Raw / Barf

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

neiquel
Membro Júnior
Registado: quinta nov 05, 2009 2:19 pm

quarta mar 09, 2011 3:12 pm

Boa tarde, tenho lido algumas coisas sobre este tipo de alimentação e ando a ponderar aplicá-la aos patudos. Mas não o farei sem supervisão de um profissional, alguém que me guie, uma vez que tenho receio de fazer erros graves.
Como tenho lido os vossos posts sobre o assunto e vejo que já existem bastantes foristas a dar este tipo de alimentação aos seus patudos, aqui exponho algumas dúvidas e aproveito para pedir o contacto (creio que tenha que ser por PM) de um vet que perceba de raw / barf e que me possa ajudar, uma vez que o meu vet só recomenda ração (não ponho em causa as razões mas de facto gostava de ouvir outras opiniões).
Aos membros que fizeram a alteração da ração para a carne, como foi feita? Aconselham a introdução de vegetais ou optaram por dar apenas carne? Variam a carne com que regularidade?
Peço desculpa desde já pelo bombardeamento e agradeço igualmente as vossas respostas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 09, 2011 3:23 pm

Olá.

Não sei se já leu este tópico mas deixo o link na mesma:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186

Quanto ás questões:
- Optei por dar apenas carne, ovo, peixe e o ocasional iogurte natural. Se tiver sobras de massa ou arroz cozidos também dou mas como estou a achar o meu cão um tanto anafadinho cortei nos hidratos de carbono.
- Vario a carne e o peixe conforme aquilo que estiver disponível. Dou aves, coelho, vaca, porco, sardinha, cavala, cabeça de salmão, fígado, coração, bofe, fressura, rim, todas as carnes com osso peças inteiras. Hoje tenho cavalas a descongelar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta mar 09, 2011 3:38 pm

neiquel Escreveu:(...)
Aos membros que fizeram a alteração da ração para a carne, como foi feita? Aconselham a introdução de vegetais ou optaram por dar apenas carne? Variam a carne com que regularidade?
Adoptei, há duas semanas uma cadelita. :D .Ela trouxe do ex dono o resto da saca da ração que estava a comer. Dava-lhe de manhã ração e á tarde, carne. Até a ração terminar. Agora já está a comer só carne.
Não lhes dou vegetais. Comem carne, ( frango, perú, coelho, borrego, vaca , porco, etc ), peixe, ovo ( uma vez por semana) e ocasionalmente arroz ou massa , cozidos ( ás vezes com uma cenoura, outras , simples )
A carne varia consoante o que haja disponivel. Como é tudo congelado ( excepção para os ovos, claro) e mantido assim pelo menos uma semana, vão comendo conforme o tempo de congelação. Confesso que ás vezes lhes dou o peixe fresco mas a carne , nunca dou sem antes ter estado na arca , pelo menos uma semana.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
neiquel
Membro Júnior

quarta mar 09, 2011 3:49 pm

Sim Dinodane li esse tópico, aliás foi esse tópico que me despertou a curiosidade para o assunto e a partir daí fiquei convencida a trocar para esta alimentação. Agora falta-me a parte difícil.... passar à prática!
A carne convém congelar 1 semana nicasxi?
O peixe é dado inteiro também, tal como se compra?
Já agora, no vosso caso fizeram a alteração com o acompanhamento de algum vet que me possam aconselhar? É muito complicado arranjar algum e não me sinto segura para dar o passo sozinha :)
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 09, 2011 3:52 pm

Não me aconselhei com vet nenhum, li muita coisa, muitos sites, muitos fóruns estrangeiros e já tinha feito a experiência com um animal anémico que precisava mesmo de carne (e a conselho do vet assistente) para tentar debelar a situação.

O tamnho da peça deve adequar-se ao tamabho do cão. Eu tenho um cão de raça gigante e dou pedaços grandes ou peças inteiras como frangos ou peixes para que ele seja forçado a mastigar e a meter aqueles maxilares a trabalhar.

neiquel
Membro Júnior

quarta mar 09, 2011 4:05 pm

dinodane Escreveu:Não me aconselhei com vet nenhum, li muita coisa, muitos sites, muitos fóruns estrangeiros e já tinha feito a experiência com um animal anémico que precisava mesmo de carne (e a conselho do vet assistente) para tentar debelar a situação.

O tamnho da peça deve adequar-se ao tamabho do cão. Eu tenho um cão de raça gigante e dou pedaços grandes ou peças inteiras como frangos ou peixes para que ele seja forçado a mastigar e a meter aqueles maxilares a trabalhar.
Eu também tenho um gigante (não tão gigante como o dogue :) ) e por ser o único que não se dá muito bem com a ração, gostava de começar a troca por ele. O peixe é dado com a mesma frequência da carne, um dia peixe outro dia carne por exemplo? E também 2% do peso? No caso do meu gordo até à data tem pouco menos de 50kg mas ainda deve crescer mais um bocadinho, segundo o vet.
De acordo com o que li secalhar o mais correcto será esperar pelos 18 meses, ele tem 12 meses no momento, porque está na fase de crescimento e um erro é muito mais grave nesta fase... Concordam?
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 09, 2011 4:53 pm

De certa forma sim, mas isso depende do que ele está a comer neste momento.
Se lhe está a dar uma boa ração tudo bem, agora se lhe dá uma ração à base de cereais, sem glucosamina e condroitina, mais vale introduzir raw já.

neiquel
Membro Júnior

quinta mar 10, 2011 8:22 am

dinodane Escreveu:De certa forma sim, mas isso depende do que ele está a comer neste momento.
Se lhe está a dar uma boa ração tudo bem, agora se lhe dá uma ração à base de cereais, sem glucosamina e condroitina, mais vale introduzir raw já.
E devo introduzir gradualmente, tal como quando se muda de ração? Poderei fazer como a nicasxi e dar de manhã ração e à tarde carne certo? E aos poucos ir retirando a ração...
neiquel
Membro Júnior

quinta mar 10, 2011 2:19 pm

Não querendo abusar, surgiu-me outra dúvida enquanto lia outros posts no fórum... No caso de um osso do joelho ou fémur de vaca, o peso não será apenas do osso? Se aplicar os tais 2% do peso do gordo (gordo é um nome carinhoso que lhe chamo para me meter com ele, ainda que ele seja redondo, pela raça, não é demais :) ) no caso destes ossos ele não vai comer pouca carne?
Desculpem a ignorância mas dei por mim a pensar nisto :)
nicasxi
Membro Veterano

quinta mar 10, 2011 2:41 pm

neiquel Escreveu:
dinodane Escreveu:De certa forma sim, mas isso depende do que ele está a comer neste momento.
E devo introduzir gradualmente, tal como quando se muda de ração? Poderei fazer como a nicasxi e dar de manhã ração e à tarde carne certo? E aos poucos ir retirando a ração...
A Zara tem 10 meses. E achei melhor fazer essa adaptação. Foi mais rápida , porque como já existiam os outros dois a comer raw, não ía conseguir manter durante muito mais tempo a diferenciação. Está a comer 1,500 kg , mais ou menos.
Acho que no seu caso , dá para fazer a alteração gradualmente , sim. Se ele está gordito, como diz, os 2 % devem dar.
O meu pit pesa actualmente perto dos 40 kgs , está a comer entre as 750 e as 800 grs ( sempre mais perto das 750 , que o fulano, apesar de muito activo, está a ficar um bocado redondo :lol:), a dogue veio muito magra e eu comecei com a regra dos 2% .... nunca mais engordava :evil: até que em conversa com uma forista daqui cheguei á conclusão que lhe estava a dar pouca comida. Aumentei a dose, engordou...e agora já voltou aos 2% ( 1,200 Kg ). Ou seja, em comida , por dia... 3,500 kgs ... bem, um leão comia mais :lol:
Tenho cá para mim, que se tiver uma conversa aberta e franca com o seu veterinário habitual, não virá daí grande mal.
Ah! E o modo como lhe coloca a carne á disposição tambem é importante.
Eu perdi o Simão, por estupidez e ignorancia... pura.
Se vir que ele come muito depressa, tipo aspirador, parta-lhe a peça de carne em pedaços pequenos , o suficiente , para que se ele precisar de os regurgitar o faça sem problemas nem correr risco de sufocar. Ou então não lhe parta, de todo. Dê-lhe inteiro. Além de o fazer mastigar , ele só vai engolir o que conseguir mastigar préviamente.
Quanto ao peixe, dou uma a duas vezes por semana. Na mesma quantidade que dou carne.
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
nicasxi
Membro Veterano

quinta mar 10, 2011 2:48 pm

neiquel Escreveu:Não querendo abusar, surgiu-me outra dúvida enquanto lia outros posts no fórum... No caso de um osso do joelho ou fémur de vaca, o peso não será apenas do osso? Se aplicar os tais 2% do peso do gordo (gordo é um nome carinhoso que lhe chamo para me meter com ele, ainda que ele seja redondo, pela raça, não é demais :) ) no caso destes ossos ele não vai comer pouca carne?
Esses ossos são dados como " mimo" ou para se entreterem. Não conta para a " logistica" da alimentação base. O que conta são os que ele consegue comer e fazem parte da refeição. Por exemplo , o frango. Se o frango pesar 1 kg , assim inteiro , ele estará a comer 1 kg de comida.

— Emily Dickinson

neiquel
Membro Júnior

quinta mar 10, 2011 3:07 pm

Han, ok! Faz sentido como mimo... Estava a pensar dar-lhe este fim-de-semana para ver como reage. E como fica aquele pêlo branco com a sujisse... LOL Por falar nisso, os seus dogues sujam-se muito com este tipo de refeições? É que eu vivo num apartamento...
Outra dúvida parva... Quando lhe dá peixe, dá nas duas refeições do dia certo?
Acha que deva congelar sempre a carne e o peixe antes de lhe dar, inclusive estes ossos "mimo"? E geralmente deixa a descongelar como? Demora muito tempo? (Tenho que enquadrar que sou péssima dona de casa e terrível na cozinha, do género de só não morrermos à fome porque a bimby não deixa... :) )

Mais uma vez muito obrigada!
nicasxi
Membro Veterano

quinta mar 10, 2011 3:37 pm

neiquel Escreveu:Han, ok! Faz sentido como mimo... Estava a pensar dar-lhe este fim-de-semana para ver como reage. E como fica aquele pêlo branco com a sujisse... LOL Por falar nisso, os seus dogues sujam-se muito com este tipo de refeições? É que eu vivo num apartamento...
Outra dúvida parva... Quando lhe dá peixe, dá nas duas refeições do dia certo?
Acha que deva congelar sempre a carne e o peixe antes de lhe dar, inclusive estes ossos "mimo"? E geralmente deixa a descongelar como? Demora muito tempo? (Tenho que enquadrar que sou péssima dona de casa e terrível na cozinha, do género de só não morrermos à fome porque a bimby não deixa... :) )

Mais uma vez muito obrigada!
Com peças inteiras sujam-se , sim. Mas como comem no quintal, uma mangueirada e fica tudo limpo.
Mas a Dinodane , poderá , certamente , dar algumas dicas de como procede , quando dá de comer ao dela. Penso que uma boa dica será : ponha o coração ao largo e a esfregona á mão... :twisted:
Eu congelo sempre a carne. Não elimina a totalidade das bactérias, mas uma boa parte , de certeza que é eliminada.
O peixe... :oops: nem sempre. Sardinhas ou cabeça de salmão , dou-lhes fresco. O hálito, a seguir a estas refeições, é fantástico!!!! :twisted: :twisted:
Os ossos mimo , só os trago, de vez em quando, do talho. E , normalmente, dou- lhes logo um . Os que sobram, congelo e vou dando depois, esporádicamente.
Costumo congelar a carne dividida em rações individuais diárias. No Inverno, tiro da arca á noite para estarem descongeladas no outro dia á hora de almoço. Dou-lhes a primeira dose ao almoço e guardo o restante no frigorifico para lhes dar á noite.
No Verão basta retirar de manhã.

— Emily Dickinson

neiquel
Membro Júnior

quinta mar 10, 2011 4:16 pm

Ok, acho que começam a dissipar-se as dúvidas práticas... :) Obrigada!
dinodane
Membro Veterano

quinta mar 10, 2011 4:21 pm

nicasxi Escreveu:
neiquel Escreveu:Não querendo abusar, surgiu-me outra dúvida enquanto lia outros posts no fórum... No caso de um osso do joelho ou fémur de vaca, o peso não será apenas do osso? Se aplicar os tais 2% do peso do gordo (gordo é um nome carinhoso que lhe chamo para me meter com ele, ainda que ele seja redondo, pela raça, não é demais :) ) no caso destes ossos ele não vai comer pouca carne?
Esses ossos são dados como " mimo" ou para se entreterem. Não conta para a " logistica" da alimentação base. O que conta são os que ele consegue comer e fazem parte da refeição. Por exemplo , o frango. Se o frango pesar 1 kg , assim inteiro , ele estará a comer 1 kg de comida.
Exacto.

Responder

Voltar para “Cães”