Preocupação legítima ou paranóica?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

segunda fev 28, 2011 9:12 pm

Um olá a todos :)

Vou ser breve, desta vez:

Desde que a Mia morreu que tenho o Zeca debaixo de olho e fico atenta a todo o comportamento dele. Penso que ultrapassou bem a perda da amiga mas sente-se sozinho e quero castrá-lo antes de uma nova adopção. Ultimamente, tem-me parecido muito diferente e reparei que se deve à presença de um amigo meu que está a passar alguns dias aqui em casa. O Zeca não gosta dele e penso que o stressa. Agora, passa a maior parte do tempo no quarto e a dormir. Ele brinca, ele pede festas, as fezes estão normais, come e bebe bem...mas notei hoje muita tristeza nele.

Todos acham que estou a ser paranóica porque ainda não me "libertei" do que se passou com a Mia. Não sei se é ele a amadurecer ou se está, de facto, a sofrer. Quero ir ao veterinário com ele mas...queixo-me de quê ao certo?

(de qualquer das maneiras, ele vai ao veterinário para marcarmos a "destintização" por isso acabo por falar com a vet)

O que acham disto tudo? Estou a exagerar?
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

segunda fev 28, 2011 9:42 pm

Paranóica ou não, acho que é sempre legítimo preocuparmo-nos. E entendo-te perfeitamente... Sabes eu acredito bem no 6º sentido dos gatos. Há uma fulaninha cá em casa que não gosta do Mimo, pensas que ele vai ao quarto dela? Eles sentem tudo isso. Se poderá ser só isso, não sei :( Tens também o stress de estar alguém estranho aí só por si, e o facto de agora estar mais sozinho secalhar não o estimula tanto para brincar e te pareça mais sossegado e triste, não?
Mas como também vais lançar-te à destintinzação, o vet examina o gatinho antes e descansa-te mais. De qualquer maneira tenho a certeza que isso é só sono :P
Andreia & Mimo
SofiaSapien
Membro

quarta mar 02, 2011 1:15 am

Agora só o posso levar na quinta-feira ao vet :( hoje fez birra para não comer flocos e só quer comer latinhas gourmet umas atrás das outras. Anda tão chatinho, coitado!
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

quarta mar 02, 2011 3:13 pm

Flocos, presumo que seja ração seca :D
Como está a boquinha dele? Dado ele só comer latinha e não querer a comida seca, pode ser gulodice ou pode existir algo na boca que lhe cause dores... e ao ter dores isola-se mais também.
Se conseguir abra-lhe a boquita e espreita as gengivas e o fundo da boca na ligação dos maxilares, e também veja se a lingua tem alguma "afta".

De qualquer modo, fale disso tudo ao seu vet, em especial a mudança de hábitos na alimentação.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
SofiaSapien
Membro

quinta mar 03, 2011 12:27 am

TSaphira Escreveu:Flocos, presumo que seja ração seca :D
Como está a boquinha dele? Dado ele só comer latinha e não querer a comida seca, pode ser gulodice ou pode existir algo na boca que lhe cause dores... e ao ter dores isola-se mais também.
Se conseguir abra-lhe a boquita e espreita as gengivas e o fundo da boca na ligação dos maxilares, e também veja se a lingua tem alguma "afta".

De qualquer modo, fale disso tudo ao seu vet, em especial a mudança de hábitos na alimentação.
Achei uma muito boa ideia e acabei de verificar. Não tem nada. Comprei-lhe outra ração e ele comeu bem e anda todo contente :) há algum tempo comprámos um saco grande de Friskies e só depois de me inscrever aqui no fórum é que vi que é uma ração péssima só que agora temos de acabar esta antes de comprar a Arden Grange. No entanto, hoje consegui convencer o meu namorado a comprarmos um saco de Perfect Fit in-home 750g. (composição: carne de aves desitratada com baixo teor de gordura (min. 24% de galinha), proteína de milho, farinha de milho, milho integral, gordura animal, proteina animal desidratada, arroz hidrolizado de fígado, celulose (min. 3%), polpa de beterraba desidratada (min.2%) sal, cloreto de potássio, leveduras, óleo de peixe, extracto de tagetes desidratada, yucca schirigera (min. 0,03%). Como não vi corantes nem conservantes achei que fosse uma boa ração mas gostava que me dessem uma opinião acerca disto)
Ele anda triste e entediado e já deve estar mais do que na altura de lhe arranjar uma companhia mas tenho mesmo de o castrar antes porque senão volta a marcar o território (coisa que deixou de fazer desde que está sozinho).

Ele está gordo e eu já lhe reduzi a medida de flocos mas ele continua gordo. Será por causa da ração que lhe tenho dado? Ele ficou mesmo muito animado com esta ração nova :D (às tantas é da taurina :o)

O Zeca é muito guloso por tudo. Como passou muita fome como bebé de rua antes de o adoptar, penso ter desenvolvido essa sofreguidão por comida. É que quanto mais há mais ele come :o
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 03, 2011 2:03 am

Perfect Fit é uma boa ração. :) Convém é fazer a transição gradual da Friskies para a nova ração, não só porque o metabolismo se ressente de uma mudança brusca, podendo haver diarreias, como também porque a Friskies e outras marcas semelhantes contêm elevadíssimas percentagens de açúcares (não, não vem na embalagem...), que são muito "viciantes" e a sua suspensão repentina pode provocar sintomas de privação.

Edição: como a Friskies também contém muito pouca proteina animal, os gatos têm de ingerir muito mais quantidade para ficarem satisfeitos. É normal que, com outra ração, ainda que melhor, comam o mesmo "volume" a que estavam habituados, durante algum tempo. E olhe, ainda bem que não emagreceu rapidamente, perdas bruscas de peso são sempre preocupantes! :)

É boa ideia castrar o Zeca, será menos um factor de stress, e também me parece que, se está preocupada, é porque tem motivo, mesmo que não seja claro ou evidente. E é importante que conte todo o historial ao vet, mesmo o que lhe pareça insignificante ou mesmo idiota. ;) Os médicos ajudam melhor se forem ajudados, por muito bons que sejam, não são bruxos ou adivinhos (embora por vezes pareçam :D).

Vai correr tudo bem com o Zeca, vai ver! ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
SofiaSapien
Membro

quinta mar 03, 2011 9:38 pm

Obrigada Chamarrita :) de facto já tinha misturado para fazer a transição mas não sabia que tinha ainda mais porcaria lá misturada (os açucares de que falou) :o O Zeca está a adorar a nova comidinha e, mesmo tendo colocado ontem, ele já come muito menos. Os cereais Friskies agora servem para............brincar!! :lol: ele tira os flocos friskies e brinca com eles. Quando sai um floco de perfect fit ele brinca e come ^^ é tão fofo!

Bom ele tem uma comichão no ouvido e já limpei mas, aparentemente, não passa. Também coloquei o anti-ácaros mas também não resultou. (isto com o intervalo de um dia e já não era para ter restos no canal mas pode ser isso, não é?)

Como decidimos ir ao vet de Pombal, só posso levá-lo amanhã ou sábado :( mais um dia de angústia. Mesmo assim, já não estou tão preocupada como no início porque ele já está mais vivinho :D
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mar 04, 2011 1:53 am

Pode ter otite por fungos, e por isso não reagir ao tratamento acaricida. Mas o vet logo lhe dirá. :) De qualquer modo é sempre boa ideia ligar-lhe; dependendo da hora, ele pode não estar (também trabalha em Coimbra) e, ao Sábado, ou está ele, ou a colega (e fecha às 17).

Fico feliz por ter o Zeca mais animado, o tempo vai ajudando no luto... :) a minha Biryani, cujo mano desapareceu a 18 de Dezembro, só agora está a voltar a ser uma gatinha mais alegre e a mostrar sinais claros de adaptação (veio para mim em Setembro, com 10 anitos... custa mais). Mas tem sido um caso mais difícil, não só pela perda do irmão, mas também pela idade e pela mudança na sua vida. A esterilização também ajudou, fez a OVH no final do ano e o seu corpo já está, finalmente, livre de hormonas. Já pode gozar a reforma, ehehehe. :D

Continuação de melhoras para o Zeca e vá dando notícias! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

sexta mar 04, 2011 9:41 am

A Perfect Fit é bem melhor que a Friskies, mas se quiser que ela emagraça fale com o vet, pois para uma dieta de emagrecimento é preciso cuidado por causa das subitas perdas de peso. :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
SofiaSapien
Membro

sexta abr 08, 2011 11:37 pm

Trago boas do Zeca:

1º Já foi castrado! (yupiiiii!:lol:) 50€ em Leiria na mesma clínica que tentou tratar a Mia.
2º A mudança de ração revelou-se no comportamento dele (se bem que faz grandes fitas para comer cereais e de vez em quando dou uma saqueta/latinha de comida húmida)
3º Comprei-lhe um brinquedo novo no Lidl (e, assim que chegou a casa da ida à "destintização", foi investigar e "curtir a cena").
4º Montei-lhe uma cabana com mantas: tenho uma mesa grande que ainda não reciclei por isso tapei-a com um trapo - que combina com a decoração da sala - e em baixo pus outra mesa também coberta com outro trapo onde ele tem uma almofadinha para as sonecas. O brinquedo novo, que é um túnel, é a entrada da cabana e eis que fiz o cantinho do Zeca com todos os seus brinquedos juntos) :D

Agora surgiu uma gata branca e preta de uma amiga que se vai mudar e na casa nova não pode ter animais então ela iria levá-la para a casa da mãe que dá pílulas às gatas (o resto da história não é preciso contar que, com este apontamento, penso perceberem-me). Em princípio vamos ficar com ela. O que me preocupa é o facto de ela não estar esterilizada e eu não ser muito abonada financeiramente pelo que me era mais fácil adoptar uma gata já esterilizada ou um gato.

Um pequeno aparte: as veterinárias disseram: "Veio buscar o Zeca? Ele é muito meiguinho, um doce! Portou-se muito bem!" e eu já babada mas a querer mais elogios perguntei "e não é tão bonito!?" e elas responderam que "ele é lindíssimo, um príncipe". 8) Depois estava lá um casal com um gato bebé que olharam para a minha transportadora e disseram que ele era "tão grande!" :evil: Não é verdade! Ele é baixote e só parece gorducho porque tem muito pêlo! O peso dele diminuiu de 4,300kg (finais de Janeiro) para 4,50kg. Está a ser um emagrecimento gradual pelo que fiquei contente :)

E pronto, é só! A próxima ida ao vet será para ver como sarou da cirurgia. Só quando vier outro gato é que terei a certeza se o motivo de ele estar mais em baixo era falta de companhia para partilhar os novos brinquedos. Estou ansiosa!
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado abr 09, 2011 11:12 am

Acho que trocou os valores do peso! Mas nós percebemos!
Já agora, que idade tem ele? O meu mais novo tem 7 meses e está com 4,3kg, mas super elegante, nada gordo, muito maciço para a idade!

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
SofiaSapien
Membro

sábado abr 09, 2011 10:33 pm

paulograve Escreveu:Acho que trocou os valores do peso! Mas nós percebemos!
Já agora, que idade tem ele? O meu mais novo tem 7 meses e está com 4,3kg, mas super elegante, nada gordo, muito maciço para a idade!

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Ok, ok deveria ter colocado antes: de 4,300kg para 4,050kg :lol: ainda não tem um ano. Não sabemos ao certo porque foi adoptado quando deveria ter uns 3 ou 4 meses mas tem uns 9 ou 10 talvez (envergonho-me de não saber a idade dele ao certo :oops:)

Acabei de lhe dar banho e vi que ele está bastante elegante só que tem um rico pneu muito fofo no fundo da barriguita ^^

P.S.: que gato lindinho! Em princípio, vamos adoptar uma gatinha com essa pelagem que é uns meses mais nova que o Zeca (mas essa eu tenho a certeza do dia em que nasceu porque era de uma amiga e não estou com muito medo que ela sinta falta da dona porque é uma presença frequente cá em casa :) sim, eu pensei em tudo) :wink:
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo abr 10, 2011 9:57 am

Ah, pensei que tivesse emagrecido de 4,5 para 4,3 mas afinal foi de 4,3 para 4,05 :D

Este terrorista foi encontrado em muito mau estado, com 150gr, provavelmente com 1 semana de vida( tb não sei ao certo :) ), tive que fazer de mãe substituta e amamenta-lo estimular necessidades fisiológicas, etc... pensei mesmo que ele não sobrevivia, mas, tá um gatão!!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
SofiaSapien
Membro

segunda abr 11, 2011 12:20 am

paulograve Escreveu:Ah, pensei que tivesse emagrecido de 4,5 para 4,3 mas afinal foi de 4,3 para 4,05 :D

Este terrorista foi encontrado em muito mau estado, com 150gr, provavelmente com 1 semana de vida( tb não sei ao certo :) ), tive que fazer de mãe substituta e amamenta-lo estimular necessidades fisiológicas, etc... pensei mesmo que ele não sobrevivia, mas, tá um gatão!!
:D acho que o emagrecimento está a ir a um bom ritmo. Agora tive de comprar uma escova nova porque o Zeca adora a minha (antiga) então passei a escová-lo com essa. O banho, a escovagem (durante e depois do banho) e a ração nova fizeram bastante diferença no pêlo e no comportamento do meu pequenote que passou a pedir mais mimo e, finalmente, sinto a ligação entre nós pelo que anda atrás de mim para todo o lado e até me chama e já sabe o seu nome (o que foi complicado porque, com outro gato cá em casa - como era na altura em que ele veio para mim - ele, de facto, não sabia nem respondia ao nome) mas agora já sei como se faz.

O Zeca também veio em mau estado e eu tratei dele e recuperou depressa e bem porque é mesmo um optimista e olho para ele e tenho a certeza que "diz-me, sorrindo," algo como "não te preocupes, mamã, que eu vou ficar bem; não estou assim tão mal para ficares nessa aflição. Fica calma!" e, até agora, o Zeca tem enfrentado muita coisa de cabeça erguida e tem superado e encontrado maneiras de contornar os problemas: livrou-se da vida na rua porque foi persistente a perseguir um amigo meu, enfrentou a morte da sua companheira juntamente comigo; chorando comigo, dando-me conforto e eu a ele... Ele recompõe-se sempre e já sinto que precisa de mim presente (estive 2 semanas fora e o meu namorado disse-me que ele não parou de miar a chamar-me).
Com este parágrafo, quis dizer que deve ter mesmo muito orgulho nesse seu pequeno que - também ele - é um lutador que fez de si mãe como talvez nunca tivesse imaginado e deu-lhe a oportunidade de ser um grande ser-humano (mais uma vez - para além das outras oportunidades que, de certo, já teve pois um grande ser-humano faria o que fez por esse animal). Tenho orgulho em pessoas como você, tenho orgulho em si. Os meus parabéns e um grande obrigado por existir :D
Cumprimentos,
Sofia Marques

segunda abr 11, 2011 4:01 pm

Ai ai... Lembram-se de eu falar numa certa comichão no ouvido um pouco atrás neste tópico? Não é no ouvido que ele tem comichão, é mais abaixo: Ontem à noite, enquanto o escovava, descobri-lhe um caroço de uns 5cm (não quero mentir mas é metade do meu dedo indicador) no pescoço perto do ouvido direito. Para tentar ser mais específica, visualizem um gato sentado de costas para vocês, depois façam "zoom" até ficarem com o plano do pescoço e cabeça, agora mais para a direita, abaixo do ouvido direito...e voilá um caroço em forma de 8.

Como ele foi castrado dia 7, pensei que pudesse ser uma reacção à medicação que lhe foi dada mas o que me levou a marcar uma consulta já para amanhã às 11h foi o facto de me lembrar que ele coça aquela zona há algum tempo.

Testei: apertei o caroço e logo a seguir ele foi coçar como antes. Tenho a certeza que em nada interfere com o canal auditivo, está afastado. Para tirar dúvidas, é já amanhã que esta preocupação me desaparece de uma vez por todas. (E vamos também verificar os "progressos" da "destintização").

Algum comentário acerca do "8" no pescoço?
Cumprimentos,
Sofia Marques

Voltar para “Gatos”