Participação em concursos/exposições caninas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndreiaMCF
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2010 1:07 pm

quarta mar 09, 2011 4:07 pm

Olá,

tenho uma cachorrinha com 3 meses e 1 semana de raça beagle. Sei que não é uma raça muito divulgada, que não existem muitos criadores em Portugal.
Mas é uma raça tão interessante! Gostava, por isso, de participar com ela em concuros/exposições. Será que existe por aí alguém que já tenha participado e me possa elucidar sobre todos os aspectos a observar?
Nomeadamente, se é preciso ter um seguro de responsabilidade civil do animal, que tipo de concursos é que existem e que tipo de provas é que eles têm que fazer...
Obrigada.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 09, 2011 4:50 pm

Este tópico é útil:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... egulamento

No entanto, nem todos os concursos são de beleza, pode praticar desportos como o agility e levá-lo a competir se ele tiver aptidão, claro.

Para as provas morfológicas, de beleza, não é necessário seguro e as "provas" resumem-se a uma avaliação do cão por parte dos juízes. é evidente que só animais com pedigree podem participar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta mar 09, 2011 6:34 pm

Supondo que o criador do seu cão vai a exposições, é seguramente a pessoa mais indicada para a ajudar.

Os cães de exposição têm de ser treinados para andar à trela e para ficarem parados em posição enquanto o juíz os avalia (o que implica mexer, ver os dentes,...). Isto parece muito fácil, mas não é.
Você tem de aprender a olhar para o seu cão. Leia o estalão da raça, tente ver bons beagles (de preferência ao vivo, mas pode ir vendo fotos e videos na internet, no site do crufts ou do westminster), e comparar com o seu. Perceba do que é que gosta, do que é que não gosta, o que é que podia melhorar no seu cão, e qual a melhor forma de o apresentar de modo a "esconder" as coisas menos boas (angulações, posicionamento da cauda, etc).

Veja cães em movimento. Perceber o que é um bom movimento é essencial, para poder avaliar o movimento do seu, e para prceber como é que o cão é apresentado. Há a "regra de ouro" de nunca se pôr entre o juíz e o cão, e nunca virar as costas ao juíz. Lembre-se que está lá para mostrar o cão, portanto deve estar apresentável, mas não dar nas vistas. Use roupas de tons que façam sobressair o cão, sapatos confortáveis e sóbrios, e nada de acessórios que distraem os cães e chamam as atenções para si. Não é você que se está a apresentar, é o cão.

Se tem um cachorro com 3 meses que quer expôr, não o ensine a sentar. Ensine-o a ficar quieto em pé, mexa-lhe muito, recompense-o quando ele o consegue fazer sem distracções enquanto o manuseia (pôr as patas na posição correcta, a cauda, a cabeça, etc). Compre uma trela de exposição ou uma coleira estranguladora fina e ensine-o a andar de cabeça levantada ao seu lado (os beagles devem ser particularmente difíceis visto serem cães de faro).

Boa sorte, e se tiver dúvidas, disponha.
AndreiaMCF
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2010 1:07 pm

sexta mar 11, 2011 5:55 pm

"No entanto, nem todos os concursos são de beleza, pode praticar desportos como o agility e levá-lo a competir se ele tiver aptidão, claro."

Pois, não me parece que ela tenha muita agilidade:P Ela é mais para brincadeira... é beagle, acho que já diz muito sobre ela. Estava a pensar mesmo naqueles concursos em que o juiz basicamente só vai avaliar a postura, as cores, etc...

"(os beagles devem ser particularmente difíceis visto serem cães de faro)"

Sem dúvida! A luna está connosco há cerca de 1mês e meio e está constantemente a farejar... Às vezes até faz confusão, tal é o barulho que ela faz com o nariz a tentar captar os cheiros! São cães muito enérgicos, muito activos mesmo! Tenho-lhe ensinado alguns comandos simples, e apesar dela ser bastante inteligente, é muito "distraída". Talvez por ser ainda muito pequenita, ou por ser característica da raça... Mesmo para concursos de beleza, talvez não seja tão fácil com eu pensava! De qualquer modo, é uma ideia a amadurecer... vamos vendo a evolução dela, a evolução do comportamento! Talvez com 6 meses seja mai certo avaliar a possibilidade de ela participar!
Acho muito bonita e penso que ela tenha boas características para participar...Quem seja mais entendido, por favor que veja fotos dela em www.beagleluna.blogspot.com e avalie.
Responder

Voltar para “Cães”