História do Kikas e de uma menina agora crescida ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
elsasmc
Membro Veterano
Mensagens: 3116
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta fev 23, 2011 12:00 pm

Era uma vez uma menina de 11 anos que sempre sonhou ter um cão, mas os pais não queriam. E era uma vez um cachorrinho que nasceu, filho da cadela de umas pessoas conhecidas dos pais da menina. Finalmente os pais dessa menina concordaram em ter um cãozinho e foram conhecê-lo quando tinha apenas 15 dias e umas patinhas cor de rosa e minúsculas. Quando tinha idade para sair da mãe foram buscá-lo e a menina não cabia em si de contente. Levou uma alcofinha vermelha das suas bonecas com uma mantinha. Nem queria acreditar que o seu sonho se realizava. Resolveu dar o nome de Kikas ao seu cãozinho. Isto passou-se em 94. E o Kikas era assim.

Kikas bebé
Imagem

Sempre foi um canito muito engraçado, patinha curta e arqueada, focinho achatado pois é cruzado de pequinois, com o seu feitio e teimosia mas muito meigo. Sempre se deu bem com gatos, era levá-lo à rua e os gatos a roçarem-se nele. Também sempre foi sociável com cães mas se eram de porte grande armava-se em valente e rosnava como costuma ser hábito dos cães minorcas.

Desses tempos de juventude do Kikas a menina recorda com saudade quando ia para a rua brincar com os vizinhos depois das aulas e o Kikas andava pela rua a passear à vontade com a sua amiga Kibutsi e o Carraçudo. Havia também outros canitos da vizinhança a Ema, a Bessi, o Duque, o Puccini, o Pantufa, a Fofinha e a Beauty. Todos esses amigos já partiram há muito tempo. Todos os canitos dessa época são estrelinhas há mt.

A menina lembra-se também quando os donos da Fofinha (parecida ao Kikas) propuseram que o Kikas com 2 anos fosse uns dias namorar com ela. Felizmente não aconteceu nada. Na altura os donos do Kikas não pensavam como pensam hoje em dia, que o que menos falta faz são mais cachorrinhos neste mundo para mais tarde serem abandonados.

O Kikas foi um cãozinho muito viajado, para todo o lado onde os donos foram o Kikas ia, fosse de carro, comboio ou barco. Só lhe faltou andar de avião e quando os donos em 2001 foram à Madeira uma semana o Kikas não comeu e levou a olhar para a porta donde sairam.

Kikas na Serra da Estrela 2001?
Imagem

O Kikas sempre foi um cão saudável, além de uma obstrução intestinal devido a um osso e uma outra infecção urinária esporádica. Um sopro cardíaco e cataratas e menor visão, assim como menor audição foram coisas que a idade trouxe mas nada de mais.

Kikas com 10 anos
Imagem
Imagem
Imagem/180171_196996130325210_100000444720697_649195_8082850_n.jpg[/img]
Imagem
Imagem
Imagem

Kikas com Xaninha
Imagem

Em Janeiro de 2009 com 15 anos o Kikas teve uma obstrução urinária com pedras na uretra e apesar da idade foi um valente. Foi operado, fez uma uretrostomia ou seja o xixi passou a sair por um buraquinho perto donde estavam os testículos (foi castrado com 15 anos) e começou a fazer xixi à menina. Tinha de ser para desobstruir e evitar uma recidiva. Correu tudo bem felizmente, embora com infecções urinárias mais frequentes.

A menina e o Kikas na Foz do arelho em 2002
Imagem

Já há tempo que o Kikas fisicamente não estava aquele cão lindo de pêlo lustruso e brilhante com rabo enroladinho em cima do dorso. Pelo fraco e feio, rabo sem piada, olhos baços, parte traseira sempre rapada para evitar o cheiro a xixi, mas para a menina crescida continuava lindo.

Em Setembro passado o Kikas esteve um bocadinho em baixo e começou a tomar medicação diária para o coração. Há 3 semanas esteve outra vez muito em baixo com desidratação, mas com soro arrebitou. Com leishamaniose e dirofilária negativas, hemograma mais ou menos (ligeira anemia e glóbulos brancos baixos) fez-se o teste de hemorparasitas que deu hemobartonelas e raquésia. Além do comprimido diário para o coração, era um outro de 12 em 12, outro de 24 em 24 e outro de 48 em 48. Foi muito complicado seguir à risca a medicação (houve bastantes falhas) pois a cabeça dos seus pais já não é o que era e a menina, agora mulher, há 2 anos que já não morava com os pais e o Kikas e outros bichinhos, tendo ela própria em casa muitos bichinhos para tratar pelo que por vezes se esquecia de ligar a lembrar da medicação. Na altura a resposta da veterinária à pergunta se era melhor o Kikas estar nos pais ou com a menina crescida a resposta foi "onde ele se sentir melhor". Ora onde ele se sentiria melhor foi onde sempre viveu.

Os últimos meses do Kikas não foram fáceis. As medicações, a comida que era suposto ele comer e nunca foi boa boca, a incontinência, o estar atento a qualquer coisa, o apercebermo-nos da senilidade. O Kikas por vezes andava pela casa sem destino só por andar. Era capaz de dar meia dúzia de voltas à mesa da cozinha, sem razão aparente. Lembrava aqueles idosos no lar que se levantam (e ainda bem que se levantam) e vão andando pela casa feito tontos. Por vezes ficava de pé apalermado a olhar para uma parede ou um canto da divisão.

Ontem o pai liga a dizer que achava o Kikas muito mal e a menina crescida disse logo para levar para a vet. Como não podia sair de imediato do trabalho ligou à vet a saber como ele estava e não ouviu muito optimismo. A menina à hora de almoço foi vê-lo e não estava à espera do que viu... Com dificuldade em respirar, a gemer, olhos abertos, inconsciente e sem reacção, a soro e a oxigénio. Pouca esperança davam... Mas a menina crescida ainda tinha alguma, afinal o Kikas sempre foi um valente.

Eram 17.30 e o telefonema. A menina crescida chorou, chorou e chorou. A menina crescida culpou-se de não o ter levado para sua casa onde o tratamento seria seguido à risca (mas teria feito diferença?). A menina crescida por um lado sabe que qualquer dia seria o dia que teria um desgosto, mas tem tendência a culpar-se de tudo e a querer carregar com tudo nas suas costas. A menina crescida queria ter estado mais presente nos últimos tempos de vida do seu Kikas. A menina crescida chora de desespero por nunca mais poder ver o seu velhote lindo. Foram companheiros por mais de metade da sua vida, desde os 11 aos quase 28, foi o mano que nunca teve.

A menina crescida ontem esteve no trabalho até tarde a chorar e a ganhar coragem e o ir buscar e depois foi levá-lo ao sítio onde ele agora descansa. Daqui a bocadinho vai fazer uma visita e apanhar pedrinhas na ribeira para pôr à volta do espaço do seu Kikas. Tem uma vista bonita e é um sítio calmo no campo.

A menina crescida está inconsolável pois era o seu Kikas, o seu menino. E pela sua vida já passaram muitos outros meninos que foram para outras famílias. Mas o Kikas é o Kikas, o irmão que nunca teve, o cão da sua vida e que nunca esquecerá. E dói muito.

Última foto do Kikas
Imagem

Descansa em paz meu velhote!
20/05/1994 - 22/02/2011
Última edição por elsasmc em quarta fev 23, 2011 2:25 pm, editado 1 vez no total.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Lunabloom
Membro Veterano
Mensagens: 1481
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am
Localização: Bloom, Sky, Nevada Marie e Kiko Patas Fofas

quarta fev 23, 2011 12:13 pm

:cry: :cry: :cry:
Estava a ler a história a a rever a minha com a minha querida Princesa, que também era raçada de pequinês, infelizmente tb me tive que despedir dela no Verão passado pois tb fazia medicação para o coração :cry: :cry: tinha tanto amor para dar que enfraqueceu o seu coração :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Lamento muito a sua perda :cry: :cry: :cry:

Vou criar em breve o memorial para ela, espero que se encontrem as nossa estrelinhas :cry: :cry: :cry: :cry:

Carla
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

quarta fev 23, 2011 12:23 pm

R.I.P.

Os meus mais sentidos pesâmes.


P.S. Força e mantenha sempre as boas recordações.
seal
Membro Veterano
Mensagens: 1342
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta fev 23, 2011 12:26 pm

Um beijinho para ti Elsa.
O Kikas teve uma bela e longa vida :wink:
omegaaa
Membro Veterano
Mensagens: 406
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quarta fev 23, 2011 1:10 pm

pronto, lá tou eu a soluçar que nem uma parva!!

lamento muito Elsa, força**
daisy96
Membro Veterano
Mensagens: 632
Registado: quinta nov 13, 2008 8:17 am

quarta fev 23, 2011 1:22 pm

Lamento muito :cry: ,tambem perdi a minha menina á duas semanas e sei o quanto custa :cry: , resta-nos o consolo de nos lembrar-mos dos bons momentos que passaram juntos e sabermos que foram muito amados .

R.I.P. Kikas

Ana
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quarta fev 23, 2011 1:22 pm

Lamento muito Elsa. Muita força. Um grande beijinho. :cry: :cry:

Se precisares de alguma coisa ... :cry: :cry:

R.I.P querido Kikas :cry: :cry:
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta fev 23, 2011 1:33 pm

Descansa em paz, Kikas.

Coragem, Elsa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta fev 23, 2011 1:36 pm

Linda homenagem Elsa. Fiquei sem palavras mas sei o que está a sentir :(
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta fev 23, 2011 1:44 pm

ElsaMc lamento muito, força...
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta fev 23, 2011 2:10 pm

Estou lavada em lágrimas com o seu relato. :cry:

Lamento imenso a sua perda. :cry:
mjoaocunha
Membro Veterano
Mensagens: 7418
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm
Localização: Kiduk, Tuska, Nika, Rivus, Nikus e mais uns tantos

quarta fev 23, 2011 2:16 pm

Elsa q linda homenagem fizeste ao teu Kikas.
Veio agora à memória o meu Papik lindo tb parecido com o Kikas e com uma história similar.
Choro q nem um bezerro e sei como te sentes.
Muita força Elsa, um beijinho grande.


RIP KIKAS, fica junto ao Papik e a todos os meninos q já partiram e nos deixam tanta saudade. Um dia irás reencontrar a tua doninha junto à ponte do arco iris.
Última edição por mjoaocunha em quarta fev 23, 2011 2:33 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
ana-carla
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm
Localização: Cães

quarta fev 23, 2011 2:29 pm

Um relato sentido e muito bem escrito.
Parabéns aos donos que o Kikas teve durante a sua vida.
Fica a saudade eterna dos nosso animais qdo nos deixam, mas haja mta coragem e força para seguir em frente...
Última edição por ana-carla em quarta fev 23, 2011 2:34 pm, editado 1 vez no total.
NoahGolden
Membro
Mensagens: 92
Registado: sexta jul 23, 2010 7:56 am
Localização: Noah (Golden Retriever)

quarta fev 23, 2011 2:30 pm

Uma das mais belas histórias/homenagens que já vi.

Força para a "menina crescida"...
KittensLover
Membro Veterano
Mensagens: 726
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm
Localização: Kitty, Zara, Wallee, Mia & Micas

quarta fev 23, 2011 2:42 pm

:cry: :cry: Tive o privilégio de conhecer o Kikas pessoalmente e era um doce! Super meiguinho...muita força e coragem Elsa!

O Kikas está num sítio lindo a olhar por ti! :cry: :cry: Beijinho!
Responder

Voltar para “Cães”