Se o gato não se importar de tomar banho, não há problema de lhe dar banho mas se, por outro lado, houver uma grande guerra, esqueça isso porque é bastante stressante.
A minha gata odiava, o Zeca adora e eu adoro que ele adore. Uma grande vantagem (para além de ficar com cheirinho a bebé ^^) é que larga menos pêlo. Mas o meu gato também gosta de secador e de ser escovado. Tenho noção que é um caso especial
No primeiro banho dele, o Zeca não era vacinado. Era sim um pulguento, rameloso, mal-cheiroso e sujíssimo e, obviamente, não ia deixar aquele "saquinho de doenças" circular pela minha casa e contaminar a minha Mia imaculada

Então enchi duas bacias com água tépida mais para o quente e deitava água no pêlo com a ajuda de um copo de plástico e o chuveiro (na altura de tirar a espuma em condições) com pouquíssima intensidade. Tudo para que não fosse traumático. O gato adorou e ficou super relaxado então eu aproveitei para lhe catar as pulgas todinhas. Desde então, ele próprio pede para tomar banho

acho awesome!
Comprei o champô no continente e é de camomila (o pêlo do meu gato é claro). Também tenho champô seco.
Uma coisinha: pode haver quem lhe diga para usar pó de talco para eliminar o odor. Não o faça pois, como sabe, os gatos lambem-se a toda a hora. E não só por isso: o uso de pó de talco tapa os poros da pele.
Em duas semanas, os anti-corpos já estão assimilados no sistema por isso, sim, pode dar banhinho ao bicharoco. Se ele gostar, pode dar, no máximo, duas vezes por mês. Se quiser dar todas as semanas, sugiro que compre um spray hidratante uma vez que os banhos retiram a oleosidade natural da pele e, se não for hidratada, surge caspa e outras irritações nada agradáveis de sentir e tratar. Para o efeito, sugiro Vetriderm Spray da Bayer que também é um cicatrizante e antipruriginoso.
Espero ter ajudado