Infestação de ratos!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Lunitis
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta jul 02, 2004 10:55 pm

domingo mai 14, 2006 1:41 am

Boas
Tenho um viveiro que assenta em terra a já lguns anos e nunca tive grandes problemas com bixarada, mas de á uns tempos para ca fui "atacado" por ratos (dos pequenos). Eu raramente os vejo, mas eles devem ser muitos, porque o chão esta a ficar todo esboracado. Já la pus ratoeiras e veneno..já dei cabo de alguns, mas não me parece que seja suficiente, porque eles devem criar mais depressa do que eu dou cabo deles (alimento nao lhes falta). SAbem de alguma solução para os irradicar duma vez?!
Este ano ainda não tive criação absolutamente nenhuma, e poucos ovos vi no ninho, o que não é nada normal, já que pelo menos os mandarins costumam criar muito bem todos os anos. Será que os ratos vão comer os ovos, mesmo estando alguns ninhos em sitios altos.
Ainda ontem quando ia ver uma caixa de ninho que estava completamente cheia de penas e palha ao por a mão em vez de sentir ovos sai-me foi um sacaninha dum rato que se esgueirou logo...até dos ninhos se apoderam para fazer de casa.
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Mensagens: 476
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

domingo mai 14, 2006 11:11 am

Porque não acimenta o chão?????? parece-me lógico não?
:o



se não quer que eles venham acimente o chão que eles n furam o cimento de certeza!
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo mai 14, 2006 8:08 pm

Bem, passei recentemente por essa situação e já não é a primeira vez e ainda não tenho a certeza de ter resolvido a situação. Aqui vai a minha experiencia.
Vedar todas as entradas possiveis ( todas mesmo; não chega acimentar o chão. Coloque uma rede de malha muito fina entre duas camadas de cimento de forma a que não fique nada livre). Coloque venenos em sitios escondidos ( em geral não tocam em comida demasiado à vista) de todas as marcas e produtos que encontrar a venda no mercado , sem lhes tocar com as mãos. Gostei em particular da cola apanha-ratos, que deve ser colocada nos locais de passagem habitual deles.
Retire os passaros e inunde o viveiro com agua de forma a que toda a bicharada alojada em buracos sai para fora e mate os que puder, com uam vassoura por exemplo e se possivel mais de uma pessoa nessa tarefa.......serão tantos que mesmo assim vão escapar muitos ( agora é que os ecologistas de sofá me vão matar a mim, sim, porque os ratos valem mais do que eu ou do que qualquer pessoa).
Vai demorar, mas não dissista.........vá dando domer a essa bicharada....diversificada, não se esqueça.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

domingo mai 14, 2006 9:22 pm

Olá,

Eu tive o mesmo problema nos viveiros exteriores (e têm fundo de cimento) o ano passado. Levou 5 anos a furar, mas lá entraram.
Se estás a conseguir ver os ratos então é porque a infestação já está com uma dimensão considerável por isso não vai lá com truques. Mais vale fazeres uma resratização a "sério" o que nem é dificil.
Primeiro, o essencial numa desratização é que tenhas sempre isco fresco disponivel, não funciona se meteres 1kg de isco numa caixa e durar 1 mês, depois de 2-3 dias não lhe tocam.
O isco é sempre colocado no perimetro, a maioria dos ratos não aparece morto, mas morre.

Obviamente podes comprar caixas mesmo proprias para isto, mas senão arranja umas caixas de cartão, plastico, etc. (uma dia pacotes de leite vazios servem). Abre um buraco por onde possa entrar um rato num dos cantos laterais (um buraco de cada lado, tipo tunel). Lá dentro metes 2-3 almofadas de veneno. Colocas isto em todo o redor dos viveiros, sempre junto às paredes. Podes e deves colocar também por dentro do viveiro, mas obviamente com MUITO cuidado para evitar que as aves apanhem o veneno porque na fase inicial os ratos vão trazer restos e migalhas de veneno paar fora das caixas.
Todos os 2-3 dias verificas TODAS as caixas e trocas por novas ou pelo menos por isco novo, isto sempre sempre até que deixem de comer os iscos totalmente.
Quando não tocarem nos iscos novos a situação está controlada mas deves manter mais algumas semanas de vigilancia sempre com isco novo regularmente (claro que basta 1 almofada)

Recomendações de isco, eu dei-me muito bem com o Vebitox (passo a publicidade). Normalmente usam-se 2-3 tipos diferentes (seco, grão e pasta), eu usei apenas em pasta (almofadas). Este foi muito eficaz e rápido, o mais normal que são umas saquetas vermelhas demora umas semanas a matar alguma coisa...
Para teres uma ideia demorei cerca de 2 meses até não haver mais sinais de ratos, mesmo assim vou mantendo uma caixa ou outra fora dos viveiros, embora já as verifique muito raramente.

Um viveiro na rua nunca vai estar livre de ratos do campo, é inevitável, mas uma coisa são os ratos das redondezas que vão comer umas sementes caidas outras é uma população residente, esquece a criação, esquece os ninhos, esquece os ovos, bem podes gastar sementes e além disso é muito possivel que deixem alguns problemas para trás, tanto de parasitas como de doenças. Os ratos trepam pareder na vertical a brincar e experimenta de noite com uma lanterna forte ir ver o que se passa no viveiro...

Depois de tudo é recomendável uma limpeza a fundo.

Boa sorte.
Ricardo M.
Lunitis
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta jul 02, 2004 10:55 pm

sábado mai 20, 2006 1:26 am

Obrigado pelos concelhos, vou tentar apostar forte no veneno, a minha mãe tem la posto, mas pelos vistos é muito pouco. A possibilidade de cimentar o chao do viveiro não é muito conveniente porque tenho no interior do viveiro uma palmeira com uns 10 metros ( o viveiro foi feito a volta dela apertando a cobertura contra o tronco), se cimentasse o chão ela talvez seca-se ou rebentava-me com o cimento num instante. E fica mais bonito com a terra e agradavel para os passaros. Eu sei que assim me sugeito aos ratos, mas tive muitos anos sem problemas, por isso vou tentar dar cabo deles sem tomar essa decisão drástica..mas se tiver de ser será!
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo mai 21, 2006 11:52 pm

Mesmo com a palmeira é possivel isolar tudo e ela não s evai perder; irá buscar os nutrientes e a humidade no terreno adjacente, não exactamente junto do pé. Há uma rede de aço, soldada, que se vende nas casas de ferragens, com malha fina. Eles furam mesmo o cimento, mas rede de aço é pouco provavel, se for bem colocada e entre duas camadas de cimento. Mas como diz o amigo anterior, venenos, muitos e com frequencia.
Eu dei-me bastante bem colocando as sacolas de veneno que o amigo anterior cita, dentro daquelas caixas de papel onde veem os ovos do supermercado.....até já tem buracos e tudo.
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

domingo fev 27, 2011 5:26 pm

Caros,

Decidi ressuscitar este tópico para pedir opiniões em relação ao uso de ultra sons para afastar roedores num certo perímetro.
Existem vários dispositivos de ultra-sons. Alguém usa disso? A eficácia é boa? É seguro usar estes dispositivos perto de aves?
xPauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 644
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

domingo fev 27, 2011 5:41 pm

IGSG Escreveu:Caros,

Decidi ressuscitar este tópico para pedir opiniões em relação ao uso de ultra sons para afastar roedores num certo perímetro.
Existem vários dispositivos de ultra-sons. Alguém usa disso? A eficácia é boa? É seguro usar estes dispositivos perto de aves?

Boas


Tenho sérias dúvidas relativamente à eficácia destes aparelhos.

Há coisa de uns 6 anos atrás comprei um aparelho de ultra-sons numa loja que existia junto ao fórum montijo, devido a uma infestação de ratos que tive no local onde estavam as aves.

O resultado ? Zero... absolutamente nada. Eles lá continuavam felizes da vida e outros se juntaram a eles.

Moro numa rua sem saída e a minha casa é a ultima. Junto à minha casa existe um terreno enorme que em tempos eram estufas.

Quando desmontaram as estufas, a rataria começou a fugir e encontrou um local porreiro para se instalar... a minha garagem.

Hoje esse terreno é de cultivo, actualmente tem cenouras e os ratitos andam por lá. Assim que começarem a apanhar a cenoura, lá vêm eles para o meu lado.

A única forma eficaz que encontrei para combatê-los, já que sou avesso a venenos, foi a cola para ratos.

Tenho sempre em casa diversas placas de pcv alveolar cortadas em tiras de 50 cm comprimentos e 10 cm de largura, colocadas junto às entradas e espalhadas pela garagem junto às paredes (os ratos deslocam-se quase sempre junto às paredes)

Remédio santo, nem os deixo chegar a instalar, mal tentam entrar, ficam logo à porta.


Tenho outras pessoas conhecidas que também utilizam ultra-sons e embora digam que dá algum resultado, lá têm as ratoeiras montadas e volta e meia com um ratito de presente.

Sinceramente acho que não vale o investimento.

Rendi-me por completo à cola e evito sequer que eles se cheguem perto das aves ou da sua alimentação.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
MFPJ
Membro Veterano
Mensagens: 604
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

domingo fev 27, 2011 6:09 pm

IGSG, não lhe sei dizer se esses dispositivos são eficáses, e seguros para as aves.

Mas, os conselhos que foram dados por outros membros relativamente ao uso de venenos não me parece nada aconselháveis.
Os ratos transportarão os iscos e, além disso, ao irem comer aos comedouros também lá deixarão restos do veneno na comida e água.
Fezes e urina "envenenados" também ficarão nas gaiolas e/ou recinto.

A melhor maneira de proteger os pássaros em gaiolas dos ratos é isolar o chão com cimento e eventuais entradas com frestas nas telhas ou portas.
Colocar as gaiolas em suportes com uma altura superior à do alcance de salto dos ratos e, colocar uns "círculos" na parte superior das pernas dos tripés também funciona.

Em viveiros exteriores é mais difícil impedir-lhes totalmente o acesso.
Usar redes de malha fina resulta se a malha for mesmo fina. Mais fácil é não oferecer/eliminar locais que sirvam de esconderijo/ninho aos ratos(buracos, montes de palha/erva seca, tijolos, etc) e colocar os comedouros e bebedouros fora do alcance dos roedores(os pássaros voam, os ratos não...)

As melhores ratoeiras são aquelas dos buraquinhos que os matam imediatamente, as colas fazem-nos ficarem a debater-se durante horas(dias) e os outros não lá passam mais, a cola tem cheiro. Além disso acho o seu uso cruel.

Falaram anteriormente em ninhos de rato em caixas de madeira, sim, quando não têm mais onde fazer ninho eles instalam-se num já feito entrando por um buraco imperceptível, e até criam no casulo sem este parecer ocupado por eles(normalmente o ninho parece ligeiramente levantado, cheira a rato e os pássaros não se chegam perto).
xPauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 644
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

domingo fev 27, 2011 6:16 pm

MFPJ Escreveu: as colas fazem-nos ficarem a debater-se durante horas(dias) e os outros não lá passam mais, a cola tem cheiro. Além disso acho o seu uso cruel.

A cola não tem cheiro algum.

Quanto à eventual crueldade, bom, aceito, é um facto que, os ratos que lá ficarem durante a noite ficam a debater-se durante algumas horas, sem dúvida.

As ratoeiras, por seu lado, salvo raras excepções, matam o rato de imediato, e são eficazes quando existem 1 ou 2 ratos.... quando são mais, é complicado.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

domingo fev 27, 2011 6:16 pm

Eu nos meus viveiros tive o mesmo problema , via sempre um ou outro rato mas um dia falei com a minha mae e tirei as aves todas para um viveiro enorme e os outro conforme os alevantei era so ninhos com 15/20 rados em cada era de tal forma infestaçao que a minha mae ate desatou a correr , mas eu com uma enchada na mao cortei alguns 20 a meio , agora pus pedras por baixo dos viveiros para ficarem altos e agora 2 vezes por semana passo uma mangueirada para tirar todas as sementes e as vezes ainda foge um ou outro rato . Mas posso dizer que ate o cimento roeram para entrar na minha sala de criaçao é mesmo complicado , alguem devia de nus ajudar a nos (criadores) a combater esta peste



avesdolucassilva.blogspot.com
MFPJ
Membro Veterano
Mensagens: 604
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

domingo fev 27, 2011 7:27 pm

xPauloSantos Escreveu:
MFPJ Escreveu: as colas fazem-nos ficarem a debater-se durante horas(dias) e os outros não lá passam mais, a cola tem cheiro. Além disso acho o seu uso cruel.

A cola não tem cheiro algum.

Quanto à eventual crueldade, bom, aceito, é um facto que, os ratos que lá ficarem durante a noite ficam a debater-se durante algumas horas, sem dúvida.

As ratoeiras, por seu lado, salvo raras excepções, matam o rato de imediato, e são eficazes quando existem 1 ou 2 ratos.... quando são mais, é complicado.
A cola não tem cheiro algum... para os comuns Homo sapiens sapiens... ao olfacto apuradíssimo dos ratos, (mesmo sem conhecer muito bem as propriedades dessas substâncias(eu)) tenho quase a certeza absoluta que não lhes escapa 8)

E funciona para ratos "mudados" ou novos, numa colónia já bem instalada só lá caiem se tiverem o azar de se assustarem e/ou escorregarem 8)

Nas de "mola", ao morrerem imediatamente não dão alarme aos outros e eles caiem lá todos que nem parvinhos. Além disso fica lá o cheiro deles. Há-de reparar que eles caiem muito mais numa usada(e recentemente) do que numa nova.
Há é que saber o isco a utilizar, eles dificilmente tocam no que não estão habituados. Eles costumam pegar mais na alpista, mas se habituados a girassol, pegam-lhe bem.
xPauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 644
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

domingo fev 27, 2011 8:17 pm

MFPJ Escreveu:
A cola não tem cheiro algum... para os comuns Homo sapiens sapiens... ao olfacto apuradíssimo dos ratos, (mesmo sem conhecer muito bem as propriedades dessas substâncias(eu)) tenho quase a certeza absoluta que não lhes escapa 8)

E funciona para ratos "mudados" ou novos, numa colónia já bem instalada só lá caiem se tiverem o azar de se assustarem e/ou escorregarem 8)

Nas de "mola", ao morrerem imediatamente não dão alarme aos outros e eles caiem lá todos que nem parvinhos. Além disso fica lá o cheiro deles. Há-de reparar que eles caiem muito mais numa usada(e recentemente) do que numa nova.
Há é que saber o isco a utilizar, eles dificilmente tocam no que não estão habituados. Eles costumam pegar mais na alpista, mas se habituados a girassol, pegam-lhe bem.

Para mim, a questão principal é não ter ratos no local onde tenho as aves.

O método a utilizar, dependerá daquilo que cada um entende como sendo a forma mais eficaz de o fazer.


Não gosto de ratoeiras por serem pouco higiénicas, tal como não gosto de veneno por motivos óbvios.

Além das aves, existem cá em casa outros animais e por isso, o uso de venenos está completamente fora de questão.

As ratoeiras não resolvem o problema principal.

Podem ser eficazes, mas até o rato ir lá (se for), vagueia por onde quer e lhe apetece e é isso que pretendo evitar.

Não uso qualquer isco com a cola e as placas são sempre retiradas assim que apanharem um rato e substituídas por placas novas.

As placas são colocadas em zonas de passagem/entrada dos ratos. Logo, ao entrarem, ficam de imediato presos na cola.

As placas com cola são, para mim, a solução ideal e têm correspondido na perfeição àquilo que pretendo.

Conforme referi anteriormente, cada um e de acordo com as opções disponíveis, adoptará a solução que entender como sendo a mais eficaz.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo fev 27, 2011 8:31 pm

Vivendo numa quinta, tendo animais de campo e celeiro, tenho ratos por aí. Nas aves nunca tive problemas.
De resto as populações de roedores vão sendo controladas por dois gatos que aqui tenho que são exímios caçadores. Todos os dias surgem com a mais diversa caça.

Se tivesse de recorrer a mais alguma coisa em locais específicos, usaria ratoeiras. Existem de todos os tamanhos e são eficientes.
Já usei cola e não foi algo bonito de se ver...
xPauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 644
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

domingo fev 27, 2011 8:54 pm

Zahn Escreveu: Já usei cola e não foi algo bonito de se ver...
Sério ? Tiveste problemas com a cola ? Não será o tipo de cola ?


Já comprei 2 ou 3 tipos de cola diferentes. Actualmente só uso uma.

É uma cola consistente, que se molhares os dedos e passares na cola, ela não pega.

Há uns tempos comprei uma cola que era uma autêntica nhãnha. Metia aquilo nas placas e passados uns 5 minutos a cola parece que tinha sido aquecida e se tinha derretido sobre a placa.... uma bostada.


Há aqui perto de mim um senhor que cria passarada diversa... canários, periquitos, rolas, etc etc etc.

Há uns tempos, em conversa comigo, queixava-se dos ratos, e mesmo tendo por lá diversas ratoeiras que volta e meia apanhavam uns quantos, ainda assim, os sacanas andavam sempre enfiados nas gaiolas... nos ninhos... nas sementes... roíam os sacos da ração. O homem andava passado.

Falei-lhe na cola, estive aqui em casa com ele e mostrei-lhe como eu tinha as placas. Fui com ele comprar umas bisnagas e montámos um esquema lá nas instalações dele.

Nos primeiros 3/4 dias conseguiu apanhar mais ratos que em 2 ou 3 meses. Agora não quer outra coisa. Tem as placas montadas nas entradas e diz que nunca mais se chateou com os ratos.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Responder

Voltar para “Aves”