Guarda-Raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

segunda fev 21, 2011 6:52 pm

PrisBeato Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Ana77 Escreveu:pelo que não queremos feras (já excluimos Rotts, Dobermans, Pittbulls
Está a brincar não?
Pois, axo que apesar de tudo ainda à muito boa gente que não le libertou do estigma dos cães PP.
Um cão só ataca se for atacado ou for ensinado a isso e não existem cães "maus" mas sim gente má.
O meu Thor nem sequer faz parte da lista dos PP mas já diversas vezes me perguntaram se ele não é mau. Por amor da santa, má é a cabeça de muita gente que anda por este Portugal fora.... O meu Thor, como certamente fazem muitos Rotts, Dobermens e Pitts rebola-se todo por umas festinhas.

Agora, se vier dizer que não quer nenhum amigo desta raça porque ja tem outros cães (machos) em casa aí a conversa já pode ser diferente, pois a não ser que desde pequenos sejam ensinados a crescer juntos pode vir a ter problemas com a dominancia dles face aos outros cães. o meu Thor pessoalmente não morre de paixão por outros machos mas mesmo assim sabe comportar-se.

Agora em termo de perfil de cão que procura, de guarda e que goste de crianças, pense num Boxer, pois é ideal para aquilo que necessita. Mas o mais engraçado é que ele é tambem um cão de raça PP. Não sei como, mas é :?

Nem o Boxer nem o Bull Terrier está na lista dos PP's.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda fev 21, 2011 6:54 pm

Por outro lado, temos crianças muito pequenas e outros cães, pequenos e super mimados (que não metem medo a ninguém), pelo que não queremos feras (já excluimos Rotts, Dobermans, Pittbulls e afins).
Infelizmente são estereotipos como este que estão na origem de muitos dos problemas com estas raças.
Como aqui foi dito, o Pitbull nem sequer é um cão de guarda...a não ser que queira proteger a casa da intrusão de outros cães. Com efeito, para proteger de humanos, é péssimo.
Não sei o que serão os 'afins', mas o Rottweiler e o Dobermann não são feras. São raças de guarda como as outras, e obviamente que se forem mal sociabilizados e descurado o seu treino, podem tornar-se problemáticos. Coisa que pode acontecer com muitas outras raças ou mesmo cães rafeiros.
Se o estereotipo de que são feras é o dominante, infelizmente quem os quer acaba mesmo por querer feras e é nisso que os torna. As pessoas portanto é que tornam os cães feras, não sao as raças.
Em conclusão, peço-lhe de facto que não considere nenhuma das raças que referiu como feras. Essas raças já têm problemas que chegam e não é preciso mais um exemplar nas mãos de quem nada sabe sobre elas.
Não sugiro raça nenhuma, porque não sei o que considera 'afins', por isso se calhar é melhor comprar um alarme ou contratar os serviços de uma empresa...são limpinhos e nao largam pelo.
PrisBeato
Membro
Registado: quarta fev 16, 2011 3:21 pm

segunda fev 21, 2011 7:06 pm

Acaldeira Escreveu:
PrisBeato Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Ana77 Escreveu:pelo que não queremos feras (já excluimos Rotts, Dobermans, Pittbulls
Está a brincar não?
Pois, axo que apesar de tudo ainda à muito boa gente que não le libertou do estigma dos cães PP.
Um cão só ataca se for atacado ou for ensinado a isso e não existem cães "maus" mas sim gente má.
O meu Thor nem sequer faz parte da lista dos PP mas já diversas vezes me perguntaram se ele não é mau. Por amor da santa, má é a cabeça de muita gente que anda por este Portugal fora.... O meu Thor, como certamente fazem muitos Rotts, Dobermens e Pitts rebola-se todo por umas festinhas.

Agora, se vier dizer que não quer nenhum amigo desta raça porque ja tem outros cães (machos) em casa aí a conversa já pode ser diferente, pois a não ser que desde pequenos sejam ensinados a crescer juntos pode vir a ter problemas com a dominancia dles face aos outros cães. o meu Thor pessoalmente não morre de paixão por outros machos mas mesmo assim sabe comportar-se.

Agora em termo de perfil de cão que procura, de guarda e que goste de crianças, pense num Boxer, pois é ideal para aquilo que necessita. Mas o mais engraçado é que ele é tambem um cão de raça PP. Não sei como, mas é :?

Nem o Boxer nem o Bull Terrier está na lista dos PP's.
O Bull Terrier eu sei que não é, pois tenho um, e o Dobremann tb axo que não é mas tenho um amigo que tem um Boxer e ele disse que na junta disseram que era... Agora fiquei equivocada...
Mas enfim, o mais importante a referir é que lá por haver cães que são estigmatizados por serem raça PP que isso não quer dizer que eles sejam efectivamente maus ou perigosos. tenho uma vizinha que tem um caniche que já perdi conta às dentadas que me deu... Isso sim é ser mau, mas como tem uma "boca" pequena já não aufere perigo, contudo neste caso é um cão agressivo, mais agressivo que muitos cães ditos de raça PP.
Acaldeira
Membro Veterano

segunda fev 21, 2011 7:10 pm

É semantica. O que é potencialmente perigoso? Honestamente é tudo o que há à nossa volta que nos possa causar danos físicos. Portanto analisando por esse prisma até o coelho anão devia estar na lista ;).
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

PrisBeato
Membro
Registado: quarta fev 16, 2011 3:21 pm

segunda fev 21, 2011 7:17 pm

Acaldeira Escreveu:É semantica. O que é potencialmente perigoso? Honestamente é tudo o que há à nossa volta que nos possa causar danos físicos. Portanto analisando por esse prisma até o coelho anão devia estar na lista ;).
Ora nem mais. :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 21, 2011 7:19 pm

Não há nem pode haver equívocos nenhuns se a lista de raças consideradas PP pela lei portuguesa está patente em todo o lado para consulta, nomeadamente na junta de freguesia.

São estas:
ANEXO
Lista a que se refere a alínea b) do artigo 2.o
do Decreto-Lei n.o 312/2003, de 17 de Dezembro
I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.
http://dre.pt/pdf1sdip/2004/04/097B00/25462546.PDF

Expliquem-me por favor como é que se chega à conclusão de que, num universo de mais de 400 raças de cães, mais de muitas com as mesmas aptidões e características morfológicas das acima mencionadas, como é que só estas SETE são potencialmente perigosas.

Lei de caca num país de caca, onde em vez de se responsabilizarem os donos responsabilizam-se os cães com base na raça e num critério sem qualquer sentido. Qualquer cão de porte grande é potencialmente perigoso. O que é que distingue um dogue argentino dum cão de presa maiorquino, por exemplo? Porque é que o nosso Serra da Estrela é considerado PP na Itália? Como é que um tipo de cão (o pitbull) não é considerado raça para todos os outros efeitos e assim aparece na legislação? :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda fev 21, 2011 7:33 pm

dinodane Escreveu:...Porque é que o nosso Serra da Estrela é considerado PP na Itália?
...
Já não é.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 21, 2011 7:51 pm

Não é porque o CPC mexeu-se. Mas esteve para ser.

Quem tiver acesso ao esboço inicial da lei e perceber minimamente de raças caninas farta-se de rir. Entre as raças propostas estavam o Pastor Alemão E o Lobo de Alsácia, entre mais uma série de bacoradas. O Dobermann e o Boxer também estiveram na calha. O CPC não foi ouvido nem achado, apesar de todos os protestos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

segunda fev 21, 2011 10:21 pm

Eu no sue lugar não excluia raças (Pits, rot e afins) pois não é o cão que é perigoso mas sim o dono que o obriga a ser perigoso.

Tenho amigas/os com com cães em casa dessas raças que vc excluiu e são super meigos. Guardam a casa mas qdo vêm o dono com os amigos ao pé não partem às ferradelas para eles. Aliás recebem bem as festas e até brincam com os ditos amigos.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça fev 22, 2011 1:06 am

ana-carla Escreveu:Eu no sue lugar não excluia raças (Pits, rot e afins) pois não é o cão que é perigoso mas sim o dono que o obriga a ser perigoso.

Tenho amigas/os com com cães em casa dessas raças que vc excluiu e são super meigos. Guardam a casa mas qdo vêm o dono com os amigos ao pé não partem às ferradelas para eles. Aliás recebem bem as festas e até brincam com os ditos amigos.
É verdade que os donos "fazem" os cães, mas não considero que estas raças sejam adequadas para qualquer dono.
S&oacute;nia
Acaldeira
Membro Veterano

terça fev 22, 2011 1:16 am

catrules Escreveu:
ana-carla Escreveu:Eu no sue lugar não excluia raças (Pits, rot e afins) pois não é o cão que é perigoso mas sim o dono que o obriga a ser perigoso.

É verdade que os donos "fazem" os cães, mas não considero que estas raças sejam adequadas para qualquer dono.
Enough said!
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça fev 22, 2011 10:43 am

Até estamos de acordo, mas eu vou mais longe. É que eu não vejo porquê mencionar “ raças”, a verdade é que não é qualquer pessoa que é adequada para ter um cão. E pelas mais diversas razões, que não têm apenas a ver com a “potencial perigosidade”. Mas estando aqui a ser discutida apenas essa vertente, direi que algumas pessoas deviam limitar-se a ter cães de peluche, ou então “meia lecas” de menos de 5 kilos e dos quais possam defender-se facilmente. É que qualquer cão, de qualquer raça e de raça nenhuma, tem boca, tem dentes e é irracional. A falta de capacidade de algumas pessoas para lidar com características mais dominantes de alguns cães, faz com que QUALQUER CÂO mais dominante possa ser um perigo em potência.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça fev 22, 2011 11:06 am

A partir do momento em que leio "feras" associado a várias raças, incluindo o Dobermann, perco a vontade TODA de ajudar ou participar num tópico :roll:

Imagem

Imagem

:roll:
M*rda para os preconceitos é o que eu digo...

Já agora, subscrevo a opinião da Dinodane...
Última edição por TheOne em terça fev 22, 2011 11:43 am, editado 1 vez no total.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

terça fev 22, 2011 11:12 am

Alarme ligado a uma central de alarmes...é o melhor cão de guarda que existe.

P.S.1 Os Rotts são das raças mais afectuosas e carinhosas que tive o prazer de ter.

P.S.2 TheOne: Sem ter nada a ver com isso, se calhar não era mal pensado ocultar a menina das fotos (ou pelo menos a cara), com as mentes que povoam a rede global...
NelsonGomes
Membro Júnior
Registado: quarta dez 30, 2009 1:18 am

terça fev 22, 2011 11:13 am

Lei sem sentido nenhum basicamente é isso.

Mas tenho uma duvida,se o Pit bull no nosso país nao é considerado raça como e que identificam um determinado cão sendo da raça que supostamente não "existe"?

Para todos os efeitos não se trata de um rafeiro?
Responder

Voltar para “Cães”