Champô

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
EasyTiger
Membro Júnior
Registado: segunda mai 24, 2010 12:37 pm

sexta mar 04, 2011 1:53 pm

Depois da ração, da areia... pergunto-vos sobre o champoo

Primeiro não sei se é conveniente: o Oscar teve a sua vacina de reforço faz agora 3 semanas, agora a próxima é só daqui a um ano, daí nao sei se devo dar o banho.

Pelo menos o veterinário aconselhou esperar um tempinho depois desta vacina. Como passou já 2 semanas perguntavavos se já posso dar banho?

Depois gostava de alguns conselhos para primeiro banho, como temperatura da água, champos de referencia ou outros cuidados que devo ter... para o primeiro banho não ser uma experiência traumática :)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta mar 04, 2011 2:10 pm

O gato está asim tão sujo? Se vive dentro de um apartamento não necessita de banho, umas toalhitas para bébé são suficientes.
Sónia
yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

sexta mar 04, 2011 6:08 pm

Também há os champos secos, mas não sei se há alguma idade/peso mínimos.
Mas como disse @ catrules, realmente,a não ser que ele esteja em algum estado extremo de sujidade, umas toalhitas de bebé bastam :)
tanyta
Membro Júnior
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sexta mar 04, 2011 10:15 pm

por acaso tambem é uma duvida que tenho , faz mal dar banho aos gatos uma vez que até existe champô para eles? Mesmo vivendo em casa ele espalha-se no chão e fica sujo
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

sábado mar 05, 2011 3:17 am

Se o gato não se importar de tomar banho, não há problema de lhe dar banho mas se, por outro lado, houver uma grande guerra, esqueça isso porque é bastante stressante.

A minha gata odiava, o Zeca adora e eu adoro que ele adore. Uma grande vantagem (para além de ficar com cheirinho a bebé ^^) é que larga menos pêlo. Mas o meu gato também gosta de secador e de ser escovado. Tenho noção que é um caso especial 8)

No primeiro banho dele, o Zeca não era vacinado. Era sim um pulguento, rameloso, mal-cheiroso e sujíssimo e, obviamente, não ia deixar aquele "saquinho de doenças" circular pela minha casa e contaminar a minha Mia imaculada :o Então enchi duas bacias com água tépida mais para o quente e deitava água no pêlo com a ajuda de um copo de plástico e o chuveiro (na altura de tirar a espuma em condições) com pouquíssima intensidade. Tudo para que não fosse traumático. O gato adorou e ficou super relaxado então eu aproveitei para lhe catar as pulgas todinhas. Desde então, ele próprio pede para tomar banho 8) acho awesome!

Comprei o champô no continente e é de camomila (o pêlo do meu gato é claro). Também tenho champô seco. Uma coisinha: pode haver quem lhe diga para usar pó de talco para eliminar o odor. Não o faça pois, como sabe, os gatos lambem-se a toda a hora. E não só por isso: o uso de pó de talco tapa os poros da pele.

Em duas semanas, os anti-corpos já estão assimilados no sistema por isso, sim, pode dar banhinho ao bicharoco. Se ele gostar, pode dar, no máximo, duas vezes por mês. Se quiser dar todas as semanas, sugiro que compre um spray hidratante uma vez que os banhos retiram a oleosidade natural da pele e, se não for hidratada, surge caspa e outras irritações nada agradáveis de sentir e tratar. Para o efeito, sugiro Vetriderm Spray da Bayer que também é um cicatrizante e antipruriginoso.

Espero ter ajudado :D
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado mar 05, 2011 4:06 am

Os meus gatos detestam banho. Enquanto estão dentro de água miam o tempo todo. No entanto, foram acostumados desde pequenos e até agora ainda não me morderam nem arranharam (pelo menos com muita força :) ) durante o banho.

Como eu gosto do cheirinho que ficam depois do banho, às vezes não resisto e lá vão eles à água. Mas não com muita frequência, talvez umas duas vezes por ano. Não sei o nome do champô, mas vinha de oferta com o Biokill que comprei no Continente e serve tanto para gatos como para cães.

Na minha opinião, acho que se pretende dar-lhe banho deve acostuma-lo cedo, pois caso contrário corre o risco dele se mostrar agressivo. Embora também dependa muito do temperamento do gato. Os meus avós têm uma gata com 13 anos, que nunca tomou banho e eu não me arriscaria a dar-lhe.

Boa sorte com a experiência! :)
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

sábado mar 05, 2011 4:22 am

A minha gata era super pacífica mas ficava eriçada só de entrar na banheira e ouvir o chuveiro, por isso - e como se portava tão bem a toda a hora - abdiquei do banho (que, na verdade, nunca tomou mesmo) e consolei-me com um "não se pode ter tudo" ^^
Cumprimentos,
Sofia Marques
Registado: segunda mai 24, 2010 12:37 pm

sábado mar 05, 2011 2:51 pm

Claro que ajudou sofia...

A minha gata Kyrie também odiava banhos... Parecia que a estavam a matar... O óscar não sei... Ele está no apartamento, não é sujo, mas também acho que não faz mal...

Ele rebola pelo chão e mete-se em todos buracos possiveis e imaginarios... :)

Vamos a ver como se adapta... :)
Lirium
Membro
Registado: terça jan 04, 2011 11:04 pm

terça mar 08, 2011 11:22 pm

EasyTiger, sou da opinião que se deve dar banho a um gato, quer seja de pelo longo ou curto, independentemente de estar sempre em casa ou não. Como se deve escovar regularmente um gato.

O banho ajuda na limpeza do pelo, a ficar limpo, mais suave e solto, ajuda a remover o pó e qualquer sujidade que tenha bem como os pelos mortos (que ajuda na perda de pelo).

Depois vai notar quando escovar o seu gato (caso tenha habito de o escovar) e quando lhe fizer umas festinhas: o pelo fica de facto muito suave e leve. Para não falar que eles ficam com um cheirinho super agradável!

Aconselho um bom champô, sem grandes aditivos e que não seja muito agressivo para o pelo do gatinho e adequado às suas necessidades. Existem várias marcas boas e bastante acessíveis.

Comece por por água morna numa bacia, e ponha lá o gatinho, e aos poucos vá molhando o corpo (tenha atenção para não deixar entrar água para os ouvidos, poderá colocar algodão nem para o nariz - evitando molhar a cabecinha dele). Coloque o champô e massaje suavemente, depois é só lavar com água abundante, pegar numa toalhinha quentinha e enrolar o gatinho. Utilize um secador para ajudar a secar o pelo e escove: e pronto, um gatinho lavadinho e super cheirosinho! :)
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

quarta mar 09, 2011 12:25 am

Boa noite

Hoje em dia existem vários champos, disponiveis em supermercados, lojas de animais e na internet.

Se o gatinho não gostar de água, pode sempre optar por champo a seco ou espuma, e de seguida escovar. Existem também champos intensificadores de cor, por exemplo.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta mar 10, 2011 3:16 am

Eu no fim-de-semana passado dei banho aos meus dois gatos. Depois sequei-os com uma toalha, escovei-os e ficaram muito fofinhos e perfumados. Só não os sequei com secador, porque eles detestam o ruído do aparelho e não iam permitir que eu o fizesse.

Estive a ver a marca do champô e é Essencial Vet. Ao início o aroma é um pouco intenso, mas com o passar dos dias vai ficando mais suave.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta mar 10, 2011 10:21 am

yonisia Escreveu:Também há os champos secos, mas não sei se há alguma idade/peso mínimos.
Mas como disse @ catrules, realmente,a não ser que ele esteja em algum estado extremo de sujidade, umas toalhitas de bebé bastam :)
Eu uso sempre champô seco nos meus gatos, quando eles chegam pela primeira vez, é fácil de aplicar, limpa-os e evita o stress de os molhar. Mesmo o Oscar tomou banho com champô seco, com as devidas precauções, claro, devido aos problemas físicos, mas dos 3 foi o que mais gostou e ficam cheirosos e com o pêlo brilhante mas, no dia a dia e ,uito raramente, confesso, uso toalhitas de bebé mesmo.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Responder

Voltar para “Gatos”