Muçulmanos e cães.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 14, 2003 1:50 pm

Agora que apanharam o Saddam Hussein ( se bem que aquele barbudo parece mais o Pai Natal, o que me faz recear que não recebamos presentes), chamou-me a atenção os tumultos de rua no Iraque.

Estes foram causados pelo facto de o cão ser um animal impuro por etr mordido o tal Maomé.

Como os soldados ingleses usaram cães para buscas e os ensinamentos do livro sagrado dos nossos amigos muçulmanos dizem que o cão só deve ser usado parea caça ou guarda, estão a ver a barraca.

Alguém conhece a forma como os cães são tratados nos países àrabes ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo dez 14, 2003 2:47 pm

Eu só conheço dois países árabes, que talvez não sejam a melhor bitola devido à grande influência europeia que sofrem.

Num deles, na zona mais puritana do país, quando o grupo entrou no hotel a primeira pergunta do recepcionista foi "Algum de vocês é veterinário?" o que suscitou logo a nossa curiosidade e um monte de questões.

A saber: o cão é considerado um animal impuro pelos beduinos, porque quando dois cães se encontram se cumprimentam enfiando o nariz na "trazeira" um do outro. Não são maltratados, mas são ignorados, sobrevivendo do que encontram. Há poucos vets, e se alguém leva o seu cão doente ao vet o mais provável é o vet eutanaziá-lo na hora, sem perguntar nada! Portanto, os donos de cães (quase todos estrangeiros) levam os cães aos médicos de humanos (que sejam também estrangeiros, claro!). As rações à venda (Pedigree e Friskies, que eu visse) custam uma verdadeira fortuna, pelo que mesmo uma pessoa de posses tem dificuldade em alimentar o seu cão com ração.

Mas parece que as mentalidades estão a mudar, porque agradar aos europeus é mais importante! Os cães que vi são todos muito parecidos e eu diria que são descendentes de pastores alemães deixados na zona pelas tropas alemãs durante a guerra.

No sul desse país a situação é diferente, há mais variedade de tipos caninos e são mais bem tratados pelos locais, tal como os gatos.

No outro país que conheço a "europaização" é ainda mais forte. Nesse há vets, muitos naturais mesmo de classe média/baixa teem cães, e é frequente vê-los passear os seu cães, bem tratados, na rua, à trela. Que me tenha apercebido, não há "pecha" contra os cães.

Num 3º país, também situado em África, embora a religião oficial seja a muçulmana, não chega a 50%. Neste, portanto, o cão é considerado útil e portanto bem tratado como qualquer outro animal útil.

Mas estes países não são fundamentalistas, por isso não sei a que ponto servirão de exemplo.
tome
Membro
Registado: terça abr 01, 2003 8:33 pm

domingo dez 14, 2003 3:11 pm

olá!

Nos países árabes em que estive, vi num deles os cães que farejavam as malas no aeroporto e extremamente magros nada comparáveis aos nossos pastores alemães da polícia! 8)

De resto, na capital não vi cães e nas localidades mais pequenas andavam pelas ruas mas não dá para perceber se tem dono porque lá dormem de porta aberta...na rua...no carrinho da venda... enfim andavam todos por ali! :roll:

No outro país não vi cães mas vi um senhor a passear um urso de trela e açaime! :lol:

Tomé
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo dez 14, 2003 5:44 pm

tome Escreveu:

No outro país não vi cães mas vi um senhor a passear um urso de trela e açaime! lol

Tomé
e a piada aqui é ????????????? :?
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo dez 14, 2003 5:57 pm

... a bicicleta :P?!?!?!??!

Bjs

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

domingo dez 14, 2003 7:57 pm

Não sei se conhecem, o cão de raça Sloughi que é um tipo de galgo em Marrocos, e que é muito estimado pelos seus donos, os tais beduinos, porque são muito uteis par caçar no deserto e devido a sua grande velociade, pode capturar muitos animais rapidos do deserto em caças organisadas pelos beduinos;
no que sei, penso que pelo contrario, que estimam muito esses cães "Sloughis" por sua utilidade na caça, e até vão deixa-lo entrar na tenda a noite para companhia com as crianças. Isto acontece somente com os beduinos que viajam no deserto e que não estão sempre no mesmo sitio.

Sei tambem, que na Argélia, utiliza-se o cão de "atlas" para guardar nas aldeias situadas nas montanhas, e que estão em grupo numeroso, e uma pessoa não se pode aventurar nessas aldeias sem conhecer e ser reconhecido pelos céaes de Atlas.

No Afganistão, tambem utiliza-se um cão tipo "galgo", que com as aves faz um auxiliar muito eficaz para caçar animais. Eles tambem organizam frequentemente combates de cães, infelizmente. :evil:

Até,
Pedro
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 14, 2003 8:14 pm

Sloggi, só os penso :)

Bem, os beduínos muitas vezes não ligam aos preceiros muçulmanos, quanto às outras que refere, como a caça, eles são aceite pelo corão, como já referi .
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda dez 15, 2003 10:16 am

Bem,

Eu estive há relativamente pouco tempo nas maldivas, e aí os cães não podem entrar. são guardados no aeroporto (eu é que não deixava lá um cão meu, mas enfim....). Fica o aviso, para quem ponderou a hipotese de ir até lá e levar um cachorrito!!!!
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda dez 15, 2003 10:27 am

CasadeAnaval Escreveu: Sloggi, só os penso :)
hã hã, é mais "las braguitas" ;)
Não é Saluki?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda dez 15, 2003 12:11 pm

Sloughi, galgo arabe.
Isabel
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

segunda dez 15, 2003 12:25 pm

Não, não, é Sloughi, um Galgo arabe, como diz a Pedra ;

O Saluki é outro Galgo arabe, mas não é nada o mesmo.
Até,
Pedro
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda dez 15, 2003 12:27 pm

Pedra Escreveu: Sloughi, galgo arabe.
Isabel
Saluki e Sloughi não são o mesmo?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda dez 15, 2003 12:42 pm

MMPA Escreveu: Saluki e Sloughi não são o mesmo?
São galgos diferentes. O Sloughi é de Marrocos; o Saluky do Médio Oriente (o país não está especificado em nenhum site).
Podem ver aqui:
http://whippet.no.sapo.pt/galgos.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda dez 15, 2003 1:57 pm

Nel,

Pelo pouco que pesquisei, parece que o Saluki tem origens no antigo egipto!
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

segunda dez 15, 2003 4:05 pm

Olá,

Os Salukis são a unica ou das poucas raças que não é impuro, é mesmo considerado cão sagrado, à séculos atrás eram mumificados com os faraos.
Responder

Voltar para “Cães”