Tartarugas - onde entregar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta mar 10, 2011 11:25 am

Provavelmente esta informação já foi dada e mais que dada, de qualquer forma, talvez não seja demais recordar.

Tenho uma tartaruga de água doce em casa e já não tenho condições para a manter. O que posso fazer?

Poderá entregar a sua tartaruga, na sede do ICNB, Rua de Santa Marta, 55, 1150 – 294 Lisboa, de 2ª a 5ª feira entre as 9 e as 17 horas.

Outros locais de entrega, fora de Lisboa:

Reserva Natural do Estuário do Sado – Praça de República. 2900 – 587 Setúbal
Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto – Estrada Nacional, 327. 3800 – 901 S. Jacinto
Reserva Natural do Paul de Arzila – Mata do Choupal. 3000 – 611 Coimbra
Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Stº. António – Sapal de Venta Moinhos, Apartado 7. 8951 - 909 Castro Marim

Solicitamos que para a próxima vez que pondere em adquirir um animal de companhia, se informe, antecipadamente, da biologia da espécie. Como seres vivos que são, crescem e quando as condições lhes são propícias reproduzem-se, sendo assim cada vez mais complexo detê-los em alojamentos de habitação, o que contribui para gerar situações de sofrimento para os animais e, por regra, abandono.
Para além disso, estamos provavelmente perante uma espécie exótica (não nativa da fauna do nosso país), a qual poderá gerar impactes muito relevantes sobre a fauna nativa de Portugal, e desde logo sobre as espécies nativas de cágados, uma vez que é predadora e ocupa o habitat das espécies indígenas, provocando assim uma diminuição da biodiversidade em Portugal, pelo que nunca deverá ser libertada na Natureza.

Nos últimos anos já foram entregues neste Instituto várias centenas de tartarugas por pessoas que se sentem incapazes de continuar a tratá-las na sua habitação, sendo também previsível que muitas delas tenham sido soltas na natureza, com as consequências acima referidas.

Fonte: ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade)

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... uentes/#a8
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta mar 10, 2011 3:14 pm

Pessoalmente, acharia mais correcto tentar dar essas tartarugas para adopção. Há muita gente com lagos ou aquários grandes que não se importariam nada de ficar com algumas delas.
Porque a verdade é que tartarugas adultas (e nem sempre nas melhores condições) a vender nas lojas por 60-80€, e eu já dei uma tartaruga pela qual um senhor que tinha um lago depois tentou comprar por mais do dobro disso. Portanto, não sei se entregar lá será o melhor havendo quem as possa querer.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta mar 10, 2011 4:41 pm

antes de se pensar em entregar as tartas as pessoas têm de pensar se conseguirão mante-las durante toda a vida do animal.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”