Determinação da idade de um gatinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pricia
Registado: quarta nov 27, 2002 3:16 pm

sábado dez 06, 2003 4:06 am

Olá :)
Tenho um gatito que foi adoptado a alguém que não me revelou a idade dele pois fora resgatado da rua. É o Freedy, que podem ver no álbum.
Há 2 meses, o veterinário disse que o gato deveria ter cerca de 3 meses pois tinham começado a cair os 1ºs dentinhos da dentição "de leite". Dia 1/Dez./03 caiu o 1º. canino, no maxilar inferior. Tenho mais 2 gatos e não me lembro com que idade os caninos começaram a dar lugar aos definitivos.
Gostava de pedir aos foristas que me auxiliassem na determinação mais exacta (se possível) da idade do Freddy.
Já dei “uma vista de olhos” noutros tópicos e mensagens e a única que me transmitiu alguma informação foi um tópico, da Kathleen, de 17 de Maio de 2003, no qual ela escreve o seguinte: “Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.”
Gostava então que me ajudassem a ter referências para auxiliar a determinar a idade +/- aproximada. Certamente servirá mais tarde como referência para pesquisa por parte de outros foristas.

Obrigado a todos. ;)

P.S. – O tópico acima referido, um artigo excelente, de leitura obrigatória, encontra-se em: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6109 .
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sábado dez 06, 2003 11:38 am

Olá pricia,

A informação do vet. está certa. Também tenho um novo gato,"resgatado" das ruas e quando fui à vet., ela também calculou a idade dele em mais ou menos 3,5 meses,pois já lhe cairam os caninos inferiores. Se o o freddy perdeu o 1º canino inf. de leite, então a idade dele deve andar pelos 3-3,5 meses. Mais preciso que isso não se pode ser.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado dez 06, 2003 1:23 pm

Olá,

Bem vinda á Arca.

Eu não sei bem o que pode determinar a idade dos gatos para além da dentição.Nas gatas o inicío do cio, nos gatos a marcação do território. Mas, há gatas que têm o cio mais tardio e gatos que não marcam território. Quando falamos de gatos sem raça definida então tudo se complica, pois a mistura genética pode levar a muitas mudanças.
O melhor é pedir ao vet que lhe dê uma ideia da idade. Os vets pela dentição, constituição ossea etc conseguem determinar a idade com mais exactidão.

Beijokas
kathleen
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

sábado dez 06, 2003 2:51 pm

Olá :D

Tenho de lhe dizêr que adorei as suas fotos! Os gatos (e serpente ;) ) são lindos!!! E as fotos todas muito expressivas :D Parabéns e bem vinda!

Beijocas :D
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado dez 06, 2003 3:04 pm

BEM VINDA, Pricia

A idade dos gatos pequeninos (que não tem nada a ver com o cio, isso já é mais tarde) é detectada, sensivelmenbte, claro, sempre com uma certa margem de erro, pela dentição e pela cor dos olhos - se ainda tiver o azulado de bébé de leite, ainda sem a definição de cor, que só se faz já perto dos 3 meses.
A mudança dos dentes faz-se entre os 3 meses e pouco e os 6/7 meses - aqui já está concluída.
São estes os indicadores possíveis, mais o tamanho e o peso, embora estes muito relativos porque dependem das condições de vida do gatinho.

Espero ter ajudado a esclarecer ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Pricia

sexta dez 12, 2003 11:15 pm

Olá.
Desde já quero agradecer a maneira como fui recebida e também agradecer a todos os que responderam. Todas as informações foram muito úteis. Pelo menos sei o mês em que nasceu; será uma mais valia para o diagnóstico futuro de alguns problemas de saúde.
Como boa dona “babada”, fiquei tão feliz pelos elogios aos meus “piquenos”. Infelizmente , a pitão faleceu em Agosto. Segundo o vet., o rato que comeu estranhamente não devia ser de viveiro, devia estar contaminado com algo e provocou-lhe uma reacção alérgica letal. Há uns 30 kg atrás, ela foi salva de ser deitada ao lixo por um idiota :evil: , um animal classificado como racional. É uma longa história que um dia contarei no meu diário. NUNCA consegui ver a cobra a alimentar-se. Sei que é a lei da vida mas acho que desataria a chorar. O meu Óscar A. e ela eram “amigos”. Ai… que saudades. :(
Adiante.
O Freddy cada vez está mais bonito. Agora, no maxilar superior, os caninos definitivos estão a empurrar os de leite. Tenho um gato com 6 caninos! :D O que interessa é que, aparentemente, esta situação não o está a incomodar. No início deste ano, ele irá à vet. para discutir qual a melhor data para o castrar.
Beijinhos para todos e todas as coisas boas que se desejam nesta época, para donos e bixezas :)
Bom Natal.
jonniboy
Membro Veterano
Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

sexta dez 12, 2003 11:40 pm

Olá!
Os seus animais são lindos!!! Gostei muito do Freddy! :D
Olhe, a vet onde vou disse-me que os caninos do maxilar inferior caem por volta dos 5-6 meses... O que não está de acordo com o que já foi aqui dito... :oops: :oops: :oops:
Mas em rafeirinhos é mais difícil determinar a idade certa... è mesmo melhor perguntar ao vet! ;)
Inté!
Pricia

sábado dez 13, 2003 3:19 am

Olá.
Mais uma vez, agradeço os elogios.
O meu Óscar P. é quase como a Pantufa: ambos têm peitilho e luvas brancas :D. São tão giros. Tenho seguido atentamente as aventuras dela. Cá em casa também havia quem não concordasse com a permanência do gato mas, às escondidas, mimava-o :D .
Já compreendi que estes rafeiritos têm o tal problema de serem uma mescla de raças. Seja como for, auxiliaram-me a calcular a idade aproximada do Freddy, que deduzo ter 6 meses já feitos. Para mim é suficiente.
Obrigada e beijinhos meus e turras dos meus miaus pequenitos.

Patrícia
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado dez 13, 2003 5:08 pm

jonniboy Escreveu:a vet onde vou disse-me que os caninos do maxilar inferior caem por volta dos 5-6 meses... O que não está de acordo com o que já foi aqui dito...
:o :o :o
Não vejo contradição nenhuma, jonni!
Os caninos inferiores são os últimos, ainda uns posts atrás eu referi que a muda deve estar concluída entre os 6/7 meses, onde está a dúvida?

:o
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Pricia

sexta dez 19, 2003 3:06 am

Olá.

O último canino do Freddy caiu há pouco, perto das 2:30. :D
Está a ficar tão grande o meu pequenino.
Esta semana reparei que está a mudar a "voz". Emite uns "projectos" de sons de adulto, uma espécie de miaúuus profundos que se assemelham aos sons que os gatos fazem quando procuram as gatas. É tão giro. :lol:
Obrigado pela atenção e boas festas a todos.
Pricia
Responder

Voltar para “Gatos”