chinchila - GRAVE - dentes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chinchila! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
isabelmap
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Localização: 2 chinchilas e peixes

sábado mai 23, 2009 10:28 pm

Olá

O Meu nome é Isabel e a minha chinchila está com um problema muito grave. Neste momento ela está praticamente a morrer de fome por não conseguir comer e não sei que hei-de fazer, mas vou explicar desde o inicio...

Há poucos meses reparámos que a nossa linda chinchila (macho com 6 anitos) estava com o pelo por baixo do queixo com um aspecto molhado. Fomos para o veterinário, viu-se que eram os dentes de baixo muito grandes e a dra. cortou-os, penteou-a e passou-lhe uma pomada. Isto passou-se e à coisa de uma semana (o meu marido é que cuida dela todos os dias) reparei que o pelo continuava com o aspecto molhado, tal como as patinhas da frente e ligeiramente à volta de um olho. Fomos logo com ela para o veterinario, a dra. cortou-lhe novamente os dentes e disse que pelos vistos tinhamos de ter cuidado e vigia-la mensalmente pois eles estavam a crescer muito e ela não os estava a desgastar (apesar das pedras de calcio que temos na gaiola).
Passados poucos dias olhei para ela com olhos de ver e notei-a muitissimo mais magra e perguntei ao meu marido se ela comia bem, ele disse que os habitos dela não se tinham alterado, e continuava a ser a primeira a chegar ao comedouro... não sei o que me deu mas peguei numa guloseima (banana desidratada) e dei-lha, ela agarrou-se logo aquilo mas... deu-lhe muitas voltas, tentou roer e nada! Quase me vieram as lagrimas aos olhos, a nossa bichina estava a morrer de fome, sem conseguir comer e nós nem reparávamos. Hoje fomos novamente para a vet. Levamos as 2, foram comparadas, a dra. voltou a cortar-lhe mais um bocadinho os dentes, limou, penteou o pelo, disse para a vigiarmos todos os dias, a limparmos com uma solução de bicabornato de soda (que é natural) e tentamos que ela comesse, ela pareceu comer um bocadinho mas nada como antigamente, daquelas dentadonas grandes. Eu à 2 noites que lhe andava a dar maçã pois é uma coisa mais tenra, dei um bocadinho pequeno de banana e tentei também um pouco de granulado ensopado em água mas isso ela não pegou, ou melhor tentou e desistiu. Hoje a mação parece que ainda come pior que ontem, a banana idem... estou desesperada!!! A dra fartou-se de a ver e diz que não tem feridas nem nada que veja que a impeça de comer, os dentes depois de cortados, mesmo sendo limados não ficam com as extremidades afiadas como o natural mas não creio ser disso e se for não sei como se há-de resolver. A dra diz que ela tem um arco diferente da nossa outra chinchila e que não fecha completamente a boca como a outra mas fora isso não tem mais nada. O que faço?????
O que lhe podemos dar para a alimentar e fortalecer? Que lhe podemos fazer para a ajudar? Não temos muito mais tempo da maneira como as coisas andam... precisamos de ajuda por favor!!!

Isabel
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

quinta mar 10, 2011 6:13 pm

acho que é melhor desfazer a ração em água, e alimentá-la com uma seringa sem agulha, a ração chinchila nature desfaz-se facilmente com água.
Diana92
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: domingo nov 14, 2010 3:20 pm

sexta mar 11, 2011 10:12 pm

djeiny, tópico de 2009
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

domingo mar 13, 2011 8:35 pm

Não reparei mas se alguém precisar tem a resposta... :oops:
cdoroedor
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

sexta ago 05, 2011 6:19 pm

sim realmente ,so uma questao , ate parece impossivel,em 2009 ja existia muitos pros em chinchilas nao sei porque è que esta senhora nao obteve resposta...
enfim,tambem ja ia lançado para responder... :wink: :lol: :lol:
SpookyShadow232
Mensagens: 2
Registado: domingo ago 11, 2019 5:00 pm

domingo ago 11, 2019 5:00 pm

Estou exatamente com o mesmo problema!!!! Se já tiver resposta avise me de imediato!!!!
SpookyShadow232
Mensagens: 2
Registado: domingo ago 11, 2019 5:00 pm

domingo ago 11, 2019 5:01 pm

Estou exatamente com o mesmo problema se tiver resposta avise me urgente!!!
Responder

Voltar para “Chinchila”