Preconceitos sobre repteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Quetzacoatl
Membro
Registado: terça jun 29, 2010 3:06 pm

sábado fev 19, 2011 7:34 pm

Ter um dragão barbudo foi algo que ainda me valeu alguma (pouca) conversa a convencer da inoculidade. Todavia, agora queria adquirir uma cobra, mas não posso. Já tentei ir pela lógica (não fazem mal, não custam muito a manter, ocupam pouco espaço, etc...) mas deparo-me com um problema que todos os donos de repteis conhecem bem: a posição da cultura ocidental em relação aos repteis.
Suponho que todos vós quando vos perguntam que animal de estimação têm e repondem: cobra/lagarto as pessoas reagem com um "Yuck!" ou "Como é consegues?!" (ninguém reage assim às tartarugas, porque são muito melhor representadas). E a verdade é que desde pequenos que as cobras surgem como os maus, os dragões são crueis, e os lagartos não customam ter os papeis simpáticos de digamos um cão ou um gato (os camaleões estão a tornar-se mais populares nesta área). Na India, por exemplo, as cobras são vistas como boas. Aqui, vem desde a Bíblia em que a cobra é :twisted: .
Gostaria se alguém sabe como vencer este preconceito, se há alguma forma de tornar as pessoas mais simpatizantes à ideia de ter uma cobra, além da óbvia lista de razões lógicas.
Eristof
Membro Veterano
Registado: sexta fev 04, 2011 10:39 pm

sábado fev 19, 2011 7:43 pm

Pois isso é uma questao que eu gostava de responder mas nao sei mesmo!!!
Alem que gostava de saber o porque desse tipo de pensamento das pessoas...
By: Eristoff
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

sábado fev 19, 2011 8:11 pm

Como eu te percebo...
Eu sou fascinado por osgas e quando digo isso às pessoas... é a tal história. Ás tantas já falo em "geckos", pelo menos a reacção inicial não é tão má :lol:

Como sou menor e vivo com a minha mãe, toda a bicharada que entra cá em casa vai para o meu quarto, mas há sempre o problema para entrar em casa. Não sei como, mas consegui convencer a minha mãe com as osgas e com os roedores, e o facto é que ao fim de algum tempo até começou a achar piada, e de vez em quando vem ao meu quarto "brincar" com os Degus. No entanto, se eu falar em cobras, ou mesmo formigas, não tenho qualquer hipótese. O problema é mesmo esse, a nossa cultura não está habituada a conviver com estes animais, mas em muitos casos (se não a maioria) após o contacto com os mesmo, as pessoas tendem a mudar o ponto de vista (é claro que também depende da pessoa, no caso de medo ou fobias é outra história).

Se queres influenciar a opinião de alguém, acho que devias começar por aí, já que os argumentos muitas vezes não resultam (a pior parte é a que é preciso ter ratops no congelador :twisted: ). No caso das cobras é mais complicado, mas mesmo assim tenta que essa pessoa tenha algum tipo de contacto com o animal.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado fev 19, 2011 8:21 pm

Eu acho que depende das pessoas. Algumas têm mesmo fobia e aí não vale a pena insistir, outras é apenas preconceitos ou ideias pré concebidas das cobras e repteis em geral.

O melhor será ir a uma exposição de répteis ou a uma boa loja que tenha repteis.
suran
Membro
Registado: sexta fev 18, 2011 6:57 pm

sábado fev 19, 2011 8:45 pm

De acordo com o que foi dito.
Eu cobras entre outros repteis nem pensar sequer em aproximar-me.
Ja tive 1 vez frente a frente com uma cobra totalmente levantada do chao e a olhar para mim e ate gostei para dizer a verdade, se ela quize-se saltar-me para mim tinha-o feito, mas no que diz respeito a mexer-lhes ou passar ao pé delas nem que me paguem um balurdio.

Nao é bem fobia, mas nao consigo.
Queria uma eguana cá para casa daquelas mais pequenas e nao comprei, os meus pais tem pavor de bixos desse genero :?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado fev 19, 2011 9:00 pm

suran Escreveu:(...)
Queria uma eguana cá para casa daquelas mais pequenas e nao comprei[/b], os meus pais tem pavor de bixos desse genero :?
As Iguanas daquelas que quando se compram são mais pequenas ao fim de uns anos são daquelas maiores ;)
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sábado fev 19, 2011 9:22 pm

element Escreveu:(...)O melhor será ir a uma exposição de répteis ou a uma boa loja que tenha repteis.
Também penso que seja o melhor caminho, levar as pessoas com o preconceito para verem com os próprios olhos o quão mau o animal é.
Provavelmente até poderão manusear (ou pelo menos ver o animal a ser manuseado).

E é como disse, já sabe os prós, é acentua-los, pois a nível de "prós vs contras", na manutenção das cobras, os prós costumam vencer.

Cumprimentos e boa sorte
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Quetzacoatl
Membro

sábado fev 19, 2011 9:23 pm

Fobias Ž algo totalmente respeitavel. Conhe�o uma pessoa que quando viu o meu drag‹o voou do sof‡ a gritar "Tira isso daqui!", se tivesse de convencer uma pessoa dessas j‡ tinha desistido.
ƒ realmente algo que j‡ vem de tr‡s, desde o tempo dos Gregos (enquanto os Egipcios viam-nos com optimos olhos). Eu tenho uma atrac�‹o natural por repteis, sem excep�‹o (mas n‹o gosto de ter como pet animais que me atacam).
AtŽ nas lojas de animais se nota: "Oh c‹ezinhos... que fofos! Hamsters que engra�ados! Peixes que giros! Ewww cobras!". V‡ se l‡ perceber.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado fev 19, 2011 9:24 pm

suran Escreveu:De acordo com o que foi dito.
Ja tive 1 vez frente a frente com uma cobra totalmente levantada do chao e a olhar para mim e ate gostei para dizer a verdade, se ela quize-se saltar-me para mim tinha-o feito, mas no que diz respeito a mexer-lhes ou passar ao pé delas nem que me paguem um balurdio.

Queria uma eguana cá para casa daquelas mais pequenas e nao comprei, os meus pais tem pavor de bixos desse genero :?
se ficas assustato com uma cobra, com uma iguana grande borraste todo
Quetzacoatl
Membro

sábado fev 19, 2011 9:30 pm

suran Escreveu:De acordo com o que foi dito.

Uma iguana? A sŽrio? Tens medo de cobras e queres comprar um reptil que te chicoteia com a cauda e cresce atŽ bem mais de 1,5m, talvez atŽ 2m? Isso Ž mesmo preconceito contra as cobras.
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

sábado fev 19, 2011 9:43 pm

Os meus pais, principalmente a minha mãe, não gostavam muito de répteis nem queriam nenhuns cá em casa (excepto a tartaruga, lá está).

Com o tempo, fui tentando mentalizá-los e consegui convencê-los a ter uma iguana. Consegui.

Depois, seguiram-se os tritões que são tão pequenos que não metem medo a ninguém.

O verdadeiro problema foi a cobra. O que fiz? Comprei-a com o meu irmão em Espanha e trouxe-a, incluindo o gecko. Depois de cá estarem, nunca mais me chatearam. Nem a minha mãe nem o meu pai têm coragem de lhes fazer mal (são pessoas que gostam de animais apesar de tudo) , tiveram de "gramar" com eles cá.

Agora minha mãe adora o gecko, mexe-lhe e agarra-o. A iguana é muitas vezes alimentada por ela de manhã. Apenas a cobra é que ainda só conseguiu uma festinha no lombo. Ou seja, a minha mãe fez progressos gigantescos.

Moral da história, é uma questão de teimar e mostrar através da convivência que são bichos espectaculares. Isto para quem apenas tem o "medinho" ou nojo herdado dos pais, não para quem tem mesmo fobia.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado fev 19, 2011 9:55 pm

No meu caso também foi assim ao princípio não queriam bichos desses cá em casa(mães), mas depois arranjei os meus camaleoes e ela lá aceitou, pois eram bastante giros e mexiam os olhos para todo o lado e a comer eram muito engraçados.
Passado um mês decidi ter uma cobra, a minha mãe não reagiu da melhor maneira mas quando a trouxe ficou indiferente desde que tomasse bem conta dela não a deixando fugir.

Tive no hospital algum tempo e coincidiu com a alimentação da cobra e adivinhem quem pegou no rato que ela também detestava.....ela deu-lhe sem os minimos de problemas.Nos dias de hoje os repteis são sempre bem vindos
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

sábado fev 19, 2011 10:45 pm

StealthSnake Escreveu:Comprei-a com o meu irmão em Espanha e trouxe-a, incluindo o gecko. Depois de cá estarem, nunca mais me chatearam. Nem a minha mãe nem o meu pai têm coragem de lhes fazer mal (são pessoas que gostam de animais apesar de tudo) , tiveram de "gramar" com eles cá.
Também já pensei nisso e acredito que a minha mãe não fizesse mal a animal nehum, fosse qual fosse, mas é um bocado imprevisivel e arriscado. Depois de um enorme sermão provavelmente obrigava-me a tirar o bicho de casa, ou devolve-lo ou vende-lo,ou qualquer outra solução(dependendo do animal, se fosse artropode acho que me matava e ainda me dava ao animal para me comer :twisted: ).
Lá está, depende de cada pessoa.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo fev 20, 2011 2:02 am

Quetzacoatl Escreveu:Ter um dragão barbudo foi algo que ainda me valeu alguma (pouca) conversa a convencer da inoculidade. Todavia, agora queria adquirir uma cobra, mas não posso. Já tentei ir pela lógica (não fazem mal, não custam muito a manter, ocupam pouco espaço, etc...) mas deparo-me com um problema que todos os donos de repteis conhecem bem: a posição da cultura ocidental em relação aos repteis.
Suponho que todos vós quando vos perguntam que animal de estimação têm e repondem: cobra/lagarto as pessoas reagem com um "Yuck!" ou "Como é consegues?!" (ninguém reage assim às tartarugas, porque são muito melhor representadas). E a verdade é que desde pequenos que as cobras surgem como os maus, os dragões são crueis, e os lagartos não customam ter os papeis simpáticos de digamos um cão ou um gato (os camaleões estão a tornar-se mais populares nesta área). Na India, por exemplo, as cobras são vistas como boas. Aqui, vem desde a Bíblia em que a cobra é :twisted: .
Gostaria se alguém sabe como vencer este preconceito, se há alguma forma de tornar as pessoas mais simpatizantes à ideia de ter uma cobra, além da óbvia lista de razões lógicas.
talvez se não o fossem nao morreriam tantas nem eram libertadas
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo fev 20, 2011 2:05 am

grishnackh Escreveu:
StealthSnake Escreveu:Comprei-a com o meu irmão em Espanha e trouxe-a, incluindo o gecko. Depois de cá estarem, nunca mais me chatearam. Nem a minha mãe nem o meu pai têm coragem de lhes fazer mal (são pessoas que gostam de animais apesar de tudo) , tiveram de "gramar" com eles cá.
Também já pensei nisso e acredito que a minha mãe não fizesse mal a animal nehum, fosse qual fosse, mas é um bocado imprevisivel e arriscado. Depois de um enorme sermão provavelmente obrigava-me a tirar o bicho de casa, ou devolve-lo ou vende-lo,ou qualquer outra solução(dependendo do animal, se fosse artropode acho que me matava e ainda me dava ao animal para me comer :twisted: ).
Lá está, depende de cada pessoa.
a minha obsoleta veio assim dum jovem que pensava como voces, mas os pais nao o deixaram ter
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”