Por favor não leia na diagonal, eu falei em duas coisa diferentes, reacção e adaptação, disse que a reacção de ambos dá para ver num dia e se não for negativa é possível uma adaptação. Nunca disse que se adaptariam em apenas um dia!anjaazul Escreveu:depressa e bem, ninguém. quase que juraria que dois animais nunca se adaptam de um dia para o outro. quase que também tenho a certeza que ao fim de uma ou duas semanas, se calhar já se dão bem demais. agora, depende do bom senso de cada um.mas o que eu quero ver é se a reacção deles não é de agressão, se isto não acontecer é possível uma adaptação e então aí o gato fica comigo, se não for a melhor então pretendo devolver como é obvio o mais rápido possível para que nem eu me habitue ao gato ou vice-versa!
Novo membro
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
- Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
- Contacto:
Olha fala com a Rita e logo vês o que ela diz, de resto não interessa.AleCa Escreveu:Por favor não leia na diagonal, eu falei em duas coisa diferentes, reacção e adaptação, disse que a reacção de ambos dá para ver num dia e se não for negativa é possível uma adaptação. Nunca disse que se adaptariam em apenas um dia!anjaazul Escreveu:depressa e bem, ninguém. quase que juraria que dois animais nunca se adaptam de um dia para o outro. quase que também tenho a certeza que ao fim de uma ou duas semanas, se calhar já se dão bem demais. agora, depende do bom senso de cada um.mas o que eu quero ver é se a reacção deles não é de agressão, se isto não acontecer é possível uma adaptação e então aí o gato fica comigo, se não for a melhor então pretendo devolver como é obvio o mais rápido possível para que nem eu me habitue ao gato ou vice-versa!
Acho que estas a pensar da forma correcta.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm
Olá
Não se esqueçam de uma coisa: o Simão, tal como tantos outros gatos, já foi abandonado mais de uma vez. Acho que a última coisa de que necessita é passar por mais uma experiência de rejeição.... o meu apelo às pessoas é que por favôr tenham a certeza de que querem realmente o animal antes de o adoptarem. Ponham-se no lugar dele..... Quanto ao asunto inicial deste tópico, penso que cão e gato vão precisar de algum tempo para se adaptarem. Um dia não chega. Talvez a melhor solução para todos os envolvidos no processo fosse testar a reacção do cão aos gatos antes de adoptar um. Não tem forma de fazêr isto? Eu penso que não há motivo para que as coisas não corram bem, eles de certo que se habituam à presença um do outro com o tempo, sobretudo se o cão estiver minimamente educado e respeitar os donos. Afinal os golden são bem meigos. Mas por favôr não se precipite. Só me resta desejar-lhe boa sorte na sua entrada no mundo maravilhoso dos felinos
Once You Go Cat, You Never Go Back!
Beijocas

Não se esqueçam de uma coisa: o Simão, tal como tantos outros gatos, já foi abandonado mais de uma vez. Acho que a última coisa de que necessita é passar por mais uma experiência de rejeição.... o meu apelo às pessoas é que por favôr tenham a certeza de que querem realmente o animal antes de o adoptarem. Ponham-se no lugar dele..... Quanto ao asunto inicial deste tópico, penso que cão e gato vão precisar de algum tempo para se adaptarem. Um dia não chega. Talvez a melhor solução para todos os envolvidos no processo fosse testar a reacção do cão aos gatos antes de adoptar um. Não tem forma de fazêr isto? Eu penso que não há motivo para que as coisas não corram bem, eles de certo que se habituam à presença um do outro com o tempo, sobretudo se o cão estiver minimamente educado e respeitar os donos. Afinal os golden são bem meigos. Mas por favôr não se precipite. Só me resta desejar-lhe boa sorte na sua entrada no mundo maravilhoso dos felinos

Once You Go Cat, You Never Go Back!

Beijocas

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
depois ainda dizem que há os "donos" da arca. enfim, é-se preso por ter cão e não ter. n~~ao será evidente que nos primeiros dias a reacção de um cão e de um gato desde que estejam juntos, é má? parece que nunca levaram um cão a passear em sítios onde existem gatos abandonados. para meu azar, isso acontece todos os dias. é um alvoroço. em contrapartida, tenho oito gatos em casa e não há problemas de maior. se querem o amen, o melhor é procurarem um padre.Olha fala com a Rita e logo vês o que ela diz, de resto não interessa.
Acho que estas a pensar da forma correcta.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Boas
Muito raramente os animais desconhecidos se adaptam no primeiro dia.É impossivel em 24 horas ver isso. Existe sempre um processo de adaptação que demora e no qual o dono tem que ter uma parte activa de apresentação e habituação. Isso leva de uma a duas semanas. Se memso assim, e fazendo tudo com aconselhamoento de profissionais, não resulta, terá de desistir.
Mesmo nós humanos se nos é colocado um estranho em casa de um dia para o outro, não reagimos bem...Um animal que é sempre teritorial...ainda menos.
Se eu pensase assim até hoje não teria adoptado nenhum animal.
Para quem não sabe a minha gata adoptada levou 5 meses para sair da sua boxe. Tendo em vista a atitude dela, estaria até hoje num gatil ou pior...
Se querem adoptar, tenham em conta que têm que trabalhar muito
Muito raramente os animais desconhecidos se adaptam no primeiro dia.É impossivel em 24 horas ver isso. Existe sempre um processo de adaptação que demora e no qual o dono tem que ter uma parte activa de apresentação e habituação. Isso leva de uma a duas semanas. Se memso assim, e fazendo tudo com aconselhamoento de profissionais, não resulta, terá de desistir.
Mesmo nós humanos se nos é colocado um estranho em casa de um dia para o outro, não reagimos bem...Um animal que é sempre teritorial...ainda menos.
Se eu pensase assim até hoje não teria adoptado nenhum animal.
Para quem não sabe a minha gata adoptada levou 5 meses para sair da sua boxe. Tendo em vista a atitude dela, estaria até hoje num gatil ou pior...
Se querem adoptar, tenham em conta que têm que trabalhar muito

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Se o seu cão não reage mal a gatos, acho que não vai ter problemas em ter um. Mas, tenho ouvido dizer que é mais fácil um cão adulto ou jovem aceitar um gato pequenino do que um já adulto.
Mas o que o casa de Anaval e outros foristas lhe disseram é verdade, o processo de adaptação pode ser demorado. Eu tenho duas gatas quando veio a Emília a Amélia apesar de nunca ter sido agressiva, demorou uma semana para a aceitar.
Acho que deve escolher um gato que seja calmo e pouco traumatizado, pois caso contrário pode ser agressivo e ter medo do cão o que vai dificultar a adaptação.
É preciso paciência da parte dos donos, mas vai ver que tudo corre bem.
Beijokas
kathleen
Se o seu cão não reage mal a gatos, acho que não vai ter problemas em ter um. Mas, tenho ouvido dizer que é mais fácil um cão adulto ou jovem aceitar um gato pequenino do que um já adulto.
Mas o que o casa de Anaval e outros foristas lhe disseram é verdade, o processo de adaptação pode ser demorado. Eu tenho duas gatas quando veio a Emília a Amélia apesar de nunca ter sido agressiva, demorou uma semana para a aceitar.
Acho que deve escolher um gato que seja calmo e pouco traumatizado, pois caso contrário pode ser agressivo e ter medo do cão o que vai dificultar a adaptação.
É preciso paciência da parte dos donos, mas vai ver que tudo corre bem.
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm
Ola!
Só agora é que vi este tópico porque estive a ler o tópico original sobre a Snow.
AleCa, benvinda a este fórum!!
Eu ainda tenho pouca experiência com gatos. Com cães nenhuma, é um facto.
Mas já vou aprendendo algumas coisinhas!
Uma coisa que percebi é que é raríssimo um animal ser bem recebido por outros animais já em casa logo ao primeiro contacto.
Portanto, a reacção que o seu cão irá ter quando vir o gato (ou gata) será aquela que ele tem sempre que vê um gato.
Nesse caso, pode já ter uma ideia de como será...
Quanto à adaptação, ela vai-se desenvolvendo à medida que os animais se cruzam em casa. A presença dos donos é muito importante e não convém que o cão que já tem sinta que foi substituido por outro animal. Isso vai aumentar a possível agressividade contra o gato.
Portanto... Nem precisa das 24 horas pra prever a reacção do cão.
O gato reagirá sempre numa perspectiva de se defender dos outros animais: está num sítio que não conhece, cheiros que não conhece, animais que não conhece, enfim...
Inté!
Que tudo corra bem!
Só agora é que vi este tópico porque estive a ler o tópico original sobre a Snow.
AleCa, benvinda a este fórum!!

Eu ainda tenho pouca experiência com gatos. Com cães nenhuma, é um facto.
Mas já vou aprendendo algumas coisinhas!

Uma coisa que percebi é que é raríssimo um animal ser bem recebido por outros animais já em casa logo ao primeiro contacto.

Portanto, a reacção que o seu cão irá ter quando vir o gato (ou gata) será aquela que ele tem sempre que vê um gato.
Nesse caso, pode já ter uma ideia de como será...
Quanto à adaptação, ela vai-se desenvolvendo à medida que os animais se cruzam em casa. A presença dos donos é muito importante e não convém que o cão que já tem sinta que foi substituido por outro animal. Isso vai aumentar a possível agressividade contra o gato.
Portanto... Nem precisa das 24 horas pra prever a reacção do cão.

O gato reagirá sempre numa perspectiva de se defender dos outros animais: está num sítio que não conhece, cheiros que não conhece, animais que não conhece, enfim...

Inté!
Que tudo corra bem!

-
- Membro
- Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly
Pois é nem de propósito... ou vocês me rogaram uma praga (estou a brincar!!!) ou então o Pai Natal recebeu o meu pedido multiplicado por sete!!!!!!!!
Hoje de manhã quando acordei fui como sempre buscar a Kyara para dar um passeio, quando não é o meu espanto ela estava a dormir do lado de fora da casota, fui averiguar o que se passava e... nada mais nada menos que uma gata e seis (penso serem só seis) gatinhos dentro da casota dela, não me consegui chegar muito perto como é obvio a gata não deixou mas penso que terá tido as crias ali quando muito durante a noite porque ontem a kyara foi para a casota!!!
Bem... a única coisa boa é que deu para ver que a Kyara é indeferente a gatos pois mesmo dentro da casota dela não se importou muito com isso, agora os gatos.... depois de uma longa "discussão" com o meu marido decidimos que quando for tempo para isso iremos dar os gatitos que conseguirmos, aqueles que quiserem ficar, ficarão, espaço não falta e crescendo junto da Kyara penso não haver problema.
Agora pedia a vossa ajuda... não para dar os gatitos pois esses apelos são aos montes por aqui, mas sim para algumas questões:
Como posso tirar a gata de dentro da casota? Ou será melhor comprar outra para a Kyara e deixar a gata em paz?
Quando é que posso esterilizar a gata mãe? (isto se alguma vez a conseguir apanhar...) e os pequeninos a partir de que idade?
Quanto tempo a gata vai ficar com os filhotes, ou seja, a partir de que idade começaram a comer?
Quando é que devo levar os gatitos ao veterinário?
Desculpem o monte de questões mas fui mesmo apanhada de surpresa e pouco ou nada entendo de gatos... fazia planos de ainda pesquisar um pouco antes de ter um, mas enfim!!

Hoje de manhã quando acordei fui como sempre buscar a Kyara para dar um passeio, quando não é o meu espanto ela estava a dormir do lado de fora da casota, fui averiguar o que se passava e... nada mais nada menos que uma gata e seis (penso serem só seis) gatinhos dentro da casota dela, não me consegui chegar muito perto como é obvio a gata não deixou mas penso que terá tido as crias ali quando muito durante a noite porque ontem a kyara foi para a casota!!!
Bem... a única coisa boa é que deu para ver que a Kyara é indeferente a gatos pois mesmo dentro da casota dela não se importou muito com isso, agora os gatos.... depois de uma longa "discussão" com o meu marido decidimos que quando for tempo para isso iremos dar os gatitos que conseguirmos, aqueles que quiserem ficar, ficarão, espaço não falta e crescendo junto da Kyara penso não haver problema.
Agora pedia a vossa ajuda... não para dar os gatitos pois esses apelos são aos montes por aqui, mas sim para algumas questões:
Como posso tirar a gata de dentro da casota? Ou será melhor comprar outra para a Kyara e deixar a gata em paz?
Quando é que posso esterilizar a gata mãe? (isto se alguma vez a conseguir apanhar...) e os pequeninos a partir de que idade?
Quanto tempo a gata vai ficar com os filhotes, ou seja, a partir de que idade começaram a comer?
Quando é que devo levar os gatitos ao veterinário?
Desculpem o monte de questões mas fui mesmo apanhada de surpresa e pouco ou nada entendo de gatos... fazia planos de ainda pesquisar um pouco antes de ter um, mas enfim!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm
AleCa os meus parabéns, pela sua nova família
Vou tentar ajudá-la com a minha experiência, pois além de ter 4 gatos que nasceram e foram criados cá em casa, tenho agora uma cadelinha que trouxe com mês e meio. Além disso a minha filha ladptou uma gatinha de rua e juntou-a a 2 gatinhos que já tinha em casa.
Não lhe vou dizer que é fácil, nada disso, mas também não é uma coisa do outro mundo, em relação á gatinha de rua e depois de ter estado na garagem praticamente um mês. Depois de ter sido vacinada e vigiada por um Vet., foi para casa para perto dos outros gatinhos, que já são adultos, e tudo correu muito bem e já vivem em comunidade sem problemas de maior.
Em relação à minha cadela, como já todos sabem, veio de um canil e era realmente muito pequenina, veio directamente para casa e a surpresa dos 4 gatos foi enorme, não se aproximaram no primeiro dia, nem no segundo e após uma semana, as bufadelas eram mais que muitas. Agora, passado um mês e com muito trabalho da minha parte, como é lógico, a aproximação é quase completa, ela brinca com os gatos à bola e eles roubam-lhe os brinquedos e fogem, andam em grandes correrias pela casa, mas dormir todos na mesma caminha ainda não, é só o que falta, pois já comem todos do mesmo prato.
É realmente esta a minha opinião, quando já se tem mais animais, o animal a trazer para casa, seja gato ou cão deve serem em principio, pequenino, pois tem mais hipóteses de ser bem aceite pelos residentes. O contacto entre eles tem de ser gradual, mas constante, nunca por nunca ser, ficarem isolados, afastados e sem hipóteses de se tocarem e cheirarem.
Em resposta às suas dúvidas é assim:
Espero que tudo corra bem e para mais ajudas, cá estamos todos para o que for preciso, dentro das nossas possibilidades e limitações.
Força e sorte para os gatinhos e a mãe.
Franky
Vou tentar ajudá-la com a minha experiência, pois além de ter 4 gatos que nasceram e foram criados cá em casa, tenho agora uma cadelinha que trouxe com mês e meio. Além disso a minha filha ladptou uma gatinha de rua e juntou-a a 2 gatinhos que já tinha em casa.
Não lhe vou dizer que é fácil, nada disso, mas também não é uma coisa do outro mundo, em relação á gatinha de rua e depois de ter estado na garagem praticamente um mês. Depois de ter sido vacinada e vigiada por um Vet., foi para casa para perto dos outros gatinhos, que já são adultos, e tudo correu muito bem e já vivem em comunidade sem problemas de maior.
Em relação à minha cadela, como já todos sabem, veio de um canil e era realmente muito pequenina, veio directamente para casa e a surpresa dos 4 gatos foi enorme, não se aproximaram no primeiro dia, nem no segundo e após uma semana, as bufadelas eram mais que muitas. Agora, passado um mês e com muito trabalho da minha parte, como é lógico, a aproximação é quase completa, ela brinca com os gatos à bola e eles roubam-lhe os brinquedos e fogem, andam em grandes correrias pela casa, mas dormir todos na mesma caminha ainda não, é só o que falta, pois já comem todos do mesmo prato.
É realmente esta a minha opinião, quando já se tem mais animais, o animal a trazer para casa, seja gato ou cão deve serem em principio, pequenino, pois tem mais hipóteses de ser bem aceite pelos residentes. O contacto entre eles tem de ser gradual, mas constante, nunca por nunca ser, ficarem isolados, afastados e sem hipóteses de se tocarem e cheirarem.
Em resposta às suas dúvidas é assim:
Por enquanto eu não mexia nos gatinhos, a gata não a conhece e pode Ter uma reacção negativa e levar os gatinhos para outro lado e nunca mais os verComo posso tirar a gata de dentro da casota? Ou será melhor comprar outra para a Kyara e deixar a gata em paz?
Os gatinhos a partir dos seis meses, mas a esta a outras perguntas deste genero, é melhor que sejam postas a um Vet., e não aqui na Arca.Quando é que posso esterilizar a gata mãe? (isto se alguma vez a conseguir apanhar...) e os pequeninos a partir de que idade?
O ideal é amamentar os gatinhos até os 2 meses, dois meses e meio, depois passarem a comer ração para bebés, mas mais uma vez o Vet., a ira aconselharQuanto tempo a gata vai ficar com os filhotes, ou seja, a partir de que idade começaram a comer?
Acho que se tudo correr bem, nunca antes dos dois meses, mas isto não quer dizer, que não faça um telefonema ou uma visitinha, quanto antes a um Veterinário, para saber as respostas a esta e outras dúvidas que entretanto lhe forem surgindo.Quando é que devo levar os gatitos ao veterinário?
Espero que tudo corra bem e para mais ajudas, cá estamos todos para o que for preciso, dentro das nossas possibilidades e limitações.
Força e sorte para os gatinhos e a mãe.
Franky
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Hoje de manhã quando acordei fui como sempre buscar a Kyara para dar um passeio, quando não é o meu espanto ela estava a dormir do lado de fora da casota, fui averiguar o que se passava e... nada mais nada menos que uma gata e seis (penso serem só seis) gatinhos dentro da casota dela

bom, se conseguir tirar a mãe gata e os filhotes, melhor. mas atenção que ela pode-se assustar, levar os gatos para longe e quando os trouxer, já são grandes e bravos. o melhor é ir alimentando-a para que ganhe confiança e aos poucos colocar comida em sítios cada vez mais distantes da casota, de modo a que ela perca o medo e a cadela recupere a casota

não há nada como tratamento de choque :p :p
-
- Membro
Olá!
Obrigado a todos pela ajuda!
Bem vou contar como tem corrido este primeiro dia... cansativo sem dúvida!!
Primeiro fui comprar ração para a gata, comprei Eukanuba Kitten por conselho da loja, já comeu um pouco mas na minha ausência. Depois cismei que havia de ver melhor os gatitos e toca a meter a cabeça dentro da casota
, muitos de vocês já devem estar a imaginar o desfecho desta atitude, pois... uns bons arranhões que é para não meter o nariz onde não sou chamada
Quanto à casota fui comprar uma nova para a Kyara e coloquei-a ao lado da outra para se irem habituando, para já sem problemas.
Agora aguardo a visita de uns amigos que me poderão esclarecer melhor acerca das questões acima colocadas, visto que um é veterinário.
Vou dando notícias dos gatos!
Penso ficar com eles todos inclusivé a mãe, se não fugirem claro, já gosto tanto deles!!!

Obrigado a todos pela ajuda!
Bem vou contar como tem corrido este primeiro dia... cansativo sem dúvida!!
Primeiro fui comprar ração para a gata, comprei Eukanuba Kitten por conselho da loja, já comeu um pouco mas na minha ausência. Depois cismei que havia de ver melhor os gatitos e toca a meter a cabeça dentro da casota

Quanto à casota fui comprar uma nova para a Kyara e coloquei-a ao lado da outra para se irem habituando, para já sem problemas.
Agora aguardo a visita de uns amigos que me poderão esclarecer melhor acerca das questões acima colocadas, visto que um é veterinário.
Vou dando notícias dos gatos!
Penso ficar com eles todos inclusivé a mãe, se não fugirem claro, já gosto tanto deles!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
AleCa Escreveu:Pois é nem de propósito... ou vocês me rogaram uma praga (estou a brincar!!!) ou então o Pai Natal recebeu o meu pedido multiplicado por sete!!!!!!!!

A vida tem coisas espantosas mesmo!!! :p :p :p :p :p :p
anjaazul Escreveu:não há nada como tratamento de choque :p :p

É mesmo! Tanta conversa e ... aparece a resposta natural!!

Os meus parabéns AleCa pela decisão tomada! Se tem espaço e possibilidades é óptimo!!
Tá a ver? Foi mesmo o Pai Natal

Cuidado com os pedidos !!

Bem, agora a sério: não tente tocar para já nos gatinhos, porque além do mais, a gata mãe pode rejeitá-los. De longe, vá vendo se eles estão a mamar todos, se não há algum mais fraquinho, se tudo está a ir bem. Confirme mesmo o número, sem tocar neles, para ir vendo se a mãe não lhe dá na veneta e leva para algum lado.
Se ela se for habituando à sua presença, e ganhando confiança, depois começa a aceitá-la e é mais fácil.
Tudo corra pelo melhor!
p.s.
CasadeAnaval Escreveu:Para quem não sabe a minha gata adoptada levou 5 meses para sair da sua boxe

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro
Estou de volta com novidades e com as orelhas a arder de tanto que ouvi do veterinário de ter mexido nos gatitos
Então vou contar os conselhos/orientações que me deu:
Quanto à esterilização e castração dos gatos:
Gatitas - a partir dos 5 meses de idade
Gata - mãe - Após o fim da amamentação
Gatitos - Por volta dos 8-9 meses
Disse-me também para que nos próximos três dias não chegar perto da gata nem dos gatitos, a não ser para colocar a comida e àgua dela, depois destes dias para tentar limpar a casota onde eles estão e ir observando se todos estão a ser devidamente amamentados. Também que até 10 dias mais ou menos os filhtes não devem ser expostos à luz e sim mantidos dentro da casota.
O desmame deverá ser concluido ao fim de 10 semanas de idade e a partir das 4 semanas poderá se começar com uma alimentação pastosa para que este seja gradual.
E pronto, se tudo correr bem primeira visita ao veterinário aos 3 meses de idade.

Então vou contar os conselhos/orientações que me deu:
Quanto à esterilização e castração dos gatos:
Gatitas - a partir dos 5 meses de idade
Gata - mãe - Após o fim da amamentação
Gatitos - Por volta dos 8-9 meses
Disse-me também para que nos próximos três dias não chegar perto da gata nem dos gatitos, a não ser para colocar a comida e àgua dela, depois destes dias para tentar limpar a casota onde eles estão e ir observando se todos estão a ser devidamente amamentados. Também que até 10 dias mais ou menos os filhtes não devem ser expostos à luz e sim mantidos dentro da casota.
O desmame deverá ser concluido ao fim de 10 semanas de idade e a partir das 4 semanas poderá se começar com uma alimentação pastosa para que este seja gradual.
E pronto, se tudo correr bem primeira visita ao veterinário aos 3 meses de idade.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm
Deve ser uma gata muito especial, com problemas graves de sociabilidade, pois comigo nunca aconteceu nem conheço ninguém que tendo adoptado um animal e que tenha levado assim tanto tempo. É realmente um problema, quando isso acontece.
Devemos dedicar-lhes muito do nosso tempo e tentar tudo por tudo, para conseguir resolver este problema, porque não deve ser fácil para eles viverem nessa reclusão.
Franky
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm
Xiiii!!!
Isso é que foi!!!??
Não sabia se queria gato ou gata nem qual seria a reacção no fim apanha com um monte deles em cima!!
Então boa sorte!!
E continue com esse entusiasmo e empenho e vai tudo correr bem!!
Felicidades!
Isso é que foi!!!??
Não sabia se queria gato ou gata nem qual seria a reacção no fim apanha com um monte deles em cima!!

Então boa sorte!!
E continue com esse entusiasmo e empenho e vai tudo correr bem!!

Felicidades!