grishnackh, felicito-te pela tua posição de abrir um tópico destes e com certeza surgirá muita informação para os não adeptos destes animais.
O meu caso também é parecido ao do
stealthsnake e lá se vão habituando aqui por casa que os meus animais não fazem mal a ninguém. Também sempre acharam muita piada às tartarugas, mas quando começou os caudatas a entrar cá em casa não ficaram lá muito satisfeitos mas vão se habituando devagarinho e como os mantenho é quase como se não existissem para eles. Noutros animais acredito que seja bem mais difícil de os manter arrumados algures mas com com animais pequenos dá para deixá-los um pouco mais longe das mentalidades antiquadas que predomina bastante naquele segmento do povo português que viveu toda a vida nas crenças dos mais idosos e nas altas influencias da Bíblia (não querendo de forma alguma desprezar o papel importante que a igreja tem em muitas comunidades).
A verdade é que o povo português é um povo cheio de preconceitos. Não é nem tão cedo que se vai mudar essa mentalidade que os animais "esquisitos" são animais que podem ser tão boas companhias quanto os outros mais comuns (sim, porque para muita gente manter repteis, anfíbios, insectos ou aracnídeos é ser esquisito). E adicionando a isso tudo o facto de que as pessoas nem se darem ao trabalho de pesquisar para perceber um pouco melhor estes animais ainda agrava mais a situação. A televisão também tem uma influencia que não ajuda em nada. Muitos dos nossos animais são confundidos com animais venenosos que aparecem em documentários televisivos. E essas pessoas quando vêm certas coisas na televisão ficam com aquela ideia e normalmente não estão abertas o suficiente para se interrogarem se as espécies mantidas em cativeiro se são perigosas ou não.
Um dia destes, estava eu a ver o programa
Sobrevivência, do canal
Discovery Channel quando a certa altura Bear Grylls apanha uma
Salamandra Salamandra (identificou-a apenas como
fire salamander) e então o homem a apanha-a com dois paus para não lhe tocar e alertou que numa situação de sobrevivência não se poderia ingerir um animal daqueles devido ao seu veneno que poderia ser letal ao ser ingerido. Até aí tudo bem para quem percebe destes animais. Mas para quem não percebe, provavelmente chamar-me-ia de louco por manter salamandras e aí vem a minha argumentação para alguém que pensa dessa maneira: sim, é verdade que as salamandras segregam uma substancia venenosa e que ele fez bem em não entrar em contacto com a pele nesse animal pois numa situação em que ele poderia ter feridas nas mãos ou que pudesse levar as mãos aos olhos sem as ter lavado poderia levá-lo a ter alguns problemas de saúde mas ainda assim longe de letais. São conhecidos casos de inchaço das pálpebras e inclusive cegueira temporária após contacto dessa substancia com os olhos. Há que nunca descurar da nossa higiene quando em contacto com esses animais mas desde que a lição esteja bem estudada não há problema absolutamente nenhum com os nossos animais de cativeiro.
Em casa não temos grande escolha senão mesmo a de manter os nossos animais sob o conhecimento do restante agregado familiar mas perante o resto da sociedade o melhor mesmo é a não-divulgação pessoal. Muitas pessoas nunca vão mudar de ideias quanto aos nossos animais e inclusive isso pode trazer algumas experiências menos agradáveis ou até mesmo dissabores. Aqui é um bom lugar para a divulgação deles pois quem cá entra ou leva com eles ou vai embora mas no nosso dia-a-dia as coisas não funcionam assim logo eu achar que a melhor opção é a não-divulgação da posse destes animais.
Eu acho que nunca escrevi tanto em fórum nenhum mas este assunto tocou-me especialmente daí o meu testamento. Continuem com as vossas opiniões