Preconceitos sobre repteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

domingo fev 20, 2011 2:10 am

Tekilla Escreveu:
grishnackh Escreveu:
StealthSnake Escreveu:Comprei-a com o meu irmão em Espanha e trouxe-a, incluindo o gecko. Depois de cá estarem, nunca mais me chatearam. Nem a minha mãe nem o meu pai têm coragem de lhes fazer mal (são pessoas que gostam de animais apesar de tudo) , tiveram de "gramar" com eles cá.
Também já pensei nisso e acredito que a minha mãe não fizesse mal a animal nehum, fosse qual fosse, mas é um bocado imprevisivel e arriscado. Depois de um enorme sermão provavelmente obrigava-me a tirar o bicho de casa, ou devolve-lo ou vende-lo,ou qualquer outra solução(dependendo do animal, se fosse artropode acho que me matava e ainda me dava ao animal para me comer :twisted: ).
Lá está, depende de cada pessoa.
a minha obsoleta veio assim dum jovem que pensava como voces, mas os pais nao o deixaram ter

Precisamente o que eu tentei dizer. Por vezes o que o StealthSnake fez não seja a melhor solução, e por isso não me atrevo adquirir um animal que posso não vir a ter "permissão" para manter e como consequência ter que me "livrar" dele.
AndreEdge
Membro Veterano
Registado: domingo jan 30, 2011 5:41 pm

domingo fev 20, 2011 2:32 am

Quetzacoatl Escreveu:Ter um dragão barbudo foi algo que ainda me valeu alguma (pouca) conversa a convencer da inoculidade. Todavia, agora queria adquirir uma cobra, mas não posso. Já tentei ir pela lógica (não fazem mal, não custam muito a manter, ocupam pouco espaço, etc...) mas deparo-me com um problema que todos os donos de repteis conhecem bem: a posição da cultura ocidental em relação aos repteis.
Suponho que todos vós quando vos perguntam que animal de estimação têm e repondem: cobra/lagarto as pessoas reagem com um "Yuck!" ou "Como é consegues?!" (ninguém reage assim às tartarugas, porque são muito melhor representadas). E a verdade é que desde pequenos que as cobras surgem como os maus, os dragões são crueis, e os lagartos não customam ter os papeis simpáticos de digamos um cão ou um gato (os camaleões estão a tornar-se mais populares nesta área). Na India, por exemplo, as cobras são vistas como boas. Aqui, vem desde a Bíblia em que a cobra é :twisted: .
Gostaria se alguém sabe como vencer este preconceito, se há alguma forma de tornar as pessoas mais simpatizantes à ideia de ter uma cobra, além da óbvia lista de razões lógicas.
Sao animais que dao assim uma sensaçao de medo, e como as pessoas sao ingnorantes ficam todas "ai credo" "blhac" etc :roll: Mas não são só os repteis roedores aracnideos e outros animias sofrem desses preconceitos. Eu tenho uma tarantula e quando digo alguem que tenho uma tarantula dizem logo "que nojo!" "como consegues" (nem todas as pessoas).... Quanto as formigas podes comprar 1 AntWork daqueles com gel que sao bastante porreiros ou fazeres um. Metes la as formigas e prontos, depois deixas estar la como se nao tivesse acontecido nada, quando os teus pais repararem naquilo das uma desculpa qualquer e talvez fiques com elas... ou nao :twisted: Se nao te deixarem ficar com elas dasme a mi :D
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

domingo fev 20, 2011 2:55 am

grishnackh, felicito-te pela tua posição de abrir um tópico destes e com certeza surgirá muita informação para os não adeptos destes animais.

O meu caso também é parecido ao do stealthsnake e lá se vão habituando aqui por casa que os meus animais não fazem mal a ninguém. Também sempre acharam muita piada às tartarugas, mas quando começou os caudatas a entrar cá em casa não ficaram lá muito satisfeitos mas vão se habituando devagarinho e como os mantenho é quase como se não existissem para eles. Noutros animais acredito que seja bem mais difícil de os manter arrumados algures mas com com animais pequenos dá para deixá-los um pouco mais longe das mentalidades antiquadas que predomina bastante naquele segmento do povo português que viveu toda a vida nas crenças dos mais idosos e nas altas influencias da Bíblia (não querendo de forma alguma desprezar o papel importante que a igreja tem em muitas comunidades).
A verdade é que o povo português é um povo cheio de preconceitos. Não é nem tão cedo que se vai mudar essa mentalidade que os animais "esquisitos" são animais que podem ser tão boas companhias quanto os outros mais comuns (sim, porque para muita gente manter repteis, anfíbios, insectos ou aracnídeos é ser esquisito). E adicionando a isso tudo o facto de que as pessoas nem se darem ao trabalho de pesquisar para perceber um pouco melhor estes animais ainda agrava mais a situação. A televisão também tem uma influencia que não ajuda em nada. Muitos dos nossos animais são confundidos com animais venenosos que aparecem em documentários televisivos. E essas pessoas quando vêm certas coisas na televisão ficam com aquela ideia e normalmente não estão abertas o suficiente para se interrogarem se as espécies mantidas em cativeiro se são perigosas ou não.
Um dia destes, estava eu a ver o programa Sobrevivência, do canal Discovery Channel quando a certa altura Bear Grylls apanha uma Salamandra Salamandra (identificou-a apenas como fire salamander) e então o homem a apanha-a com dois paus para não lhe tocar e alertou que numa situação de sobrevivência não se poderia ingerir um animal daqueles devido ao seu veneno que poderia ser letal ao ser ingerido. Até aí tudo bem para quem percebe destes animais. Mas para quem não percebe, provavelmente chamar-me-ia de louco por manter salamandras e aí vem a minha argumentação para alguém que pensa dessa maneira: sim, é verdade que as salamandras segregam uma substancia venenosa e que ele fez bem em não entrar em contacto com a pele nesse animal pois numa situação em que ele poderia ter feridas nas mãos ou que pudesse levar as mãos aos olhos sem as ter lavado poderia levá-lo a ter alguns problemas de saúde mas ainda assim longe de letais. São conhecidos casos de inchaço das pálpebras e inclusive cegueira temporária após contacto dessa substancia com os olhos. Há que nunca descurar da nossa higiene quando em contacto com esses animais mas desde que a lição esteja bem estudada não há problema absolutamente nenhum com os nossos animais de cativeiro.
Em casa não temos grande escolha senão mesmo a de manter os nossos animais sob o conhecimento do restante agregado familiar mas perante o resto da sociedade o melhor mesmo é a não-divulgação pessoal. Muitas pessoas nunca vão mudar de ideias quanto aos nossos animais e inclusive isso pode trazer algumas experiências menos agradáveis ou até mesmo dissabores. Aqui é um bom lugar para a divulgação deles pois quem cá entra ou leva com eles ou vai embora mas no nosso dia-a-dia as coisas não funcionam assim logo eu achar que a melhor opção é a não-divulgação da posse destes animais.

Eu acho que nunca escrevi tanto em fórum nenhum mas este assunto tocou-me especialmente daí o meu testamento. Continuem com as vossas opiniões :wink:
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

domingo fev 20, 2011 11:12 am

Ainda pior, mostra como as pessoas podem ser mesmo ignorantes.

Quando souberam que tinha cobras e alguns lagartos, disseram logo "mas tua andas apanhar bichos no mato, que feio", depois lá vou eu explicar que não, e que animais da nossa fauna não é permitido e tati e tata.... de seguida dizem, "que burro que és, claro que posso então eu tenho pintassilgos e corvos e é proibido, fogo tu és mesmo ignorante"..... e eu tab :roll:

Outros perguntam porque queres isto, são bichos que não fazem nada só comem e dormem.... eu tento explicar que são muito porreiros e quando se começa não dá para parar, porque há sempre um melhor que o outro.

Mas pronto......
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
grishnackh
Membro

domingo fev 20, 2011 11:13 am

Allistor gostei da tua resposta, mas quem abriu o tópico foi o Quetzacoatl , eu apenas dei a minha opinião e contribuí para o mesmo :wink:
grishnackh
Membro

domingo fev 20, 2011 11:18 am

vitor22 Escreveu:
"que burro que és, claro que posso então eu tenho pintassilgos e corvos e é proibido, fogo tu és mesmo ignorante"..... e eu tab :roll:
Também já me deparei com essa situação, quando descobri que um familiar meu tinha apanhado um camaleão da nossa fauna para oferecer a alguém. Resultado, passado uma semana o camaleão estava morto :evil:
E lá comecei uma conversa para tentar convence-lo de que apanhar animais da nossa fauna não só é ilegal como também resulta na morte prematura do animal em questão...

Essa é outra questão que muitas vezes os portugueses não dão importância.
"claro que posso apanhar, ninguém v~e nada"
:roll:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo fev 20, 2011 11:31 am

Allistor Escreveu:(...)assim logo eu achar que a melhor opção é a não-divulgação da posse destes animais.

Eu acho que nunca escrevi tanto em fórum nenhum mas este assunto tocou-me especialmente daí o meu testamento. Continuem com as vossas opiniões :wink:
Pois aqui á uns anos quando alguem me via com os barços e mãos arranhados e perguntava o que tinha acontecido e eu dizia que era a iguana tb nem sempre recebi os melhores olhares e comentarios...de algum tempo para cá optei por dizer que é o meu gatinho e os olhares mudaram...acham tão fofo ;)
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

domingo fev 20, 2011 11:48 am

Há uns meses ainda me dava ao trabalho de explicar que tinha animais fora do comum e que simplesmente era um gosto, agora nem comento nada disso, acho que nem sequer precisam de saber.
A mim nem me incomoda que digam que os meus animais são nojentos e bla bla, o pior é quando começam dizer "Se me aparecesse uma *** dessas la em casa, matava logo" ou "Ainda o verão passado matei carradas de osgas e cobras".
Para mim essas pessoas são ignorantes do piorio, que só dão valor as bugigangas que têm nas prateleiras :| .
Quem tiver a mente aberta o suficiente para tentar perceber e gostar destes animais tenho todo o gosto e orgulho em explicar e esclarecer duvidas.
<p>Cumprimentos, Filipe Jorge</p>
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo fev 20, 2011 12:11 pm

eu como nao gosto de andar a exibir o que tenho, muitas poucas pessoas sabem o que tenho, so os mais chegados é que sabem que tenho muita coisa feia, má e pegajosa :twisted:

quando me perguntam que animais tenho digo que tenho hamsters e ratazanas (mal elas sabem para que)
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Quetzacoatl
Membro
Registado: terça jun 29, 2010 3:06 pm

domingo fev 20, 2011 12:52 pm

filipe95 Escreveu:"Se me aparecesse uma *** dessas la em casa, matava logo" ou "Ainda o verão passado matei carradas de osgas e cobras".
O giro disso é que das duas uma: ou o pobre bicho não faz mal e é estupido mata-lo, ou então é ilegal mata-lo.
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

domingo fev 20, 2011 1:15 pm

Ups, Quetzacoatl obrigado pela ideia do tópico :D
vitor22 Escreveu:(...)Outros perguntam porque queres isto, são bichos que não fazem nada só comem e dormem....(...)
Também já me vieram dizer isso. É daquelas coisas que não fazem sentido nenhum sequer perguntar. Afinal todos temos animais por alguma razão mas normalmente é a paixão pelo hobby que nos motiva coisa que muita gente não percebe. É que o homem começou por ter animais com um certo objectivo para a sua vida, como por exemplo, os gatos serviam para eliminar os ratos, e por ai a fora. Só que há ainda gente com esse pensamento primitivo.
Se hoje em dia se cria cães e gatos muito bem tratadinhos à base de rações e com tantos outros cuidados apenas para os ver crescer bem e ao nosso lado, então não percebo o porquê de não se poder ter em casa outras 1001 coisas deveras interessantes.
Eu até percebo as pessoas que têm fobia, mas aquela fobia mesmo de nascença e não a cultural. Já presenciei um caso de uma pessoa que tinha fobia a cães e a reacção da mesma perante qualquer cão era mesmo o quase estado de pânico e isso até compreendo que hajam pessoas assim. Agora vir o mundo todo dizer que tem fobia a repteis...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo fev 20, 2011 1:52 pm

Para muita gente animal tem de ser de companhia...não distinguem entre animal de companhia e animal de estimação...no entanto acham bonito ter um aquario e tambem não andam com os peixes ao colo ;)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo fev 20, 2011 3:12 pm

element Escreveu:Eu acho que depende das pessoas. Algumas têm mesmo fobia e aí não vale a pena insistir, outras é apenas preconceitos ou ideias pré concebidas das cobras e repteis em geral.

O melhor será ir a uma exposição de répteis ou a uma boa loja que tenha repteis.
Nop... O melhor é mesmo ter papás que têm destes bichos "nojentos" para não estranhar :twisted:
Por isso é que a minha filha já sabe que na escola não deve dizer a todos que tem cobras e ratazanas :lol: :lol: :lol: Para ela é normal, claro :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo fev 20, 2011 3:14 pm

Tekilla Escreveu:eu como nao gosto de andar a exibir o que tenho, muitas poucas pessoas sabem o que tenho, so os mais chegados é que sabem que tenho muita coisa feia, má e pegajosa :twisted:

quando me perguntam que animais tenho digo que tenho hamsters e ratazanas (mal elas sabem para que)
Offtopic: olha lá, e não atendes o telemóvel porque vês que sou eu, ou és mesmo assim?? :evil:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

domingo fev 20, 2011 3:17 pm

vitor22 Escreveu: Outros perguntam porque queres isto, são bichos que não fazem nada só comem e dormem....
É exactamente isso que passam a vida a dizer-me. Até a minha paciência se consome. Não entendem que é possível ter animais para contemplação. Para se ter o estatuto de animal de estimação, tem de se andar com ele ao colo. Eu às vezes bem tento explicar, mas nem sempre vale a pena porque o maior cego é aquele que não quer ver. É tentar explicar porque gosto mais de amarelo do que de vermelho.

A pior situação de todas que tive até agora foi: aparece uma cobra, que fazem? Enxada pela cabeça abaixo. É perigosa e faz mal e rapta crianças, mata grávidas e castra os homens ( um bocado de exagero aqui mas é para dar emoção lol). Continuando. No entanto têm gatos, bicho que é uma praga, é cio, parir, cio, parir, neverending story... e está tudo bem. Matam-lhes os pássaros, matam cobras, lagartos, coelhos, uma autêntica limpeza da fauna local e está tudo bem, ainda dizem "por mim podiam matar as cobras todas, não fazem cá falta". Deixam-me com o sangue a ferver. Basicamente, na zona que estou a falar, viam-se cobras e sardões com fartura. Coelhos de manhã e ao pôr do sol eram às dezenas. O que se vê lá agora? GATOS! Mas está tudo bem, são fofos. Chega ao ponto de, um cão matar um gato, o cão leva uma malha por ser um assassino. O gato mata os pássaros de companhia, não teve culpa, coitado. Apesar de eu não gostar nada de gatos, o meu objectivo aqui é mostrar o meu ponto de vista e como as pessoas pensam, não é contra os gatos nem contra quem os tem, os donos é que nem sempre sabem tomar conta deles.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”