segunda dez 15, 2003 9:13 am
Olá.
A coprofagia é um comportamento bastante frequente em cachorros, que tende a desaparecer à medida que se tornam adultos.
Pode ter origem em deficit de nutrientes na ração que é utilizada, mas na maior parte das vezes a origem deste comprotamento não se explica por esta razão, mas sim pela curiosidade inata dos cachorros, o odor forte das fezes e a existência nestas de substancias não totalmente transformadas ou digeridas.
Resultando repugnante para a observação humana, não representa perigo para a saúde dos animais.
Por experiência posso dizer que não adianta ralhar ou castigar cachorros com esse comportamento - quando você estiver ausente eles continuarão a praticá-lo.
Pode resultar ou minimizar o problema repartir a ração diária em 3 ou 4 vezes, por forma a manter uma sensação de saciedade que minimize o problema. A mudança de ração, sobretudo se a utilizada não fôr de boa qualidade, pode também resultar. Se o animal permanecer pouco activo durante grande parte do dia, resolver este problema ponderadamente também ajuda.
De qualquer modo, e como disse, é um comportamento que tende a desaparecer com a idade e não representa, em princípio, qualquer risco para a saude quer do cão quer das pessoas com que ele interage.
Cumprimentos
José Carlos