Ajuda para serra da estrela
Moderador: mcerqueira
Boas,
Á dois meses adoptei um serra da estrela com +/- seis anos ( devido ao mau estado da dentição não é possivel dar um ano concreto ).
Levei-o para casa, mas ele tentou saltar um gradeamento e ficou espetado ( literalmente ) na perna traseira. Teve de levar pontos e está praticamente recuperado.
Devido a este "contratempo" só lhe pude dar banho algumas semanas depois.
Devido aos maus tratos a que foi sujeito e á falta de higiene, a sua pelagem não está no melhor estado, preciso de ajuda para saber como lhe retiro os nós que tem no pescoço ( já tentei com escova, liquido proprio para nós, uma especie de escova com laminas, etc ) mas nada tem o resultado pretendido, além de que o Nicos é muito paciente e resistente á dor mas acho que é necessario uma solução radical tipo tosquia.
Ora esta é a minha duvida. Ao que já li a pelagem do serra da estrela tem duas camadas e não aconselham a tosquia.
Se esta for a unica solução, posso faze-lo eu ou existem algumas situações a ter atenção? Ou onde poderei ir com ele para o fazerem?
Obrigado a todos,
Ricardo Alexandre
Á dois meses adoptei um serra da estrela com +/- seis anos ( devido ao mau estado da dentição não é possivel dar um ano concreto ).
Levei-o para casa, mas ele tentou saltar um gradeamento e ficou espetado ( literalmente ) na perna traseira. Teve de levar pontos e está praticamente recuperado.
Devido aos maus tratos a que foi sujeito e á falta de higiene, a sua pelagem não está no melhor estado, preciso de ajuda para saber como lhe retiro os nós que tem no pescoço ( já tentei com escova, liquido proprio para nós, uma especie de escova com laminas, etc ) mas nada tem o resultado pretendido, além de que o Nicos é muito paciente e resistente á dor mas acho que é necessario uma solução radical tipo tosquia.
Ora esta é a minha duvida. Ao que já li a pelagem do serra da estrela tem duas camadas e não aconselham a tosquia.
Se esta for a unica solução, posso faze-lo eu ou existem algumas situações a ter atenção? Ou onde poderei ir com ele para o fazerem?
Obrigado a todos,
Ricardo Alexandre
BOAS COMO DISSE NAO E ACONSELHAVEL A TOSQUIA NO SERRA DA ESTRELA ... MAS SE JA TENTOU VARIAS VEZES E COM VARIOS MEIOS E NA CONSEGUE ... E TENTAR A TOSQUIA NUM VETERINARIO MAS QUE TENHA ALGUMA EXPERIENÇIA COM SERRAS DA ESTRELA POIS SAO CAES QUE PRESIZAO DO SEU PELO N PODE CHEGAR E RAPAR O PELO TODO O ANIMAL POERA SOFRER TANTO NA MANEIRA DE ELE ESTAR COMO PSICOLOGICAMENTE ... ABRAXO E BOAS MELHORS PO BIXINHO
Pode tosquiar mas têm de ter atenção ao tamanho que o pelo fica,convém tosquiar mesmo so o necessário para que o pelo volte a ficar equilibrado e sem nós como diz. Porque antes tosquiar para o pelo crescer saudavel do que deixa-lo como está. São cães muito vaidosos por norma e o facto de o pelo não estar em condições pode provocar alguma mudança de comportamento o que tambem pode aconteçer se tosquiar demasiado mas só saberá isso quando de facto o fizer. Eu aconselharia a cortar apenas o necessário e o que o vet tambem achar essencial tal como as pessoas os animais tmb devem cortar o pelo de x em x tempo,num serra da estrela ou outro tipo de raça que tenha muito pelo não será aplicado da mesma forma porque eles necessitam do pelo mas um tosquia ligeira para ir retirando o pelo "Velhinho" não tem mal nenhum
Fale com o vet e Boa sorte

Desde já o meu obrigado ás respostas.meandyou Escreveu:Pode tosquiar mas têm de ter atenção ao tamanho que o pelo fica,convém tosquiar mesmo so o necessário para que o pelo volte a ficar equilibrado e sem nós como diz. Porque antes tosquiar para o pelo crescer saudavel do que deixa-lo como está. São cães muito vaidosos por norma e o facto de o pelo não estar em condições pode provocar alguma mudança de comportamento o que tambem pode aconteçer se tosquiar demasiado mas só saberá isso quando de facto o fizer. Eu aconselharia a cortar apenas o necessário e o que o vet tambem achar essencial tal como as pessoas os animais tmb devem cortar o pelo de x em x tempo,num serra da estrela ou outro tipo de raça que tenha muito pelo não será aplicado da mesma forma porque eles necessitam do pelo mas um tosquia ligeira para ir retirando o pelo "Velhinho" não tem mal nenhumFale com o vet e Boa sorte
O problema é que na zona do pescoço ( que é onde tem mais pêlo, parace uma juba de leão ) é onde tem mais nós ..... para terem uma ideia :
Estão a visualizar a crista de um Punk ??? É como ele está mas com cinco ou seis cristas ao longo do pescoço.
Cortar só a zona onde tem os nós, praticamente irá ficar sem pêlo no pescoço .....

Não me devo ter feito entender
tosquie por todo ele mas apenas o necessário para tirar os nós ou seja cortar o pelo todo a mesma medida mas apenas o essencial para facilitar o pentear. Para que o pelo fique todo do mesmo tamanho e começe então a crescer saudavel
Leva-lo ao veterinario será a melhor opção informe-se dos valores das tosquias e explique ao veterinario o motivo da mesma,ate pode ser que ele arranje outra solução e o consiga ajudar sem cortar o pelo
Boa Sorte e poste uma fotos para alegrar as vistas 

meandyou Escreveu:Não me devo ter feito entendertosquie por todo ele mas apenas o necessário para tirar os nós ou seja cortar o pelo todo a mesma medida mas apenas o essencial para facilitar o pentear. Para que o pelo fique todo do mesmo tamanho e começe então a crescer saudavel
Leva-lo ao veterinario será a melhor opção informe-se dos valores das tosquias e explique ao veterinario o motivo da mesma,ate pode ser que ele arranje outra solução e o consiga ajudar sem cortar o pelo
Boa Sorte e poste uma fotos para alegrar as vistas
Parece que o veterinario será a melhor opção .... obrigado e quanto ás fotos vou colocar algumas

Veja estes sites pode ser que algum interesse
http://www.tosquiasebanhos.com/
http://modacao.weebly.com/
http://www.srcao.pt/
http://www.spanimal.pt/
http://www.tosquiasebanhos.com/
http://modacao.weebly.com/
http://www.srcao.pt/
http://www.spanimal.pt/
Última edição por meandyou em sexta mar 11, 2011 5:18 pm, editado 1 vez no total.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Tem mensagem privada.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia é alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong> by Ponky. </p>
<p><strong>"A única criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado é a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong> By Vandocasmm</p>
<p> Às vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido) Terugkeren e o (dentro em breve corrido) xPauloSantos.</p>
<p> </p>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia é alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong> by Ponky. </p>
<p><strong>"A única criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado é a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong> By Vandocasmm</p>
<p> Às vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido) Terugkeren e o (dentro em breve corrido) xPauloSantos.</p>
<p> </p>
Os veterinários não percebem nada de grooming ou tosquias, nem conhecem os produtos que estes profissionais usam. Vet é vet, groomer é groomer, não há porque metê-los no mesmo saco.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Tem duas alternativas, uma tosquia apenas na zona onde tem os nós, ou tosquia por inteiro.ninicos Escreveu:Boas,
Obrigado a todos,
Ricardo Alexandre
Esta é a melhor altura para o fazer, porque ainda não está sol. Esse tipo de pêlo só dá para cortar curto, ficará com o corte de leão, cabeça aparada e cauda inteira, as patas não se costumam cortar. E há que ter muito cuidado com a exposição solar para não provocar queimaduras. Outra coisa, é provável que depois o pelo cresça de maneira diferente, mais ondulado e mais fino. De maneira que, pense bem em tudo isso.
Agora prepare-se, porque os serras têm fama de ter mau feitio, principalmente os machos, e nem toda a gente se disponibilizará a fazê-lo de boa vontade.