Dúvida: Operar Gata ou Gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

rita_f
Registado: quinta jun 30, 2005 8:41 pm

quinta mar 10, 2011 11:10 am

Bom dia a todos. Não costumo escrever no fórum, mas sou uma leitora assídua.
Tenho a seguinte dúvida que gostava de partilhar com vocês:
(Obs.: A mesma dúvida vou expor ao veterinário, mas também queria ouvir as vossas opiniões)
Adoptei o Kiko e a Tita è cerca de 4 meses. Eles contam agora com +- 5 mesinhos, vão fazer 6 em Abril.
O Kiko já pesa quase 4 kilos é um gatinho muito doce, meigo, calmo. A Tita é mais energética, mais magrinha, tem menos 1 kilo, super espevitada.
Acontece que surge a seguinte dúvida, dado que penso que está na altura de fazer a operação, castrar ou estrelizar...
Não sei se faço operação apenas à gatinha, ou se também tenho que operar o gatinho.
Tenho medo que o Kiko ainda fique mas mole e mais gordinho. Além disso tenho receio que seja mais propício a infecções urinárias (tenho lido que com a operação, podem surgir mais complicações posteriormente).
Em relação à operação da gatinha, o meu medo, é em relação à cirurgia propriamente dita. Sei que é mais complicada e que a recuperação é mais difícil.
Quais as vossas opiniões.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta mar 10, 2011 11:18 am

Esterilizar ambos. Se esteriliza só um, o outro continuará a ter cios: machos com marcação de território (o cheiro acabará por ser insuportável) e prováveis fugas e fêmeas com cios ruidosos e futuros problemas de saúde a nível cancerígeno.

A recuperação tanto num como noutro não é assim tão complicada, mais lenta nas fêmeas, mas nada do outro mundo. Numa semana estão novos, a minha passadas umas horas já andava a saltar para cima das bancadas... e ele? Meia hora depois da anestesia passar, fazia a sua vida normal....

Isso de os gatos esterilizados engordarem é um mito, tanto pode acontecer como não, o meu está esterilizado e é super elegante, claro que come ração para gatos esterilizados mas continua activo como sempre e com um peso normal, à volta de 5 Kgs mas é um gato muito comprido, logo, o peso nem se nota.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta mar 10, 2011 11:42 am

Todos os meus gatos estão castrados/esterilizados e nenhum é gordo!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 10, 2011 11:45 am

Olá, rita_f. :)

Concordo com a opinião da Garfield. Os benefícios para a saúde em termos de castração são maiores para as fêmeas do que para os machos mas, em termos de comportamentos indesejáveis, não há dúvida de que a castração dos machos é muito vantajosa.

Nas fêmeas, a castração deve ser feita antes do primeiro cio, se possível; nos machos, poderá esperar-se mais um bocadinho. Mas logo que comecem a manifestar os tais comportamentos, é castrar logo, para não adquirirem maus hábitos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta mar 10, 2011 12:37 pm

Tassebem Escreveu:Olá, rita_f. :)

Concordo com a opinião da Garfield. Os benefícios para a saúde em termos de castração são maiores para as fêmeas do que para os machos mas, em termos de comportamentos indesejáveis, não há dúvida de que a castração dos machos é muito vantajosa.

Nas fêmeas, a castração deve ser feita antes do primeiro cio, se possível; nos machos, poderá esperar-se mais um bocadinho. Mas logo que comecem a manifestar os tais comportamentos, é castrar logo, para não adquirirem maus hábitos.
E com um casal em casa, mais vale não facilitar. Os meus doram esterilizados quando ela atingiu os 6 meses, nessa mesma altura ele fez os 7, têm um mês de diferença. Mas ele já tinha dado indícios de começar a marcar território....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta mar 10, 2011 12:52 pm

Concordo com o garfield2010.

eu tbm tenho uma Kika e um Gui, e mal fizeram os 2, os 6 meses foram esterilizados.

Nenhum dos dois é gordo, a kika é mais fofa!!!! mas o Gui como é um gato comprido nem se nota, o " cú de chumbo que é", mas vou tendo sempre cuidado com a alimentação deles!!!

além disso é só vantagens na esterilização de ambos e para ambos!

continuação.
rita_f
Registado: quinta jun 30, 2005 8:41 pm

quinta mar 10, 2011 1:15 pm

Obrigada pelas vossas opiniões.
Sábado vou falar com o Vet.
Aqui em Faro, o Hospital Animal do Sul vai promover durante o mês de Abril uma campanha de estrelização/castração. 80 euros e 40 euros respectivamente. Estou a pensar lá ir, mas antes disso, vou falar com o vet habitual, para tirar mais algumas dúvidas.
Ele recomenda que a castração do Kiko fosse aos 8 meses, assim como da Tita. Mas pelo que tenho lido, toda a gente faz por volta dos 6 meses. :S
Peço desculpa por todas estas dúvidas.. penso que é mais um desabafo.. È a primeira vez que eu e o meu marido temos a cargo 2 bebés e quero os tratar dam elhor forma. Faz me tanta confusão só de pensar que tenho que os sujeitar a operações.. Mas sei que tem que ser feito...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 10, 2011 2:24 pm

quanto mais novos, mais rápida a recuperação. Eu tenho MUITOS gatos, e neste momento apenas me falta esterilizar 4 fêmeas, 3 ainda novinhas e uma velhota, que tem problemas cardíacos e talvez não chegue a fazer a cirurgia, porque os riscos são muito elevados. Mas os machos estão todos "destintinzados"! :lol: Até hoje, ainda não tive qualquer problema nos pós operatórios, quer com machos quer com fêmeas.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta mar 10, 2011 2:25 pm

Não há que preocupar Rita_f antes uma cirurgia dessas, que deixa-los sofrer o stress dos cios.

no meu caso tbm fiquei angustiada, mas no final das contas o bem que lhes faz supera qualquer duvida!

os meus no próprio dia que vieram estavam quase iguais!!! ela ficou choquinha mais 2 dias mas dps ficou como nova!!!

Boa sorte!
Lu74
Membro Júnior
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm

quinta mar 10, 2011 2:50 pm

Também sou da opinião de que deve castrar o macho e esterilizar a fêmea.
Neste momento tenho apenas um gato macho que foi castrado com 7 meses. Estou a pensar em introduzir agora um segundo gato, que será uma fêmea e sem dúvida assim que chegar a altura será esterilizada também. É melhor para eles, até em termos de saúde.

O meu gato ainda não começou a engordar, sei que passaram apenas 3 meses após a operação (tem agora 10 meses) mas continua a comer ração de gatinho (apesar de no vet terem recomendado passar logo para a de castrados mas os criadores não são da mesma opinião). Ainda não passei para ração de castrados e enquanto ele continuar elegante e com o peso controlado vai continuar a comer a ração normal para a idade dele. Além do mais é uma raça maior que o normal e ainda está em fase de crescimento. Está neste momento com 5kg e um macho Chartreux adulto pode chegar aos 6 ou 7kg. Nem sempre engordam e na minha opinião, nós como donos podemos sempre controlar o que "metem à boca".
Lu
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

quinta mar 10, 2011 3:36 pm

rita_f Escreveu:Obrigada pelas vossas opiniões.
Aqui em Faro, o Hospital Animal do Sul vai promover durante o mês de Abril uma campanha de estrelização/castração. 80 euros e 40 euros respectivamente. Estou a pensar lá ir, mas antes disso, vou falar com o vet habitual, para tirar mais algumas dúvidas.
Rita_f é o vet onde vou com a minha Tiki e as instalações são muito boas! Nunca tive razão de queixa e os vets são super queridos. Acho que vou aproveitar e convencer a minha avó a castrar o macho dela, já que haverá esse programa.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 10, 2011 3:49 pm

rita_f Escreveu:Obrigada pelas vossas opiniões.
Ele recomenda que a castração do Kiko fosse aos 8 meses, assim como da Tita. Mas pelo que tenho lido, toda a gente faz por volta dos 6 meses. :S
Peço desculpa por todas estas dúvidas.. penso que é mais um desabafo.. È a primeira vez que eu e o meu marido temos a cargo 2 bebés e quero os tratar dam elhor forma. Faz me tanta confusão só de pensar que tenho que os sujeitar a operações.. Mas sei que tem que ser feito...
Não tem de pedir desculpa, faz muito bem em colocar as suas dúvidas, é para essa entreajuda e para a partilha de experiências que este fórum serve.

Folgo muito em ver essa iniciativa por parte de uma clínica privada, é um excelente sinal e os preços são bastante em conta. :D
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 10, 2011 9:54 pm

Ambos, sem dúvida.

Esses preços são de aproveitar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

sexta mar 11, 2011 5:38 am

concordo que deve operar os dois e os preços sao bastante convidativos.
ritinhalopes
Membro Júnior
Registado: quinta nov 04, 2010 1:22 pm

segunda mar 14, 2011 3:27 pm

Obirgada pelas vossas opiniões e experiências.
Já falei com o Veterionário e o mesmo mantém a opinião que a operação a ambos só deve ser feita com pelo menos 8 meses.
Eu fiquei preocupada, pois não quero que a gata tenha ninhada, mas o Vet. insistiu que recomenda a operação a partir de 8 meses, quando já tiveram totalmente formados e com peso ideal. Disse para ir mantendo a vigilância entre os gatos :S
Responder

Voltar para “Gatos”