 2 vezes que fiz criação de golden retriever, nunca a despesa foi inferior aos 500 euros, então da 2ª vez andou na casa dos 1000. Mas o pior mesmo foi a carga de trabalhos que aquilo dá, eu normalmente se me disserem que vão fazer criação, faço questão de demonstrar o trabalhão que aquilo dá. Como sou profissional liberal, sem horários regulares de trabalho, até tenho tempo. Mas aquilo a partir das 3 semanas e meia é do piorio. A cadela fica menos tempo com os bebés, que já andam e começam a comer sozinhos... a papa que eu dou! Tenho de pelo menos 3 vezes ao dia triturar o starter com água morna e leite para cães bebés, dar-lhes a papa sempre controlando que todos comem mais ou menos por igual. Limpo a caca deles várias vezes ao dia, lavo com regularidade o recinto onde estão, só a nível de jornais, se começa alguma diarreia, toca a dar água mineral a todos (às 8 semanas dão cabo de 5 litros por dia), sou eu quem os desparasita, com balança electrónica e tudo para saber a dose certa para cada cão, etc... Nem imaginam o alívio que é despachar o último cão. Pensem muito bem antes de se meterem em encrencas.
Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

domingo fev 20, 2011 3:49 am

se fosse para voçe ficar com imaginemos 4 e ela com outros 4 cachorrinhos para oferecer a amigos e familiares ainda entendia, agora emprestar o cão a amigos de amigos para muito provavelmente fazerem dinheiro, e voçe nem esta interessado em nenhum cachorro nem em dinheiro, acho que faz muito bem em negar o pedido.
Responder

Voltar para “Cães”