O Mimo e as infecções urinárias :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
adrribeiro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

segunda fev 28, 2011 3:36 pm

Olá...

Pois é, hoje sou eu que mais uma vez estou aqui com o coração apertado...

O Mimo faz 3 anos em Maio, é esterilizado e é o gato mais mimado do Mundo. Come ração Tecnhi-cal Solutions Urinary Health, que foi a última recomendada pela veterinária para tratar e evitar infecções urinárias. O Mimo está permanentemente com infecções urinárias, a urinar de 5 em 5 minutos e algumas vezes urina inclusivé sangue. Estou sempre a correr para a veterinária com ele, está sempre a fazer análises à urina, e embora nunca tenha feito nenhuma obstrução, imagino o sofrimento pelo qual ele passa... Ontem começou a urinar muitas vezes e a lavar-se com muita frequência, desconfiei logo... Andei a espiar xixis, mas urinava sempre e com cor normal, mas já estava mesmo a adivinhar... Hoje de manhãzinha, vou à areia (a qual já é daquelas de cristais, porque no meio da aflição já imagino que uma mais rasca possa ter pós irritáveis ou qualquer mariquice do género) e vejo a areia cor-de-rosa. Estava a sair para a faculdade, atirei logo com tudo, e contactei a veterinária. O Mimo está a Antibiotico, mas será que eu devia consultar uma segunda opinião? Alguém tem gatos com problemas destes? Ela diz-me que é o stress que desencadeia isto, mas qual stress?! O meu gato poderia ter tido stress há 2 semanas atrás, quando viajámos de castelo branco para lisboa, mas agora é que lhe acontece isto, é possível que seja isso? ter infecções num gato é assim tão normal? É possível que aconteça sem explicação? Eu confio nela, é claro que sim, senão não lhe colocava o Mimo nas mãos, mas quando o vejo assim tanta vez, começo a pensar se sou eu que estou errada sei lá...

Editei porque pus o nome do medicamento esquecendo-me completamente que não podia, peço desculpa :(
Última edição por adrribeiro em segunda fev 28, 2011 6:51 pm, editado 1 vez no total.
Andreia & Mimo
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

segunda fev 28, 2011 5:13 pm

adribeiro, li um artigo científico de um problema na uretra que é relativamente comum em gatos de raça do sexo masculino. Os sintomas dos gatos apresentados eram semelhantes ao que descreve e tinham infecções urinárias recorrentes.

Eu secalhar pedia uma segunda opinião... Ele já despistou possíveis problemas renais? Se está em Lisboa deve ter algumas hipóteses alternativas pq já tenho lido em tópicos recomendações de bons profissionais.

Boa sorte com o Mimo e as melhoras!!!
adrribeiro
Membro

segunda fev 28, 2011 5:50 pm

Obrigada :(

Eu nunca encontrei referência nenhuma a isso, poderia indicar-me o artigo se não for incómodo? Eu voltei a ligar à vet, isto é uma chatice, porque a veterinária do Mimo que até hoje tem sido sempre fantástica, está na covilhã, perto da minha cidade Castelo Branco, e eu estou em Lisboa, onde estudo, e quando isto acontece estou sempre cá! E embora ela seja prestável e super querida, porque já me mandou ir comprar também hills c\d e omniuri, custa-me que ele não seja já já visto... Vou falar-lhe nessa hipótese que me referiu primeiro, e se não ficar satisfeita vou mesmo partir para essa 2ª opinião... Entretanto vou já pesquisar aqui no fórum por vets aconselhados, mas se alguém quiser aconselhar um bom vet em lx, agradeço imenso!

Mas muito obrigada luisfdgon, a sério... Ainda por cima por referir essa situação, assim já há algo para eu poder expor, o Mimo não é de raça, é filhote de pais x de bosques da noruega, mas acredite, eu só digo isto porque vi os pais, porque o Mimo de bosques, não tem rigorosamente nada! De qualquer forma esse problema vai ser discutido com a vet...

Os problemas renais já discuti com a vet, e ela diz que não há índicio algum disso :?
Andreia & Mimo
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda fev 28, 2011 6:50 pm

Há gatos muito sensiveis a nível urinário e também me saiu um desses na rifa. Começou com infecções aos 6 meses, com recidivas e ph constantemente alto.
Fez alimentação propria (RC Urinary e RC Urinary High dilution) e o ph mantinha-se alto. Foi controlado com uma medicação própria (a que a vet lhe indicou e que não deve ser usada em conjunto com a ração para problemas urinários!)
Faz agora um ano que andou a urinar com imenso sangue, mesmo muito. Fez análise bacteriológica que veio negativa. O vet considerou que havia ali uma irritação excessiva da bexiga e indicou um produto anti-inflamatório de origem natural, para fazer um tratamento de quase um mês. Foi bastante caro, mas resultou.
Para lhe reforçar a camada protectora da bexiga dou-lhe agora também um suplemento de glucosamina apropriado para gatos. De acordo com as pesquisas que fiz, evito rações com trigo e milho, já que há entendimentos que os cereais são prejudiciais, sendo o arroz o mais inócuo.
O Indy é muito sensível a mudanças e faz as cistites idiopáticas, embora também tenha o problema de regular o ph e criar cristais.
Talvez não fosse mal pensado pedir uma segunda opinião, pode até ser um caso de uma bactéria resistente e era importante fazer a anaálise bacteriológica.
adrribeiro
Membro

segunda fev 28, 2011 7:08 pm

Bingley Escreveu:Há gatos muito sensiveis a nível urinário e também me saiu um desses na rifa. Começou com infecções aos 6 meses, com recidivas e ph constantemente alto.
Fez alimentação propria (RC Urinary e RC Urinary High dilution) e o ph mantinha-se alto. Foi controlado com uma medicação própria (a que a vet lhe indicou e que não deve ser usada em conjunto com a ração para problemas urinários!)
Faz agora um ano que andou a urinar com imenso sangue, mesmo muito. Fez análise bacteriológica que veio negativa. O vet considerou que havia ali uma irritação excessiva da bexiga e indicou um produto anti-inflamatório de origem natural, para fazer um tratamento de quase um mês. Foi bastante caro, mas resultou.
Para lhe reforçar a camada protectora da bexiga dou-lhe agora também um suplemento de glucosamina apropriado para gatos. De acordo com as pesquisas que fiz, evito rações com trigo e milho, já que há entendimentos que os cereais são prejudiciais, sendo o arroz o mais inócuo.
O Indy é muito sensível a mudanças e faz as cistites idiopáticas, embora também tenha o problema de regular o ph e criar cristais.
Talvez não fosse mal pensado pedir uma segunda opinião, pode até ser um caso de uma bactéria resistente e era importante fazer a anaálise bacteriológica.
O Mimo quando faz análises tem sempre mais elevado que devia mas muito pouquinho... Felizmente ele nunca fez nenhuma obstrução, senão acho que quem tinha um treco era eu... Agora imagine só a figuraça, cada vez que ele vai à areia, vai aqui a marmanja atrás espreitar se ele faz xixi, qual a cor, etc, porque ando sempre com o coração nas mãos. Pois ele desde o 1º ano que faz isto, normalmente não passa de um dia ou dois a correr para o wc de 5 em 5 minutos, e normalmente acontece em situações de viagem, quando vou daqui a castelo branco, a casa. O Mimo tem uma transportadora de cão, enorme, que vem no banco de trás, presa com o cinto, e onde o lorde vem esticado o caminho todo, e onde pode levantar-se... Não andamos em transportes públicos com ele, vamos no meu carro e normalmente, o meu namorado é que leva o carro, para eu ir a apaparicá-lo o caminho todo. E isto para explicar, o quanto tento evitar que ele vá stressado! Eu sei que o stressa viajar, mas também não posso cortar relações com a família, e para além disso se o deixo cá sozinho acho que ele morre de desgosto (ele e eu 8) ), se quando tenho aulas das 11 às 21h ele já entra em parvoeira completa, se ficasse longe 3 dias, bem passava-se. A análise bacteriológica do Mimo também era negativa, a veterinária diz que é síndrome urinário felino e que no caso do Mimo é originado por situações de stress. Ele já desde a primeira vez que teve o problema (e fui eu daqui a correr com ele para Castelo Branco a meio de uma semana de exames) ela mudou logo para ração própria, não me lembro do nome, era cara, 2kg custavam mais de 20€. Depois ele comeu Advance da afinnity, e agora há coisa de 4 semanas está a comer Techni-cal urinary health porque embora ele até andasse sem problemas como o de hoje, eu achei que valia a pena investir em algo bem melhor... Bem às tantas o melhor que tenho mesmo a fazer é passá-lo definitivamente para a hills c/d que ela disse... E vou procurar aqui em Lisboa uma 2ª opinião...
Andreia & Mimo
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda fev 28, 2011 8:29 pm

a c/d da Hills é excelente. Quanto ao stress... não poderás tentar um tratamento a médio prazo, como o Kalm Aid, ou falar com a vet sobre a hipótese de um sedativo ligeiro nas viagens? aquilo q parece stressá-lo mais prece ser a tua ausência, na verdade... ansiedade de separação, gatos também sofrem disso.

A homeopatia também parece ter bons resultados, a par com a mudança de alimentação e terapia comportamental...

As melhoras para o teu menino!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
adrribeiro
Membro

segunda fev 28, 2011 8:53 pm

Chamarrita Escreveu:a c/d da Hills é excelente. Quanto ao stress... não poderás tentar um tratamento a médio prazo, como o Kalm Aid, ou falar com a vet sobre a hipótese de um sedativo ligeiro nas viagens? aquilo q parece stressá-lo mais prece ser a tua ausência, na verdade... ansiedade de separação, gatos também sofrem disso.

A homeopatia também parece ter bons resultados, a par com a mudança de alimentação e terapia comportamental...

As melhoras para o teu menino!
O Mimo é muito dependente... Às vezes ponho-me a pensar no quão bom era ele ter outro gato, para canalizar sentimentos também para ele, mas, e se adoptp outro com problemas destes? Eu já me vejo aflita com o Mimo às vezes, há que pensar nisso... Eu não sou independente ainda, para me pôr numa aventura dessas. Ela fala sempre no stress, é mais uma coisa para eu perguntar acerca de possibilidades de tratamento ou pelo menos apaziguamento... Obrigada Chamarrita, já me deu mais um dado para eu pegar. Sobre a ansiedade de separação vou pesquisar...Ele ficou assim no Domingo, ontem, e eu sexta e sábado mal estive em casa, vim mesmo só dormir, não é comum, mas quando se tenho de me ausentar mais é muito perturbante para ele... É uma dor ir para a faculdade todos os dias, se vissem os olhos dele... :cry:

Vou também pesquisar a homeopatia... Nunca li sobre as suas aplicações em gatos...
Andreia & Mimo
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 28, 2011 9:00 pm

Olá, Andreia,

Em Janeiro o meu gato Tassebem, com 9 anos e meio, também começou a ir imensas vezes ao WC (tipo entrada por saída, e eu, como a Andreia, a espreitar) e a lamber-se muito quando saía.

A conselho da veterinária, fez antibiótico e anti-inflamatório para combater a infecção urinária, e muita vigilância para ver se ele não fazia obstrução. Mas, como a medicação, mesmo prolongada, não estivesse a resultar, fez raio-X e ecografia, onde se detectaram cálculos na bexiga. Pela análise à urina, verificou-se, pelos cristais, serem o tipo de cálculos que normalmente desaparecem com a alimentação específica, que ele passou a fazer (Urinary). Está também a comer uma latinha de Hills s/d por dia (qualquer dia as revoluções do Médio Oriente chegam cá a casa). Mas continuo a achar que ele vai ao WC com mais frequência do que antigamente, e as pinguinhas que deixa nas mantas são, por vezes, rosadas.
Agora vai repetir os exames e ver se os cálculos diminuíram (continua a AB e vai fazendo o anti-inflamatório uns dias e depois descansa). Se não tiverem diminuído, vai ter de ser operado.

Eu pedia mais exames, seja nessa veterinária ou noutro, para chegar a uma conclusão mais rigorosa do que está a causar essa infecção.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

segunda fev 28, 2011 9:16 pm

oh pá...tá grave! :o

Como não posso ajudar, só quero que saibas que estou a seguir o tópico e que espero por boas notícias :(

As melhoras :)
Cumprimentos,
Sofia Marques

segunda fev 28, 2011 9:31 pm

Tassebem Escreveu:Olá, Andreia,

Em Janeiro o meu gato Tassebem, com 9 anos e meio, também começou a ir imensas vezes ao WC (tipo entrada por saída, e eu, como a Andreia, a espreitar) e a lamber-se muito quando saía.

A conselho da veterinária, fez antibiótico e anti-inflamatório para combater a infecção urinária, e muita vigilância para ver se ele não fazia obstrução. Mas, como a medicação, mesmo prolongada, não estivesse a resultar, fez raio-X e ecografia, onde se detectaram cálculos na bexiga. Pela análise à urina, verificou-se, pelos cristais, serem o tipo de cálculos que normalmente desaparecem com a alimentação específica, que ele passou a fazer (Urinary). Está também a comer uma latinha de Hills s/d por dia (qualquer dia as revoluções do Médio Oriente chegam cá a casa). Mas continuo a achar que ele vai ao WC com mais frequência do que antigamente, e as pinguinhas que deixa nas mantas são, por vezes, rosadas.
Agora vai repetir os exames e ver se os cálculos diminuíram (continua a AB e vai fazendo o anti-inflamatório uns dias e depois descansa). Se não tiverem diminuído, vai ter de ser operado.

Eu pedia mais exames, seja nessa veterinária ou noutro, para chegar a uma conclusão mais rigorosa do que está a causar essa infecção.
Eu estou a apontar tudinho numa lista o que vocês me têm dito para colocar na consulta à veterinária, e vou mesmo aprofundar o assunto, porque 1, 2, 3 vezes ainda encontrei erros meus (comidas, stress, areia), agora não dá mais, vou ao fundo da questão... Eu liguei-lhe e disse que ia com ele a um veterinário cá porque não estava descansada, fui sincera, achei que lhe devia isso, porque ela tem sido sempre 5 estrelas comigo e com o Mimo. E ela disse para aguardar mais 2 dias e ver o que faz o antibiótico e as saquetas + a ração hills e depois se melhorar fazemos mais exames e vamos ao fundo da questão , que se não melhorasse devia mesmo consultar um vet de imediato. E é exactamente o que vou fazer, se não melhorar até quarta, quarta sigo com ele para outro veterinário. Tassebem é cá de LX? Aconselha algum?

Bolas, estou a ver que estes problemas são bem mais comuns do que pensava... Olhe o meu gato come comida melhor que eu, e o seu pelos vistos é como o meu. :p Às vezes digo-lhe "Anda Mimocas que hás-de levar a dona à ruína" depois ele olha para mim e ronronca, e eu nem me importo que ele leve, desde que o tenha sempre aqui a ronroncar comigo a toda a hora :)
Andreia & Mimo
adrribeiro
Membro

segunda fev 28, 2011 9:32 pm

SofiaSapien Escreveu:oh pá...tá grave! :o

Como não posso ajudar, só quero que saibas que estou a seguir o tópico e que espero por boas notícias :(

As melhoras :)
Obrigada Sofia :) Também espero que venham daí boas notícias do meu pimpolho!
Andreia & Mimo
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 28, 2011 10:07 pm

adrribeiro Escreveu:
Tassebem Escreveu:Olá, Andreia,

Eu estou a apontar tudinho numa lista o que vocês me têm dito para colocar na consulta à veterinária, e vou mesmo aprofundar o assunto, porque 1, 2, 3 vezes ainda encontrei erros meus (comidas, stress, areia), agora não dá mais, vou ao fundo da questão... Eu liguei-lhe e disse que ia com ele a um veterinário cá porque não estava descansada, fui sincera, achei que lhe devia isso, porque ela tem sido sempre 5 estrelas comigo e com o Mimo. E ela disse para aguardar mais 2 dias e ver o que faz o antibiótico e as saquetas + a ração hills e depois se melhorar fazemos mais exames e vamos ao fundo da questão , que se não melhorasse devia mesmo consultar um vet de imediato. E é exactamente o que vou fazer, se não melhorar até quarta, quarta sigo com ele para outro veterinário. Tassebem é cá de LX? Aconselha algum?

Bolas, estou a ver que estes problemas são bem mais comuns do que pensava... Olhe o meu gato come comida melhor que eu, e o seu pelos vistos é como o meu. :p Às vezes digo-lhe "Anda Mimocas que hás-de levar a dona à ruína" depois ele olha para mim e ronronca, e eu nem me importo que ele leve, desde que o tenha sempre aqui a ronroncar comigo a toda a hora :)
Nem mais, Andreia... :)

Quanto ao veterinário, a veterinária que tem acompanhado o caso do Tassebem não trabalha aqui em Lisboa, mas vou com outros casos a uma clínica de cá e tanto essa veterinária como eu temos muita confiança no trabalho das veterinárias que lá trabalham. Se quiser, posso indicar-lha por MP.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

segunda fev 28, 2011 10:16 pm

adrribeiro já andei aqui às voltas no pc e não encontrei o artigo (eu sou super paranóica com tudo, então qdo oiço/vejo alguma coisa vou logo às bases de dados pesquisar artigos e deve ter sido numa dessas investidas que li isso). Esta semana está complicado de trabalho, mas vou ver se encontro :)

Será que as infecções são mm do stresse? Existem uns comprimidos (penso que à base de valeriana) que se dá aos animais 1 semana antes e depois do acontecimento stressante (muda de casa; viagens, etc). Se diz que têm aí uma colega com quem ele não tem mta afinidade, isso tb pode ser fonte de stress. Um gato de uma amiga k vivia com uma colega só parou de ter diarreias quando ela trocou de colega de casa, coincidência? Ela coitada passava a vida no vet, o gato sempre de diarreia, experimentou tudo o que era rações. A veterinária já dizia que nunca tinha visto tal coisa e ia começar agora a testar aos pcos para doenças genéticas mais raras. Felizmente a colega de casa saiu e a que veio adora o gato e ele adora-a a ela. Diarreias nunca mais :)

É ir vendo tudo tudo e esperar que o Mimo melhore!
adrribeiro
Membro

segunda fev 28, 2011 10:37 pm

Eu também já estive aqui a pesquisar, disso não encontrei nada, mas já li mesmo muitos sobre SUF e estou a ler sobre a ansiedade de separação... Vou ter mesmo de falar à vet nisto e vou referir esses tratamentos que vocês me têm referido... Mas obrigadissima por ter procurado, deixe lá se um dia destes encontrar por aí diga-me algo :)

Tassebem, se possível enviar-me por MP então agradeço-lhe imenso!
Andreia & Mimo
adrribeiro
Membro

segunda fev 28, 2011 10:39 pm

E quanto à parte da tal colega, não pensei nisso, mas de facto isto tem-se agravado, secalhar estou a transmitir-lhe stress sem me aperceber =/ Mas coitada da rapariga que refere, bolas, aposto que se ela soubesse ainda lhe tinha deixado atempadamente um presentinho na almofada 8)
Andreia & Mimo
Responder

Voltar para “Gatos”