opa sorry escusas de ser assim tao agrassiva páTheOne Escreveu:Offtopic: olha lá, e não atendes o telemóvel porque vês que sou eu, ou és mesmo assim??Tekilla Escreveu:eu como nao gosto de andar a exibir o que tenho, muitas poucas pessoas sabem o que tenho, so os mais chegados é que sabem que tenho muita coisa feia, má e pegajosa
quando me perguntam que animais tenho digo que tenho hamsters e ratazanas (mal elas sabem para que)
Preconceitos sobre repteis
Moderador: mcerqueira
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p> <a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
<p> <a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Então amanhã ligo-te e ai de ti que não me atendasTekilla Escreveu:opa sorry escusas de ser assim tao agrassiva páTheOne Escreveu:Offtopic: olha lá, e não atendes o telemóvel porque vês que sou eu, ou és mesmo assim??Tekilla Escreveu:eu como nao gosto de andar a exibir o que tenho, muitas poucas pessoas sabem o que tenho, so os mais chegados é que sabem que tenho muita coisa feia, má e pegajosa
quando me perguntam que animais tenho digo que tenho hamsters e ratazanas (mal elas sabem para que)

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
É giro é quando me perguntam "E se a cobra um dia foge e ataca a tua avó?" e eu penso "Pobre cobra..."
Pobres animais mal amados!

Pobres animais mal amados!
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm
Boas
A dada altura fico com a sensação que existe um exagero/fixação sobre o facto de existirem pessoas que não gostem de répteis.
Para mim é apenas e só uma questão de cultura. A ignorância/desconhecimento pode ter o seu peso, mas tudo se resume a uma questão de cultura.
O argumento de comparar a cultura ocidental com outras culturas, é um risco e permite abrir as portas a outras comparações.... é que existem noutras cultura alguns manjares dos quais não somos propriamente adeptos e não somos mais ignorantes por isso.
Sou um apaixonado por cobras e por alguns lagartos. Por outro lado, aracnídeos e geckos causam-me repulsa... isto é estranho ? é ser ignorante ?
Na opinião de alguns, até pode ser, na minha, é apenas uma questão de cultura.
Quando em miúdo, as cobras nunca foram vistas como grande ameaça, pese embora o facto de se contarem alumas "estórias" sobre elas. No entanto, em relação a aracnídeos, osgas e mais uns quantos, era o "mata mata, que é bicho mau"
Hoje em dia por muito que compreenda tudo aquilo que está à volta destes animais e sobretudo os mitos absurdos criados acerca dos mesmos, o sentimento de repulsa não se alterou e nada nem ninguém me convencerá a gostar e partilhar com eles o mesmo espaço, muito menos a tê-los como animais de estimação.
Não estou minimamente preocupado com aquilo que os outros possam pensar das escolhas que fiz relativamente aos animais de estimação que tenho.
Acreditem ou não, sou muito mais estigmatizado por ter cães (de raça potencialmente perigosa) do que propriamente por ter répteis.
E acreditem, se existe algo nos animais de estimação que considero mais do que ignorância, uma verdadeira estupidez, é aquilo a que assisto em relação a certas raças de cães, porque esse estigma foi construído muito recentemente nas cabeça das pessoas, graças a uma série de noticias pouco credíveis e sensacionalistas, aliadas claro, à irresponsabilidade de alguns donos.
Face a tudo isto, a minha postura não é a de preocupação por aquilo que os demais gostam ou deixam de gostar, mas sim, pela forma como trato os meus animais, pelas condições que lhes proporciono e pela qualidade de vida que tenho obrigação de lhes garantir.
Acredito que, com o tempo, algumas coisas irão mudar, e a exposições de repteis que aconteceram nos últimos 4/5 anos em Portugal, são prova disso mesmo.
Embora hoje em dia algumas pessoas continuem a olhar para os repteis com alguma repulsa, boa parte dessas pessoas já reconhece a importância da sua existência e esse foi um passo de gigante que demos num curto espaço de tempo.
Lamento, não posso é concordar com "um filme" que vi há dias atrás, com um rapazito num centro comercial de cobra na mão... isto em nada contribui para a mudança de mentalidade, muito pelo contrário. Até para mim, que gosto de cobras e exactamente por gostar delas, não aceito este tipo de comportamento, que é tão prejudicial para o animal, como para as opiniões que se formam acerca do mesmo.
A dada altura fico com a sensação que existe um exagero/fixação sobre o facto de existirem pessoas que não gostem de répteis.
Para mim é apenas e só uma questão de cultura. A ignorância/desconhecimento pode ter o seu peso, mas tudo se resume a uma questão de cultura.
O argumento de comparar a cultura ocidental com outras culturas, é um risco e permite abrir as portas a outras comparações.... é que existem noutras cultura alguns manjares dos quais não somos propriamente adeptos e não somos mais ignorantes por isso.
Sou um apaixonado por cobras e por alguns lagartos. Por outro lado, aracnídeos e geckos causam-me repulsa... isto é estranho ? é ser ignorante ?
Na opinião de alguns, até pode ser, na minha, é apenas uma questão de cultura.
Quando em miúdo, as cobras nunca foram vistas como grande ameaça, pese embora o facto de se contarem alumas "estórias" sobre elas. No entanto, em relação a aracnídeos, osgas e mais uns quantos, era o "mata mata, que é bicho mau"
Hoje em dia por muito que compreenda tudo aquilo que está à volta destes animais e sobretudo os mitos absurdos criados acerca dos mesmos, o sentimento de repulsa não se alterou e nada nem ninguém me convencerá a gostar e partilhar com eles o mesmo espaço, muito menos a tê-los como animais de estimação.
Não estou minimamente preocupado com aquilo que os outros possam pensar das escolhas que fiz relativamente aos animais de estimação que tenho.
Acreditem ou não, sou muito mais estigmatizado por ter cães (de raça potencialmente perigosa) do que propriamente por ter répteis.
E acreditem, se existe algo nos animais de estimação que considero mais do que ignorância, uma verdadeira estupidez, é aquilo a que assisto em relação a certas raças de cães, porque esse estigma foi construído muito recentemente nas cabeça das pessoas, graças a uma série de noticias pouco credíveis e sensacionalistas, aliadas claro, à irresponsabilidade de alguns donos.
Face a tudo isto, a minha postura não é a de preocupação por aquilo que os demais gostam ou deixam de gostar, mas sim, pela forma como trato os meus animais, pelas condições que lhes proporciono e pela qualidade de vida que tenho obrigação de lhes garantir.
Acredito que, com o tempo, algumas coisas irão mudar, e a exposições de repteis que aconteceram nos últimos 4/5 anos em Portugal, são prova disso mesmo.
Embora hoje em dia algumas pessoas continuem a olhar para os repteis com alguma repulsa, boa parte dessas pessoas já reconhece a importância da sua existência e esse foi um passo de gigante que demos num curto espaço de tempo.
Lamento, não posso é concordar com "um filme" que vi há dias atrás, com um rapazito num centro comercial de cobra na mão... isto em nada contribui para a mudança de mentalidade, muito pelo contrário. Até para mim, que gosto de cobras e exactamente por gostar delas, não aceito este tipo de comportamento, que é tão prejudicial para o animal, como para as opiniões que se formam acerca do mesmo.
<p>"Cortas as unhas e aguentas" by PauloC
</p>
<p>Eu vou já ali flagelar-me - com um molho de agriões - by Babaorum </p>
<p> </p>
</p>
<p>Eu vou já ali flagelar-me - com um molho de agriões - by Babaorum </p>
<p> </p>
Concordo na integra com o cruzado de Paulo Santos.

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
Uma coisa é ter fobia ou tentar gostar e compreender, mesmo que se chegue à conclusão que não se consegue manter contacto com determinado réptil. Outra coisa é falar deles como se fossem animais assassinos, matá-los assim que os vejam, achar que não fazem falta nenhuma e no entanto, outros animais fazerem pior que eles e isso ser tolerado pelos donos só porque têm pêlo ou penas. Tem de existir o meio termo. Não peço que agora andem todos com cobras em casa, muito menos a passeá-las no shopping (lol), mas acho que seria importante aceitar a sua importância e utilidade no nosso planeta. E pelo menos aceitar que existem gostos para tudo e não olharem de lado para quem possui animais desse género. É certo que o hobbie é "recente" em Portugal e que as coisas demoram o seu tempo, embora já estivessem piores, mas não custa dar pelo menos oportunidade às pessoas de se explicarem e passarem conhecimentos e não tapar os ouvidos e dizer que está tudo errado. Pessoas que não gostam de répteis mas os aceitam, são bem vindas. Pessoas que detestam répteis, falam à boca cheia sem saber e nem se dão ao trabalho de pelo menos ouvir quem os tem, isso sim, são pessoas ignorantes.
Quanto ao assunto dos cães, concordo plenamente, o justo paga pelo pecador, neste caso os bons donos pelos donos desleixados. Ainda hoje me irrita que olhem para os meus Fila de S.Miguel e me digam que são Pitbulls e são perigosíssimos, quando os animais estão perfeitamente educados e não andam por aí à solta. Bem, mas isto é outro assunto.
Quanto ao assunto dos cães, concordo plenamente, o justo paga pelo pecador, neste caso os bons donos pelos donos desleixados. Ainda hoje me irrita que olhem para os meus Fila de S.Miguel e me digam que são Pitbulls e são perigosíssimos, quando os animais estão perfeitamente educados e não andam por aí à solta. Bem, mas isto é outro assunto.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
-
- Membro
- Registado: terça jun 29, 2010 3:06 pm
Também concordo com o Paulo, especialmente na parte de que se deve respeitar. Mas quando se trata de uma aversão irracional (não de ignorância) por mera origem cultural poderia-se "dar a volta". Não peço que adorem repteis, nem que sejam 100% neutros, mas apenas que tolerem e não os vejam como demónios. Isto não é só verdade para repteis e certos cães. No outro dia vi uns miudos a dizerem o seguinte "Que nojo! Um gato! Vamos atirar-lhe uma pedra". Mas muitas pessoas receiam repteis por razões sem qualquer sentido. É realmente algo de cultura, e já bem antigo, do tempo dos Gregos, mas isso não quer dizer que não se deva mexer, há muitas coisas de cultura que não fazem sentido e devem ser rectificadas (estou-me a lembrar de umas quantas mas são muito polémicas para serem mencionadas). Fobias (e fobias mesmo, daquelas que são trauma, não de "medinho" ou "arrepios"), digo mais uma vez, são inteiramente respetiaveis.
Eu sempre soube que ele era rafeironicasxi Escreveu:Concordo na integra com o cruzado de Paulo Santos.![]()

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
A minha mãe ao contrário de mim tem sérios problemas com animais. As tartarugas foram os meus primeiros animais e acabou a até alimenta las e a achar piada a ve-las comer. Ela detestava gatos e quando acolhi uma gatinha ao inicio olhava para ela com nojo agora até faz questão que ela vá dormir para a cama dela. Já no que toca a roedores, uma vez tinha um degu em cima do braço a cauda tava pra baixo, fez lhe uma festinha, quando se apercebeu que tinha uma cauda, foi o drama que era um bicho nojento, creio que com alguma cobra ou lagarto seria ainda pior e duvido que ficasse cá por casa.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Onde tens andado??FeelingNerD Escreveu:A minha mãe ao contrário de mim tem sérios problemas com animais. As tartarugas foram os meus primeiros animais e acabou a até alimenta las e a achar piada a ve-las comer. Ela detestava gatos e quando acolhi uma gatinha ao inicio olhava para ela com nojo agora até faz questão que ela vá dormir para a cama dela. Já no que toca a roedores, uma vez tinha um degu em cima do braço a cauda tava pra baixo, fez lhe uma festinha, quando se apercebeu que tinha uma cauda, foi o drama que era um bicho nojento, creio que com alguma cobra ou lagarto seria ainda pior e duvido que ficasse cá por casa.

Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_02.phpPorém, nem sempre as rãs tiveram tanta sorte. Na Idade Média, rãs e sapos ganharam um papel sinistro na Europa, onde eram associadas, geralmente, à manifestações do mal e bruxarias. Todo esse horror aos anfíbios deve-se ao fato de os sapos serem uma paródia de nós mesmos, dadas as similaridades das formas de nossos corpos.
Infelizmente, a sociedade moderna herdou essa péssima impressão dos europeus medievais, o que faz com que não seja dada a devida atenção aos anfíbios, elementos-chave para o equilíbrio do riquíssimo ecossistema de nossas florestas tropicais, onde, ao contrário da Europa, é fabulosa a diversidade de espécies.
Após uma breve pesquisa encontrei isto e quem puder dê uma vista de olhos no artigo em questão

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm
Neste fim semana, numa aldeia na beira interior, estive a explicar calmamente a uma familia e amigos, eram para aí 7 pessoas, que as osgas não são viscosas, não são venenosas e têm uma pele exactamente igual à de qualquer réptil 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Pois Carla...essa da pele igual á de qualquer reptil, eu ainda encontro muita gente que pensa que a pele das cobras é viscosa que nem uma enguia...quando lhes digo que é seca e as de escama lisa têm um toque como seda...olham-me increduloscarlaviuva Escreveu:Neste fim semana, numa aldeia na beira interior, estive a explicar calmamente a uma familia e amigos, eram para aí 7 pessoas, que as osgas não são viscosas, não são venenosas e têm uma pele exactamente igual à de qualquer réptil

Qualquer pessoa que olhe para ti fica incrédulaBondage2010 Escreveu:Pois Carla...essa da pele igual á de qualquer reptil, eu ainda encontro muita gente que pensa que a pele das cobras é viscosa que nem uma enguia...quando lhes digo que é seca e as de escama lisa têm um toque como seda...olham-me increduloscarlaviuva Escreveu:Neste fim semana, numa aldeia na beira interior, estive a explicar calmamente a uma familia e amigos, eram para aí 7 pessoas, que as osgas não são viscosas, não são venenosas e têm uma pele exactamente igual à de qualquer réptil

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm
Não percebi (mas também não tinha que perceber porque não me era dirigidoTheOne Escreveu:Qualquer pessoa que olhe para ti fica incrédulaBondage2010 Escreveu:Pois Carla...essa da pele igual á de qualquer reptil, eu ainda encontro muita gente que pensa que a pele das cobras é viscosa que nem uma enguia...quando lhes digo que é seca e as de escama lisa têm um toque como seda...olham-me increduloscarlaviuva Escreveu:Neste fim semana, numa aldeia na beira interior, estive a explicar calmamente a uma familia e amigos, eram para aí 7 pessoas, que as osgas não são viscosas, não são venenosas e têm uma pele exactamente igual à de qualquer réptil