Guarda-Raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

sexta fev 25, 2011 12:14 am

Se quer algo fofo e amoros compre um peluche, se quer algo que imponha respeito, contrate um guarda-costas ;)
Aparecem-me cá com cada gente xD
Subscrevo dino
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta fev 25, 2011 2:00 am

8) 8)
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta fev 25, 2011 9:25 am

bhess Escreveu:Mas isso acontece Terugkeren? :o Eu desconhecia que eram considerados potencialmente perigosos todos os cães que correspondessem àquela descrição, independentemente da raça. :oops:

De qualquer forma o objectivo do meu post era distinguir os cães que tinham tendência para a agressividade (como referiu a autora do tópico) dos potencialmente perigosos.
Mas realmente estive a ler o Decreto-Lei na íntegra e daquilo que li qualquer animal pode ser considerado potencialmente perigoso, embora desconheça que alguém tenha sido obrigado a cumprir com as regras impostas tendo um animal que corresponda às características, mas que não conste da lista de 7 raças.
É óbvio que as autoridades se limitam a 'chatear' os cães da lista de 7 raças, embora por vezes nem saibam distingui-las e admoestem Boxers, Grand danois e outras de aspecto molossoide ;). Mas o que eu quis dizer é que nem os legisladores sabem muito bem o que dizem e o que escrevem, e é patacoada atrás de patacoada. Fizeram uma mistura, ‘ mal copiada’, da legislação que na altura vigorava noutros países, e depois espetaram lá com uma suposta lista de raças ( que não foi logo publicada na altura), que depois veio indicar expressamente as raças para as quais as ‘armas’ deviam ser apontadas. Quiseram uma Lei abrangente, em que qualquer animal pudesse ser considerado ‘Potencialmente Perigoso’ para poderem dar poder às autoridades de agir conforme bem entendessem , mas em que simultaneamente fosse dito de forma clara quem eram as raças ‘ a atacar’.
12horas
Membro Júnior
Registado: sexta fev 25, 2011 10:10 am

sexta fev 25, 2011 10:13 am

dinodane Escreveu:Quem tiver acesso ao esboço inicial da lei e perceber minimamente de raças caninas farta-se de rir. Entre as raças propostas estavam o Pastor alemão E o Lobo de Alsácia, entre mais uma série de bacoradas. O Dobermann e o Boxer também estiveram na calha. O CPC não foi ouvido nem achado, apesar de todos os protestos.
É verdade que o Dobermann e o Boxer também estiveram na calha, mas não foi escrito "o Pastor Alemão e o Lobo de Alsácia": http://arcadenoe.no.sapo.pt/proj_481.htm
Terugkeren
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 12:06 pm

12horas Escreveu:
dinodane Escreveu:Quem tiver acesso ao esboço inicial da lei e perceber minimamente de raças caninas farta-se de rir. Entre as raças propostas estavam o Pastor alemão E o Lobo de Alsácia, entre mais uma série de bacoradas. O Dobermann e o Boxer também estiveram na calha. O CPC não foi ouvido nem achado, apesar de todos os protestos.
É verdade que o Dobermann e o Boxer também estiveram na calha, mas não foi escrito "o Pastor Alemão e o Lobo de Alsácia": http://arcadenoe.no.sapo.pt/proj_481.htm
Que site engraçado é esse?
http://arcadenoe.no.sapo.pt/
É seu?
12horas
Membro Júnior
Registado: sexta fev 25, 2011 10:10 am

sexta fev 25, 2011 12:07 pm

Não, não é meu.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta fev 25, 2011 1:40 pm

Olha, olha!!!!! Tantos! :D
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 25, 2011 1:54 pm

12horas Escreveu:
Deixe lá que pitbull e american pitbull é dentro da mesma linha. Mas eu tenho ideia de ter lidio outro esboço da lei onde estava PA E lobo de Alsácia...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

timpy
Membro Júnior
Registado: quinta jan 17, 2008 1:32 pm

sexta fev 25, 2011 2:59 pm

Boa tarde. Sou uma visitante bastante assidua da arca de noe e em especial dos foruns sobre caes. Gosto muito de animais mas em especial de caes. Não sou muito de dar a minha opinião sobre os temas q aqui se debatem , embora muitas vezes tenha vontade de o fazer. De qq maneira o q eu queria dizer é o seguinte:
Para mim não existem caes perigosos. Existem sim cães com potencial e donos perigosos.Por vezes a falta de informação ou a compra por impulso tras consequencias. Certas raças de cães não são para donos inexperientes. Quanto a cães de guarda existem algumas raças mas q tem q ser trabalhadas para o q se quer. neste caso especifico tem q se ter em consideração q já existem outros cães. A sociabilização e o treino são mto importantes seja para cães de guarda ou de companhia. Tenho mta pena do estigma q se criou em torno de certas raças, q em regra geral são completamente erradas. Quanto á lei dos pp nem vou comentar de tão ridicula q é. Até uma proxima. obrigada
timpy
Membro Júnior

sexta fev 25, 2011 2:59 pm

Boa tarde. Sou uma visitante bastante assidua da arca de noe e em especial dos foruns sobre caes. Gosto muito de animais mas em especial de caes. Não sou muito de dar a minha opinião sobre os temas q aqui se debatem , embora muitas vezes tenha vontade de o fazer. De qq maneira o q eu queria dizer é o seguinte:
Para mim não existem caes perigosos. Existem sim cães com potencial e donos perigosos.Por vezes a falta de informação ou a compra por impulso tras consequencias. Certas raças de cães não são para donos inexperientes. Quanto a cães de guarda existem algumas raças mas q tem q ser trabalhadas para o q se quer. neste caso especifico tem q se ter em consideração q já existem outros cães. A sociabilização e o treino são mto importantes seja para cães de guarda ou de companhia. Tenho mta pena do estigma q se criou em torno de certas raças, q em regra geral são completamente erradas. Quanto á lei dos pp nem vou comentar de tão ridicula q é. Até uma proxima. obrigada
timpy
Membro Júnior

sexta fev 25, 2011 3:01 pm

Desculpem ser em duplicado :D
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta fev 25, 2011 4:53 pm

timpy Escreveu:Desculpem ser em duplicado :D
Podia ter eliminado o ultimo post. De qualquer modo pode sempre editar um deles. :wink:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Ana77
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2010 8:21 pm

segunda fev 28, 2011 11:01 am

Penso que a discussão ganha muito mais com o tipo de discurso que (quase) todos vocês têm vindo a utilizar ultimamente.
Mais uma vez obrigada pelas novas dicas acerca do meu pedido inicial.

Outra coisa que considero muito importante e que foi aqui mencionado, de passagem, é o que se pode investir na criação/educação do cão que se procura ter. Se se tem muita disponibilidade ou pouca para os educar, por exemplo, pois há cães que exigem mais que outros.

Eu penso, digam-me se estou errada, que, em princípio (eu sei que não se pode ir mais além que, simplesmente, tendências), há certas raças que, de temperamento, são mais calmas, outras menos.
Mas isso é uma característica que pode sair ao lado, de cão para cão, e que vai ser moldada conforme os donos, evidente, mas que faz parte (ou não) de certa raça de cães.

Nada de especial! Pode não significar nada considerando um cão em concreto! É só um indício da raça, como outra característica qualquer... Por exemplo, serem bons caçadores, bons nadadores, serem mais dóceis, serem mais dinâmicos...

Quando nos preparamos para comprar um cão, acho que podemos e devemos ter isso em conta... Não acham? Sem stresses, sem marginalizar raças, sem generalizar a todos os cães daquela raça...

Aliás, não só a raça! Até o sexo do animal... Concordam ou não comigo em que os machos, em geral, mais uma vez, como mera tendência, são mais exigentes que as fêmeas, pois são mais territoriais... Claro que varia de cão para cão!! Há cadelas mais difíceis que cães... mas como tendência...
Ou estarei enganada?

É a minha experiência... tenho cães desde que me conheço, mas admito mudar de opinião SEMPRE, desde que fique convencida do contrário!
Terugkeren
Membro Veterano

segunda fev 28, 2011 12:00 pm

Quando nos preparamos para comprar um cão, acho que podemos e devemos ter isso em conta... Não acham? Sem stresses, sem marginalizar raças, sem generalizar a todos os cães daquela raça...

Aliás, não só a raça! Até o sexo do animal... Concordam ou não comigo em que os machos, em geral, mais uma vez, como mera tendência, são mais exigentes que as fêmeas, pois são mais territoriais... Claro que varia de cão para cão!! Há cadelas mais difíceis que cães... mas como tendência...
Ou estarei enganada?
Tem razão em certa medida se estiver a falar das funções para as quais determinada raça foi criada, ou seja, aquelas para as quais têm mais apetência. Ora essas funções nada têm a ver com “Potencial Perigosidade”, mas sim como referiu, a melhor apetência para a caça, para a guarda, para o pastoreio, para companhia, etc., etc. É nesta base que se me disser que as raças de guarda têm mais instinto de protecção ou de territorialidade, estamos de acordo! Mas este instinto é partilhado por muitas raças de pastoreio, até porque muitas delas são simultaneamente raças de guarda. Se isso torna algumas raças em determinadas situações, nomeadamente quando estão a desempenhar a sua função de guarda, potencialmente perigosas para aqueles que violam o ‘seu espaço’….é verdade. Importa no entanto perguntar: “mas não é isso que se espera delas?”. Agora limitar essa possibilidade a 7 raças é que não entendo porquê?!
Mas atenção que a apetência para a caça, noutras situações, podem tornar as raças de caça ‘potencialmente perigosas’ para outros animais, ou mesmo para pessoas. E estou certo que todos os cães, de outras raças e apetências, ou mesmo sem raça nenhuma, têm situações em que podem ser ‘Potencialmente Perigosos’.
Potencialmente Perigoso acaba por ser qualquer cão, de qualquer raça, macho ou fêmea, a partir do momento que tem mandíbula e dentes e é um ser irracional. Compete-nos a nós fazer uma escolha do animal em função do que queremos dele e das possibilidades que temos para lhe dar o necessário treino e condicionamento.
Há cães menos exigentes? Não sei….há? Se calhar por julgarem que sim é que temos tantos cães de raças mini que são verdadeiras pestes, sem educação e que “explodem” nas mais diversas situações, e só não causam mais danos porque são pequeninos. Se calhar por tanta gente pensar que sim é que temos cada vez mais indivíduos de ‘raças da moda’ problemáticos ( Cockers, Labradores, etc.)….cada vez existem mais ‘Marleys’ , e cada vez mais aconselho a leitura do artigo “Nem todo o Labrador é Guia de Cego”.
Responder

Voltar para “Cães”