como ensinalo a não ferrar

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
ANA170
Membro Júnior
Registado: sábado ago 30, 2003 10:16 pm

sábado ago 30, 2003 11:44 pm

o meu pa de nome kaiser tem um vicio terrivel que e ferrar nos as mãos não se consegue fazer uma festa sem que ele nos tente ferrar e por vezes chega a magoar eu sei que nao e por mal so quer brincar mas e um vicio terrivel sera que ha alguma maneira de lhe tirar esse vicio? :(
legiaopa
Membro Júnior
Registado: quinta jun 12, 2003 3:31 am

domingo ago 31, 2003 1:46 am

Olá,
Quanto tempo tem o seu pastor?
Algo que pode ajudar é dar um brinquedo macio para ele morder enquanto você brinca com ele. Filhotes são muito brincalhões, mordem para brincar, mas devemos mostrar que ele deve apenas morder os seus brinquedos não deixando eles nos morder, quando você estiver brincando com o brinquedo dele e ele morder a sua mão pare a brincadeira para que ele entenda que não deve fazer isso.
Normalmente depois da troca dos dentes eles param de ferrar.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo ago 31, 2003 8:50 am

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:57 pm, editado 1 vez no total.
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

domingo ago 31, 2003 9:46 am

cuidado com os dentinhos ao brincar com o pano ou qualquer outra coisa, pois com força a mais pode provocar danos na boca do animal, mesmo para não lhos arrancar, é preciso ter cuidado com mais outra coisa;o esqueleto do animal, se brincar com força com o animal, visto ele ser cachorro pode provocar danos e deformações.
um bom dia para todos ;)
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo ago 31, 2003 11:54 am

Olá ANA170

Não se esqueça que o seu cão ,que presumo ser ainda cachorro. irá crescer e as mordidelaszinhas que agora dá mais tarde serão um pouco mais dolorosas :) Não lhe pode permitir esse comportamente e deve começar a corrigi-lo quanto antes. O método que o José Carlos indicou é correcto.

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 31, 2003 6:45 pm

[...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:58 pm, editado 1 vez no total.
ANA170
Membro Júnior
Registado: sábado ago 30, 2003 10:16 pm

quarta set 03, 2003 11:10 pm

obrigada a todos os que me responderam o meu PA tem 3 meses e chama-se kaiser e um lindo,ainda faz muitas asneiras mas e muito esperto e aprende rapido.estamos super felizes com ele eu e o meu marido.mais uma vez obrigada a todos :)
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quarta set 03, 2003 11:32 pm

jcsousa Escreveu: Mostre-lhe claramente que não quer que ele faça isso. Quando a morder pegue-lhe pela pele do cachaço e dê-lhe u, abanão e diga-lhe um NÃO com voz seca e enérgica.
No entanto ele precisa de morder! Agite um pano ou mordedor à frente dele, quando o morder faça força como se quisesse ficar você com ele, "lute" pelo pano durante uns segundos e finalmente deize-o ganhar a posse do pano.
Relativamente ao castigo que indico, é muito importante que nunca se separem tendo o castigo por última acção. Depois de castigá-lo, procure que ele faça alguma coisa como você quer e FELICITE-O efusivamente para que ao separar-se de si ele fique com a recordação de uma experiência muito positiva.

Cumprimentos

José Carlos
não sei muito de PA's, mas esta regra aplica-se a todos os cães:
NUNCA, mas NUNCA se deve deixar o cachorro ganhar em jogos de puxar ou de luta! Isso é indicativo que o cachorro domina sobre si!

quando fizer esses jogos certifique-se SEMPRE que ganha! depois pode dar o pano, mas nunca deve ser o cão a ganhálo com a força dele!
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 04, 2003 10:38 am

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:59 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 04, 2003 12:01 pm

Desculpe, mas se está a brincar com o cachorro, deve SEMPRE, mas SEMPRE, DEIXR GANHAR O CACHORRO!

1. Porque se torna mais seguro de si mesmo, qualidade importante num PA;
2. Porque estimular-lhe o instinto de presa e não o deixar capturá-la seria frustrá-lo, o que, na idade dele é um erro crasso;
3. Porque a dominância possível num cachorro deve ser corrigida pela educação e não quando BRINCAMOS com ele;
4. Porque é SEMPRE preferível ter um cão dominante e controlado do que um PA submisso.
Nem mais !

Isto é claro, partindo do principio que o dono é relativamente experiente e com algum bom senso para saber se moderar.

Cá em casa, quase sempre deixo os meus canitos ganhar os jogos. Se sou eu a ganhar os jogos reparo que perdem logo o interesse. E ao seguir este metodo (ao deixa-los ficar com a "presa") nunca criei qualquer problema de dominancia (ou falta desta) cá em casa. Eles nem se atrevem a resmungar quando vou buscar a manga ou o churro após a brincadeira (em geral, ate deixo-os ficar com o churro uns minutos, como recompensa pelo esforço dispendido).
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quinta dez 11, 2003 1:05 pm

jcsousa Escreveu: No entanto ele precisa de morder! Agite um pano ou mordedor à frente dele, quando o morder faça força como se quisesse ficar você com ele, "lute" pelo pano durante uns segundos e finalmente deize-o ganhar a posse do pano.

Cumprimentos

José Carlos
jcsousa Escreveu: Brincar com ele com um churro ou um trapo, deixando-o morder e "lutando" com ele pela posse do mesmo, pode ajudar a condicioná-lo a dirigir as mordidas para esses objectos.
Ao mesmo tempo, sempre que ele morder nas mãos, pode tornar-lhe a brincadeira desagradável, introduzindo-lhe a mão dentro da boca e mantendo-a lá, inclkusive segurando-lhe a lingua. Tem a vantagem de não exercer directamente pressão sobre o cachorrito, pelo que ele assumirá a sua acção como vrincadeira que, por lhe ser desagradável, abandonará em pouco tempo,[/quote

o problema continua, o cão tem agora 3 meses, ainda o q resulta melhor é a mão dentro da boca.

desiste nesse momento.
no entanto quando brinca mesmo com os bonecos ataca pelas pernas.....
emorde desenfreadamente tudo.
já reparei q com umas "bofetadas" no focinho, só piora.
deve achar q é parte da brincadeira.
também noto q quando é contrariado, como por exemplo ir para o sofá, repete, em desafio , parece.
até á exaustão.
até q ponto devo ser firme?
desviando a atencão (o q me parece impossivel) ou doutra forma?
obrigada pela vossa ajuda e um bom dia
boerboelfan
Membro Veterano

sexta dez 12, 2003 7:16 pm

Olá JUMP

O meter-lhe a mão na boca é um truque que resulta mas limitado pois á medida que ele vai crescendo difícilmente pode ir aplicando o mesmo método dado que os dentinhos dele também vão crescendo.É realmente importante ir direccionando as suas mordidas para os brinquedos ou trapos todavia, apesar de o cachorro estar numa fase normal que gosta de morder tudo o que pode , nunca lhe deverá ser permitido morder nos donos. Quando ele o fizer agarre-lhe o cachaço e abane-o dizendo enérgicamente não.Dê-lhe uma bofetada no focinho quando isso não chegar até ele compreender que esse comportamento não lhe é permitido.Tem que ser firme até ao ponto em que ele perceba o que lhe é permitido e o que não.
Eu aos meus cães é raro bater. Na maioria das vezes não preciso pois basta um olhar ou a voz para eles compreenderem.Todavia , quando não há alternativa tenho que lhes chegar " a roupa ao pêlo " pois o que não posso permitir é que assumam comportamentos que não lhes são permitidos .
Não se esqueça que é de pequenino que se torce o pepino.

Saudações
quemserei
Membro Júnior
Registado: segunda jul 21, 2003 4:32 pm

sábado dez 13, 2003 3:51 pm

Boas.

pois é , eu tenho tido o mesmo problema com a Lira, que esta agora com 3 meses. morde sempre que lhe tento fazer festas, quando a estou a escovar é a mesma coisa, e tem o mau habito de tentar morder as pernas. Tenho tentado corrigir isto como disseram aqui, mas parece que não tem resultado muito. Hoje apos uns minutos de brincadeira, quando estava a sair de casa mordeu-me por traz a perna. è claro que não doeu grande coisa, mas é preocupante, pois quando for maior certamente vai doer. Ralhei com ela e tentei agarra-la pelo cachaço, mas ela quando tento fazer isso tenta sempre morder, e quando a agarro apesar ela começa logo com a manha de ganir, como se a estivesse a aleijar. Não gosto de castigar os caes a bater-lhes mas preciso de algum ajuda. Sempre tive caes, mas este é o meu 1º P.A.. Até a vet tem problmas em lidar com ela...e pensar que escolhi a mais calma da ninhada.
boerboelfan
Membro Veterano

sábado dez 13, 2003 9:16 pm

quemserei Escreveu: Boas.

Ralhei com ela e tentei agarra-la pelo cachaço, mas ela quando tento fazer isso tenta sempre morder, e quando a agarro apesar ela começa logo com a manha de ganir, como se a estivesse a aleijar. Não gosto de castigar os caes a bater-lhes mas preciso de algum ajuda.
Olá quemserei

Acredite que os PAs são bastante espertos.Se ela se aperceber que quando você lhe agarra no cachaço ganindo você larga então prepare-se para os coros de ganidos :) .
Garanto-lhe que também não sinto prazer em bater nos meus cães e aliás poucas vezes o tenho feito. Agora quando tem que ser ,tem que ser.O que é importante é que o cão perceba quem manda e que comportamento lhe é permitido fazer e qual o que não é.Escusado será dizer que o que relatou não lhe é minimamente permitido.
Só a título de exemplo com a minha Rott com dez meses ao tirar-lhe um osso que estava a roer reagiu agressivamente o que me obrigou a dar-lhe uma tareia a sério. Remédio santo nunca mais .
Por vezes só o ralhar , o ficarmos ofendidos com eles não chega, temos que subir um degrau no patamar. Cabe ao dono ajuizar em cada situação qual o grau de reacção que deve assumir . Agora não nos podemos esquecer que os cães fazem aquilo que os deixamos fazer e de acordo com a educação que lhes damos e é de pequenino que se torce o pepino.

Conheço alguns casos como o que falou e nalguns deles os donos tinham pena de bater nos cães , eram contra a violência , outros tinham medo do cão. A maioria dos resultados nesses casos não foi muito agradável terminando quase sempre com um incidente entre o cão e os donos.

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 15, 2003 9:45 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 8:01 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”