Bom, eu li só por alto pelo que não sei se alguém já escreveu algo semelhante ao que eu vou escrever:
- a minha irmã é alérgica a pêlo de animais, a minha mãe não gosta de ter baba de cão pela casa e o tecto trata-se, na verdade, de um apartamento pelo que teve de haver pré-requisitos para que eu pudesse introduzir a família à adopção de animais. Então a alternativa que eu e o meu pai encontrámos na altura foi um caniche anão (que ia para abate mas veio para minha casa)
O apartamento não cheira a cão, não há pêlo espalhado pela casa e a minha irmã nunca fez alergia a ele
Claro que temos muitos cuidados: banho uma a duas vezes por semana, escovar todos os dias (o que eu acho fenomenal para aliviar o stress), gasta-se algum dinheiro em tosquias (a menos que aprenda a tosquiar - como eu fiz e até já lhe consigo fazer aqueles penteados típicos

awesome!), e também o eduquei (o que ajuda imenso sendo o caniche tão inteligente e tão rufia ao mesmo tempo).
Também tem o caniche médio/standart. Penso que quanto mais altos menos ladram

(dento das suas opções, acho que seria a melhor aquisição)
P.S.: uma coisa que evita o cheiro a cão e alguns trabalhos é mesmo a castração/esterilização.