2 meses - Disciplina e Caixa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

segunda mar 07, 2011 11:02 pm

O assunto crate levanta sempre algumas polémicas relativamente aos prós e aos contras.

Das muitas intervenções que já li sobre este assunto, retenho uma com a qual me revejo completamente, que tem alguns anos aqui na arca e que foi colocada pela nynf (que saudades)
nynf Escreveu:O uso de "crates"; jaulas ou caixas, para confinar os cães é muito utilizado, mesmo cá em Portugal. Basta ir assistir a umas provas de competição para se constatar esse facto.
Os defensores argumentam que (entre muitos outros argumentos):
- é mais prático, e seguro para o cão e condutor do carro
- o animal não salta do carro mal se abre a porta
- o animal não anda pela casa toda
- o animal não suja ou destroi a casa
- o animal fica resguardado do stress de ver os outros cães a treinar/competir
- os que já se encontram no ring ou campo não são distraidos pelos que aguardam a sua vez

Ao que eu respondo:
- Tive um acidente grave de carro. Bateram-me por trás e o carro em que eu ia foi para a sucata. 2 cães iam nos bancos de trás. Se estivessem dentro da caixa ou crate estariam mortos. Saltaram com o embate e salvaram-se. Um deles é a minha Shiva.
- Os animais treinados não saiem antes do comando para sairem. Mesmo que saiam, devem obedecer de imediato ao comando do dono, seja para saltarem para o interior novamente, seja para permanecerem junto do dono.
- A minha cadela anda pela casa toda. Mi casa és su casa ;)
- A minha cadela é mais importante para mim do que as maraquices que possa ter em casa. Se ela sujar eu limpo. Se ela destruir eu corrijo. De qualquer forma, eu não dou mais importância á casa do que á minha cadela, ou aos meus gatos.
- A minha cadela tem que aprender a lidar com situações de stress e aguardar pacientemente pela sua vez.
- Os cães que andam a treinar/competir no campo/ring, se são assim tão bons, então devem ser capazes de treinar/ competir em qualquer circunstância não se deixando distrair. A minha cadela está habituada a todas as situações...

Respeito quem usa a crate, mas eu não uso nem faço tenções de.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda mar 07, 2011 11:31 pm

Pois, esta conversa é como tentar discutir porque é que tenho cães de raça com alguém que acha que os cães não deviam ser comprados e eu devia era ir buscar alguns ao canil.
Eu ponho os meus cães em crates. Dão-me imenso jeito. E os meus cães não devem ser mais infelizes ou menos condignamente tratados do que os das pessoas que aqui se insurgem contra as crates.
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

segunda mar 07, 2011 11:34 pm

ziggy Escreveu:Pois, esta conversa é como tentar discutir porque é que tenho cães de raça com alguém que acha que os cães não deviam ser comprados e eu devia era ir buscar alguns ao canil.
Eu ponho os meus cães em crates. Dão-me imenso jeito. E os meus cães não devem ser mais infelizes ou menos condignamente tratados do que os das pessoas que aqui se insurgem contra as crates.
Não percebi a comparação, se é que existe comparação.

Outra coisa que não entendo são os radicalismos quando se fala em condições condignas.

Gosto muito de ver opiniões fundamentadas em factos concretos, nem que esses factos se resumam somente àquilo que é a experiência pessoal, daí que tenha dito que me revejo completamente no post que acima citei, e quando digo completamente, inclui esta parte:
Respeito quem usa a crate, mas eu não uso nem faço tenções de
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Claudia0712
Registado: sábado mar 05, 2011 10:49 pm

segunda mar 07, 2011 11:52 pm

Bem, estava à espera de receber uma mensagem com as vossas respostas, mas parece que deixei de receber.

Primeiro de tudo, tenho passado imenso tempo a ler este fórum, com os mais diversos temas e questões... e fico muito agradada com a assertividade e clareza com que se dão algumas respostas, mas devo confessar-me também muito desiludida com outras.

Sou tão recente neste fórum, mas o tempo suficiente para perceber que de facto há juízos de valor que se fazem demasiadamente depressa para o que seria aceitável num fórum, onde se pretendem colocar questões, dar respostas, partilhar experiências... Educar um animal é sempre subjectivo, porque são pessoas a educar esse animal, pessoas com experiências e valores diferentes.

Se coloquei a questão, foi porque senti necessidade de ouvir experiências de quem tem cães, ou já teve cães pequenos. Não faz de mim melhor ou pior dona por ter colocado a questão. Faz de mim, antes de tudo e sem qualquer conhecimento de causa, uma dona interessada. Educar um cão traz as mesmas ansiedades que educar um filho. Há sempre dúvidas e há momentos em que agimos melhor e outras vezes em que não damos o nosso melhor... ou assim o julgamos.

Não aceito é que alguém sem me conhecer assuma já que quero trancar o Kobe numa caixa durante um dia inteiro para que ele não me estrague os preciosos móveis do Ikea. Se o adoptámos, foi porque pensámos bastante sobre o assunto e considerámos ter as condições para o fazer.

A questão da disciplina coloca-se porque é a primeira vez que tenho um animal tão jovem e há 15 anos que não tinha animais de estimação. Perdoem-me a ignorância, mas quando não se sabe pergunta-se.

Obrigada a todos que partilharam comigo as vossas experiências quanto ao uso da caixa e respostas a dar quanto ao desafiante Kobe.

Sem mais, desejo-vos uma óptima semana.

Claudia Casal
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda mar 07, 2011 11:56 pm

Eu uso crate em várias situações. Uma muito importante é que dá muito jeito para lavar o chão sem ficar todo patinhado. Outra é quando tenho cá gente e quero fazer o jantar descansada e na minha cabem la os 4. Optei pela crate em diversas situações por não querer usar o canil que tenho na rua.
dá jeito para muita coisa, desde para manter o cachorro seguro quando não estou em casa ou mesmo para separar a velhota enquanto come, para não a chatearem.
No fim, dormem lá todos toda a noite e nem por isso a porta da crate fica fechada, mas tb digo que seria exactamente o mesmo se ficasse.

portanto não vejo que uma coisa ou outra implique na qualidade de vida.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mar 08, 2011 12:08 am

xPauloSantos Escreveu:O assunto crate levanta sempre algumas polémicas relativamente aos prós e aos contras.

Das muitas intervenções que já li sobre este assunto, retenho uma com a qual me revejo completamente, que tem alguns anos aqui na arca e que foi colocada pela nynf (que saudades)
nynf Escreveu:O uso de "crates"; jaulas ou caixas, para confinar os cães é muito utilizado, mesmo cá em Portugal. Basta ir assistir a umas provas de competição para se constatar esse facto.
Os defensores argumentam que (entre muitos outros argumentos):
- é mais prático, e seguro para o cão e condutor do carro
- o animal não salta do carro mal se abre a porta
- o animal não anda pela casa toda
- o animal não suja ou destroi a casa
- o animal fica resguardado do stress de ver os outros cães a treinar/competir
- os que já se encontram no ring ou campo não são distraidos pelos que aguardam a sua vez

Ao que eu respondo:
- Tive um acidente grave de carro. Bateram-me por trás e o carro em que eu ia foi para a sucata. 2 cães iam nos bancos de trás. Se estivessem dentro da caixa ou crate estariam mortos. Saltaram com o embate e salvaram-se. Um deles é a minha Shiva.
- Os animais treinados não saiem antes do comando para sairem. Mesmo que saiam, devem obedecer de imediato ao comando do dono, seja para saltarem para o interior novamente, seja para permanecerem junto do dono.
- A minha cadela anda pela casa toda. Mi casa és su casa ;)
- A minha cadela é mais importante para mim do que as maraquices que possa ter em casa. Se ela sujar eu limpo. Se ela destruir eu corrijo. De qualquer forma, eu não dou mais importância á casa do que á minha cadela, ou aos meus gatos.
- A minha cadela tem que aprender a lidar com situações de stress e aguardar pacientemente pela sua vez.
- Os cães que andam a treinar/competir no campo/ring, se são assim tão bons, então devem ser capazes de treinar/ competir em qualquer circunstância não se deixando distrair. A minha cadela está habituada a todas as situações...

Respeito quem usa a crate, mas eu não uso nem faço tenções de.
É exactamente o que o Paulo Santos escreveu em resposta à Nynf o que eu penso e sigo.

Respeito quem usa a crate? Claro que sim, nem tenho razões para não o fazer. Mas esse respeito não me impede de repudiar o uso da crate como meio de contenção da vida normal de um cão dentro de casa.

Só isso e mais nada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça mar 08, 2011 12:20 am

Pois, o xPauloSantos não se insurgiu contra as crates, não disse que era um "método bárbaro" de ensinar os cães.

Não há "radicalismo" nenhum na expressão que eu usei sobre os tratar condignamente. Não têm uma cama com florinhas ou bonequinhos ou que raio seja, têm uma crate com uma vet bed, sempre de porta aberta. Para mim vai dar ao mesmo. Se quiserem dormir antes no sofá, é lá com eles (ou nos tapete, ou no chão; as únicas zonas proibidas a cães cá em casa são os armários da cozinha e o frigorífico).

E a parte de acalmar para mim também é importante. Nem toda a gente gosta de ter vários cães aos pinotes a cumprimentar quem entra em casa (eu gosto, e eles fazem-me o obséquio). Quando tenho visitas, eles ficam na crate até acalmar, e saem um a um para cumprimentar.

Há uns que também não estão de bons termos com o aspirador e com a esfregona. Estando na crate a empregada pode limpar à vontade sem eles andarem a ladrar ao aspirador, a colar o nariz aos vidros enquanto ela os tenta lavar, ou a lamber os pratos na máquina de lavar quando ela a abre para arrumar a loiça.

Neste momento tenho dois no sofá aos meus pés, uma foi com a minha filha para o quarto, e os outros a dormir nas crates. Não estão enjaulados em nenhum quarto escuro, não estão num canil na rua. Estão mesmo aqui na sala, onde a decoração passa por pêlo de cão nos sofás, vet beds no chão, kongs e bolas debaixo dos armários, e as infames crates ali encostadas à parede.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mar 08, 2011 12:50 am

Pois, lamento, Ziggy, respeito quem a usa, como disse, mas considero-a um método bárbaro, sim. Para tomar a sua própria comparação, se não meto uma criança entre barras de prisão, também, e ainda menos, meto um cão.

Quanto às visitas, antes de elas me tocarem à porta já estão informadas de que tenho cães. Se não gostarem de ser assaltadas pelas efusões deles, então não vale a pena aparecerem. Mas os meus cães estão educados o suficiente para não lhes estralhaçarem as meias e esfarraparem as calças quando elas passam a porta. Eu encarreguei-me disso, como dona de cães que sou.

Do mesmo modo, a minha empregada pode trabalhar à vontade, pois os meus cães estão habituados a ela e refugiam-se nos seus cantos quando ouvem o aspirador. A esfregona é-lhes indiferente, pois nunca a uso para mais nada do que para limpar o chão e também não faz barulhos terríficos.

Máquina de lavar a louça não tenho, mas em troca tenho uma certeza: a de que eles nunca iriam lamber a louça ao abrir a máquina, porque eu não deixaria e depressa lhes ensinaria que isso não se faz. Mas se, por hipótese, o fizessem, seria porque a louça estava mal lavada e teria ainda restos de comida que lhes despertassem a gula. Nesse caso, o defeito seria da máquina, que não prestava. Portanto, substituía-a.

Em termos decorativos, tenha paciência para mim, que mais vez sou dura ao dizê-lo: tal como não gosto de ver barras nas janelas, também não quero ver barras dentro de casa: uma crate não é propriamente um objecto decorativo. Conforme o tamanho do cão, prefiro uma cama de vime ou de plástico, um simples cobertor dobrado no chão, ou - e porque não? - uma cama dessas cheias de florinhas, bonequinhos ou o que raio seja. A eles não os afectam, e desde que eu goste do padrão...

E pronto, não tenho mais nada a argumentar sobre o assunto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mar 08, 2011 8:36 am

No meu caso, quando a Zorra era cachorrinha, eu deixava-a limitada à cozinha, wc, corredor.
São áreas fáceis de limpar e tinha muito cuidado em não deixar ao alcance detergentes, lexívias, fios, tomadas, etc.
Os quartos e salas eram off limits.

Desde o início não deve deixar que o cão a abocanhe - tem dentes muito finos e arranham, fazendo sangue, por vezes.
Diga-lhe um NÃO bem sonoro e dê-lhe outra coisa para morder - um brinquedo, aquelas cordas grossas, um osso cru bem grande (dão nos talhos - fémur ou joelho de vaca - dá cálcio, tem cheiro e sabor e entretem a necessidade de roer durante horas...).

Dizem - eu não usei - que pegar-lhes pela pele do cachaço e dar-lhes um abanão também funciona bem (imitação da mãe canina) como dissuador.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Claudia0712
Registado: sábado mar 05, 2011 10:49 pm

terça mar 08, 2011 11:38 am

Obrigada pelos vossos conselhos!

Quanto ao uso da caixa, é como tudo... há bons argumentos a favor, há bons argumentos contra. Cabe a cada um de nós tomar a melhor decisão que em consciência pudermos e sabermos o uso que iremos dar.

Obrigada mais uma vez pela partilha de pontos de vista e experiências!

Claudia Casal
Responder

Voltar para “Cães”