Canil de Tavira - Abate

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda fev 21, 2011 10:11 am

Vi agora uma reportagem na TVI de uma Associação a protestar porque o canil de Tavira, além de ilegal, diz que vai abater vários cães até ao fim da semana. Claro que a Associação está contra, pedem mais tempo para arranjar FAT's e legalizar o canil, e o canil já prometeu não abater nenhum e vai transferir vários cães para o Canil de Olhão, que por acaso também está lotado...

Isto remete-nos ao problema já discutido aqui várias vezes, o abate: é ou não "necessário"? Será que as pessoas ainda acreditam que há Donos para tanto abandono? Será que continuam a preferir pôr animais em hotéis e em fat's ad eternum?
Eu sei que é um tema polémico, mas caramba, NÃO HÁ DONOS PARA TANTO CÃO... :roll: O abate é inevitável...
Há quem defenda campanhas massivas de esterilização, também concordo, mas ainda assim, não é viável esterilizar todos os cães abandonados e voltar a soltá-los, ainda que esterilizados, continuam a não haver donos...

Que solução milagrosa vão as Associações arranjar para os MILHARES de animais abandonados que há em Portugal?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 21, 2011 10:53 am

Não há donos para os rafeiros. Já os de raça anda aí tudo à chapada. :roll:

Debater outra vez o mesmo? Há N tópicos com este assunto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda fev 21, 2011 11:02 am

LuMaria Escreveu:Não há donos para os rafeiros. Já os de raça anda aí tudo à chapada. :roll:

Debater outra vez o mesmo? Há N tópicos com este assunto.
Mesmo debatendo o mesmo, este assunto continua na ordem do dia e continua nos noticiários...
Não está na hora de abrirem os olhos????
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 21, 2011 11:08 am

Abrir os olhos para?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda fev 21, 2011 11:25 am

LuMaria Escreveu:Abrir os olhos para?
Para a realidade e para se deixarem destas fantochadas de chamar a comunicação social para fazer barulho contra os abates em canis super lotados...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 21, 2011 11:39 am

TheOne Escreveu:
LuMaria Escreveu:Abrir os olhos para?
Para a realidade e para se deixarem destas fantochadas de chamar a comunicação social para fazer barulho contra os abates em canis super lotados...
Ah, tá bem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MariaChica
Membro Veterano
Mensagens: 798
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda fev 21, 2011 1:16 pm

TheOne Escreveu:
LuMaria Escreveu:Abrir os olhos para?
Para a realidade e para se deixarem destas fantochadas de chamar a comunicação social para fazer barulho contra os abates em canis super lotados...
Concordo.

Por muito que doa os abates são necessários sim. Canis de não abate são muito bonitos teoricamente, mas resta fazermos algumas perguntas a nós mesmos: será melhor o abate ou ter os animais a viver anos a fio enfiados numa box minúscula? Que diferença há entre esses e aqueles que vivem a vida inteira presos à corrente? Ou aqueles que são enfiados em "pardieiros" bastante caros pelas "amigas dos animais"?
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 21, 2011 1:30 pm

<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda fev 21, 2011 1:35 pm

eu acho que o abate é um mal necessário mas também uma consequência, e enquanto não se actuar nas causas o abate será sempre um mal necessário. Basicamente, é isso.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda fev 21, 2011 1:53 pm

Sigo a opinião da Charlie2.
Em Portugal, não sei, mas em França, andavam a dar a pilula a todas as gatas vadias que encontrassem. Os pombos idem porque estavam a tornar-se uma espécie de praga.
Sei que as culpas é dos donos, das criações ao Deus dará, mas como combatemos isso? As criações ao Deus dará não compramos e alertamos para o mesmo. Mas os donos que abandonam os seus cães por motivos variados, como podemos impedi-los?
Daí, apesar de ser uma consequência desumana, entendo o abate.

Sorry,pelo off tópico seguinte: Antes era contra a caça, até me explicarem que duma certa forma, é um mal necessário. Agora touradas, não consigo entender...

Jocas caninas
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda fev 21, 2011 2:11 pm

Uau :o ganhaste :( 3 dos 4 tópicos que citaste são "teus"... :lol: Onde é que queres chegar? Lá porque abriste tópicos a abordar este assunto, eu não posso falar de uma notícia de HOJE que vi na TV sobre esta temática? :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Prophet
Membro
Mensagens: 156
Registado: sexta out 01, 2010 8:10 pm

segunda fev 21, 2011 2:40 pm

Eu já fui voluntário num canil que não era de abate, em Atenas, e agora sou voluntário num canil de abate em Portugal - em Braga.

A noção que algumas pessoas têm que os canis que não são de abate são sítios excelentes não se aplica, pelo menos não no caso que eu conheço. Os cães estavam practicamente a monte, as vezes 4 ou 5 por jaula. Por falta de espaço alguns passavam o dia presos a uma árvore ou coisa parecida. E quando chovia, que felizmente eram poucas as ocasiões, não havia espaço para abrigar todos os cães.

Também havia uma diferença muito grande na maneira como as pessoas abordavam os cães no canil. Primeiro de tudo, qualquer pessoa que se fartasse minimamente do cão entregava-o lá sem remorsos porque sabia que ele ia ter comida e não o iriam abater. Havia pessoas que quase que tratavam aquilo como um hotel de graça - deixavam lá o cão, pediam a alguem conhecido para o ir "adoptar" e entretanto iam de férias. O próprio canil, como tinha problemas enormes com sobrelotação (quem visse a entrada do seu cão recusada pelo canil por estar cheio, esperava até à noite e atirava o cão pelo muro), despachava os cães para qualquer um, só tendo de assinar um termo de responsabilidade. Mas os cães não saiam chipados, nem havia acompanhamento posterior. Trabalhei de perto com um cão que nasceu no canil e era perfeitamente dócil. Foi adoptado por um senhor que se mostrou uma pessoa excelente mas queria o cão para cão de guarda da casa de férias. Só ia lá aos fins de semana alimentar o cão e batia-lhe para o fazer mais agressivo. Acabou por devolver o cão porque não lhe servia para guarda, e um cão que toda a gente dizia que era o melhor comportado do canil estava uma desgraça emocional - até me mordeu.

A "silver lining" desse canil: acompanhamento veterinário pago e um treinador voluntário que não só trabalhava com os cães ao fim-de-semana, também ensinava os voluntários que quisessem aprender umas noções de psicologia canina e reabilitação.

Com a ABRA, onde estou há pouco tempo, é certo que perdemos muitos cães para o abate. Mas sinto que cada cão é tratado com muito mais respeito. E já vi muito mais adopções e cães a sair para FAT em 2 meses na ABRA do que no ano que estive em Atenas. E os donos são questionados e há acompanhamento depois dos cães sairem do canil. E isto tudo a voluntariado, enquanto o outro canil tinha funcionários pagos.

Nenhuma das situações é perfeita, nem a melhor solução. Como já foi dito, passa por mudar as mentalidades. Se houvesse uma melhor noção dos benefícios da esterilização animal e mais apoios para o controle da população animal, os canis não estariam com tantos problemas. Mas também é preciso educar as pessoas em relação a como lidar com os animais, e isso é sempre o mais difícil.

Isto é a minha experiência muito subjectiva de duas realidades bastante específicas, mas espero que dê para ter dar umas luzes sobre a temática e ajudar à discussão.

E desculpem o testamento.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 21, 2011 2:43 pm

TheOne Escreveu:
Uau :o ganhaste :( 3 dos 4 tópicos que citaste são "teus"... :lol: Onde é que queres chegar? Lá porque abriste tópicos a abordar este assunto, eu não posso falar de uma notícia de HOJE que vi na TV sobre esta temática? :roll:
Era os que sabia encontrar rápidamente. Mas eu trago-te mais e não meus. É como as rações, milhares de tópicos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda fev 21, 2011 3:14 pm

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=113202

Segundo esta notícia, parece que esse não é o único problema, há uma promessa da câmara de entregar um terreno para um novo canil, mas há duas associações candidatas à gestão do novo canil. Pelo que dizem na notícia, a câmara comprometeu-se com as duas.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 21, 2011 4:02 pm

Tweenie Escreveu:Sorry,pelo off tópico seguinte: Antes era contra a caça, até me explicarem que duma certa forma, é um mal necessário. Agora touradas, não consigo entender...

Jocas caninas
A caça é o quê? A caça é um desporto. Nem é um mal nem é necessária.
A tourada é que a encaro como um mal necessário para preservar o montado e o touro bravo...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”