Sendo a minha primeira intervenção, saúdo todos os membros já existentes.
Resolvi registar-me uma vez que sentia a necessidade de partilhar com alguém mais experiente uma situação recente com um dos meus gatos.
Então cá vai...
Cá em casa vivemos eu, o meu marido e três filhos. Um humano e dois felinos.

O gato mais velho tem 2 anos e 5 meses e o mais novo seis meses.
O mais velho volta e meia está doente pois é positivo Herpes Virus (creio que a expressão está correcta). Tem períodos em que lhe aparecem as conjuntives e espirra imenso durante longos períodos de tempo. Tudo fruto do Herpes Virus.
Há cerca de um mês teve uma dessas crises e na altura no veterinário detectou-se uma pelada quase imperceptível onde se via um pequeno arranhão. À partida parecia uma arranhadela sem mais. No entanto o veterinário sugeriu vigilância.
Até à semana passada nada a acrescentar. Porém, terça-feira reparei que a pelada quase imperceptível já tinha o diâmetro de uma moeda de 1 cêntimo. Ligo ao vet. ficando consulta agendada para o dia seguinte à tarde.
No dia seguinte de manhã mais uma pelada com o mesmo diâmetro mas com prurido. Corro para o veterinário. Testes feitos epossibilidade de dermatofitose.
Ora bem, os meus gatos não vão à rua, nem contactam com mais nenhum animal, por isso o veterinário, que de resto é um excelente profissional, explicou-me que pode ter sido o mais novo a transmitir, e ele próprio ser assintomático.
A verdade é que resolvi não os separar pois o mais velho sofre imenso de stress. Quando fica nervoso o Herpes Virus ataca em força.
Aliás, como anda agora de colar e não tem dormido connosco, a conjuntivite do mês passado que já estava curada voltou em força.
Só o privámos de entrar no quarto e de dormir connosco. Todos os dias aspiro e lavo o chão com água quente e lixívia. Será que este procedimento é suficiente?
Estou mesmo muito preocupada que possamos contrair esta doença, mais até pelo meu filho que está em idade escolar. Li em diversos sítios que os gatos nestas condições deverão ficar de quarentena, mas muito honestamente, não fui capaz ainda de o fazer, pois sei que sofrerá imenso com isso. Já lhe chega o Herpes e o colar e afins.
Acrescento que até o resultado dos testes estar concluído, tenho aplicado, por sugestão do veterinário uma pomada anti-fúngica para humanos.
Desculpem o testamento