Aparecem-me cá com cada gente xD
Subscrevo dino
Moderador: mcerqueira
É óbvio que as autoridades se limitam a 'chatear' os cães da lista de 7 raças, embora por vezes nem saibam distingui-las e admoestem Boxers, Grand danois e outras de aspecto molossoidebhess Escreveu:Mas isso acontece Terugkeren?Eu desconhecia que eram considerados potencialmente perigosos todos os cães que correspondessem àquela descrição, independentemente da raça.
![]()
De qualquer forma o objectivo do meu post era distinguir os cães que tinham tendência para a agressividade (como referiu a autora do tópico) dos potencialmente perigosos.
Mas realmente estive a ler o Decreto-Lei na íntegra e daquilo que li qualquer animal pode ser considerado potencialmente perigoso, embora desconheça que alguém tenha sido obrigado a cumprir com as regras impostas tendo um animal que corresponda às características, mas que não conste da lista de 7 raças.
É verdade que o Dobermann e o Boxer também estiveram na calha, mas não foi escrito "o Pastor Alemão e o Lobo de Alsácia": http://arcadenoe.no.sapo.pt/proj_481.htmdinodane Escreveu:Quem tiver acesso ao esboço inicial da lei e perceber minimamente de raças caninas farta-se de rir. Entre as raças propostas estavam o Pastor alemão E o Lobo de Alsácia, entre mais uma série de bacoradas. O Dobermann e o Boxer também estiveram na calha. O CPC não foi ouvido nem achado, apesar de todos os protestos.
Que site engraçado é esse?12horas Escreveu:É verdade que o Dobermann e o Boxer também estiveram na calha, mas não foi escrito "o Pastor Alemão e o Lobo de Alsácia": http://arcadenoe.no.sapo.pt/proj_481.htmdinodane Escreveu:Quem tiver acesso ao esboço inicial da lei e perceber minimamente de raças caninas farta-se de rir. Entre as raças propostas estavam o Pastor alemão E o Lobo de Alsácia, entre mais uma série de bacoradas. O Dobermann e o Boxer também estiveram na calha. O CPC não foi ouvido nem achado, apesar de todos os protestos.
Olha, olha!!!!! Tantos!12horas Escreveu: http://arcadenoe.no.sapo.pt/proj_481.htm
Deixe lá que pitbull e american pitbull é dentro da mesma linha. Mas eu tenho ideia de ter lidio outro esboço da lei onde estava PA E lobo de Alsácia...12horas Escreveu:É verdade que o Dobermann e o Boxer também estiveram na calha, mas não foi escrito "o Pastor Alemão e o Lobo de Alsácia": http://arcadenoe.no.sapo.pt/proj_481.htmdinodane Escreveu:Quem tiver acesso ao esboço inicial da lei e perceber minimamente de raças caninas farta-se de rir. Entre as raças propostas estavam o Pastor alemão E o Lobo de Alsácia, entre mais uma série de bacoradas. O Dobermann e o Boxer também estiveram na calha. O CPC não foi ouvido nem achado, apesar de todos os protestos.
Podia ter eliminado o ultimo post. De qualquer modo pode sempre editar um deles.timpy Escreveu:Desculpem ser em duplicado
Tem razão em certa medida se estiver a falar das funções para as quais determinada raça foi criada, ou seja, aquelas para as quais têm mais apetência. Ora essas funções nada têm a ver com “Potencial Perigosidade”, mas sim como referiu, a melhor apetência para a caça, para a guarda, para o pastoreio, para companhia, etc., etc. É nesta base que se me disser que as raças de guarda têm mais instinto de protecção ou de territorialidade, estamos de acordo! Mas este instinto é partilhado por muitas raças de pastoreio, até porque muitas delas são simultaneamente raças de guarda. Se isso torna algumas raças em determinadas situações, nomeadamente quando estão a desempenhar a sua função de guarda, potencialmente perigosas para aqueles que violam o ‘seu espaço’….é verdade. Importa no entanto perguntar: “mas não é isso que se espera delas?”. Agora limitar essa possibilidade a 7 raças é que não entendo porquê?!Quando nos preparamos para comprar um cão, acho que podemos e devemos ter isso em conta... Não acham? Sem stresses, sem marginalizar raças, sem generalizar a todos os cães daquela raça...
Aliás, não só a raça! Até o sexo do animal... Concordam ou não comigo em que os machos, em geral, mais uma vez, como mera tendência, são mais exigentes que as fêmeas, pois são mais territoriais... Claro que varia de cão para cão!! Há cadelas mais difíceis que cães... mas como tendência...
Ou estarei enganada?