Chica foi esterilizada... e agora?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
aniratacana
Membro Júnior
Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

segunda fev 28, 2011 9:57 pm

Na sexta feira lá foi a vez da Chica ser esterilizada. Confesso que me custou bastante deixa-la e ainda mais traze-la no estado em que vinha.
O antibiótico foi injectavel e a operação correu muito bem.
No sábado já comeu muito bem, fez todas as necessidades e apesar de não saber andar bem com o funil lá se foi aguentando.
Ontem foi mudar o penso e a veterinária optou por lhe colocar uma manga, uma vez que ela andava a tentar mexer no penso.

Com a manga ela está muito desconfortável, mal consegue andar e hoje quase não saiu da cama. Só quer dormir.
É normal isto acontecer? Estou a acha-la muito chochinha e estou um pouco preocupada.
A veterinária disse que a sutura estava com óptimo aspecto e que sexta lhe tirava os pontos, mas ficará ela chochinha até sexta??
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

segunda fev 28, 2011 10:13 pm

Quando alguém me expõe uma situação destas eu peço sempre à pessoa para tentar entender o que se está a passar no interior do corpo e a "dimensão" da cirurgia em si. É muito natural que ela esteja assim e é natural que esteja preocupada porque, de facto, a gata está com um temperamento diferente e isso deve-se ao facto de estar com dores em locomover-se e não é só a cicatrização da sutura é a cicatrização interna.

Como quando alguém faz um transplante, também a gatinha recente. E a medicação também dá algum sono, o que é bom porque ela precisa de muito descanso e o vet já lhe deve ter dito para não a deixar saltar e subir escadas.
Ela vai voltar ao normal, vai voltar a brincar, a correr... Só precisa de recuperar :) fique descansada :wink:
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça mar 01, 2011 4:20 pm

Acho que também depende do animal, a minha foi operada numa sexta às 8 da noite e fui buscá-la por volta das 21h, ficou chochinha da anestesia (mais tempo que o meu macho que foi esterilizado na mesma altura e voltou ao estado "normal" num instante) nas primeiras horas mas, ás 7 da manhã fui dar com ela já a saltar para cima das bancadas e não notei grandes alterações nela no pós-operatório, andava um pouco mais calma (felizmente), incomodava-a o penso, mas correu tudo 5 estrelas.

Mas, tal como nós, todos eles reagem de forma diferente às mesmas situações. Eu sempre pensei que a minha ficasse como a sua e nem queria acreditar quando a vi na bancada às 7h da manhã. Quando o vet telefonou nessa manhã para fazer o follow-up e lhe contei, desatou-se a rir porque, exactamente, tinha-me dito, após a operação, para evitar que ela saltasse e que provávelmente ela não o tentaria. E eu, nessa manhã, só lhe perguntei: como? Prendo-a ao chão? :)
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

terça mar 01, 2011 7:53 pm

A minha também tem saltado para a cama quando eu não vejo... mas eu tento que não aconteça. Só que tem estado o dia todo na cama praticamente.. a maioria das vezes a dormir. Come muito bem e bebe assim como faz todas as necessidades convenientemente.
Noto é que está sempre a "sacudir" as patas de trás.... Será por causa do penso? é algo comum?
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

quinta mar 03, 2011 12:59 am

A minha veio sem penso e com fúnil :roll: isso das patas não aconteceu.

Ana Catarina, não há nada de errado com o comportamento da gata, não se aflija! :wink:

E como está ela hoje?
Cumprimentos,
Sofia Marques
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

sábado mar 05, 2011 3:07 pm

Ela foi hoje tirar os pontos. Fez uma alergia enorme ao penso, tem a barriga muito vermelha e tem comichão. O veterinário disse para lhe colocar bepanthene plus até melhorar.

Continua com o funil. Anda mais activa agora. Já voltou a fazer algumas asneiras.

Penso que o pior já passou.
Sinto é que está super carente!! só está bem ao colo e ao pé de alguém. Dorme quase na minha cabeça a noite inteira.
Ela é muito apegada a nós uma vez que a temos desde o primeiro dia de vida e nem sequer mamou uma vez na mãe mas agora está muito carente... Mas penso que será só nesta fase em que anda mais murchinha...

Obrigado pela ajuda...
Responder

Voltar para “Gatos”