Papel das Zoofilas e veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jul 28, 2002 8:10 pm

Estive a ler uma mensagem de um membro chamado confusa no forum geral da arca e de facto fiquei eu um pouco confuso.

No meio de uma história de um cão abandonado que ela recolheu aproveita para mandar umas farpas aos "mauzões" da União Zoofila por não lhe acolherem o cão abandonado. Basicamente para essa sra do que depreendi, uma boa associação é a que lhe recebe o cãozinho que apanhou da rua. ( ela também diz que tem já abandonados em casa mas esse não é o cerne da questão aqui)

As clinicas veterinarias portuguesas e as associações são geralmente encarados pelos "tugas" como uma especie de serviço social.

O veterinário porque "gosta de animais" tem de tratar 24 horas todos os animais abandonados apanhados na rua por pessoas "humanas" senão é uma besta. E de preferencia de graça senão é um vampiro... Coitado do veterinário que não tem direito a sustentar a familia-sim, porque essas pessoas 99% das vezes acham que pagar e responsabilizar-se é injusto

As associações têm de receber todos os cachorros. Estão sobrelotados? Que marotos. Cabe sempre mais um não é? Se dizem não levam logo. Que grande associação sim senhor, nem quiseram apanhar o cãozinho que encontrei ontem à noite...

Resultado: Há associações que recolhem tudo e todos e não dizem chega e acabam por ter animais extremamente mal. Um exemplo foi a União Zoofila antes da dra Margarida Namora pegar as Rédeas e dar um volta de 180 graus. A essa sra tiro o meu chapéu.
leopardo
Membro Júnior
Registado: sexta jul 26, 2002 3:59 pm

domingo jul 28, 2002 8:40 pm

É verdade, Vasco é muito bom ser amigo dos animais e à conta disso

exigir o que os outros não podem ou não devem fazer...

...e depois ficar com a consciência tranquila

:!: :!: :!:

Aqui neste cantinho há demasiados assim.

Por isso é que somos os melhores :cry: :cry: :cry:

na ignorância
:oops: :oops:
na arrogância
:oops: :oops: E não digo mais senão fico deprimido :evil: :evil:
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

domingo jul 28, 2002 9:37 pm

Por acaso não concordo consigo Leopardo.

Neste cantinho á muita gente que ajuda os outros e não se gaba disso.

Os únicos que exigem o que os outros não podem ou devem fazer são os paraquedistas que pôem uma mensagem a pedir cães de borla ou ajuda e depois pisgam-se

Mas à 2 anos quando não havia password era MUITO mas MUITO PIOR

O que á ainda aqui é uns tristes que querem impedir as pessoas de falar como fizeram com o corresponde e outros sobre vários assuntos.

Mas esses devem ser dos tais que mandam em 4 ou 5 pessoas influenciáveis que vêm para aqui servir de mensageiros como o tubarão e o silvestro e mais uns que você deve saber...

Enquanto eles andavam aqui a tentar desestabilizar confortaveis em frente ao computador provavelmente andavam pessoas daqui a ajudar animais sem dono...

Vergonha

[quote=leopardo]
É verdade, Vasco é muito bom ser amigo dos animais e à conta disso

exigir o que os outros não podem ou não devem fazer...

...e depois ficar com a consciência tranquila

:!: :!: :!:

Aqui neste cantinho há demasiados assim.

Por isso é que somos os melhores :cry: :cry: :cry:

na ignorância
:oops: :oops:
na arrogância
:oops: :oops: E não digo mais senão fico deprimido :evil: :evil:
[/quote]
leopardo
Membro Júnior

segunda jul 29, 2002 1:34 pm

Ó Antunes não percebi nada da sua mensagem, mas também não faz mal
porque também não percebeu a minha...
Passo a explicar: nunca me passou pela cabeça considerar " este
cantinho" como aqui o sítio dos amigos...ou você pensa que é o centro do
mundo? Infelizmente pensava no nosso país.Mas não há dúvida que o que se passa aqui é reflexo do resto.
E também sei que há gente boa em todo o lado ...e.... às vezes enganada ou desorientada , mas isso passa com o tempo.

;) ;)
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

segunda jul 29, 2002 1:48 pm

acho melhor ler o que a outra senhora disse
"cujos funcionários do consultório (único telefone disponível) são bastante desagradáveis para quem se vê numa situação aflitiva como era a minha. "Ou a senhora vai tentar ao portão do canil que lhe fiquem com o animal ou então leve-o para casa" - foi a resposta que recebi. E já não é a primeira vez. Quando me apareceu o caniche que tenho presentemente, foi o mesmo. "

tá claro que não é obrigação recolher todos os animais porque tb não á espaço..

:? mas mal educação :(
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jul 29, 2002 3:14 pm

Desculpe lá Vasco, porque é que não deu esta resposta no fórum a que diz respeito?
A senhora Confusa foi, talvez, mal recebida.

Penso que é natural que, numa primeira aproximação, as pessoas recorram às UZ quando se deparam com animais abandonados e não querem recorrer ao canil municipal (calculo que por pensarem que é o mesmo que condená-los à morte).

Nós, frequentadores deste fórum, sabemos o estado de superlotação em que se encontram as UZ porque há foristas (como a Sandrara) que nos esclarecem, mas se calhar a maioria das pessoas não sabe.

Da primeira vez que telfonei para a UZ (com a intenção de passar pelo canil e deixar alguma comida) disseram-me que o telefone que está na Internet (no site da UZ) é o de um consultório veternário e que não tinha
nada a ver com a UZ.Só quando eu expliquei que o motivo do meu telefonema era saber,ao certo, onde é o canil, é que se mostraram simpáticos e deram-me as direcções necessárias.

Há muita ignorância, neste país, acerca da situação dos animais.
Já sem falar da falta de meios para socorrer os animais abandonados!
sentido
Membro
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

segunda jul 29, 2002 6:35 pm

Os animais marginalizados...

Existem muitas pessoas que na sua vida têm um papel mais ou menos activo, no campo dos animais.

Em relação à classe veterinária, penso que já têm um importante contributo ao basearem a sua actividade profissional aos animais, e portanto, considero uma grande falta de bom senso as pessoas levarem os animais para lhe ser prestada assistência e não querem pagar o seu trabalho, por ser caro ou porque o cão foi abandonado ou mesmo abandonar o animal na consulta, é lamentável.
Na maior parte dos casos o vet. vai solicitar as entidades como a UZ, esta por sua vez, está super lotada e é um problema!
Os vet. geralmente têm preferências por animais com umas características específicas e são mais selectivos, ou simplesmente também já têm os animais que podem ter, e portanto, nada de impôr animais a ninguém. Cada um deve ter os que quer e pode.

A dr. Margarida Namora com mil animais a comer todos os dias, depois de chegarem com as mais diversas doenças, ali tratadas, sempre com falta de meios; o transporte dos animais é feito no seu carro, quando os animais têm de sair para fazerem exames auxiliares de diagnóstico ou serem operados, esta é uma situação quase diária. É de salientar ainda o facto da enfermaria, ficou destruída bem com boxes e coberturas, em janeiro. Como é bom de ver, não estão em bom lençois.

Por outro lado, as pessoas que fazem crescer o número de cães abandonados alegam os motivos mais diversos como:
Abandonados nas ruas;
Porque o filho espirrou;
O senhorio não quer o animal no prédio;
"Vítimas" das denúncias dos vizinhos;

As pessoas abandonam:

Durante a época de caça, e final da mesma...a caça.
Férias;
A tirania dos condomínios;
Os médicos, pouco esclarecidos... em fim.
largam-nos à porta dentro ou fora;
... e os divórcios.

Então será sensato pedir mais a esta pessoa?! Não me parece.

Agora quem recolhe o animal, deve primeiro saber o que fazer com ele e provávelmente ficar com ele caso não encontre um dono.
É uma situação muito complicada e por isso sempre que apanho algum animal, em situção alguma o faço se não encontrar um dono, não ser eu mesma a adoptar... :(
Não passou bem uma semana, que recolhi, duas cadelas de 2 meses no IC19, mas apesar de encontrar dono, lá fiquei atrapalhada se não ía ter mais duas...eram lindas, mas não quero mais.
E lá fui ao vet, para verificar a saúde das manas, e proceder à vacinação, mas é claro que eu não posso pedir ao vet. para ele dar a única coisa que ele está vender.

Membro Júnior

segunda jul 29, 2002 11:11 pm

Pois é, há quem diga:casa onde não há pão todos ralham e nenhum tem razão.

Neste país não xiste política absolutamente nenhuma de protecção aos animais.

Não existe política de educação da população, fundamental para a mudança de mentalidades.

Existem meia dúzia de associações que lutam com dificuldades tremendas a começar por definir políticas de actuação verdadeiramente eficases,passando pela falta de apoios e, estão a abarrotar .E que ainda or cima têm á sua volta uma série de pessoas com ideias tremendamente antiquadas e mesmo incorrectas do que é o Bem Estar Animal.
Depois existe muita gente com um enorme bom coração que se esforça imenso , que trabalha muito, mas cujo trabalho se perde muito poque não é organizado e consertado.
Felizmente que a pouco e pouco as coisas vão mudando...mas tudo é ainda muito triste.
Desculpem lá mas eu hoje estou para o desabafo :( :( :(
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça jul 30, 2002 2:04 am

Desculpe lá Vasco, porque é que não deu esta resposta no fórum a que diz respeito?
A senhora Confusa foi, talvez, mal recebida.

Coloquei aqui pois acho que tendo em vista pouca gente visitar o outro forum talvez esclarecesse mais gente aqui .

Efectivamente muitas pessoas pensam que uma OBRIGAÇÃO das protectoras é recolher os animais. Muitas ainda consideram que as mesmas devem ter carros para os recolher da rua. Confrontadas com a realidade dá origem a atritos.

Infelizmente muitas vezes a má educação resume-se a não terem as vontades feitas. Mas no caso desta sra seria especulação da minha parte insinuar isso. Mas pareceu-me pelo que ela disse que o que se passou foi que as empregadas não foram tão solicitas como ela queria.

As associações estão apinhadas e ninguém quer adoptar animais. Eu entendo que por ex ( caso ficticio) se alguem for ao canil da zoofila como muitos fazem todos os dias, para deixar lá mais um cãozinho as pessoas não levem um grande sorriso. Pois elas não se apercebem mas em vez de ajudar a resolver um problema da UZ estão a sobrecarregar e aumentar os problemas que eles já têm.

Os problemas financeiros são outra chatice. Já referi que acho injusto uma pessoa com um BMW pagar o mesmo de consulta que um reformado na Zoofila. Não se trata de dizer: Os ricos que paguem a crise - mas somente que cada um dentro das suas possibilidades pode e deve ajudar.

Chateia-me ver pessoas sem possibilidades fazer tudo para ajudar vários animais e quem mais tem a empurrar para os outros..

Mas já estou a divagar :lol:
Responder

Voltar para “Cães”