o meu furão está a perder pêlo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Vaeros
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

domingo mar 06, 2011 2:14 am

Desculpem reabrir este tópico, mas...

O meu Seph (furão com 10 meses, castrado por ter começado a arrancar pelo das patas dianteiras, e ter-se começado a tornar estranhamente agressivo ao ponto de fazer sangue nos outros dois) de há dois dias para cá, quando o agarrei pelo cachaço para lhe limpar os ouvidos, ele contorcia-se e esperneava muito (algo anormal) e não era por causa dos ouvidos.... Apercebi-me então que fiquei com uma mão cheia de pêlos.... e sempre que lhe penteava o pelo, era mais outra mão cheia (ele estava com o pelo relativamente longo, para um furão normal).
Ele não está a ficar com peladas (aliás até me aprece que tem pelo novo - ainda curtinho - a nascer...) mas ele é o único que está a perder pêlo dos meus três pequenotes...

Tem a pele rosada na mesma, as gengivas estão óptimas, os olhos também, nariz normal, e fezes dentro da ordem...
A única associação que vejo a esta queda de pêlo seria a mudança de estação... mas como é só ele, é estranho... outra opção foi a introdução de comida nova (James Wellbeloved), mas mais uma vez... será o único a reagir.
Estou preocupadissima porque isto não me parece normal... e quase todas as coisas que encontrei de perda de pêlo de furões levava a doenças graves (como por exemplo a adrenal)...
Ele sempre foi o mais activo dos três (ao ponto de quando os vou soltar ele quase se atirar da cesta - cama - abaixo só para me vir pedir colo - onde não fica muito tempo, porque quer é pular e cuscar). Não lhe dói nada, nem tem abcessos.... Não vomita, não tem odores (até porque foi castrado dia 25 de Janeiro), e come bem - tirando quando estou por perto, porque aí parece que nem se lembra que tem comida (ou mesmo quando lhes levo a habitual tacinha de leite whiskas).

Alguém tem ideia do porquê de ele estar a perder pêlo em tamanha quantidade? - mais uma vez reforço que não há peladas com pele visivel, nem pêlo aspero curto. Está mais curto sim, mas continua suave.
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

domingo mar 06, 2011 9:56 am

Olá Vaeros

A minha furanita Kizza tem vindo a perder pêlo (bastante e tal como descreve) desde à umas 2 semanas para cá. Assustei-me de inicio mas depois apercebi-me que ela entrou na muda, tal como o pai dela (que se encontra a viver com a criadora). Penso que a muda devia de ser mais tarde mas de uma forma ou de outra sem eu compreender porquê aconteceu agora. Ela está muito mais fininha sem aquela pelagem toda...O meu namorado quando acorda parece um verdadeiro PAI NATAL :lol: :lol: :lol: porque ela enfia-se na cama sem sabermos e depois fica tudo cheio de pelo branco que por sua vez se agarra às barbas do homem hehehe

Penso ter dado uma ajudinha, pelo menos para evitar stress... de qualquer forma e por descargo de consciencia talvez deva ir ao vet.
Vaeros
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

domingo mar 06, 2011 2:24 pm

Olá Popcorn

Eu desconfiei que fosse algo assim, porque ele não ficou com peladas, e está de facto mais esguio (agora que perdeu grande parte da pelagem). Mas como era o único dos três fiquei assustadissima.
Mas obrigada. Assim fico algo mais descansada :D
Vou ver se o consigo escovar.... ^^; (vai ser um cavalo de batalha e tanto...)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo mar 06, 2011 7:51 pm

É normal, não se preocupe. Em nossas casas, as mudas podem ser variáveis e até nem as fazerem ou fazerem-nas com perdas enormes de pelo, tipo novelo de pelo.
É importante que respeitem o fotoperiodo (horas e luz e temperatura ambiente) para que as mudas não sejam tão bruscas e para prevenir essa tal doença de que fala, da hiperplasia adrenal.
Vaeros
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

domingo mar 06, 2011 9:04 pm

Pois, eles dormem entre 18-20h diárias com a gaiola completamente coberta, e depois trago-os cá fora umas 2h ou 4 seguidas dependendo do tempo q tenho cada dia. Exactamente para evitar esse genero de problemas.
Só que antes de vir p esta casa não tinha hipoteses de os tapar ainda, apesar d manter o quarto o mais escuro possivel (onde eles estavam) acabava por entrar sempre alguma luz, e sei q é o suficiente para eles acharem q é de dia.

Ele estava a largar mesmo muito... agora já não se nota tanto a perda, mas nota-se que o pêlo está BEM mais curtinho.
persakitty2
Mensagens: 2
Registado: domingo out 04, 2009 7:25 pm

sexta abr 11, 2014 12:33 am

Boa noite, tenho uma furonavai fazer 4 anos e noto que ela esta a perder o pêlona cauda comeco a ficarpreocupadaalguem me pode ajudar?
Responder

Voltar para “Furão”