Gato especial

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

quinta mar 03, 2011 6:28 pm

Não pretendi julgar nem ofender ninguém. Limitei-me a dar a conhecer a minha maneira de ver as coisas.

Há 4 anos que não vivo com os meus pais (a não ser em férias e em fins-de-semana que não trabalho). Há dois anos que decidi adoptar um animal e fui trabalhar para que os meus pais não arcassem com essa despesa. Algum tempo depois, eu e o meu namorado começámos a morar juntos e a sermos completamente independentes dos nossos pais e tem sido assim até hoje.

Eu tenho 21 anos e uma matrícula congelada porque me vi forçada a abdicar do meu curso até recompor as minhas contas e não me arrependo. Talvez fosse mais fácil equilibrá-las sem ter animais e muita gente também me disse para não adoptar mas eu simplesmente não consegui ficar indiferente a um e depois a dois animais que precisavam de mim.

Talvez tenha sido mal interpretada pois não quis dizer que um animal e um filho se amam igual e, embora não tenha filhos, sei que é diferente e nunca abandonaria uma criança ao invés de um animal. Adoro bebés e adoro tomar conta deles e nunca me importei de ficar de vigília durante a noite, caso fosse preciso. Não quis comparar amores, quis comparar responsabilidades.

Quando disse que não conseguia imaginar uma só razão para que os meus animais não permanecessem comigo foi mesmo só isso. Não consigo! E não consigo porque, nem que enlouquecesse à procura de soluções, eu iria encontrar uma alternativa. Mas eu sou assim: quando quero, consigo.

Percebo que a forista deve estar a sofrer bastante com isto, percebo sim e não estou aqui a querer atirar pedras ou condená-la. Pode ter parecido, mas não. O que fiz foi, uma vez mais, mostrar-vos a forma como encaro o facto de ter um animal.

P.S.:eu e o meu cão somos tratados como irmãos e chamo-lhe "mano" mas sei perfeitamente que cada família tem a sua estrutura e cada pessoa tem a sua maneira de ver as coisas. Aceito isso e respeito, não julgo.
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

sexta mar 04, 2011 12:48 pm

luisfdgon Escreveu:Um animal para alguns é um filho para outros não. Penso que aqui a principal questão não é essa, é a facilidade com que algumas pessoas se desresponsabilizam exactamente por serem animais e não serem julgados socialmente.

Não tem que o ser. Por acaso aqui alguém é juíz? Quem somos nós para julgar os outros?

Esta senhora não se expôs minimamente. Chegou aqui, não deu pormenores, não disse quem era, não deu número de telefone.

... dar pormenores da vida privada? Porquê? Por acaso a vida privada da senhora diz respeito a mais alguém sem ser ela própria? Deixar número de telefone em público é contra as regras da Arca. Como sabe se deu ou não pormenores a quem lhos solicitou devidamente, ou seja, em privado?

... e foi-se embora tão depressa como chegou... A vida faz partidas, um dia estamos bem no outro temos dificuldades, mas as responsabilidades que assumimos, devemos levá-las até ao fim. Para mim uma pessoa que abdica das suas responsabilidades sem sequer se expor ou sem sequer explicar porquê, é porque teme (quem não deve, não teme)... esta é boa. Então agora uma pessoa que não consegue assumir as responsabilidades por motivos que não digam respeito a ninguém, como muita gente que perde as casas para o banco porque fica sem emprego e por conseguinte, sem meios para pagar os empréstimos, tem que se expôr publicamente?
. Se teme está a fazer algo de errado. E não duvido que com o exemplo belíssimo de dar o que já não nos serve, esteja a dar um magnífico exemplo ao seu filho e que mais tarde este lhe faça o mesmo. As pessoas depois admiram-se por haver velhotes mortos e ninguém dar conta... olha secalhar é pq são como os animais, já não servem, dão trabalho, dão despesa então vamos lá despachar para alguém cuidar (e depois ninguém cuida...).

Com toda a possibilidade de ajuda
... Possibilidade de ajuda? Não foi com certeza a ajuda que recebeu aqui. As ajudas também têm limites e condições e quem precisa tem que se sujeitar
...não se justifica de forma alguma vir a um forum pedir para alguém adoptar o gato... Aquilo que estimamos não vamos empurrar para quem não conhecemos!
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sexta mar 04, 2011 2:15 pm

Lamento, MariaChica, mas eu não preciso ser juiza para julgar socialmente/moralmente o abandono de animais ou qualquer outra causa que não concorde. O que eu quis dizer foi, que abandonar uma criança, socialmente é condenável, abandonar um animal é aceite para muitas pessoas. Então não faz mal vir a um forum perguntar quem quer ficar com o gatinho... Talvez se possa criar um forum para pessoas que queiram dar crianças... ahh pois isso é ilegal... às vezes fico um bocado cansada do homem ser superior aos outros animais, fazemos todos parte de um planeta e temos todos o direito à vida e a sermos bem tratados!

MariaChica são opiniões/educações. Fui educada para ter responsabilidade e para assumi-la. Se ficasse desempregada e o banco me viesse buscar a casa, iria encontrar uma solução que incluísse a minha gata. Até poderia não ficar comigo temporariamente se eu não tivesse condições para a manter feliz, mas com toda a certeza que não iria oferece-la a qualquer pessoa de qualquer parte do país e cortar definitivamente os laços com ela.

Não querendo saber da vida da senhora para nada, aqui um bocadinho mais de informação talvez ajudasse a haver mais compreensão. Como posso compreender uma pessoa que a única coisa k diz é que vai mudar de casa e tem que despachar o gato? E sim, a pessoa tem que se expor se quer compreensão. Essa história de não termos nada a ver com o assunto está tudo mto bem qdo n pedem ajuda. Eu contribuo com a minha ajuda quando conheço a causa e me faz sentido ajudar.
MFelicio
Membro Júnior
Registado: quinta dez 30, 2010 12:03 pm

sexta mar 04, 2011 5:55 pm

Gostava apenas de salientar que a única coisa que vocês conseguiram foi "afugentar" a autora do tópico e agora ninguém vai saber o que vai acontecer ao pobre gato.

É o problema deste fórum. Vem alguem dizer que não pode ficar com um animal e cai metade do forum em cima da pessoa. Pensam que estão a ajudar mas na realidade só pioram as coisas.

Ninguém tem de expôr a sua vida num fórum só porque as vossas opiniões ou ideologias são diferentes da autora do tópico. Mais valia a senhora ter dito que encontrou o gato na rua e pô-lo para adopção. Secalhar já estavam todos cheios de compaixão e a esta hora o gato tinha um novo lar.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mar 04, 2011 7:18 pm

MFelicio Escreveu:Mais valia a senhora ter dito que encontrou o gato na rua e pô-lo para adopção. Se calhar já estavam todos cheios de compaixão e a esta hora o gato tinha um novo lar.
Não tenha dúvidas. Sempre seria um argumento mais válido do que as desculpas esfarrapadas do costume.

Também não vejo motivo algum para que tenhamos de saber o que sucedeu ao gato, da mesma forma que não encontro razões para a obrigatoriedade de ajudar. Pelo que foi exposto, não percebi uma vontade verdadeira de encontrar uma solução, e foi escolhido o caminho mais fácil: empurrar as responsabilidades para os outros. A não ser que me tenha passado ao lado a divulgação do animal, não vi mais nenhum pedido de ajuda em lado algum. E procurei... mas as pistas são muito poucas. Nem noutros fóruns, nem no site adopta-me...

Mas quem quer ajudar, em vez de criticar quem não o faz, chegue-se à frente! Contacta a pessoa que abriu o tópico e fica com o animal, é simples. Nem tem de dar cavaco a ninguém! Eu só não o faço porque estou cansada de gente irresponsável e, de qualquer modo, a maioria dos gatos paga com a vida a consciência tranquila dos donos q os despacham, por muito que se lute por eles.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”